Review do Xperia XZ1: Android atualizado num design ultrapassado
A Sony apresentou dois dispositivos durante a IFA 2017, o Xperia XZ1 e o Xperia XZ1 Compact. O modelo maior tem tela de 5,2 polegadas e é uma versão revisada do Xperia XZ. A fabricante já anunciou o preço e a chegada do dispositivo no Brasil, ao mesmo tempo em que garantiu que o Compact, infelizmente, não vem.
Prós
- Android atualizado
- Ergonomia
- Desempenho
Contras
- Design ultrapassado
- Sem acessórios premium
Sony Xperia XZ1 – Data de lançamento e preço
Anunciado pela Sony na IFA 2017, em setembro, o XZ1 chegou ao Brasil em meados de outubro com preço sugerido de R$3.799 nas cores preto, azul e rosa.
Sony Xperia XZ1 – Desenho & Qualidade de Construção
Nos últimos tempos, tem sido cada vez mais difícil não falar mal do design da Sony. Ainda que existam vários acertos, como o sensor de impressão digital na lateral ao invés de na traseira e as laterais arredondadas que encaixam bem nas curvas da mão, é impossível ignorar que há anos vemos aparelhos com o mesmo design nas lojas. Esse, talvez, seja um dos motivos pelos quais a Sony Mobile vem perdendo tanta fatia de mercado no Brasil e no mundo.
Aqui, vale uma anedota: no início do ano, quando estive na MWC conversando com a analista de mercado do Gartner, Annette Zimmermann, fui questionada sobre meu interesse na Sony. Segundo ela, mundialmente, não se fala mais em Sony. Eu argumentei que no Brasil eles ainda eram uma marca mais conhecida do que Huawei, que cresce em vários mercados lá fora e que ela citava com frequência, mas mesmo assim ela não quis comentar as novidades da japonesa porque simplesmente acompanha menos do que as demais.
E o principal problema do design da Sony não é só a insistência nesse design que eles chamam de icônico, mas sim o que as correntes estão fazendo com a tela nos últimos tempos: tela curva, tela infinita, tela no aspecto 18:9... ou seja, mais tela, menos borda, enquanto a Sony segue com a parte frontal com bordas que parecem cada vez mais enormes.
Se você olhar separadamente para os smartphones da Sony, eles não são feios. Esse XZ1 que eu testei é inclusive bonito, adorei a cor rosa no alumínio – fortalecendo o clichê de que mulheres gostam de celular rosa, eu sei. E se você olhar só a parte traseira provavelmente também vai gostar. A Sony trabalhou alguma coisa no seu design "atemporal", como eles gostam de dizer, para adaptar as antenas. Como resultado, existem dois riscos em forma de U nos lados esquerdo e direito do aparelho, o que deixou o aparelho mais jovial, mas que não o salva da sua aparência de datado.
Por outro lado, é preciso reconhecer que a empresa trabalhou na espessura do dispositivo, que está mais fino e garante um melhor manuseio do que seus antecessores. Outra diferença é que ao lado do sensor traseiro da câmera Motion Eye existe a indicação do NFC junto o flash LED. Todos os botões, incluíndo o sensor biométrico, estão localizados do lado direito do modelo e, seguindo o padrão Sony, temos um botão dedicado a câmera que é bem legal. Do lado esquerdo está o slot para o microSD e o SIM, que devem ser bem fechados para que o dispositivo possa cai na água, visto que o XZ1 tem certificação IP68. Aqui, porém, mais um defeito: o XZ1 não é Dual SIM.
Mas a verdade é que em tempos de câmeras cada vez mais próximas, a briga mesmo é entre design e bateria, e muito embora o Moto Stamina seja legal e tal, ele é tão antigo quanto o design da Sony e já não vende mais como antes.
Sony Xperia XZ1 – Tela
O Xperia XZ1 tem tela de 5,2 polegadas e resolução Full HD que suporta o HDR. A proteção contra riscos e arranhões é o Gorilla Glass 5. À primeira vista, o visor LCD se mostrou brilhante e com ângulo de visão estável. O suporte ao HDR requer conteúdo apropriado e, felizmente, a Amazon Prime e o Netflix já oferecem conteúdo com esse padrão.
