Review do Samsung Galaxy A5 (2017): um intermediário com design premium
A Samsung anunciou a nova linha Galaxy A durante a CES 2017, mas seu lançamento no Brasil só aconteceu algumas semanas após este anúncio, no dia 27 de janeiro. Este smartphone, o Galaxy A5, era bastante aguardado pelos usuários, e traz consigo um design bem semelhante ao do Galaxy S7. Nesta análise, você vai saber o que eu achei desse novo lançamento da marca.
Prós
- Design
- Bateria
- Tela
- IP68
- Always-On Display
- Game launcher
Contras
- Preço
- Versão do Android desatualizada
Samsung Galaxy A5 (2017) – Data de lançamento e preço
Os novos Galaxy A foram anunciados dias antes do início da CES 2017, em Las Vegas. A linha 2016 já completou um ano de lançamento no Brasil e, agora, a Samsung resolveu trazer o novo Galaxy A5 (2017) para o país. O modelo chega ao país custando R$ 2.099,00. O novo lançamento já está disponível em todo varejo físico e online.
Os cinco mil primeiros usuários que comprarem os novos Galaxy A5 e A7 (2017) irão levar um fone de ouvido wireless, o Level On, e mais R$100,00 de créditos num cartão pré-pago para utilizar no Samsung Pay.
Samsung Galaxy A5 (2017) – Desenho & Qualidade de Construção
A principal característica do Galaxy A5 2017 é, sem dúvida, seu design elegante e que se destacada de outros intermediários. Ao longo dos últimos anos, temos vistos alguns fabricantes se esforçarem para trazer um visual atraente para seu modelos de gama média. O Galaxy A5 2017 é um desses aparelhos, e tem a essência do Galaxy S7.
O A5 2017 tem um corpo feito em alumínio com bordas cobertas por vidro. Na parte da frente temos a tela plana com bordas 2.5D, que recobre suas extremidades e confere um ar de profundidade ao aparelho. Na frente, temos ainda o logo da empresa, o alto-falante para chamadas e sensores de proximidade. A parte inferior frontal abriga um botão físico, que é o sensor biométrico também. Temos ainda dois botões capacitivos ao redor.
Um design que chama atenção entre os demais aparelhos intermediários
Na traseira temos as laterais curvas com mais profundidade, que são recobertas por vidro e se emendam com a moldura de alumínio do aparelho. À direita do flash está a câmera principal. O sensor, inclusive, está quase imperceptível ao toque, visto que o mesmo não está sobressalente. Ambas as superfícies do Galaxy A5 2017 são bem uniformes.
Na lateral direita temos o botão de energia e, curiosamente, acima dele temos o speaker multimídia do modelo, que ficava na parte inferior nos demais modelos Galaxy A de 2016.
Pode parecer incomum, mas dificilmente você irá cobrir o alto-falante com as mãos quando estiver usando o aparelho em modo horizontal, jogando, assistindo vídeos ou fazendo qualquer outra tarefa.
Na parte inferior, agora sem a saída de som, encontramos a entrada para fones de ouvido, o USB Type-C e um microfone. Na lateral esquerda estão os botões de volume, o slot para o nano SIM e na parte superior do aparelho temos a bandeja para o microSD.
A moldura em alumínio tem alguns cruzamentos que demarcam as antenas do aparelho. Suas dimensões são de 46,1 x 71,4 x 7,9 milímetros, um pouco maiores que as do Galaxy S7, mas mantém a mesma espessura.
O efeito curvado torna o toque mais agradável
O Galaxy A5 2017 é muito confortável ao toque. Fácil de manusear com apenas uma das mãos, graças às suas bordas e arestas arredondadas. É claro que o acabamento em vidro enche de marcas de dedos, o que pode irritar os aficionados por limpeza. Além disso, o A5 2017 é bastante resistente, pois, após algumas semanas de uso, o mesmo continua sem arranhões ou marcas visíveis em sua estrutura de vidro.
Samsung Galaxy A5 (2017) – Tela
A tela do Galaxy A5 (2017) tem 5,2 polegadas e resolução Full HD. A tecnologia do painel é o AMOLED, com ótima qualidade, brilho e contraste vibrantes. Esse padrão de resolução é bastante confortável para essa proporção de tela, visto que temos toda nitidez necessária para visualizar vídeos em alta resolução e detalhes gráficos.
