Review completo do Xiaomi Redmi 3: cinco polegadas de pura autonomia!
A Xiaomi andou lançando alguns aparelhos intermediários recentemente. O Redmi 3 e o Redmi Note 3 são um dos melhores modelos de gama média em termos de desempenho e especificações, além disso, ambos os dispositivos contam com acabamento refinado. Neste artigo você confere a análise completa de um desses modelos, o Redmi 3.
Prós
- Autonomia
- Desempenho
- Design e acabamento
Contras
- Sistema operacional apenas no idioma inglês ou chinês
Xiaomi Redmi 3 – Data de lançamento e preço
As vendas do Redmi 3 começaram na China durante o mês de janeiro. O dispositivo é comercializado em quatro opções de cores e acabamentos traseiros diferentes. As cores do modelo variam bastante, entre dourado, cinza, branco e preto.
O preço do aparelho é de 699 Yuan, moeda local da China, equivalente a aproximadamente R$ 430,24 sem impostos na conversão atual. Com relação às vendas em território nacional, em contato com a Mi Brasil tivemos a informação de que não existem planos concretos sobre o lançamento deste aparelho por aqui.
Xiaomi Redmi 3 – Desenho & Qualidade de Construção
O Redmi 3 é um dispositivo compacto, mas isso não significa que ele seja menos potente ou se enquadre entre os modelos de entrada. Pelo contrário, o dispositivo é um excelente intermediário, assim, de pequeno mesmo são só suas dimensões.
Na parte frontal temos uma tela de 5 polegadas com bordas bem aproveitadas. Na parte inferior estão três botões capacitivos e na parte superior temos o sensor de movimento, alto-falante para ligações e a câmera frontal. Abaixo do botão de início - o botão home - temos um discreto LED para notificações de aplicativos que aparece apenas quando um aviso é emitido.
O corpo em alumínio do dispositivo é construído em peça única, ou seja, pelo processo unibody. A bateria do Redmi 3 não pode ser removida como acontece com seu predecessor, o Redmi 2. Na contrapartida, a bateria fixa permitiu que o dispositivo obtivesse mais glamour, com uma construção melhor trabalhada. Nas extremidades superior e inferior da traseira temos alguns detalhes em plástico.
Esses detalhes em plástico melhoram a receptividade de conexões sem fio, como as antenas da rede celular, o Wi-Fi e o Bluetooth. Na parte superior desse acabamento em plástico temos o flash de LED da câmera e no detalhe inferior os alto-falantes do Redmi 3.
Três modelos do Redmi 3 possuem detalhes geométricos estampados na traseira. Existe apenas uma versão que não possui essa estampa. No topo do dispositivo encontramos um microfone ambiente, um sensor infravermelho e a entrada para fones de ouvido.
Do lado direito encontramos os botões físicos. Todos os botões do Redmi 3 possuem o acabamento em plástico liso, e a diferença de tamanho entre estes tornam seu manuseio menos complicado. No lado esquerdo temos o slot para cartões SIM e microSD.
A pegada do dispositivo é excelente. O visual do Redmi 3 transmite mais valor e beleza ao usuário do que seu preço de mercado, ou seja, ele aparenta ser mais chique do que barato. Ultimamente, um dispositivo com 5 polegadas de tela que possa ser manuseado com apenas uma mão é vantagem e tanta.
O acabamento do Redmi 3 é excelente para sua faixa de preço, mas não para por aí: seu peso de 144 gramas e sua espessura de 8,5 milímetros valem ser destacadas neste review.
Xiaomi Redmi 3 – Tela
O Redmi 3 possui um painel LCD de 5 polegadas com tecnologia IPS e resolução HD. Essa especificação é compatível com outros modelos do mercado, como o Moto G 2015, por exemplo. Entretanto, a tela do sucessor do Redmi 2 não conta com nenhuma proteção anti riscos cotidianos, como o Gorilla Glass ou a Dragontrail.
Os ângulos de visão não são os melhores que já vi, ficando menos visíveis em situações específicas, como quando inclinado em cerca de 50°. As cores são boas, como o padrão de qualquer painel LCD.
Xiaomi Redmi 3 – Características Especiais
O Redmi 3 é um dispositivo dual-SIM, assim como a maioria dos aparelhos de origem chinesa. A bandeja do cartão é híbrida, ou seja, você pode utilizar dois cartões SIM ou apenas um chip-SIM e o cartão de memória. Assim, você terá que escolher entre ter a função dual-SIM ou single-SIM acompanhado pelo microSD.
