Os smartphones estão caros. Eis o que você pode fazer sobre isso!
A economia do Brasil está parada, o dólar não está nada barato e você precisa trocar seu smartphone. E mesmo com tudo isso, boa parte das fabricantes que aqui estão insistem em colocar os preços dos seus modelos nas alturas. O que fazer para tentar driblar os valores altos e ter um telefone que atenda as suas necessidades? Tenho cinco dicas que podem ajudar você nessa tarefa.
1. Invista nos chineses “Made in Brazil”
Xiaomi, Huawei, ZTE, Vi/Meizu, Lenovo... as fabricantes chinesas vieram com tudo ao mercado brasileiro, com modelos que trazem design, boas especificações e, acima de tudo, bons preços. Algumas dessas empresas já são mais conhecidas do público, como a Xiaomi e a Huawei, mas vale dar uma olhada nos modelos da ZTE e da Vi/Meizu.
E, claro, se você tiver uma grana a mais, o Vibe, da Lenovo, é o único com tela Full HD e sensor biométrico abaixo dos R$1,2 mil.
Aliás, você sabe que vai acabar tendo um smartphone chinês mais cedo ou mais tarde, né?
2. Invista na compra online
Ok, essa operação exige mais sangue frio e paciência na hora de pesquisar, mas a economia pode valer a pena. Isso porque sites chinês, como o Deal Extreme, oferecem uma variedade gigantesca de smartphones, com as mais diversas marcas e modelos, desde fabricantes chinesas totalmente desconhecidas do público brasileiro, até empresas famosas como Huawei, Motorola e Samsung.
No site, você pode filtrar os aparelhos por marca, número de núcleos do processador, o tipo de rede que o aparelho suporta, o preço e, o mais importante, a opinião dos usuários sobre os dispositivos. Dê especial atenção a isso antes de comprar.
Aliás, confira as nossas dicas de como comprar com segurança em sites como o Deal Extreme.
3. Já pensou em comprar um smartphone topo de linha antigo?
Se as grandes fabricantes não estão colaborando nos preços dos seus aparelhos atuais, há uma saída para quem quer aliar bom desempenho e valores mais camaradas: comprar modelos topo de linha de anos anteriores. Eles trazem boas configurações, design bacana e atendem com folga tudo o que você precisa em um smartphone. Além disso, alguns deles ainda podem receber atualizações do Android.
Entre os aparelhos que você pode dar uma olhada e cogitar a compra estão o Xperia Z3 (Sony), o Moto X 2014 (Motorola), o Galaxy S5 (Samsung) e G4 (LG). Isso, claro, se você fizer questão de usar modelos das fabricantes mais tradicionais.
4. Livre seu atual aparelho de apps e dados inúteis
Entre 2011 e 2015, tive um Galaxy Nexus S que atendeu a tudo o que eu precisava nos primeiros três anos. Mas em 2014, ele já dava claros sinais de “cansaço” e todos os processos que o aparelho rodava demoravam uma eternidade, inclusive os mais banais como fazer uma ligação ou receber e enviar mensagens pelo WhatsApp. E para completar, a bateria não durava nem metade do que costumava suportar.
Como na época a grana estava curta, a solução que encontrei foi mapear todos os aplicativos que eu não usava mais e eliminá-los, além de fazer uma “limpa” nos arquivos, incluído enviar fotos, músicas e (muitos) ringtones direto para o Google Drive.
Em suma, eu quase fiz uma restauração de fábrica no aparelho, mantendo apenas WhatsApp, o Facebook (Lite) e os serviços do Google que mais usava. E deu certo! Meu Nexus S ganhou fôlego extra e ficou comigo por mais um ano, até que eu trocasse por um Zenfone 5.
5. Selecione aparelhos a partir de determinada faixa de preço
Nisso, nós podemos te ajudar. O AndroidPIT traz diversas matérias onde você pode escolher os melhores smartphones a partir de determinadas faixas de preço. Abaixo, você pode conferir quatro delas que podem ajudar o seu bolso.
- Os melhores smartphones Android até 500 reais
- Os melhores smartphones Android até 700 Reais
- Os melhores smartphones abaixo dos 1.000 Reais
- Os melhores smartphones Android até 1.500 Reais
Estava querendo tocar meu Moto X2 mas com essa crise está complicado...
Ainda bem que eu comprei meu J5 numa loja e informática paguei 890 reais no ano passado,esse ano ele está bem caro em algumas loja virtuais e físicas.
Compre celulares usados! Podem custar a metade do preço do modelo novo. E procurando bem, você consegue encontrar em perfeito estado, completo na caixa, até com alguns meses de garantia. Eu tenho um celular que hoje custa 1600 no varejo, 1300 na internet. Eu paguei 750 reais nele, usado, mas completo e super inteiro. Foi o melhor investimento que eu fiz
E eu aqui ainda de galaxy pocket....
Castigo hein.
Boas dicas. Assim não necessariamente precisamos "vender um rim" ou "um olho da cara" para adquirir bons dispositivos a um preço bacana.
Top do ano passado é a melhor solução. Ou quem sabe um usado bem conservado.
Das opções descritas na matéria, comprar o top do ano anterior e comprar chineses são as melhores, mas ainda fico com o top do ano anterior, pois comprar em sites chineses o tempo de espera pra receber o smart geralmente são enooooooooormes, se fosse ao menos 40 dias definido já na compra ok, mas isto não acontece! Então vá de top "antigo" e se possível recorra a sites como OLX, Mercado Livre e grupos de catira no facebook!!!! A pouco tempo peguei um tablet Galaxy Note 10.1 num grupo de catira por um valor consideravelmente ótimo!!!
Eu comprei um xinês e estou satisfeito com ele, P8000 da Elephone, 770 reais!!!
Mas meu ideal é um G4, que na minha opinião, não deve nada pra ninguém!
Qual site? E quanto tempo pra entrega? Porque já vi vários chineses interessantes, mas o lance é o prazo, esperar 4 meses por um smart não rola!!!!
Com certeza um top de linha antigo, igual a comprar um carro zero..
Se a câmera do Vibe fosse melhor eu levaria ele, bem completo por um preço decente, mas minha escolha será um G4!! O que falta nele é somente um leitor biometrico!
Comprei LG G3 com 3 meses de uso no ML por 700 reais, estou satisfeitissmo!
Eis o que eu vou fazer sobre isso: sentar e chorar! E rezar que meu Moto E 2015 aguente o tranco pelo menos até o ano que vem.
2
Sempre prefiro os tops de linha do ano passado, há muito tempo que deixei dessa besteira de gastar uma boa grana em lançamentos....
Sem falar que tops de linha antigos ( eu mesmo comprei o MOTO X 2014 em fevereiro ). Possui hardware suficiente pra suporta apps e jogos atuais e por um bom tempo
Tambem comprei um Moto X 2014 em Fevereiro pro 1.148,00. Super satisfeito
9 dos meus 10 últimos aparelhos foram vendidos para amigos em 10x, fiz um up para outro lançamento.
A melhor coisa é sempre fazer troca. Pega seu smart e oferece em um melhor incluindo um valor em dinheiro. Pronto, sempre troque aparelhos com nf, e locais públicos. Ao menos assim você não gasta muito para ter sempre os tops.
meu z1 tava otimo.....agr a bateria ta ferrando....