As cores são brilhantes e o contraste é bem elevado. Sob luz solar é bastante fácil enxergar o painel AMOLED, mesmo quando o brilho está direcionado na tela. Os ângulos de visão são ótimos.
O Galaxy A5 2017 vem com o modo noturno, presente no Android Nougat, que adiciona uma luz mais quente ao painel para não atrapalhar o sono do usuário. Você encontra esse recurso no menu "tela" das configurações do sistema.
Outro recurso que está presente no modelo é a função Always-On Display. Esse recurso foi incorporado primeiramente no Galaxy S7, e exibe informações sobre a hora, a data, o estado da bateria e as notificações, fazendo com que o usuário não precise desbloquear o aparelho para acessar essas informações.
Samsung Galaxy A5 (2017) – Características Especiais
Certificação IP68
A Samsung fez bem ao trazer a nova geração da série Galaxy A com resistência à água e poeira. A certificação IP68 é um pouco incomum entre os intermediários. De acordo com as diretrizes desse certificado, é possível mergulhar o smartphone em até 1,5 metros de água por até 30 minutos.
Game Launcher
O Galaxy A5 2017 vem com o Game Launcher do Galaxy S7. Essa é uma plataforma que otimiza a experiência com jogos trazendo funções específicas, como desativar notificações durante um jogo, bloquear os botões capacitivos e a tela, além de fazer gravações da tela para uso em gameplay.
Sempre que um jogo é iniciado um botão laranja aparece, onde é possível ativar essas funções. O Game Launcher uma mão na roda para aqueles que gostam de jogar sem interrupções.
Samsung Galaxy A5 (2017) – Software
Este é um dos pontos fracos do Galaxy A5 2017. O dispositivo sai de fábrica rodando com Android 6.0.1 Marshmallow, e não com o Nougat como esperado. Essa versão do Android foi liberada no final de agosto, e já chegou aos Galaxy S7. Esperamos que esse update não demore a chegar na nova série Galaxy A.
A versão da TouchWiz não é a mais nova, mas está leve e muito mais organizada. É possível notar que a interface mais limpa impactou diretamente na performance do aparelho positivamente.
Dos 32GB de armazenamento anunciados na caixa, apenas 23,1GB estão disponíveis para o usuário
Entre os aplicativos pré-instalados estão a suíte do Google, outra da Samsung (S-Health, S Voice e etc), e também outra da Microsoft com seis apps. Dos 32GB de armazenamento anunciados na caixa, apenas 23,1GB estão disponíveis para o usuário. Outros recursos estão acessíveis, como o Google Now e o Flipboard.
O sensor de impressões digitais reconhece até três dedos diferentes. Durante o uso, por várias vezes o reconhecimento não foi rápido, mas isso variava bastante. De certo modo, funcionou melhor comigo com o dedo indicado do que com o polegar.
Samsung Galaxy A5 (2017) – Performance
Por dentro do Galaxy A5 2017 temos o processador Exynos 7880 rodando a 1,9GHz, acompanhado por 3GB de memória RAM. A placa gráfica é a Mali-T830MP2, e temos ainda 32GB de armazenamento, que pode ser expandido com a ajuda do cartão microSD para até 256GB.
Para uso intermediário, o Galaxy A5 2017 não é um problema
Na prática, o Galaxy A5 2017 roda liso em redes sociais, internet e também em jogos, como Real Racing 3. Não presenciei nenhum lag ou atraso durante a operação do sistema. Com reação aos gráficos também não há muito do que reclamar, visto que o A5 2017 está dentro da média. O multitarefa também funciona tranquilamente.
Abaixo, você confere o resultado do Galaxy A5 nos principais benchmarks do mercado:
- Geekbench 4.0 single-core: 775
- Geekbench 4.0 Multi-Core: 4109
- PCMark Work Performance: 3988
- PCMark Storage: 3853
- 3DMark Slingshot Extreme: 814
- 3DMark Slingshot OpenGL 3.0: 1146
- 3DMark Ice Storm Unlimited: 13413
- Google Octane: 4063
Samsung Galaxy A5 (2017) – Áudio
Como mencionado acima, a Samsung decidiu adicionar o speaker do modelo na lateral direita, acima do botão de energia. Essa escolha ajudou bastante durante o manuseio do dispositivo, principalmente quando o mesmo está na horizontal, durante jogos, por exemplo. É um alto-falante mono, mas, em compensação, até mesmo os tops de linha estão vindo com alto-falantes estéreos.