Além de oferecer suporte para cartão microSD, o dispositivo suporta a tecnologia USB OTG. Com ela, o Redmi 3 é capaz de ler drives USB e unidades removíveis com a ajuda de um cabo adaptador (USB para micro USB).
O sensor infravermelho que acompanha o Redmi 3 serve para controlar televisores, ar-condicionado, DVDs e outros aparelhos que precisam de um controle remoto. Esse mesmo sensor já foi visto em dispositivos tops de linha, como o LG G4, o Galaxy S6 e o Xperia ZQ.
Xiaomi Redmi 3 – Software
O Redmi 3 roda com a MIUI 7 que tem como base o Android Lollipop 5.1.1. O modelo sai de fábrica rodando com o firmware baseado no Lollipop 5.0.2, mas pode ser atualizado para a versão 5.1.1 na sequência. Até o momento, a ROM disponível para o Redmi 3 oferece apenas dois idiomas: chinês e inglês.
A ausência de idiomas adicionais gera um certo desconforto para o usuário, principalmente pelo do outro modelo, o Redmi Note 3, sair de fábrica rodando com a MIUI 7.1 em sua versão internacional. Em janeiro deste ano, a MIUI 7.1 foi anunciada para uma leva de dispositivos, mas deve demorar um pouco até que a última versão da ROM chegue para a linha Redmi 3.
O Redmi 3 vem com o bootloader bloqueado, assim, o usuário precisará fazer o desbloqueio do mesmo através do PC por meio de uma ferramenta parecida com o Mi PC Suíte.
De modo geral, o sistema permanece com todos os aspectos das versões anteriores da MIUI. A gaveta de aplicativos é ausente, fazendo com que todos os apps precisem ficar arrumados nas telas de início. Para alterar o papel de parede ou adicionar um widget entre as telas é preciso fazer o movimento de pinça em qualquer uma das telas iniciais.
O Redmi 3 vem com várias aplicações pré-instaladas de redes sociais e serviços chineses, como o Weibo, mas todos podem ser removidos do smartphone sem problemas. A loja interna da MIUI permite que a aparência do dispositivo seja modificada por completo.
O modelo que testamos não acompanha os serviços do Google por se tratar de uma versão regional e não internacional. Entretanto, é possível instalar a Play Store e os serviços do Play Services sem problemas.
Xiaomi Redmi 3 – Performance
Com o Snapdragon 616, GPU Adreno 405, 2GB de memória RAM e 16GB de armazenamento interno, o Redmi 3 lembra bastante o Moto G Edição Turbo, exceto pela diferença no modelo do processador, entretanto, o desempenho final aqui é semelhante. O Moto G Turbo chega a quase 36 mil pontos no AnTuTu, enquanto o Redmi 3 fica na casa dos 35 mil.
Levando em consideração o preço internacional do Redmi 3, podemos dizer que o dispositivo entrega um desempenho excepcional. A experiência em uso diário é tranquila, capaz de executar jogos um pouco mais pesados tranquilamente. Real Racing 3, Nova 3 ou Rider Traffic rodaram sem dificuldades.
No multitarefa, principalmente entre a mudança de um jogo para um app, é possível notar um certo atraso, causado principalmente pelo tempo da escala do efeito da animação da MIUI. Abaixo, você confere o teste do AnTuTu feito no Redmi 3:
Xiaomi Redmi 3 – Áudio
O alto-falante traseiro reproduz um som poderoso, mas a qualidade sonora não é lá grande coisa. A parte traseira emite uma espécie de eco com tons metálicos. O alto-falante para ligações do Redmi 3 reproduz um som muito mais limpo e com maior qualidade tanto em modo viva-voz quanto ao ouvido do usuário.
O Redmi 3 acompanha um excelente equalizador de áudio, que ajusta o som que é reproduzido em fones de ouvido ou pelo speaker do aparelho.
Xiaomi Redmi 3 – Câmera
A câmera traseira possui 13 MP com abertura de lente f/2.0 e é acompanhada por um flash de LED. A qualidade da lente é muito boa, principalmente considerando o preço do dispositivo. O Redmi 3 consegue capturar boas imagens em condições de alta e baixa luminosidade, aspecto em que muitos smartphones intermediários acabam vacilando.
