O Snapdragon 810 e a verdade: não caia no golpe de marketing da versão melhorada!
O processador Qualcomm Snapdragon 810 é conhecido pelos seus problemas de superaquecimento e o consequente underclocking. O HTC One M9 foi um dos primeiros aparelhos lançados com este chipset da Qualcomm. Agora, fabricantes com a OnePlus alegam ter uma versão melhorada do Snapdragon v2.1, a qual não irá superaquecer. A HTC contra-ataca alegando que isso não passa de estratégia de marketing, e a LG sugere o mesmo. Afinal, quais são os mitos e as verdades sobre o Snapdragon 810 v2.1?
Smartphones lançados no começo do ano apresentaram problemas de superaquecimento, e o processador neles integrado ficou com uma espécie de estigma. Para evitar críticas antecipadas, a OnePlus afirmou que o sucessor do OnePlus One chegaria com uma nova versão do Snapdragon 810, e por isso estaria livre dos problemas conhecidos. A questão é que dispositivos como o Sony Xperia Z3+ já contam com o Snapdragon 810 v2.1, e mesmo assim sofrem com o superaquecimento.
A HTC e a LG contra-atacam
Agora o Diretor Global de Comunicações da HTC parte para o ataque no Twitter. Jeff Gordon afirma que todas as fabricantes receberam um único processador da Qualcomm, e que a diferença está apenas no firmware do chipset. Em outras palavras, não procede sugerir que fabricantes como a OnePlus ou a Xiaomi tenham recebido uma versão melhorada do Snapdragon 810.
The truth, according to what Qualcomm tells me, is virtually all OEMs who've announced devices with Snapdragon 810 are currently using v2.1.
— Jeff Gordon (@urbanstrata)
15. Juli 2015
Questionada pela nossa equipe, a LG também reagiu às afirmações da OnePlus. A sul-coreana não fez a menor questão de ser diplomática: “Até onde sabemos, existe apenas um 810. Não é muito inteligente dizer aos consumidores que se possui um produto melhor do que a concorrência. Em alguns casos isso é verdade. Mas não neste caso”.
A Sony nos confirmou que o Xperia Z3+ roda com a versão 2.1 do Snapdragon 810. Contudo, a fabricante não quis informar se trata-se no caso de um novo software ou um novo chip físico.
Qualcomm esclarece o caso
Entramos em contato com a Qualcomm, e seu Diretor Sênior de Marketing nos confirmou que, de fato, existe apenas um Snapdragon 810, e que as fabricantes usam apenas softwares diferentes. Esse software controla o processador e é responsável pela distribuição de tarefas nos diferentes núcleos, pela velocidade da frequência, etc.
Cabe a cada fabricante escolher a versão do software que irá comandar o processador, e também fazer os ajustes necessários para cada dispositivo. A HTC e a LG já distribuíram diversas atualizações de manutenção para seus aparelhos rodando com o 810, o HTC One M9 e o LG G Flex 2. Elas realizaram o chamado throttling (uma regulação rápida da frequência no chipset). A Sony também está realizando atualizações para mitigar o problema de superaquecimento e consequente travamento do aplicativo da câmera:
O problema permanece
A conclusão que tiramos dessa novela é que o Qualcomm Snapdragon 810 possui um grande problema de superaquecimento, e que existe apenas uma versão do chipset. Seu software de controle é que pode variar. Portanto, quando você ler que certo dispositivo roda com o Snapdragon 810 v2.1, isso não significa que terá uma nova versão otimizada do chipset, e sim um novo software. Esse novo software também pode ser instalado via atualização OTA nos dispositivos com a versão anterior. Ao menos no caso do Xperia Z3+, contudo, a v2.1 não foi suficiente para solucionar o superaquecimento.
Eu não comprei aparelho nenhum com esse processador, o que tinha era o S4 GT9505 com o Snapdragon 600.
O nexus 6P conta com o Snapdragon 810. Espero que quando ele chegar ao Brasil, se ele chegar, não tenha esse tipo de problema.
Será que o 810 sempre esquenta? Será que o simples fato de um dispositivo vir com o 810 indica que ele já está condenado?
Assisti a um review no canal do Youtube chamado "Geekyranjit" do One Plus 2 rodando jogos e com a medição de temperatura durante e no final do teste. O titulo do vídeo [já que não posso postar links :( ] é: "OnePlus 2 Gaming Review with Temp Check".
Ele chegou a 44,5.
Comparável a um Moto G 2014! Titulo: "Moto G 2nd Gen Gaming Review with Heavy HD Games". (Mesmo canal: "Geekyranjit")
Você já ouviu falar que o Moto G 2 tem problemas com aquecimento excessivo? Eu tmb não!
Conclusão: As respostas as perguntas do início são: Não e não!
Vou pegar minha pipoca e esperar o Buzz ver o comentário para o espetáculo começar.
kkkkkkkkkkkk
Pô porque não me avisou que teria vindo antes...
Filho aparelhos com 810 não esquentam externamente, pois foi aplicado neles o o "throttling" que é um software que reduz progressivamente o desempenho, se você estressar demais um aparelho com esse SOC o desempenho fica uma MERD@.
