WhatsApp prepara proteção de backups com senha
Em meio às preocupações de privacidade e segurança com o WhatsApp, o aplicativo se prepara para finalmente oferecer a opção de criptografia para os backups do histórico de mensagens e mídias. A novidade foi revelada pelo site WABetaInfo, que publicou imagens da tela de definição de senha no Android e iOS.
- Backups na nuvem poderão ser protegidos com senha;
- Recurso protege tanto mensagens quanto fotos, vídeos e áudios;
- Senha protege contra o acesso por terceiros.
O uso da senha para criptografar o backup dificulta que terceiros — inclusive o próprio WhatsApp/Facebook — acessem os conteúdos das mensagens e arquivos, mas requer que o usuário lembre da combinação definida ao restaurar os dados em outro smartphone.
Atualmente, apesar de oferecer criptografia de ponta-a-ponta para o envio de mensagens e arquivos, as cópias feitas na nuvem — tanto no iCloud quanto no Google Drive — não são protegidas com senha, o que permite a leitura por qualquer pessoa com acesso ao backup.
Processo em teste
Ainda em desenvolvimento, o WABetaInfo publicou fotos das telas provisórias para o recurso. Nelas, o WhatsApp informa que a senha será usada para criptografar todos os futuros backups. A definição da senha exige a confirmação do número de telefone, e então uma combinação de pelo menos oito caracteres.
Backups locais
Segundo o site, a mesma senha deverá ser usada para proteger os backups locais no sistema Android, gravados no armazenamento interno do celular, com a mesma exigência da senha durante a etapa de restauração.
Apesar da publicação das telas com aparência final tanto no Android quanto no iOS, a opção de criptografia com senha dos backups na nuvem não tem previsão de lançamento.
Fonte: WABetaInfo (Twitter)