Review do Xiaomi Mi MIX: quem precisa de bordas?
Por causa do lançamento do Xiaomi Mi MIX, fechamos 2016 com chave de ouro e um dos smartphones mais interessantes do ano. O Mi MIX nos mostrou como os smartphones poderão se parecer em 2017. A Xiaomi combinou uma tela quase sem bordas no Mi MIX com materiais de alta qualidade. A fabricante chinesa vem se especializando em colocar smartphones conceito em produção real. Tivemos a chance de testar o Mi Mix e compartilhar a nossa opinião sobre o lançamento mais recente da Xiaomi.
Prós
- Excelente acabamento
- Tela (praticamente) sem bordas
- Boa performance
- Autonomia de bateria decente
Contras
- Ambas as câmeras são apenas satisfatórias
- Superfície escorregadia
- Imã de impressões digitais
- Efeito piezoelétrico projeta o som muito alto
Xiaomi Mi MIX – Data de lançamento e preço
Em outubro de 2016, a Xiaomi lançou o Mi MIX, um elegante e imponente dispositivo que se destacou por sua tela enorme e praticamente sem bordas de 6,4 polegadas. Desde 4 de novembro, esse smartphone, que foi originalmente projetado como um dispositivo conceitual, está à venda em pequenas quantidades na China.
O Xiaomi Mi Mix está disponível em duas versões: a "mais barata" com 4 GB de RAM e 128 GB de armazenamento interno, enquanto a versão mais cara é equipada com 6 GB de RAM e o dobro da quantidade de armazenamento interno para aplicativos, música e video. O aparelho vem nas cores preta e branca.
O smartphone de tela quase sem bordas tem, na China, os preços de 3,499 RMB e 3,999 RMB. Isso significaria 500 dólares para a versão de 4 GB/128 GB e 575 dólares para a versão de 6 GB/256 GB.
Xiaomi Mi MIX – Desenho & Qualidade de Construção
O Xiaomi MI MIX definitivamente encanta quando se trata de design e acabamento. Quando desligado, o Mi MIX parece uma placa preta. Não há nada na parte da frente do dispositivo que sugira que esse objeto retangular é, de fato, um smartphone. Apenas em uma segunda olhada você pode notar a câmera frontal no canto direito inferior.
Pela primeira vez, a Xiaomi optou por usar cerâmica como material em um de seus smartphones. OnePlus usou cerâmica em um edição limitada do OnePlus X. O material é resistente a calor, extremamente duro, mas infelizmente, ao mesmo tempo um tanto frágil. Portanto, se você comprar um Xiaomi Mi MIX, você não precisará se preocupar com arranhões em seu revestimento (case) quase sem polimento, mas definitivamente não o deixe cair no chão.
Esse material de alto brilho tem outras duas desvantagens: definitivamente não é um repelente de impressões digitais. Até mesmo o menor dos toques deixa marcas desagradáveis de dedo. E ainda, é escorregadio. Quando você segura o Mi MIX tem a constante sensação de que ele vi escorregar da sua mão e cair no chão. Para disfarçar essas duas desvantagens, o Mi MIX tem uma capa de couro, que o torna mais aderente e, obviamente, não deixa marcas na parte traseira.
É com impressionante precisão que a Xiaomi conseguiu fazer buracos bem pequenos para os alto-falantes, entrada para fones de ouvido e bandeja para o cartão SIM em seu frágil material. Os botões, a bandeja para cartão SIM e a câmera principal e o leitor de impressão digital na parte traseira são precisamente montados. O acabamento é excelente em todo o smartphone.
Enquanto, em teoria, é uma grande idéia, a capa tipo couro da Xiaomi é mal implementada. Se você usa essa capa no dia-a-dia, o sensor biométrico traseiro fica inutilizável. A capa é muito grossa, fazendo com que o sensor não funcione perfeitamente e você acaba tendo que colocar seu PIN ou padrão de segurança para desbloquear o aparelho. Felizmente, a Xiaomi incluiu a capa protetora no Mi MIX, então você não precisa pagar por ela separadamente.
Xiaomi Mi MIX – Tela
O ponto alto do Xiaomi Mi MIX é óbvio: sua tela. Seu objetivo não é impressionar através de alta resolução, alta densidade de pixels ou tecnologia OLED, mas sim pela sua integração quase sem bordas com a carcaça do aparelho.
A tela IPS LCD do nosso dispositivo de teste vem com AIDA64 da Sharp e, de acordo com especificações técnicas fornecidas pela Xiaomi, ela deve ser de 2,040 x 1,080 pixels. A densidade de pixels é de 362 ppi. Esses dados sozinhos não o colocariam como um smartphone top de linha, mas a integração do display de 6,4 polegadas com uma carcaça não muito maior que o Huawei Mate 9 é que é impressionante.
