Review do Galaxy Note 4: o melhor entre os melhores
O Galaxy Note 4 é, sem dúvida, o melhor smartphone da Samsung até o momento. Na quarta geração da série Note, a Samsung aperfeiçoou a linha de uma maneira que as outras fabricantes nem sequer sonham em fazer. Para cada erro que a Samsung comete na série Galaxy S, a companhia parece se redimir na série Note, tornando-a a verdadeira vitrine da Samsung. Confira todas as potencialidades do Note 4 na nossa review do Galaxy Note 4 abaixo.
Prós
- Tela excelente
- Ótima bateria
- S Pen e seu software
- Interface melhorada
- Ótima câmera
Contras
- Preço alto
- Muito grande para alguns
Samsung Galaxy Note 4 – Desenho & Qualidade de Construção
A qualidade de construção do Note 4 é impecável. Já critiquei a Samsung e sua escolha de materiais no passado (notadamente o plástico), mas o Note 4 consegue o equilíbrio perfeito entre o metal e o policarbonato. A borda de alumínio introduzida com o Galaxy Alpha encontra seu verdadeiro lar no Galaxy Note 4, em que parece menos chamativa e combina com o tamanho e aspecto premium do dispositivo. Ele é um pouco maior e mais espesso do que o Note 3, e um pouco mais pesado, mas nada que atrapalhe.
O aspecto geral do aparelho é bastante sofisticado. O botão de início também ganhou uma camada prateada, além da lente da câmera, do flash e do sensor de frequência cardíaca na parte traseira, bem como a S Pen. Os paralelismos visuais causam um efeito geral impressionante.
Até mesmo a tampa de plástico imitando couro é mais discreta e bem feita. Apesar de não gostar particularmente dela, é certamente a melhor imitação de couro que já vi num dispositivo da Samsung, possibilitando um manejo bem agradável. A tampa traseira é removível e dá acesso ao cartão SIM, ao microSD e à bateria removível.
Os botões estão em seus lugares usuais, mas os de volume se inspiram nos botões do Galaxy Alpha. Na parte superior estão o infravermelho, o microfone e a entrada para fones de ouvido, que é circundado por uma moldura de metal. O botão de energia fica à direita, o volume está à esquerda. A parte inferior traz um par de microfones, uma entrada para USB 2.0 e a entrada da S Pen.
A parte traseira se parece com a do Galaxy S5, com a lente da câmera levemente elevada, ao lado do sensor de frequência cardíaca e do flash de LED e o alto falante na parte de baixo. Ainda esperamos que a Samsung integre o alto-falante na parte frontal do aparelho em dispositivos futuros.
Samsung Galaxy Note 4 – Tela
Este é o melhor display que a Samsung já integrou a um dispositivo. Com efeito, arrisco-me a dizer que se trata da melhor tela que eu já vi. Normalmente, não gosto da alta saturação de cores dos displays da Samsung, mas a tela AMOLED QHD (2.560 x 1.440 pixels) de 5,7 polegadas beira a perfeição. E, naturalmente, pode ter suas configurações ajustadas de acordo com as preferências de cada um.
Ela é incrivelmente nítida, super brilhante e com um contraste fantástico, sua visibilidade em ângulos inclinados é muito boa e sua densidade de pixels é de impressionantes 515 ppi. Quem não gostou da tela QHD do LG G3 deve conferir o Galaxy Note 4. Todas as telas deviam ser feitas assim.
Samsung Galaxy Note 4 – Características Especiais
As funções do Galaxy Note 4 giram em torno da S Pen. O principal motivo para comprar um Note sempre foi o uso das funções multitarefas possibilitado pela S Pen, e os recursos da caneta inteligente foram ampliados no Note 4. Quando a S Pen é removida do seu slot, a janela do "Comandos Aéreos" é automaticamente ativada, fornecendo atalhos para o Lembrete de Ação, Seleção Inteligente, Clipe de imagem e Escrita na tela. (A janela do "Comandos Aéreos" também pode ser ativada pelo pequeno botão da S Pen.)