Provas
www.youtube.com/watch?v=8kWQEDCgBqY(6:20)
cdn.arstechnica.net/wp-content/uploads/2015/04/Snapdragon-810-throttling-3.002.png
cdn.arstechnica.net/wp-content/uploads/2015/04/Snapdragon-810-throttling-2.004.png
Primeiramente, não sou seu filho... Sinceramente pra mim vc não provou NADA! Eu não disse que o 810 não tinha ou não teve problemas de superaquecimento. Minha colocação foi pontual. Falei sobre One Plus 2 e seu desempenho excelente no vídeo que eu citei. As "provas" que vc citou simplesmente foram apresentadas no 'caso errado'... Suas provas não desfazem as minhas.
Ok então.
www.youtube.com/watch?v=HxYvjaWCDX0
Problema resolvido, como tu pode ver quando o cara realizou essa bateria de testes consecutivos no aparelho ele estressou o SOC, olhe o ultimo bench, ele fez 1883 pontos no multi core, mas sua pontuação "media" quando está frio é 4046 pontos
browser.primatelabs.com/geekbench3/3174336
Viu? houve um perda MONSTRUOSA de desempenho igual o que acontece no G Flex 2, M9, Z3+ e em QUALQUER outro aparelho com esse lixo de processador.
Mais alguma coisa?
Novamente você não mostrou as provas corretas... Vc mostrou dados do One Plus One. Vou soletrar pra vc: """One Plus 2""", esse foi o review que eu citei!
Olhe direito, esse é o One Plus Two com Snap 810.
No Geekbench apesar de constar "One" é a versão "Two".
Esse aqui é o "One"
browser.primatelabs.com/geekbench3/3209230
O problema é que a Sony usa o Snap 810 em um aparelho de vidro, que qualquer um sabe que não dissipa bem o calor. Tanto que esse foi o motivo da Sammy não usar o Snap 810. Todos processadores modernos de celulares fazem underclock quando começam a aquecer, esses dias saiu um comparativo que incluia desde o Snap 600 usado no S4, até o 810, o chipset considerado o melhor de toda a linha krait da Qualcomm foi o 801.
O vidro agrava mais a situação, mas o problema mesmo está no processador, pois até em smart relativamente grossos e de plastico(G Flex 2) e metal(M9) esse Snap perde desempenho(muito desempenho) por causa desse "underclock" que é conhecido como "estrangulamento térmico", como você mesmo disse todos os SOC's tem isso, porem no 810 ele é BEM mais "agressivo".
A melhor coisa que a Samsung fez foi abandonar a Qualcomm nos seus tops de linha. A Sony é uma ótima marca, mas já tinha problemas de aquecimento mesmo com chips anteriores da Qualcomm, como no Xperia Z2 e Z3.
Vi em alguns sites que até o Snapdragon vai ter problemas do tipo. Espero que não, pois eles diziam que um processador bom só lá pelo Snapdragon 830.
Mas isso não é culpa das fabricantes, parcela de 40% da Qualcomm e 60% da TSMC...
esses 40% da qualcomm por não fazer um bom supervisionamento em seu próprio projeto e não procurar solução para tal, pq ela sabia desse problema, falar que só apareceu depois que foi alocado nos celulares é balela.
60% da TSMC por fazer um produto pífio, 20nm ainda... isso é burrice...
por isso a qualcomm está em contato com a Samsung para produzir seus próximos processadores na fábrica dela. Que hoje produzem SoCs com 14nm...
Culpa da TSMC? Ela já possuía uma litografia menor, com certeza ela ofereceu uma tecnologia menor que os 20nm, mas o custo de produção com certeza aumentaria, o que consequentemente seria mais caro para a qualcomm na hora da compra! Na minha opinião a culpa é única e exclusivamente da Qualcomm por aceitar, não testar e revender um produto assim. E o snap 808? TSMC tem parte nisso mas não veio com esses problemas!
Ihhhh! Sony, a coisa é séria. E, eu que estou pensando em um Snapdragon 800 embarcado num Xperia Z Ultra. É mais para ver filmes e escutar músicas. Alguma sugestão galera?!
Sony NUNCA mais! Tive um Z3 e mal usava a câmera, o celular ficava super quente. O grande problema do Snapdragon é exatamente esse... o superaquecimento. Cansei, troquei pelo Galaxy S6 que usa o Exynos Octacore. Muito melhor, faço tudo nele, inclusive fotos, sem ficar me preocupando com a temperatura do aparelho!
Eita, que a verdade seja dita:
Snapdragon 810 é uma grande piada!
Processador problemático a ponto de comprometer completamente a experiencia de qualquer perfil de usuário.
É só acoplar um coole, pronto resolvi... Kkkk,
Artigo extremamente relevante. Parabéns! Shu On Kwok. Parabéns AndroidPIT. Chega de enfiar "goela abaixo" de nós consumidores produtos que não deram certo. A Qualcomm se ferrou nessa. Como dizem os japoneses; É "Furyo" mesmo.