Você pode chegar a pensar que está segurando um dispositivo de tela sem bordas até se dar conta de uma pequena multidão a sua volta, todos tentando dar uma olhadinha. Gadgets tecnológicos e únicos como esse atraem a atenção de todos.
A construção da tela praticamente sem bordas em três lados forçou a Xiaomi a quebrar com velhas tradições de smartphones e até mesmo, de celulares. Num primeiro olhar (mesmo para uma pessoa não muito ligada em tecnologia), pareceria que não há espaço para os alto-falantes normais. Ao invés disso, a Xiaomi usa um sistema acústico piezoelétrico.
Simplificando, o DAC (digital-to-analog converter) vibra um componente piezoelétrico de cerâmica instalado dentro no Mi MIX contra uma moldura de metal. Nossos ouvidos então captam essas vibrações em forma de som.
Embora os alto-falantes convencionais tenham sido removidas através dessa tecnologia, uma desvantagem é que as conversas também se dispersam pelo ambiente podendo chegar a incomodar quem estiver ao seu redor. Para conversas mais confidenciais o usuário do Mi MIX deverá usar bons fones de ouvido. Entretanto, o investimento deverá ser feito por você, porque a Xiaomi não inclui fones de ouvido na caixa.
A Xiaomi teve até que repensar o sensor de proximidade do Mi MIX. Smartphones convencionais tem um sensor infra-vermelho que desliga o display quando você segura o aparelho junto ao ouvido. Como esse sensor requer acesso direto ao ambiente externo do aparelho, essa opção não era possível no Mi MIX.
Então a Xiaomi usou um novo sensor baseado numa técnica diferente. Ultra-som não requer contato direto com o mundo exterior. Atrás da parte de cima da tela do dispositivo está escondido um sensor ultra-sônico, que detecta, com segurança, quando objetos estão perto da tela e então a desativa.
A Xiaomi tem sido capaz de substituir elementos convencionais através do uso de tecnologia. Porém um componente não tão fácil de substituir é a câmera frontal. A fabricante teve que arriscar e colocar a câmera no canto inferior direito do aparelho, fora da tela. Uma desvantagem dessa localização seria uma perspectiva inusitada, mas que a Xiaomi encontrou uma solução para isso, que eu falo mais a fundo na seção em que falo da câmera neste review.
Como mencionado no início dessa seção, o Mi MIX tem a incomum resolução de 2,040 x 1,080. No uso normal, os botões de navegação são mostrados na parte de baixo da tela, de forma que a clássica resolução Full HD (1.920 x 1.080 pixels) seja visível.
Nas configurações da MIUI do dispositivo, esses botões podem ser escondidos quando não estiverem em uso. Se você fizer isso, todos os 2,040 x 1,080 pixels ficam disponíveis para outros conteúdos. Infelizmente, jogos e livros não tem suporte para essa resolução, apenas o MIUI e os aplicativos pré-instalados funcionam com ela. Barras pretas feias irão aparecer em volta da tela do aplicativo.
Xiaomi Mi MIX – Software
A Xiaomi instalou a MIUI 8 baseada no Android 6.0.1 no Mi MIX. Como até o momento o aparelho é vendido apenas na China, então os aplicativos do Google não vêm pré-instalados. Algumas empresas de importação, como a Trading Shenzhen, irão instalá-los antes do envio para o exterior. Desta forma, o fato de conter ou não os apps do Google não irá pesar na sua decisão de comprar o dispositivo.
Em comparação à MIUI do Xiaomi Mi 5s, não tivemos muitas mudanças. A única coisa que vale a pena mencionar é a adição do Quickball, recurso este que torna mais fácil manusear e utilizar o aparelho com uma mão. O Quickball é uma opção que fica na barra de navegação e oferece inúmeras funções de início rápido, mas é necessário algum tempo para se adaptar ao Quickball.
A Xiaomi está atrasada em relação a outros fabricantes em relação às atualizações do Android. Uma atualização de software é oferecida pelo menos uma vez por mês, mas o MIUI 8 ainda usa o Android 6.0.1 como base. Assim, apesar de saber que a MIUI receberá uma adaptação ao Android Nougat, ainda não está claro se esta chegará no primeiro semestre de 2017. Assim que tivermos novidades sobre o programa de atualização da Xiaomi para o Android Nougat, vamos informá-lo através do nosso artigo de dispositivos que irão receber o Android Nougat.
Xiaomi Mi MIX – Performance
A Xiaomi não economizou em nenhum no hardware do Mi MIX. O dispositivo é embalado pelo processador Qualcomm Snapdragon 821 e vem com a GPU Adreno 530. O aparelho que testamos é equipado com 4GB de RAM e 128GB de armazenamento interno.