O Lembrete de Ação abre um pequeno bloco de notas. As anotações feitas por você podem ser ligadas a serviços como o discador, os contatos, o email, o navegador, os mapas e mais. O reconhecimento da escrita à mão é excelente, e você pode “colar” a sua nota na tela de início exatamente como um post-it. Você pode até mesmo escolher escolher qual das duas pontas da S Pen quer usar, a de plástico ou borracha (incluídas na caixa do dispositivo).
O Seleção Inteligente ativa uma pequena janela retangular em qualquer tela e salva conteúdos (inclusive metadados) para salvar ou compartilhar. O Clipe de Imagem é uma ferramenta de edição de imagens bastante útil, com a qual você pode dar o formato que quiser às fotos.
O Escrita na tela faz o que sugere: você pode fazer notas no alto da sua tela atual. Será feita uma captura de tela da página e você será direcionado a uma barra de ferramentas de edição. Existem opções para o tipo de caligrafia, espessura da letra e cor. A S Pen otimizada agora reconhece a velocidade, a pressão e o ângulo de escrita.
A S Pen também pode ser usada como um mouse em seu computador. Se você passar a caneta sobre um elemento da tela, verá uma prévia da função, e também é possível selecionar seções de texto pressionando o botão da S Pen para destaque. Um pequeno menu de ação aparecerá para que você possa copiar a seleção, compartilhá-la, buscar por ela na internet, procurar certa palavra no dicionário, etc. Quanto mais você usa a S Pen, mais percebe a sua praticidade.
O Note 4 tem outras funções especiais além da stylus. O criticado sensor de frequência cardíaca do Galaxy S5 tem aqui o seu retorno. Ele funciona, mas ainda é um pouco lento e impreciso. O escaner de impressão digital integrado ao botão de início também está presente no Galaxy Note 4, mas foi otimizado e funciona melhor do que no S5.
O dispositivo tem um total de três microfones, que podem ser usados em conjunto para o cancelamento de ruídos, mas também para a otimização de gravações. Com eles, um som pode ser isolado e a voz de uma gravação fica mais clara e compreensível, por exemplo.
Samsung Galaxy Note 4 – Software
O Galaxy Note 4 vem com a interface TouchWiz e Android 4.4.4. Quando vi o novo visual da TouchWiz no Galaxy S5, ele me pareceu pouco coerente. Esperava que a Samsung “limpasse” a UI no Note 4, e não me decepcionei.
O menu de configurações não tem mais os círculos coloridos, optando agora por uma lista mais discreta. Apenas a seção no alto dedicada às Configurações Rápidas representa um indício da interface prévia. As seções agora tem cores uniformes, o que dá um aspecto geral bem melhor.
A tela de início do Flipboard encontra-se à esquerda, mas pode facilmente ser eliminada se você não gosta do serviço. Aliás, ele ainda pode ser bastante lento durante a ativação. O S Health, claro, ganha uma posição central e pode ser usado para monitorar seus exercícios, frequência cardíaca, número de passos e outros dados.
A Samsung recentemente incluiu o botão de aplicativos recentes à linha Galaxy, substituindo o botão de menu prévio. O menu de apps recentes mostra os aplicativos como cartas posicionadas verticalmente, e lembra muito o visual do Android 5.0 Lollipop. Um clique longo no botão de aplicativos recentes ativa um gerenciador da tela de início, para mudanças de wallpapers, seleção de widgets e configurações da home screen. Clicando duplamente no botão de início ativa o S Voice (que é melhor desativar de imediato) e um clique longo ativa o Google Now.
Um clique longo no botão de “Voltar” ativa uma lista de atalhos com pequenos ícones flutuantes que podem ser movidos e editados. Eles se transformam em bolhas se você precisa mudar de tela. Também é possível transformar um app atual num mini app deslizando o dedo diagonalmente de um canto, mas apenas para apps que oferecem suporte para a função. Você também pode mudar o tamanho das janelas, mas as proporções são limitadas, o que diminui o potencial dessa função.
