WWDC 2021 | Tudo sobre os novos iOS 15, iPadOS 15, WatchOS 8 e mais!
Durante a WWDC 2021, a Apple apresentou as novidades que teremos no iOS 15, iPadOS 15, watchOS 8 e outros produtos. Do MacOS conhecemos agora o novo nome; temas como privacidade e segurança se mostraram ainda mais importantes e saúde voltou ao centro da conversa. Vamos lá!
No índice abaixo você encontrará uma visão geral dos diferentes temas tratados na WWDC 2021. Para a maioria dos tópicos, você também encontrará links para outros artigos produzidos pela nossa equipe. E se você quiser assistir novamente ao discurso de abertura, o link está no final deste artigo.
Pegue um atalho:
- iOS 15: comunicação e foco
- iPadOS 15: o computador intuitivo
- watchOS 8: saúde e bem-estar
- Privacidade e segurança
- O que mais?
iOS 15: Comunicação e foco
A pandemia não só direcionou a Google I/O em 2021, mas também a Apple WWDC. Por isso, o iOS 15 tem tudo a ver com comunicação, produtividade e - afinal de contas - cuidado.
FaceTime, Mensagens e Fotos
O FaceTime, por exemplo, ganhou melhores recursos de áudio com o Spacial Audio e um recurso de redução de ruído ambiente. Para chamadas de vídeo, há um modo retrato que suaviza o fundo. As chamadas no FaceTime podem agora ser organizadas através de convites de calendário, usando o "FaceTime Link".
A função Shareplay permite enriquecer as chamadas com todos os tipos de conteúdo multimídia. Por exemplo, você pode ouvir música ou assistir a vídeos junto com seus amigos e familiares. O novo aplicativo FaceTime também permite que você compartilhe a sua tela.
E a grande surpresa: o Facetime agora funciona com dispositivos Windows e Android através do FaceTime Links. E agora que existe uma API Shareplay, todos os tipos de aplicativos de terceiros podem ser integrados aqui no futuro.
Os aplicativos Mensagens e Fotos no iOS 15 também estão recebendo algumas novidades. Agora, você pode fixar links, notícias e até músicas compartilhadas em conversas. O Fotos agora traz música às memórias e o recurso de pesquisa Spotlight, que permite que você encontre fotos por texto e as utilize imediatamente.
Foco
Graças ao Focus, você deve ter mais controle sobre as notificações no futuro. Você pode criar diferentes perfis para diferentes cenários da vida cotidiana e depois recebe, por exemplo, apenas mensagens de seus colegas durante o horário de trabalho. Em horários determinados, você receberá então um resumo das notificações perdidas.
É claro que há sempre a opção de receber mensagens em situações de emergência - o recurso deve parecer familiar aos usuários Slack. A Apple também otimizou o design das notificações no iOS 15, deixando mais fácil diferenciar entre mensagens de apps e de pessoas.
UWB: carteira de identidade e cartão de quarto de hotel direto no celular
Finalmente, o iOS 15 também suporta o padrão sem fio UWB de curto alcance e transforma seu smartphone em uma chave de carro para veículos compatíveis ou em um cartão de hotel para o quarto reservado. Além disso, em breve será possível armazenar documentos de identificação, carteiras de motorista, etc, no Apple Wallet - pelo menos nos EUA. Até que isto funcione no Brasil, muita água deve rolar.
Você pode ler tudo sobre a grande atualização para o iPhone em nosso dedicado artigo para o iOS 15.
iPadOS 15: o computador intuitivo
O iPad também tem tudo a ver com produtividade. Os desenvolvedores devem estar satisfeitos com o Swift Playgrounds, que ajuda a programar aplicativos diretamente no iPad. Agora existe um curso de codificação gratuito para isso.
Widgets & Multitarefa
Com o iPadOS 15, agora você pode organizar melhor sua tela inicial - e misturar aplicativos com widgets. E a Apple também deu um grande passo em direção às multitarefas. Por exemplo, as visualizações em tela dividida podem agora ser armazenadas em uma prateleira virtual usando apenas um gesto na tela. Portanto, se você escreve e-mails com freqüência e precisa ter o navegador aberto ao lado, você pode armazenar esta combinação como um atalho rápido.