Como a memória interna do Mi MIX se baseia no UFS 2.0 rápido, o desempenho deveria estar ao nível do Samsung Galaxy S7 Edge e do Huawei Mate 9. No entanto, depois de medir a performance do aparelho nos nossos aplicativos padrão de benchmark, ficamos um pouco desapontados.
O Xiaomi Mi MIX ficou abaixo do Huawei Mate 9 em todos os aspectos, já em relação ao Galaxy S7 Edge o desempenho foi mais balanceado. No entanto, em uso diário, o Mi MIX provou-se um bom smartphone. Não tive problemas com aplicativos fechando repentinamente ou lags, ou mesmo apresentou aquecimento do hardware.
Em suma, o desempenho do Mi MIX é mais do que suficiente para fornecer ao usuário uma experiência fluida com a MIUI 8. A principal característica do dispositivo quase sem bordas da Xiaomi ainda é sua aparência, mas o grande processador e o desempenho gráfico vem logo em seguida.
Xiaomi Mi MIX – Áudio
O Xiaomi Mi MIX tem um alto-falante mono, logo, não possui som estéreo. Apesar de praticamente vir sem bordas, temos uma entrada de 3,5 mm para os fones de ouvido. Estes também são definitivamente necessários porque, como já mencionado na seção "Tela", em uma ligação contendo qualquer informação privada ou confidencial, certamente será de bom uso um fone de ouvido.
Xiaomi Mi MIX – Câmera
No Mi Mix, a Xiaomi instalou um módulo de câmera com 16MP de resolução máxima, com estabilizador eletrônico de imagem e abertura f/2.0. Provavelmente não foi possível integrar um estabilizador ótico de imagem devido ao desnho plano da câmara principal.
Devido ao design, a câmera frontal precisou ser movida para o canto inferior direito do telefone. Aqueles de vocês que estão mais familiarizados com o mundo Android saberão que o mesmo layout já existe no tablet Dell Venue 8 7840. Felizmente, o Mi MIX possui um aplicativo próprio para a câmera. Se você girar o telefone a 180 graus, o aplicativo será ajustado. Com este recurso, você pode evitar distorções nas selfies.
Tenho certeza que a Xiaomi teve suas razões para colocar uma moldura de ouro de 18 quilates na câmera, mas infelizmente, a câmera não está entre os elementos de qualidade deste dispositivo. O foco automático é lento, a velocidade do obturador e a sensibilidade à luz não correspondem a um smartphone desta classe.
Não há muito mais a ser dito sobre a câmera no Mi MIX, simplesmente não há destaques que posso mencionar a seu favor. O que é uma pena.
Xiaomi Mi MIX – Bateria
A partir do tamanho do Mi MIX é possível imaginar que temos aqui uma bateria com uma capacidade grande. A bateria possui 4.400 mAh. Contendo quase as dimensões do Huawei Mate 9 (4.000 mAh), oferece um extra de 10% de energia. Como a resolução de tela é um pouco maior do que Full HD, o Mi MIX deve ter tempos uma autonomia muito similar a do Huawei Mate 9.
Normalmente, testamos a performance da bateria com o PCMark, o que nos permite testar a bateria do smartphone de forma extensiva. Contudo, desta vez encontramos alguns problemas, pois o banco de dados do PCMark simplesmente não reconhece o Mi MIX e, portanto, não pode nos oferecer um valor.
No entanto, olhando para o histórico da bateria nas configurações, tivemos um tempo de uso do aparelho de 9 horas e 35 minutos consumidos entre 100% e 20% de carga. O Huawei Mate 9 foi submetido ao mesmo teste e oferecer pouco menos de 13 horas. Lembre-se de que o smartphone da Huawei tem uma tela menor e roda com Android 7.0 Nougat.
Veredito Final
O Xiaomi Mi MIX nos deixou com uma impressão geral de alta qualidade. Porém, o case de cerâmica é propenso a marcas de impressões digitais, a superfície lisa combinada ao peso de 209 gramas não oferecem segurança, pois muitas vezes temos a impressão de que o aparelho está prestes a escapar das mãos. O que, inevitavelmente destruiria o aparelho, visto que é praticamente tela.
Agora, a primeira impressão causada pelo Mi MIX até nos faz perdoar o fato de que a tela possui uma resolução baixa para o seu tamanho. Bem como os problemas de desempenho da câmera do aparelho. Provavelmente isso ocorra pelos mesmos motivos pelos quais perdoamos as falhas de um carro esportivo ou um conversível: é sobre o que se parece e as reações que provoca.
O Mi MIX é tudo sobre a imagem exterior. Excelente acabamento, uma tela sem bordas e a sua exclusividade me convenceram. Como um carro raro.
