Em breve, você terá um concorrente do WhatsApp dentro do YouTube!
A Google está testando uma nova função em sua plataforma de compartilhamento e streaming de vídeos, o YouTube. Segundo matéria da Wired, a nova funcionalidade trata-se de um mensageiro embutido no serviço, tanto em sua interface web como no aplicativo para dispositivos móveis. A pergunta que surge é: estaria o YouTube querendo concorrer com o WhatsApp ou o Facebook Messenger?
- 15 ótimas dicas para o YouTube no Android
- Como reproduzir vídeos do YouTube com a tela apagada no seu Android
Bem, particularmente, acredito que não. Em primeiro lugar, a Google já tem um serviço de mensagens que está bem integrado aos seus outros apps: o Hangouts. Inclusive, pelo Hangouts, é possível fazer video-conferências com várias pessoas e postar diretamente no YouTube depois. Além disso, ainda é possível conversar por texto com os expectadores do vídeo.
Assim, o que a Google esteja querendo fazer com esta nova funcionalidade talvez seja melhorar o Hangouts ou, pelo menos a sua faceta de conversas por textos e também a forma como os vídeos no YouTube são compartilhados em dispositivos móveis. O mensageiro do YouTube poderá ser acessado pela janela de compartilhamento do aplicativo. Sabe aquela onde você pode mandar o vídeo ou o link do vídeo para algum contato por meio de outro aplicativo, como o WhatsApp ou por e-mail? Pois é. Agora você verá uma nova opção.
O Messenger do Facebook pode ser mais uma alternativa ao WhatsApp
Ela lembra muito as Direct Messages do Instagram, onde duas pessoas podem compartilhar fotos e conversar de forma privada. A diferença na ferramenta do YouTube é que as mensagens poderão ser enviados tanto para contatos individuais como para grupos. Assim, ela mescla as mensagens diretas do Instagram com os grupos presentes no WhatsApp ou Telegram.
Quando você enviar uma mensagem para alguém, uma aba de chat, chamada de “Thread”, será criada. Será possível mandar outros tipos de links também. A thread fica salva em seu histórico, numa área chamada de “Compartilhados”.
Conforme a Wired reportou, essa é uma tentativa do YouTube de barrar o avanço do Facebook como plataforma de vídeos. Já que na rede social do tio Mark é super simples compartilhar vídeos e conversar com as pessoas sobre ele.
Já no YouTube não, você sempre compartilha os vídeos em outras redes sociais e continua o contato por lá. De um jeito ou de outro, você sempre sai do YouTube. E isso é uma coisa que nenhuma empresa quer. Todas elas trabalham, estudam, modificam a interface e adicionam novas funções na esperança de que o usuário fique o máximo de tempo possível.
Além disso, pelo menos aqui no Brasil, nos comentários dos vídeos sempre rola uma treta. Gente xingando os outros, falando palavrões, brigando por besteira, etc. Ao que parece, a Google quer criar uma área de comentários mais sadias, sem essas brigas e xingamentos gratuitos.
Na minha opinião, acredito que só isso não será suficiente para barrar o crescimento do Facebook na área de vídeos. Acredito que os dois conviverão no mercado, mas com o YouTube tendo mais predominância, já que o seu negócio é justamente esse. Da mesma forma que acho difícil o Facebook, ou qualquer outra empresa, desbancar o YouTube desse segmento de mercado.
"... lembra muito as Direct Messages do Instagram, onde duas pessoas podem compartilhar fotos e conversar de forma privada. A diferença na ferramenta do YouTube é que as mensagens poderão ser enviados tanto para contatos individuais como para grupos."
As vezes me pergunto se quem escreve algumas matérias do AndroidPit (como por exemplo uma sobre os emoticons escondidos do teclado Android) realmente sabem usar os aplicativos.
O Instagram conta com a opção de chats em grupo a muito tempo.
Já tá disponível através de convites. Gostei bastante do serviço, é claro que não vai substituir um mensageiro como o Whatsapp — no meu caso, Facebook Messenger —, mas é muito bom para compartilhar vídeos.
Nada vai bater o whatsapp.
Sabe o motivo? Eu sei: o WhatsApp existe em todos os celulares. Até mesmo meu HTC Ultimate com Windows Phone 7.5 tem WhatsApp e recebe sempre atualização. Ou seja: o WhatsApp oferece suporte até mesmo a um celular morto com um sistema operacional morto.
Essa é a magia do WhatsApp.
mais um que ninguém vai usar ...
Achei o título desnecessário, são propostas completamente diferentes! Até porque o Instagram Direct e a DM do Twitter são recursos úteis para comentar algo que acontece dentro da rede, mas não chegam a concorrer como mensageiros. O app Fotos também está embutindo um chat, creio que seja uma tendência dos app sociais daqui para a frente.
O problema é que o Google ainda não tem uma plataforma que junte postagens, imagens, vídeos, chat, grupos dentro de um só site. Ahhh...mas tem o G+, mas ainda não tem este alcance que o FB tem.
Achei ótimo. Mas não acho que o YouTube irá concorrer com messengers :P
Muito top...Adoro o youtube e conversar sobre os videos dentro do próprio aplicativo vai ser ótimo..
eu achei bom mas mensageiro mesmo eles tem o hangouts
Desde que não ocupe tanta memória do aparelho, seja bem vindo!
Só passando pra avisar que o now on tap já funciona em português uoooool
como?? mim ajuda a fazer funcionar kkk
"Mim" quer saber também! huehue...
saiu a matéria só dar uma lida
'Mim' já leu matéria,'mim' já tá informado. rsrs... :p
não uso muito isso de fica comentando vídeos deve ser legal pra quem gosta boa Google nada de deixa Facebook domina o mundo kkkrs
Novidade, Now On Tap agora funciona em PT BR
https :// plus. google. com/ +MaurícioRodriguess/ posts/ hT3KSX5VPfL (retire os espaços)
Quanto a matéria, bela novidade para quem faz uso constante é ótimo para interagir com inscritos e ao contrario.
Não acho que irá concorrer com wpp
Sendo melhor, estou dentro!