Enquete: ainda vale esperar pela volta da Nokia ao Brasil?
Quem se lembra da Nokia? Quase todo mundo, por assim dizer. A lendária marca finlandesa ainda vive pelas mãos da chinesa HMD Global, que vende produtos Nokia na Ásia e em países selecionados da Europa. Há poucos meses, o executivo da fabricante, Sebastian Ulrich, disse que alguns celulares chegariam em mercados emergentes, como na Índia, a partir do segundo semestre do ano passado, sem mencionar o Brasil. Será que ainda vale esperar pela Nokia? Faria alguma diferença?
Quem acompanha o mercado mobile de perto sabe que a Nokia adotou uma estratégia mista de lançamentos, algo semelhante ao que a Samsung faz misturado com aquilo que temos na Motorola. Por um lado, a fabricante lança vários produtos em um único semestre: mais de 15 smartphones foram lançados em menos de dois anos de operação. O segundo ponto é que a estratégia adotada pela empresa segue a lógica do Android quase puro, com poucas alterações, incluindo no portfólio alguns modelos com Android One, algo "by Moto".
Ao menos nos países onde a marca está presente, existe um compromisso forte em manter seus produtos atualizados mesmo com os constantes lançamentos. Para os Nokia 6 e 5, por exemplo, a HMD resolveu liberar pacotes de segurança mensais antes mesmo do Google liberá-los para smartphones Nexus e Pixel. Já no que toca o hardware, temos outros pontos fortes e característicos do passado da marca, como as famosas lentes Zeiss e o software de câmera com modo manual avançado.
Apesar desses esforços, é bastante nítido que os aparelhos da empresa ainda não geraram o buzz que muitos estavam aguardando, inclusive somente com lançamentos mais recentes a Nokia começou a se alinhar com as tendências do mercado, como bordas frontais finas, câmera dupla, notch na tela, entre outros. Como exemplo disso temos o recente Nokia 8 Sirocco. Em janeiro, por exemplo, o Nokia 2 foi lançado com apenas 1 GB de RAM e 8 GB de armazenamento.
De modo geral, apesar do hardware bem equipado, os smartphones Nokia ainda não caíram no gosto chinês, visto que o público europeu é o que melhor tem recebido os lançamentos da marca. Parte desse "desânimo chinês" pode estar no software pouco atraente e que não compete em pé de igualdade com OxygenOS, MIUI e TouchWiz, opções que atendem melhor o perfil asiático.
Pessoalmente, para o público brasileiro, vejo que existe espaço para Nokia dentro do público da Motorola e da LG, por exemplo, mas confesso que seria bastante difícil competir com essas marcas maiores sem algum diferencial ou extras, seja em termos de hardware ou software. O que você acha?
Participe nos comentários também!
Cadê Nokia no brasil
Como assim esperar pela volta da Nokia ao Brasil? Já tem vários sites que vendem esses modelos recentes. Talvez não seja de maneira oficial, mas tem.
A questão não é ter formas alternativas de se adquirir um aparelho da HMD.
E sim que a presença da HMD no mercado mobile brasileiro, feito do jeito certo, atrairia o público leigo (que é o mais importante), que geralmente ou só compra Samsung ou Motorola.
Sim. Fora a questão do suporte. Se a empresa está no país, é bem mais fácil.
Se a Nokia tiver preços competitivos, será sempre válido, é importante o consumidor ter opções e não ficar restrito as mesmas fabricantes de sempre.
a volta da Nokia tornará ainda mais complicado a sobrevivência da LG no ramo de smartphones no Brasil.
Como ainda não temos aparelhos no Brasil com Android One, então sim, a nova Nokia faz falta no Brasil.
Acho que vale muito a pena,se for olhar o passado da Nokia. Se manter os padrões de antigamente,sim eu compraria.
Primeiro que a HMD Global é Finlandesa e não Chinesa. Segundo, os celulares da Nokia foram sim bem recebidos pelo público chinês.
n95, n8, 701, e7 ... Hoje em dia qnd nao os uso como despertador, utilizo como mp3 player durante as atividades físicas.
Faz falta,o pior que nao vem para o Brasil,Nokia e sinomino de qualidade nao importa se a HMD Global esteja usando a marca Nokia.
quero Huawei w Xiaomi no brasil, qualidade e preço
Particularmente eu não compraria. Levo a saúde da empresa em consideração, pois ao meu ver isso Também influência em atualizações, depreciação, suporte e pós venda.
A empresa acabou de alcançar o valor de mercado de 1 bilhão de dólares.
Gostaria de ver de forma oficial no Brasil: Nokia, Huawei, Xiaomi, Oneplus, Vivo e muitas outras.
Mas a graça dessas marcas é oferecer muito por um preço próximo do justo. Vindo pro Brasil iria cobrar caro como quase igual as demais que até você não iria querer. Prefiro esses aparelhos na importação mesmo.
Motorola não usa Android One, o Android da Motorola tem algumas modificações, então dizer que o Android One é a mesma coisa da Moto está errado, o Android One é um programa da Google, e esses dispositivos participantes tem 2 anos de atualizações mais 3 anos de patchs de segurança, coisas que nem existe na Motorola ou outras empresas nos dispositivos intermediários e de entrada. Então revisem o texto antes de postar coisas inexistentes!
E outra coisa, a HMD não é chinesa e sim finlandesa!
A Motorola lançou o X4 como Android One nos EUA. Então sim, a empresa tem modelos dentro desse programa, apenas não no Brasil
Mas o Moto X4 daqui não é Android One, somente o vendido na operadora da Google(Project Fi)!
N73, N95,N8 Bons tempos.....