A única questão aqui é em relação a quanto tempo podemos renunciar aos recursos necessários para a vida cotidiana, em especial no que toca à câmera. Em algum momento, o design e a tela irão satisfazer o usuário e, em seguida, você provavelmente vai desejar comprar um smartphone mais equilibrado em detrimento a um símbolo de status.
O que você achou do Mi Mix?
Cadê a resenha do Mi mix 2?
Avaliação 3 estrelas para um aparelho inovador em quase todos os sentidos... Com materiais e tecnologias utilizados apenas nele..... Para mim soa como piada.....
Obs o mínimo era testar o top de linha.. Mi Mix 18k... em vídeos na Internet comparando ao top glx7 da Samsung o único quesito em q ele perdeu foi em velocidade de internet... Avaliação 3 estrelas..... Putz.....
Comprei um ontem.....pense num cara feliz? pois é, sou eu.....muito, mas muito bacana essa experiência da tela "sem borda".....Show...
Quando você estiver com ele em mãos poderia dizer sua opinião sobre o dispositivo...
Tela estranha, o conceito de bordas do próximo Galaxy S8 me parece mais interessante...
Verdade... Mas 2x mais caro tb
Telas com bordas curvas perdem muito espaço util e causam a impressão de serem menores.
O aparelho é lindo, ótimo em tudo. O preço ta salgado por ser lançamento. Daqui a 2 meses deve baixar uns 30%...
Minha próxima aquisição deve ser ele ou Mi Note 2. E sem mimimi
Eu achei o celular feio, e frágil, não compraria...
Me diverto a beça com os comentários.. uns xingam .. outros elogiam..
kkkk
Andrid Pit façam o Rewiew do Oukitel U20 plus
não sei se seria um celular que eu compraria, ainda prefiro um com bordas rsrs
Não concordo muito com os contras. Um imã de impressões digitais? Isso que desabona um smartphone desses? Ah, também é a primeira vez que vejo alguém citar como ponto negativo um som muito alto que não seja por distorções ou algo realmente relevante. Será que não é possível diminuir o som para não espalhar o conteúdo da conversa?
E quanto a "Pela primeira vez, a Xiaomi optou por usar cerâmica como material em um de seus smartphones", o Mi5 Pro já não era de cerâmica?
Um celular único... Com matérias e tecnologias únicas.... Avaliação 3 estrelas... Vindo de um blog de tecnologia... Piada dos caras né?! Putz...
Hoje vi um vídeo de hands on do modelo em branco... Esquece... Esse aparelho nasceu pra ficar na cor preta na minha opinião.
O hardware dele é muito bom pra mim, não sou um grande usuário de câmera e tenho certeza que depois de bem configurado o rendimento da bateria vai ser muito bom, sempre dizem que a MIUI ajuda muito no consumo dos aparelhos da Xiaomi.
O problema é que o preço dele ainda é fora do padrão custo benefício da Xiaomi, mas claro estamos lidando com um aparelho conceito... Conceito que espero ser adotado pelas grandes, imagina só uma tela AMOLED da Samsung sem bordas...
Fugindo um pouco do assunto, mas mantendo o tema da Xiaomi, estou pensando em importar um roteador da marca, o Mi Router 3. Alguém que já possui esse produto pode me dar algumas dicas sobre ele? Como é o uso no dia-a-dia, etc.
aff façam um vídeo tbm além dá matéria
É basicamente um gadget conceito , alguns ajustes finos precisam ser feitos , com exceção da câmera que me parece ser mediana o restante é top , boas specs , belo design , diria que a Xiaomi lançou um gadget que em breve terá o seu design sendo copiado por outras OEMs , Samsung com certeza adotará design similar no seu S8 , esperemos .
Primeiramente, não é o primeiro aparelho da Xiaomi a usar cerâmica, ela foi introduzida inicialmente no Mi5 Pro. Segundo, a dureza dela é de 8 na escala Mohs, então se você derrubou o aparelho e quebrou aí sim pode falar que é frágil, caso o contrário não fale asneiras. A bateria é boa, câmera traseira poderia ser melhor assim como a qualidade da tela, o sensor de digitais funciona bem, mesmo com case, basta saber colocar o dedo. A case é da espessura de qualquer outra padrão, não há desculpas. Esperava um review de no mínimo alguém que tivesse o aparelho e tivesse usado de verdade, pois não é o que parece. E parem de mimimi referente às novas tecnologias, vivem reclamando que não tem nada de novo mas quando aparece ficam reclamando, desapeguem, se o som fica alto basta baixar, simples.
Concordo. Aliás trás várias inovações que os "experts" dizem ser inovações no iPhone comemorativo de10 anos! Ou seja já era a novidade para a Apple!
9