Notas super infladas
O recurso Notas também recebeu uma enorme atualização. Um bloco de notas pode ser puxado do canto inferior direito, no qual você pode então escrever, digitar ou adicionar informações do próprio aplicativo, dependendo do contexto do app na tela. Se, por exemplo, você abrir mais tarde um site no navegador, o iPadOS lhe mostrará as notas associadas, se houver.
Notas compartilhadas com amigos e colegas agora oferecem um histórico de mudanças e podem ser etiquetadas para facilitar a localização. Você também pode etiquetar as pessoas se quiser que elas respondam a um determinado item.
Você confere tudo sobre o iPadOS 15 em um artigo dedicado aqui no site.
watchOS 8: saúde e cuidado
A saúde também foi um grande foco na apresentação do Apple Watch. O watchOS passou por um projeto de pesquisa com pacientes com problemas cardíacos. Ao motivá-los a se exercitar mais e, ao mesmo tempo, monitorar de perto os dados de saúde coletados, o prognóstico foi significativamente melhorado.
O novo aplicativo Mindfulness oferece vários exercícios sobre foco e técnicas de respiração. E os assinantes do Fitness+ podem aguardar Tai Chi, Pilates e novos exercícios HIIT acompanhados de músicas de Lady Gaga, Jennifer Lopez, Keith Urban e Alicia Keys.
Além disso, no futuro, o Apple Watch medirá sua taxa de respiração enquanto você dorme, o que também pode indicar doença se houver alguma mudança. A propósito, a Apple, chama isto de "Tendências", e também analisa aqui as tendências de longo prazo em muitos outros aspectos de saúde.
Por exemplo, os sensores de movimento no iPhone podem ser usados para analisar a movimentação do usuário. Se houver um risco maior de queda, o iPhone então adverte. Naturalmente, estas tendências também podem ser compartilhadas com médicos assistentes - ou com membros da família, que podem então ajudar em um estilo de vida saudável.
Privacidade e segurança
Depois do iOS 14.5, não é surpresa que o tema da privacidade tenha surgido novamente na WWDC. Seguindo adiante, a Apple impedirá o rastreamento de e-mails através de pixels ocultos (o que, por sinal, é um pouco confuso). Além disso, o Safari esconde o endereço IP do usuário, tornando o rastreamento cruzado ainda mais difícil.
No futuro, a assistente de voz Siri não enviará mais gravações de voz servidores, pois o reconhecimento de voz é feito localmente no dispositivo e, portanto, também funciona offline e, de acordo com a Apple, muito mais rápido.
Finalmente, todos os usuários do iCloud podem adicionar pessoas de confiança a sua conta para ajudar a reativá-la. Há também uma espécie de serviço de desejo final, que permitirá que pessoas pré-determinadas tenham acesso a certas áreas da conta iCloud no caso de um falecimento.
E o que mais?
Aqui estão mais algumas notícias interessantes que não merecem um parágrafo próprio, mas que, no entanto, são empolgantes:
- A Apple anunciou um novo padrão para casa conectada;
- A Siri também trabalhará no futuro com dispositivos de terceiros na casa inteligente;
- Os vários Airpods também podem ser rastreados no futuro através da função Find My;
- A Spacial Audio agora também trabalha com TvOS;
- A próxima versão do MacOS será chamada - rufem os tambores - de Monterey;
- A continuidade está ainda mais flexível com o Controle Universal. Por exemplo, você pode mover o cursor do mouse diretamente do Mac para o iPad e até mesmo arrastar e soltar arquivos para frente e para trás;
- O Safari recebeu um novo design e suporte para grupos de abas para todas as pessoas obcecadas por abas que andam por aí;
- Extensões do Safari agora também disponíveis para iPad e iPhone;
- Graças ao Object Capture API, os objetos podem ser rápida e facilmente transformados em modelos 3D foto-realistas para Cinema4D & Co. no futuro;
- A App Store também oferecerá suporte a eventos no futuro.
Se você ainda tiver cerca de duas horas restantes, pode assistir à gravação do discurso de abertura da WWDC em toda a sua glória aqui:
E aí, o que você achou dos anúncios do WWDC 2021?