Samsung Galaxy S21 FE tem versão com chip Exynos listada no Google Play
Após aparecer no banco de dados de testes do Geekbench, o modelo Exynos do futuro Samsung Galaxy S21 FE foi listado no Google Play Console, catálogo de dispositivos do sistema operacional Android. O registro praticamente confirma a estratégia de diferentes modelos do celular, mas não indica quais mercados receberão cada um deles, detalhe que pode estar escondido nos benchmarks do aparelho.
Resumo
- Galaxy S21 FE é listado no Google Play Console com versões Snapdragon 888 e Exynos 2100;
- Diferentemente de anos anteriores, SoCs registram desempenhos equivalentes no Geekbench;
- Código de produto no Geekbench pode ser pista de que versão Exynos é destinada à Europa;
O Galaxy S21 FE já estava listado no Google Play Console, mas apenas em uma versão equipada com o processador Qualcomm SM8350 — código de produto do SoC Snapdragon 888 — e o código de produto "r9q". A outra versão, identificada como "r9s", é listada com o chip Exynos 2100.
- Leia também: Comparativo de SoCs: Snapdragon 888 vs Exynos 2100
Curiosamente, o modelo Exynos é listado com 8 GB de memória RAM, enquanto a versão Snapdragon está catalogada com 6 GB, o que pode indicar as opções mínimas de memória para cada versão. Vale uma certa cautela ao interpretar as informações apresentadas, já que a listagem mantém algumas informações que provavelmente são errôneas, caso da curiosa resolução de 1080x2009 pixels.
Desempenho equivalente entre as versões Snapdragon e Exynos
Para quem se desanimou com o esperado lançamento da versão Exynos — contrariando os boatos surgidos no primeiro semestre de que só haveria uma versão Snapdragon — um consolo são os números de desempenho registrados no benchmark Geekbench, no qual as duas variantes apresentaram uma performance muito próxima.
No banco de dados do benchmark, o modelo Exynos aparece com o código de produto SM-G990E, enquanto o celular equipado com o chip lahaina (codinome da plataforma Snapdragon 888) é listado para os aparelhos SM-G990U e SM-G990B. No Geekbench, a versão equipada com o Exynos 2100 conta com mais memória RAM, reforçando a informação no Google Play Console.
Os resultados no teste de desempenho mostram diferenças na casa dos 5%, com variações dentro da margem de erro, geralmente com uma leve vantagem para o Snapdragon 888 no teste single-core.
O identificador usado pelo Galaxy S21 FE no Geekbench levanta algumas dúvidas, já que apesar das letras U e B serem bastante usadas nos códigos de produtos da fabricante sul-coreana — indicando respectivamente versões para os Estados Unidos e globais — a letra E não é geralmente adotada pela Samsung. É possível que indique tanto Europa (que costuma receber as versões F ou B) quanto Exynos...
Manuais vazados
Outro indício da proximidade da chegada do Galaxy S21 FE é o vazamento de não apenas um, como três manuais diferentes do aparelho, todos pelo site SamMobile. Além do (enorme) manual de usuário tradicional, o site divulgou os guias de uso das operadoras norte-americanas Cricket e Verizon.
Além de não citarem uma saída para fones de ouvido — o que as renderizações já adiantaram — os documentos não fazem menção à compatibilidade com cartões microSD. Sugerindo que o S21 FE não terá o leitor de cartões de memória, assim como os demais modelos da linha S21.
Confira outros rumores e informações preliminares sobre o Galaxy S21 FE na página do aparelho aqui no NextPit. Será que o novo modelo consegue repetir a receita de preço competitivo da geração anterior? Tem alguma preferência entre as versões Snapdragon ou Exynos? Deixe sua opinião no campo dos comentários!
Dessa vez a Samsung acertou no Exynos 2100, pois ele aquece menos que o Snapdragon 888. Parece até maluquice, mas testes comprovam isso.
A concorrência é importante para o consumidor, nunca fui muito entusiasta do Exynos, mas o salto de qualidade em relação a versão anterior é gritante. Claro, por ser um topo de linha, esses chipsets, aquecem mais mesmo. Temos que ressaltar quando uma empresa consegue depois de muito tempo, entregar o que se espera. O abismo entre ambos acabou.
Tem umas teorias que dizem que não foi tanto a Samsung que melhorou com o Exynos 2100, mas a Qualcomm que deu um passo pro lado trocando a TSMC pela Samsung Foundry. :p
Um aparelho de alto custo, com versões equipadas com duas marcas de processador, para o mesmo modelo da Samsung; eu já assisti esse filme antes....
Advinhem qual versão será vendida no Brasil, e qual a versão será vendida nos E.U.A. ?
A "linha S" da Samsung a cada lançamento está mais cara, será que em algum momento não seria mais racional migrar para um iPhone ? Afinal na relação de smartphone premium e de alta tecnologia, a Apple joga a Samsung no chão do ringue🥊🤕
Pois é, mas o modelo com final B (que geralmente é a versão internacional para o Brasil e Europa) é o celular com Snapdragon... Tô bem curioso com o que vai acontecer nessa linha.
Historicamente, os modelos B são os Exynos, e os vendidos pra gente:
Galaxy S21 - SM-G991B
Galaxy S21 Ultra - SM-G998B
Galaxy Note 20 - SM-N981B
Galaxy Note 20 Ultra - SM-N986B
B/F = global
U geralmente é o desbloqueado pros EUA
W pro Canadá
N pra Coreia
0 (zero) pra China
etc.
Fui usuário de iPhone por 10 anos, passando pelo 4, 5 e 8. Este ano comprei um S20FE pra mim e vou te dizer que estou impressionado com a evolução da Samsung nos últimos anos. A Apple já não está mais com toda essa bola não, nem em hardware nem em sistema.
Sou usuário dos 2 ,em qual parâmetro a Apple joga a Samsung no chão? Talvez no status , mais nada.