Os 1920×1080 pixels do Xperia XZ1 não ficam devendo em nadas para seus colegas de portfólio, até porque, vale lembrar, a Sony também faz TV e tem bastante conhecimento em tecnologias ligadas à imagem. Inclusive, a marca afirma usar a tecnologia da TV BRAVIA no Xperia XZ1 para entregar mais cor e contraste, incorporando HDR (High Dynamic Range). Na sopa de letrinhas da japonesa, temos ainda o display Triluminos, o X-Reality e Dynamic Contrast Enhancer, tecnologias que trabalham juntas para fornecer imagens nítidas, detalhadas e brilhantes no smartphone.
E, para finalizar, não poderíamos deixar de falar do quão pouco a tela ocupa da parte frontal do smartphone: ~68.6%.
Sony Xperia XZ1 – Características Especiais
A característica especial do XZ1 é na verdade uma tecnologia ligada à câmera Motion Eye: um algoritmo interno, próprio da Sony, para a digitalização de objetos 3D. Com ajuda dele e do app 3D Creator que já vem embarcado no smartphone é possível capturar objetos e pessoas em 3D usando os quatro modos de escaneamento previstos: cabeça, facial, alimentos e forma livre.
Talvez para quem trabalha com arquitetura e decoração essa seja de fato uma característica especial – ou para quem tem uma impressora 3D em casa, como sugere a Sony —, mas fato é que para o usuário comum acaba não sendo tão legal assim porque o processo é um tanto quanto trabalhoso. Depois que você pega o jeito, o processo todo acaba levando cerca de 1 minuto para ser finalizado como afirma a empresa, mas são tantas as condições e tantos os treinos necessários para conseguir usar os quatros modos que a brincadeira acaba perdendo a graça.
Para realizar o processo é preciso estar em ambientes fechados, sem grandes reflexos e incidência direta de sol ou de luz que possa causar sombra. É importante que o objeto não tenha brilho e que se evite pessoas em movimento atrás do objeto escaneado. Ou seja, em muitas condições normais de temperatura e pressão o processo não consegue resultados tão rápidos e principalmente divertidos como os Animojis do iPhone, por exemplo. Sim, ponto para a Apple.
Sony Xperia XZ1 – Software
Aqui, um ponto bem positivo e do qual a Sony deveria se aproveitar: a empresa japonesa é uma das poucas a correr com as atualizações do Android e quando o XZ1 começou a ser vendido ele já estava com o Android 8.0 Oreo disponível. Para quem gosta de aparelhos atualizados em termos de software, é certamente uma vantagem.
E verdade seja dita, a interface de um Sony melhorou muito nos últimos tempos, com menos widgtes e menos aplicativos próprios embarcados, mas ainda com muitos programas que duplicam os apps do Google. Já instalados são Criador de 3D, Música, Álbum, Vídeo, Movie Creator, Spotify, Efeito de realidade aumentada, What's New e o sempre onipresente, tanto quanto o design, o Xperia Lounge.
E se além de trazer a versão mais recente do Android a Sony apostasse num Android Oreo mais puro poderia ser um diferencial e tanto entre os aparelhos topo de linha.
Sony Xperia XZ1 – Performance
Com relação ao desempenho, a Sony otimizou a memória RAM do dispositivo. São 4GB de RAM, contra 3GB de Xperia XZ, que trabalham em conjunto com o processador Snapdragon 835 (4x2.35 GHz Kryo & 4x1.9 GHz Kryo) e GPU Adreno 540. Vale lembrar que a plataforma 835 vem equipada com modem X16 LTE, projetada para fornecer velocidades rápidas de downloads de até 1Gbps, mas que essa tecnologia ainda não funciona no Brasil.
Em termos de performance, todos os modelos da série Xperia XZ são semelhantes e concorrem bem com as demais opções de topo de linha do mercado, como o Galaxy S8, por exemplo. De armazenamento, o Xperia XZ1 oferece 64 GB, expansível até 256GB via microSD – a gaveta dos chips, aliás, é bem frágil. As transferências de arquivos são rápidas graças à conexão USB 3.1 na entrada Type-C.
Nas duas semanas em que usei o dispositivo como sendo meu não tive problemas: nenhum travamento, fluidez para abrir e fechar aplicativos, rolar páginas e para acessar câmeras. Eventualmente algum app trava, na maioria das vezes o Instagram, e eu já me convenci de que o problema é do app do Facebook, e não da maioria dos aparelhos.