A qualidade do som é boa, mas eu esperava um volume máximo mais amplo. Já testei outros smartphones com qualidades melhores, de som mono, como o Huawei Nova. Durante as chamadas o som é claro e pode ser bem compreendido pelo contato. O viva-voz funciona bem.
Na caixa, a Samsung envia fones de ouvido com microfone para chamadas, que também servem como antena de rádio do aparelho. Nas configurações de som é possível encontrar um equalizador, presente também na geração anterior.
Samsung Galaxy A5 (2017) – Câmera
O conjunto de lentes do Galaxy A5 (2017) é o ponto alto do modelo, que tem uma câmera frontal e traseira ambas com 16MP e abertura de lente f/1.9. Essa abertura permite que o sensor tenha maior sensibilidade quando em ambientes menos iluminados, gerando menos ruídos nas imagens. Poucos dispositivos entregam lentes com esse nível de abertura, muito menos nessa dobradinha de câmeras.
O software da câmera oferece uma gama de filtros que podem ser acessados deslizando com o dedo para a esquerda. Existe um filtro voltado para fotografia de alimentos. Além disso, temos o modo Pro, o HDR, panorâmica e modo noturno. O software para câmera frontal traz a opção de selfies panorâmicas, em grupo.
O modo Pro é completo, permitindo que o usuário ajuste a sensibilidade do ISO, exposição e balanço de branco. Não é possível ajustar a velocidade do obturador.
As cores das imagens são vívidas, nítidas e bem realistas, e a qualidade das imagens noturnas também é boa. Em condições d luminosidade ruins é possível notar que os detalhes são perdidos. Apesar disso, as cores permanecem realistas.
Como observado pelo meu colega, Stefan Möllenhoff, para manter o ISO baixo, a câmera utiliza a velocidade mais rápida do obturador (1/17 segundo com ISO 250), produzindo imagens borradas quando você não pode segurar o aparelho com firmeza e em condições de iluminação não ideais. Quando o ISO é superior a 800, a qualidade degrada significativamente.
Ambas as câmeras são de 16MP, a traseira é um pouco melhor, e ambas gravam vídeos em 1080p a 30fps.
A galeria de fotos pode ser sincronizada com o Samsung Cloud. No menu de configurações da mesma é possível desativar a criança de histórias (memórias), que vem ativada por padrão. Essas histórias são criadas a partir do reconhecimento de face, datas, ou locais onde as imagens e os vídeos foram capturados.
- Acesse aqui a galeria de fotos tiradas com o Galaxy A5 2017
Samsung Galaxy A5 (2017) – Bateria
A bateria do Galaxy A5 2017 tem uma capacidade de 3.000mAh. Isso representa um ligeiro aumento de capacidade em comparação com a geração anterior, e vem ainda com carregamento rápido. O sistema de carregamento rápido carrega toda a bateria em cerca de 1 hora e 20 minutos.
A bateria é um dos pontos fortes do Galaxy A5 2017
Usando o dispositivo diariamente para tarefas diárias, como WhatsApp, redes sociais, e-mails, alguns minutos de jogos e brilho em 20%, é possível ter uma duração média de um dia e meio. Existe o modo de economia que consegue prolongar essa durabilidade por mais algumas horas.
Samsung Galaxy A5 (2017) – Especificações Técnicas
Veredito Final
A Samsung nos mostra que não quer liderar apenas o segmento top. O Galaxy A5 2017 tem um design que pode ser facilmente com um high-end. Ele é vendido em diferentes cores que não estão presentes em muitos aparelhos, além dos recursos, como certificação IP68, porta USB Type-C e a função Always-on Display. A tela e a bateria são bons, e sua câmera não decepciona.
Muitos aspectos do Galaxy A5 foram otimizados para melhorar a experiência do usuário. Seu preço inicial não é convidativo, mas era esperado por muitos usuários. É claro que temos outros dispositivos que competem em pé de igualdade e que custam menos, como o Moto Z Play e o Zenfone 3. Contudo, o Galaxy A5 2017 é uma aposta diferenciada, desde seu projeto até sua performance.
