Existem vantagens nas bordas curvas da tela do LG G6?
O LG G6 foi anunciado há cerca de duas semanas, e já deu tempo da variante norte-americana chegar até a nossa redação. À primeira vista, o que chama a atenção é a tela do dispositivo, precisamente as laterais curvas do display. Será que a tela do LG G6 possui uma função maior do que apenas ser diferente das demais?
A ideia da LG com a tela do G6 ficou clara na apresentação do aparelho: colocar no mercado um smartphone que possa exibir mais conteúdo na sua tela. Isso acontece porque o aparelho vem com um display mais longo, que oferece uma escala de 18:9, e não de 16:9, como a maioria dos smartphones que temos hoje disponíveis nas lojas. Contudo, isso nem sempre vai acontecer.
Para que um recurso de tela como este funcione 100%, necessariamente, não depende apenas da LG. Ou seja, o YouTube vai, por exemplo, manter a proporção padrão mais conhecida do mercado em seus vídeos, que é a de 16:9. Bom, pelo menos até o momento ainda é assim.
Contudo, a LG já tem o suporte de serviços como Netflix e Amazon, que já permitem usar a escala de 18:9. Para tanto, basta o usuário do G6 ativar algo chamado "Dimensionamento de aplicações", como mostram as capturas de tela abaixo. Cada vez que você utilizar um app que ofereça o suporte para o formato 18:9, um ícone aparecerá no canto da tela identificando que tal serviço pode usar este recurso, também denominado como FullVision.
Logo, não é um mistério que, enquanto o padrão mais usado for o 16:9, os proprietários do LG G6 contarão apenas com apps e serviços nativos da fabricante ou de seletos parceiros para aproveitar as vantagens da proporção 18:9. Alguns exemplos são a maior visualização de conteúdo na tela, bem como o uso do aplicativo da câmera que, no modo "Quadrado", permite usar metade da tela para ver a imagem que está sendo capturada e, ao mesmo tempo, ver rapidamente a prévia da foto ou vídeo.
Vale lembrar, no entanto, que o padrão 18:9 vem sendo usado em outras áreas, em especial na indústria cinematográfica. Isso significa que muito em breve essa escala deverá ser adotada como o novo standard do mercado. Logo, a LG está à frente da maioria das fabricantes, mas não será a única a oferecer tal opção, visto que a Samsung deve optar por uma nova escala nas telas dos novos Galaxy S8, que podem chegar no formato 17:9 (um meio termo realmente estranho).
Por fim, minha experiência com este novo formato em uma tela de celular, como a do LG G6, foi muito boa. Em um primeiro momento foi difícil entender a dinâmica do aparelho. Mas ao perceber como usar os serviços que usufruem deste recurso, preciso dizer que queria ver todos os novos smartphones usando a escala 18:9 a partir de hoje!
Existem vantagens nas bordas curvas da tela do LG G6?
Porém, este artigo se refere às vantagens proporcionadas pelas bordas curvas da tela, e o fato de termos a escala 18:9 não está diretamente ligado aos cantos arredondados do display. Logo, qual a vantagem em tê-las?
De acordo com Ian Hwang, designer de produto da série G, essa escolha foi feita em prol de uma maior resistência da tela a quedas. Isso mesmo, os testes internos da LG mostraram que a maior parte do impacto de uma queda se dá nas pontas da tela. Assim, se os cantos da tela são curvos, o impacto causado sobre ela será menor, fazendo que a chance de ter o vidro do display quebrado seja menor.
A equipe de testes da LG afirmou que, após 50 ciclos de teste de queda do aparelho, o G6 conseguiu ter um resultado funcional em 70% das vezes, enquanto dispositivo concorrentes sofreram rachaduras na tela em 100% das quedas. Mas claro, não pude realizar este teste para confirmar qualquer resultado, mas minha experiência diz que, necessariamente, um smartphone não vai ter a tela rachada sempre que cair no chão.
Outro motivo levantado pela nossa equipe, é o fato de que podemos ter uma pegada melhor do G6 com a tela com as bordas curvas, o que não aconteceria se a fabricante tivesse optado pelo design dual-edge, como o do Galaxy S7 Edge. Assim, o efeito gerado quando estamos consumindo algum tipo de mídia, como um vídeos, em teoria deveria ser praticamente o mesmo.
