Review do Samsung Galaxy Alpha: belo aparelho com pequenas falhas
O Samsung Galaxy Alpha é, até o momento, o smartphone Android mais bonito da Samsung. A moldura de alumínio foi uma ótima escolha, mas será que o aparelho também se mostra bem-sucedido no uso prático? Veja a resposta no nosso teste.
Prós
- Design e acabamento
- Performance
Contras
- Bateria fraca
- Ausência de entrada para microSD
Samsung Galaxy Alpha – Desenho & Qualidade de Construção
Parece exagero mencionar um detalhe de design - a moldura de alumínio - como um dos destaques do Alpha, mas nunca é demais repetir: tanto para o tato quanto no visual, o Galaxy Alpha é o mais bem-sucedido smartphone Android da Samsung. Ele é fino, leve e tem uma aparência nobre. Suas dimensões são adequadas para a diagonal da tela, e não há desperdício de espaço. Com isso, o Alpha é ideal para ser usado com apenas uma mão.
A parte traseira removível, como no Galaxy S5, é feita de plástico emborrachado, agradável ao toque. Na parte frontal encontramos o típico botão de início da Samsung abaixo do display, e ele conta com um escaner de impressão digital. Os botões de volume (na lateral esquerda) e o de energia (direita), igualmente com acabamento em alumínio, tem um ponto de pressão bem adequado.
Na parte inferior encontra-se o alto-falante mono, um microfone e a entrada para microUSB. Na parte de cima estão outro microfone e a entrada para fones de ouvido. A nova moldura faz com que o aparelho “pare de pé”, possibilitando autorretratos com temporizador.
Samsung Galaxy Alpha – Tela
A tela do Galaxy Alpha mede 4,7 polegadas e tem uma resolução de 1.280 x 720 pixels. Com a densidade de pixels de 313 ppi, o Alpha está abaixo do padrão dos modelos de ponta atuais. Essa diferença também se nota na prática, a olho nu, principalmente se compararmos com as telas do Note 4 ou do Galaxy S5.
A nitidez, contudo, é mais do que suficiente, e um efeito positivo da resolução menor é a economia de bateria. O brilho máximo também é menor do que de outros modelos Android de gama alta, e além disso podemos notar um leve tom amarelado na tela. A visibilidade em ângulos inclinados é muito boa, e o contraste é forte e agradável, como usual em displays de AMOLED.
Samsung Galaxy Alpha – Características Especiais
Como no Galaxy S5 e no Note 4, o Galaxy Alpha também conta com um escaner de impressão digital abaixo do botão de início. Além disso, o Alpha chega com um sensor de frequência cardíaca na parte traseira, com o qual se pode medir o pulso em conjuto com o aplicativo S Health.
Samsung Galaxy Alpha – Software
O Galaxy Alpha vem com a última versão do Android, o KitKat 4.4.4, com atualização praticamente certa para o Android L. A interface TouchWiz tem a mesma aparência e as mesmas funções da encontrada no Galaxy S5: o acelerador de download, o modo de baixo consumo de energia, a função de multijanelas, a caixa de ferramentas para o acesso rápido aos apps mais usados, etc. A tecnologia do escaner de impressão digital parece ainda não estar otimizada, e precisei de várias tentativas para desbloquear o aparelho.
Por fim, a Samsung também integrou seus serviços exclusivos ao Alpha: um navegador próprio, a plataforma de saúde S Health, o calendário S Planner e o Studio. Vários bloatwares podem ser desinstalados sem problema.
Samsung Galaxy Alpha – Performance
O Galaxy Alpha não é nenhum monstro de performance, mas para o uso cotidiano, ele cumpre sem problemas o seu trabalho. A navegação pelo menu, a tela de início e a gaveta de aplicativos são bastante fluidas. Os aplicativos são iniciados sem demora, e a passagem de um serviço a outro também é bem rápida.
Num teste com o jogo Asphalt 8: Airborne, acoteceram pequenos engasgos e atrasos, de resto não tenho outras críticas. Os resultados dos testes de benchmark AnTuTu comprovam o bom desempenho: com mais de 48.00 pontos, o Alpha joga na primeira divisão do Android.
Samsung Galaxy Alpha – Câmera
O Galaxy Alpha tem uma câmera com resolução máxima de 12 megapixels em formato 16:9. O software é idêntico ao do Galaxy S5, e o sensor também é o mesmo. Outros extras do carro-chefe da série S não podiam faltar ao primeiro Alpha, como a prévia HDR em tempo real. As fotos são tiradas rapidamente, sem atrasos de software.