A função de multijanelas também foi ampliada: agora, os aplicativos podem ser levados diretamente da visão geral de apps recentemente abertos para uma das multijanelas. Isso facilita o uso dessas opções, mas como antes, funciona apenas com aplicativos de sistema do Google e da Samsung.
Samsung Galaxy Note 4 – Performance
O Galaxy Note 4 é super rápido, mas a TouchWiz ainda consegue deixá-lo lento de vez em quando. Um exemplo é o serviço do Flipboard. Tirando isso, o Note 4 não decepciona quando o assunto é performance.
O Snapdragon 805 quad-core a 2,7 GHz com 3 GB de RAM da nossa versão é muito rápido e potente, igualando-se ou superando qualquer outro smartphone, e obtendo resultados impressionantes de benchmark. Também há a versão Exynos 5 octa-core (5433) do Galaxy Note 4, que é ainda mais potente.
No uso diário, você não irá notar atrasos ou engasgos no Galaxy Note 4, com exceção de lags ocasionais na ativação de um app ou ao retornar para a tela de início. Jogos de alta resolução e outras tarefas pesadas são executadas com facilidade pelo Note 4 e sua generosa RAM. Nosso modelo, contudo, tem a tendência de se aquecer muito durante a execução dessas tarefas.
Samsung Galaxy Note 4 – Câmera
O Note 4 adiciona a estabilização ótica de imagens ao seu sensor Sony IMX240 de 16 MP, uma função pela qual estávamos esperando há algum tempo. A câmera é ótima, mas pode produzir imagens com muito ruído por vezes, algo que não se podia pensar de um high end da Samsung. Veja as imagens de teste abaixo e julgue por si mesmo:
A câmera fotografa bem à luz do dia, como seria de esperar e os macro shots são ótimos, bem como a reprodução de cores. Com pouca luz, as imagens não são perfeitas, mas ainda assim os resultados são bons, com o OIS realmente aumentando a nitidez, embora o ruído da imagem ainda se faça sentir, às vezes até mesmo em cenas internas capturadas durante o dia.
A câmera do Galaxy Note 4 tem apenas quatro modos pré-configurados: o automático, para selfies, o foco seletivo e o Panorama. Você pode baixar muitos outros modos de dentro da interface da câmera, incluindo favoritos como Esportes e Fotos de Comida, para todos que gostam de Instagram. Você também pode usar o botão de volume para tirar fotos, gravar vídeos ou regular o zoom, mas ele não funciona como um botão de atalho para a câmera.
Samsung Galaxy Note 4 – Bateria
O Note 4 possui uma bateria de 3.220 mAh, que pode não parecer muito para um dispositivo com QHD e uma tela desse tamanho, mas como a LG nos mostrou no caso do G2, um display de 2K não significa necessariamente que a bateria será prejudicada. A tecnologia LucidLogix da Samsung faz maravilhas para a bateria. Com a tela no brilho máximo e sem ativar o modo de economia de energia, o Note 4 teve 9 horas de tela acesa em meu teste.
O dispositivo também conta com o Modo de Baixo Consumo, apresentado pela primeira vez no Galaxy S5. Ele funciona tão bem quanto o predecessor, reduzindo radicalmente as funções do dispositivo para que a bateria ganhe uma significativa sobrevida. Por fim, o Galaxy Note 4 também conta com uma função de carregamento rápido. Ela dá 50 % de capacidade em apenas meia hora de carregamento.
Preço e disponibilidade
O Samsung Galaxy Note 4 estará disponível a partir do dia 8 de novembro, mas já é possível encontrar o phablet em pré-venda no varejo nacional. O preço sugerido pela Samsung é de R$ 2.899,00. Vale dizer que com o Note 4 também foi lançado o Gear S, o novo smartwatch da Sammy chega às lojas no dia 8 de novembro ao preço de R$ 1.499,00.
Vídeo hands on do Samsung Galaxy Note 4
Samsung Galaxy Note 4 – Especificações Técnicas
Veredito Final
Este é o smartphone que todos esperavam da Samsung. Todos os seus aspectos foram otimizados: as especificações técnicas são excelentes, as mudanças do design foram precisas, a bateria e a câmera não decepcionam, e por fim, a TouchWiz nunca teve um aspecto tão bom. E claro, a S Pen continua representando a razão de ser do Note 4.