A câmera frontal tem 5 MP e abertura de lente f/2.2. Esse sensor não está acima da média, mas é possível fazer bons autorretratos com este. A lente frontal possui um modo embelezar que dá conta do recado sem excessos de efeitos. Abaixo, você confere uma galeria de imagens feitas com a câmera do Redmi 3:
Xiaomi Redmi 3 – Bateria
A bateria do Redmi 3 é o seu ponto mais surpreendente. São 4.100 mAh que dão conta de até dois dias e meio em uso moderado, podendo chegar até o terceiro dia de carga. No primeiro momento utilizei bastante o smartphone todos os dias rodando jogos e testes de benchmarks. Ao final do dia o dispositivo ainda tinha 13% de carga, normal até, mas o que me surpreendeu foi ver as 8 horas de tela que do dispositivo.
Com apenas 144 gramas você nunca iria imaginar que este dispositivo seria capaz de carregar uma bateria tão grande. O Redmi 3 é um exemplo para outro fabricantes copiarem.
Para carregar a bateria do Redmi 3 a Xiaomi envia um carregador com boa potência para que a recarga não demore tanto. O tempo de carregamento é de aproximadamente 2 horas.
Xiaomi Redmi 3 – Especificações Técnicas
Veredito Final
O Redmi 3 é um dispositivo com características bem competitivas, principalmente em comparação com os dispositivos que são comercializados na mesma faixa de preço. Existe uma diferente gritante na qualidade de construção entre o Redmi 3 e o Redmi 2 que inclui, por sinal, uma bateira com autonomia excelente.
No mercado chinês, por exemplo, o Redmi 3 é uma opção muito melhor do que o Moto G 2015, visto que o dispositivo da Mi é vendido por lá pelo preço de um Moto E. O aparelho é opção elegante e viável que está ao alcance de muitos usuários. O único contra do modelo é a limitação de idiomas da atual versão da MIUI que sai de fábrica com o Redmi 3.
Agora, com relação ao mercado brasileiro, precisamos aguardar até que a Mi Brasil revele quais serão suas apostas para 2016. Esperamos ver o Redmi 3 nessa lista, inclusive, mantendo a relação custo/benefício que o modelo tem no mercado chinês e que o Redmi 2 inaugurou por aqui com a chegada da Xiaomi.
Uma pena não ter gorila glass ou nenhum outro vidro mais resistente.....será que deve trincar fácil a tela, em caso de tombo?
cara, eu tenho um redmi 3 pro e fui achar de colocar um tema, e nesse tema tem uma digital, só que não tinha ativado a leitura biometrica e agora não consigo destravar o celular e nem sei como fazer a restauração do mesmo... o que faço
Primeira decepção com o Redmi 3,os botões de volume e Power estão ficando pretos,como se tivessem oxidados,estranho que o mesmo não ocorreu com a traseira.
Alguém pode me falar a especificação do carregador do Redmi 3? Perdi o meu e nenhum outro consegue carregar em menos de 5 horas.
Compra logo um carregador turbo que resolve.
Qualquer carregador de 5v 2 amperes serve
Sei que muitos já tem esse aparelho aqui no Brasil, estou muito afim de comprar um no mercado asiático. Gostaria que alguém nesse tópico indicasse um site ou loja para importação que seja segura e entregue um aparelho Original.
Banggood é uma boa faturam e enviam rápido,embalam bem o aparelho,no meu caso veio numa caixa de isopor .O grande saco é confiar no péssimo serviço dos correios,minha última compra demorou 39 dias e boa parte estacionado no Paraná.
dx.com, ótimo site, esse aparelho na versão high está equivalente à R$564,00 lá.
Cara eu comprei do aliexpress, chegou em 25 dias e o vendedor declarou da maneira como eu pedi. Procura pelo nome do aparelho e mais vendidos que aparece abraços.
Você foi taxado?
Uma dúvida que tenho é se o snapdragon 616 têm suporte p o Quick charge,alguém chegou a testar isso???
No site da Qualcomm está descrito que esse processador é compatível com o "Quick Charge™ 2.0" :)
Eu tbm vi isso depois,vou comprar um na China tbm
Estou com o Redmi 3 a três dias e o aparelho é muito bom,funciona perfeitamente no HSPA e no 4g,autonomia de bateria é show mesmo,Miui 7 tá toda em português,google play já veio instalado.O ponto mais fraco do aparelho é a câmera,mas eu já esperava isso por se tratar de um aparelho de entrada.
Por onde comprou? Passa o link ,por favor. quanto tempo demorou pra chegar?
Banggood só googar ai que acha fácil.
40 dias e taxado em 152 reais
Fiz um revil do meu redmi 3 que importei vê aí no canal José Marconi blz.
qual site comprou ? quero comprar 01