E aí, você achou a opção da tela curva no LG G6 uma boa escolha? Acha que pode realmente salvar a tela em caso de quedas?
pqp só tijolo levar isso no bolso não tem como!
eu não entendi foi bulhufas disso... não vi vantagem nenhuma, mas enfim...
Só saberei quando tiver ele em minhas mãos... Testarei e direi minha opinião!
Faz sentido. As janelas de aviões são arredondadas para favorecer a resistência da estrutura. O mesmo princípio pode se aplicar as telas dos celulares.
canto arredondado apoiado, celular rolar quando cair no chão ideia show.
Só mesmo com um LG G6 na mão para eu poder fazer um review da minha parte e responder este comentário...
Mas sem tacar ele no chão!!!
Pff pra mim to cansado de LG, Samsung, Sony, Xiaomi, Motorola, sempre muito parecidos. "Acho que ja tenho certeza de final do ano migrar pra IOS"
Já fiz isso amigo e não me arrependo! Tô com um iPhone 6 Plus de 128gb, rodando macio e bateria durando quase dois dias de uso intenso!
É isso que eu pretendo na próxima troca. 6S Plus ou 7. Esses dias precisei de um app de captura e edição de video chamado ACapella e conheço o programa pro IOS, baixei pra Android mas é muito limitado comparado a versão pra IOS. E não foi só esse, ja vi vários apps com várias limitações quando se trata do mesmo app pra plataforma Android. E vamos ser sinceros a Google não ta nem aí pra dar uma boa faxina na Play Store.
Antigamente (até anos 90) a maioria das TVs populares possuíam as telas de tubo curvadas e com os cantos arredondados. Aí veio a evolução e a revolução das telas planas e com cantos totalmente retos, afim de exibir mais conteúdo. Daí vem as fabricantes de smartphones "inovando" com telas curvadas para fora e bordas redondas, o que pra mim é um contrasenso e até retrocesso. Sem contar o formato 18:9 que é apenas uma "perfumaria" já que 99℅ dos conteúdos atuais tanto no YouTube quanto em qualquer site de streaming usa a proporção 16:9, pois as câmeras mais usadas, mesmo as 4K usam sensores 16:9 Widescreen.
Por isso tudo, creio que (felizmente) essas serão modas que irão passar, assim como a moda do 3D está passando.
Amigo, a questão das telas "curvadas" das televisões de tubo não tinham função alguma. Na realidade, era uma limitação da tecnologia da época que não haviam como fazer algo plano até então. É relacionado ao tipo de tecnologia empregada. Com a possibilidade do uso do LCD em televisores, isso mudou. Agora, telas planas com cantos arredondados são sim uma evolução, pois diminuem em muito o risco da mesma quebrar em uma queda. Quando os cantos são arredondados, o impacto é distribuído por todo o vidro, é simplesmente física. Por outro lado, sem cantos para proteger, essas telas possuem muito mais facilidade de sofrer arranhões!
Será que não vai dar incompatibilidade com alguns jogos por causa do tamanho da tela ser diferente?
Provavelmente não. A tela será ajustada e ficará com as bordas pretas, igual quando é exibido conteúdo em proporção 4:3...
Nunca saberei... :)
Esse LG G6 me parece promissor!
Todas as fabricantes de smartphones deveriam investir no 18:9 ai o youtube muda . Mais ja foi confirmado que por enquanto a Sony não vai então menos uma .
O s8 virá com proporção 17:9. Algo vai mudar no futuro!
Hoje em dia os smartphones tops de linha estão num patamar muito bom de desempenho e especificações. O que difere um do outro as vezes é pouca coisa.
No fim das contas acaba compensando comparar design pra escolher, a LG na minha opinião pecou no design do G5 mas se redimiu muito bem no G6 nesse quesito. Pena que a interface deles ainda não me atrai...
Na verdade com um desmonte do aparelho dá para se perceber que a própria tela internamente tem os cantos arredondados. Já vi vídeos em que o aparelho foi desmontado que essa featuring realmente é física e não é só aparência. Como o próprio display é arredondado realmente essas quedas não tem impacto na tela, mesmo de quina, só de frente, obviamente.