Se você sempre quis ter um dispositivo da série Galaxy Note, este é o ideal. Quase tudo no Note 4 é essencial, e quase tudo foi feito extremamente bem. O dispositivo está quase livre de bloatware e funções ou configurações inúteis. Seu preço não será convidativo, mas se couber no seu orçamento, o dispositivo não vai decepcioná-lo.
Sensacional!!!
Ótimo Phablet, muito bom mesmo.
Excelente smart, melhor que o Note 5 !
Ainda estou no aguardo de uma boa promoção para comprar meu Note 4(quem souber avisa) \o/
Vendo o meu note4 branco octacore completo com nota fiscal e +capa de couro S-view branca sou de Maringá PR
Olá, tenho interesse. quanto quer nele? abraço !
qUEM FALA QUE NAO PAGA TUDO ISSO EM UM cel E UM QUEBRADO fudido DA VIDA///paguei e nao mim arependo afinal tudo que e boom custa caro...tinha O g3 TOOP de linha ja axava uma maravilha mais comprei esse not 4 pra ficar com 2 e posso afirmar valeu cada centavo se fosse mais caro ainda valia a pena comprar rs!
Comprei o meu no black friday por 1800,00 nas lojas americanas, por pouco não dei 2700,00 na loja fisica...ufa!!!!
No note 4, fazendo root, quais são os app inúteis que eu posso remover? Dicas...
Meu note pen 4 está apagando a tela rapidamente o que devo fazer tem 7 meses de uso
Troquei o meu Note 3 pelo 4 (preço incrível nas Casas Bahia) e realmente ele é muito bom. vale o investimento. Pra quem não consegue viver mais sem a S Pen, este bicho é o melhor!
Ronaldo, qual foi o valor que você pagou pelo 4?
er realmente o note 4 e incrivelmente diria q bom,pq perfeito ainda n er,nenhum smartphone er,mais so oq eu acho q poderia melhora era os 8 núcleos em todas as versões,e a tela ser qhd ,mais como disse nenhum er perfeito,fora isso esta de parabéns
Alguém sabe onde encontro o Galaxy Note 4 modelo N910S? Como a Samsung do Brasil só direcionou ao mercado o modelo N910C, difícil encontrar no varejo dado modelo.
Ou mesmo o modelo N910F
só existe o modelo SM-N910C no brasil
Adquiri um recentemente, e percebi que o alumínio começa a manchar, e a quantidade de memória utilizada que é mostrada no gerenciador da Samsung é muito diferente (quase 700mb a mais) do que o do Android.
Acabei de trocar o Note 3 pelo 4 e já ao tirar da caixa senti a diferença, a sensação ao segurar o aparelho, o Note 3 era plástico seco e escorregadio, até no toque a imitação de couro do Note 4 é perfeita, aparelho fica mais firma na mão, a nova borda mistura metal fosco e com lapidação brilhante que deu um aspecto muito bacana. Só não gostei do encaixe da SPen que parece frouxa e que pode cair a qualquer momento. Mas no geral, o aparelho é fantástico, nenhum engasgo, roda meus jogos sem nenhuma dificuldade, mesmo com um monte de apps abertos ao mesmo tempo.
Tenho o Note 2 e o Note 3 e realmente essa linha da Samsung é fantástica. A pessoa que diz que nunca irá precisar da caneta, é porque não tem noção das funcionalidades da mesma. Quebra muito o galho e é excelente para notas e recortes de imagens de sites. Sempre compartilho alguma coisa através dela. Gostei muito do review mas não vejo necessidade em fazer a troca. o 3 está de bom tamanho pra mim. Parabéns Androidpit!
Lindo e maravilhoso! Se eu não tivesse tido toda a dor de cabeça com a Samsung que eu tive esse ano, eu pensava em comprar um, mas... infelizmente eu não quero arriscar mais ;/