Em meu teste, o Alpha fez boas fotos com o modo HDR, com bela luminosidade e contraste eficiente. Uma desvantagem são as poucas opções de configuração e a ausência de um modo automático. Além disso, o foco fica lento com pouco luminosidade. Apesar disso, para instantâneos e uso cotidiano, a câmera do Alpha é uma boa escolha.
Samsung Galaxy Alpha – Bateria
Este é o calcanhar de Aquiles do Galaxy Alpha: uma bateria com menos de 2.000 mAh é inaceitável para um aparelho de gama alta. Apesar disso, seu desempenho revelou-se melhor do que o esperado. Durante um dia de trabalho, a bateria perdeu, em 8:30 horas, mais ou menos 70% de energia. A tela ficou acesa por 3:48 minutos, duas contas do Google eram sincronizadas em segundo plano, joguei algumas rodadas de Asphalt 8: Airborne, tirei fotos e realizei testes de benchmark, além de testar o navegador e o Google Maps.
Preço e disponibilidade
O Galaxy Alpha chegou ao varejo nacional pelo preço de R$ 2.199,00 (no Submarino). O dispositivo já aparece no site oficial da Samsung, mas sem informações sobre disponibilidade em lojas físicas ou preço sugerido.
Samsung Galaxy Alpha – Especificações Técnicas
Veredito Final
O Galaxy Alpha é um bom smartphone, que dá pouca margem a críticas. Mesmo quem até agora não gostava de aparelhos da Samsung poderá mudar de ideia com o seu design bem-cuidado e a aparência nobre. No quesito software, o Alpha não fica nada a dever ao Galaxy S5, e a experiência é de carro-chefe. Suas desvantagens são a ausência de entrada para microSD (até agora o padrão para smartphones da Samsung), bem como a pequena capacidade da bateria, que poderia ser maior para um dispositivo dessa categoria. Quem não se importar com essas limitações terá no Galaxy Alpha um belo smartphone.
O Galaxy Alpha definitivamente foi um lançamento experimental e um pontapé inicial para a abordagem que ela adota desde o 4º Trimestre de 2014: imitar a Motorola e a Sony e apostar em letras: A, E e J.
Claro que nessa, o Alpha ficou meio deslocado. Assim como a linha On, que foi lançada de forma desesperada pela Samsung e fica naquele meio-termo entre as linhas E e J.
Não irei me surpreender se a linha A 2015 receber o 6.0.1 antes do Alpha. Isso, se a linha A 2016 não receber antes da linha A 2015.
Se a bateria fosse decente iria valer a pena
Como assim 12 Megapixels na frontal e 2,1 na traseira ? ;-;
Tão espantado porque ele fez 48 mil pontos? Tenho um, e ele faz é 50 mil pontos depois de receber o Android 5.0
Alguém saberia informar se o aparelho realmente vai deixar de ser produzido/vendido?
Só uma pergunta ao AndroidPit, no review diz que o sensor da câmera traseira do Alpha é o mesmo do S5, mas pelo o que eu me lembre o S5 tem 16mpx enquanto o Alpha tem 12mpx, então acho que ele não são exatamente iguais certo?
E bonito
mais por esse preço acho que não vale a pena pagar
Prefiro o S4 ou o S5...
Por esse preço vou de z3 compact sem pensar duas vezes.
No AndroidPIT tem doce de graça :'( Eu quero .-.
Achei este smart lindo e com boas specs, mas esta arregaçada desta bateria é um tiro no pé! Não tem lógica a Samsung dar tanta bola fora assim, toda mão ela vacila em algo que pra tamanha experiência dela como fabricante de smarts é quase inaceitável!
Volto a ver o Galaxy S2, a sammy não muda mesmo esse design de saboneteira e a touchdirty!
saboneteira heuahueaheaheahuaheuaheuahe
Pelo menos é parecido com o galaxy S2 né, na minha opinião o smartphone mais bonito da empresa e também o melhor já lançado.
S
Galera,eu acho lindo essa nova interface da Samsung.. Será que ela vai chegar no galaxy s4?
Tem matérias que não estão disponíveis no aplicativo? Ou meu aplicativo que está desatualizado? Essa matéria não visualizo no meu app e quase sempre acesso o site através do app
esta na aba hardware
Bonito, realmente, não da pra negar... mas por 2.400? Obrigado mas não
Esse dado ai ta certo ?: ... Testes de Antutu comprovam o bom desempenho: Com 48.000 pontos ... Se ta e loko, que eu sabia um amigo tinha um G2 e ele fazia 34.000 em media