Sony Xperia XZ1 – Áudio
Aqui, novamente uma sopa de letrinhas. Isso porque o Xperia XZ1 vem equipado com uma tecnologia Hi-Resolution Audio e com o DSEE HX, que promove o upscaling do conteúdo para que a música chegue aos ouvidos em Hi-Res. Os alto-falantes estéreo, um na borda superior e outro na borda inferior – bom, talvez seja para isso que sirvam bordas tão grandes – contam com S-Force Front Surround, uma tecnologia que promete 50% mais de pressão de som do que os modelos Xperia anteriores. Além disso, a tecnologia de cancelamento de ruído digital (DNC) embarcada reduz o ruído exterior em até 98% segundo a fabricante. Na caixa, porém, nada de fones de ouvido apesar da entrada estar presente, nem básicos nem do mesmo nível das tecnologias de áudio do smartphones. Uma pena.
Sony Xperia XZ1 – Câmera
A câmera Motion Eye está presente no Xperia XZ1 e tem 19MP e, novamente, oferece o modo SuperSlow a 960 quadros por segundo graças a memória integrada. Como se para compensar o fato de não ter uma câmera dupla, o software vem com recursos bem interessantes, como autofoco híbrido e o novo aplicativo de scanner 3D que mencionamos ali em cima. A Sony é uma das grandes fornecedoras de módulos de câmera no mercado mas, segundo uma conversa que o AndroidPIT lá de fora teve com executivos gringos da marca, a câmera Motion Eye está reservada exclusivamente para a linha Xperia e isso deve durar ao menos mais 12 meses.
Além disso, em termos de software, o XZ1 traz uma nova captura preditiva que inicia automaticamente o armazenamento de imagens quando detecta movimento. Assim, é possível encontrar o momento em que o usuário teria perdido dentro de uma seleção de até quatro imagens. De forma geral, a câmera não decepcionou. É preciso dizer que além da digitalização de objetos 3D e do SuperSlow, a câmera principal tem Zoom digital de 8x, faz fotos HDR, gravação em 4K e traz a tecnologia SteadyShot com modo Ativo inteligente, de estabilidade de cinco eixos.
Por fim, o Xperia XZ1 herdou a câmera frontal do XZ Premium, de 13 megapixels, com um sensor de 1/3 e um flash para que se obtenha fotos com qualidade em qualquer condição de luz. No entanto, o truque de software envolvendo duas distâncias focais diferentes para selfies não está disponível no XZ1. Uma pena em tempos de modo retrato.
Como quase sempre, as câmeras da linha Xperia seguem sendo com uma das melhores do mercado. Boas o suficiente para não faz feio frente à concorrência, mas a cada ano que passa mais longe de serem fatores decisivos de compra. Antigamente, smartphone Sony era sinônimo de câmeras acima da média, hoje está mais para design antigo.
Sony Xperia XZ1 – Bateria
A Sony equipou o Sony Xperia XZ1 com uma pequena bateria de 2.700 mAh, que é praticamente a mesma do XZ1 Compact. Ela dá conta de um dia e o Modo Stamina segue sendo como uma das melhores soluções de economia de energia do mercado, mas não dura mais do que um dia, um dia e 1/4. Provavelmente porque ela não é muito grande.
Suas tecnologias de carregamento, Battery Care e Qnovo Adaptive Charging, ajudam a bateria a se manter saudável para dar uma vida útil mais longa para a bateria e para o aparelho, uma pena que o carregador compatível com o carregamento rápido não vem na caixa de fábrica.
Sony Xperia XZ1 – Especificações Técnicas
Veredito Final
O Xperia XZ1 vai agradar os fãs da Sony que acham o XZ Premium muito grande e o XZ1 Compact, bem, ótimo mas que por aqui não uma opção. Como a Sony oferece os dois com o mesmo hardware e software aqui no Brasil, a escolha final é mais uma questão de tamanho. É claro que outros fatores são acrescentados nessa escolha, como o preço, que geralmente costuma ser alto. Ao menos, a Sony está entregando o dispositivo com a mais recente versão do sistema, diferente do Note 8 ou de outros lançamentos que aconteceram nas últimas semanas.
Para os fãs de Sony, se é que eles ainda persistem, é uma versão mais atualizada do Xperia, não apenas com o último Android, mas com pequenas mudanças no design, como as antenas que viram um, e uma espessura menor. Mas se você estiver atrás de mais mudanças de design, bem, vá de rosa ou de outra marca. Agora, se o seu ponto é bateria, vale dar uma chance, a eficiência de um Sony ainda é alta, mas não sem comprar um carregador rápido compatível.
Esse é interessante pois já tem o PROJETO TREBLE que o Google Pixel 2 possui, por sinal um dos poucos.
Sony lança o mesmo celular com algumas incrementacoes a cada 6 meses.
De celular descartável já basta os da Samsung... Sony é a rainha de falha no touch screen.
Passo é longe disso aí.
👎
Ótimas especificações!
Mas a bateria? 🤔
Outra coisa que virou tendência por aí : bateria cada vez menor em prol de design, queria só ver até onde vão poder se apoiar na muleta da otimização.
tendencia em paises onde as "marca boa" deitam e rolam encima dos inocentes ou fanboys né, varias marcas não conhecidas tem varios aparelhos com baterias bem grandes
Gosto desse dedign, só diminuir as bordas na vertical pra ficar show, o preço que é um absurdo.
Ultimamente penso que a melhor linha de smartphones (não o melhor modelo) é a linha Moto Z/Z play da Motorola. Ela é a única que podemos melhorar o celular de diversas formas, sei que os snaps são caros mas é um fato que poder melhorar o celular com eles é muito bom. E hoje em dia dá pra comprar um Moto Z2 force por um preço preço bom, talvez até mais de mil reais mais barato do que esse Sony, com câmera dupla, um pouquinho mais de bateria e dependendo da sorte consegue um módulo de bateria, isso sem contar com um design um pouco mais atual do que o da Sony.
Eu só quis mesmo falar da linha Moto Z, principalmente do Z2 force, pq esse celular da Sony por melhor que seja está ultrapassado até pela Motorola que é uma marca que demora pra entrar nas modas de mercado e mesmo assim já tem até câmera dupla e nesse Sony não, apesar de terem um sensor junto com uma tecnologia de foco excelente.
3799 nesse aparelho? Só fã da Sony vai comprar! Se a Samsung voltasse no tempo do S5 (plasticão) eu acho que o S6, S7 e S8 (lançados até hoje) seriam imortalizados por mim! Por mais fã que sou da Sammy não compraria um S10 feito em plástico (vamos supor que acontecesse isso)! Por que a Sony não tenta ganhar mais adeptos poxa! Atualize-se!
Que é um aparelho incrível, eu não tenho dúvida. Mas chega até a ser covardia colocar um XZ1 do lado de um S8. Vai parecer comparativo de um celular atual com um de alguns anos atrás. Bom desempenho, Câmera e atualizações, são ótimos e isso o Sony tem de sobra. Mas beleza nesse nesse mercado, é algo fundamental...
Tem um bom Hardware e software atual! Mas só!
Já sei beleza rsrs...
Concordo Leandro, não adianta ficar nessa filosofia e achar que não precisa mudar o design.
O mercado hoje vive de tendências, principalmente o de eletrônicos, quem não seguir a onda fica fora da preferência esmagadora dos consumidores!
Se renove ou fique nos Playstations msm
Me pergunto como a sony pode ser excelência no segmento PlayStation e continuar fazendo celulares como esse.
que falta de criatividade, fundo de tela do iphone.
Sony tinha tudo pra ser gigante nos smarts, mas não né... E olha que essa é a empresa responsável pelo ícone Sony Ericsson Walkman. É bem triste ver como esse design ultrapassado definitivamente não condiz com o preço cobrado. Quero pagar por um produto que justifique o preço, e não pelo nome que atualmente não tá dizendo muita coisa.
Isso, de que adianta o aparelho ter tantas qualidades se e é feio. Ainda mais custando caro....
Os smartphones mais horríveis do mundo.
O design dos aparelhos da Sony é bacana, mas peca no aproveitamento do painel frontal com a tela, que é péssimo. Aparelhos da Sony não têm borda, tem "bêra"...