O galaxy A5 2017 é um modelo de gama média bem feito, completo e capaz de satisfazer as necessidades do usuário médio. As diferenças entre o A5 2017 e o Galaxy S7 são claras: desempenho menor e câmera mais simples.
O que você achou do Galaxy A5 2017?
Samsung Galaxy A5 (2017) – Onde comprar
O Galaxy A5 (2017) já pode ser encontrado em lojas físicas e no varejo online. Abaixo, separamos três boas ofertas para o dispositivo:
O meu Galaxy A5 2017, recebeu a atualização do Android 8 ontem, tá uma beleza, gostei bastante.
Estou pensando em comprar esse celular, vale a pena ? Entre ele e o G5 Plus qual vocês indicariam ?
Fernando, eu optaria pelo A5 2017 pelo conjunto da obra. Mas eu recomendo sempre caso tenha dúvidas, que você vá até uma loja e veja os 2 modelos, mexa neles, ai fará a escolha correta!
A5 filho...
Vale muito a pena.
Genteee, alguém me ajuda? Hoje, qual o MELHOR Smartphone para comprar? Galaxy S6 Flat ou GalaxyA5 2017???
Lorena, tenho os 2, depende muito do q vc precisa do aparelho, o S6 perde de longe na bateria, não tem a opção de cartão de memória e não tem proteção contra água e poeira, no resto é superior em tudo, até na camera frontal. Mesmo com os 5MP contra os 16MP do A5, não tem compraração o S6 tem HDR na camera frontal e lida melhor com a luz, a camera frontal do A5 está com o foco muito perto, um erro no projeto, e a trazeira não tem estabilização nenhuma, isto é, os vídeos tremem muito e as fotos com baixa luz também não ficam boas.
Renato, concordo com vc. Totalmente decepcionada com a câmera de selfie de 16 MP e os videos. As fotos ficam estouradas. Meu motoG4 é muito melhor. Pensando seriamente em voltar para Motorola.
Por ser um intermediário de 3 GB de RAM, 32 GB de armazenamento, uma bateria de 3000 mAh, display de 5.2" está de parabéns, lembrando que é um SMARTPHONE de porte medio, mesmo com essas configurações o dispositivo não bate de frente com um S6 muito menos um S7, à muitos detalhes importantes para ocupar o posto de um flagship.
Pessoa estou com dúvida grande...na parte traseira do A5 2017 tem proteção GORILLA GLASS?....eu sei que é vidro tbm..mais é a proteção gorilla glass tbm tem igual na frente?
Sim, é o mesmo vidro.
Roberson, é o Gorilla Glass 4, mas eu recomendo que você compre uma boa película de vidro e capinha militar, no Gorila Shield vende.
melhor garimpar um S7 em promoção
"O modo Pro é completo, permitindo que o usuário ajuste a sensibilidade do ISO, exposição e balanço de branco. Não é possível ajustar a velocidade do obturador."
Se não é possível ajustar velocidade do obturador, então não é completo. Aliás, mesmo que fosse possível ajustá-la, ainda faltaria a opção de ajustar o f/stop da lente, já que as câmeras dos celulares possuem diafragma com abertura fixa.
Vou deixar a minha contribuição aqui. Acabo de sair de uma loja da Samsung aqui em SP e eles estão com uma promoção bem bacaninha. Se vc tiver um Galaxy A5 2016 pode utiliza-lo como moeda de troca podendo valer até R$ 700,00 e ainda leva de brinde um Fone de Ouvido Level On Wireless que na loja oficial está no valor de R$ 979,00 além de R$100,00 de crédito no Samsung Pay, mas, não para os 5000 primeiros compradores como diz no início da matéria e sim até o dia 28 de fevereiro. A loja em questão é a do Shopping Cidade São Paulo mas acredito que deva estar valendo nas demais lojas também.
realmente,muitas lojas estão fazendo isso.
O meu On7 16 GB abateu 400$ ao comprar um A5 2017 sexta-feira passada. Já o da minha amiga, um J1 2016, abateu 300$ na compra do mesmo modelo. Até que foi jogo.
Povo chato! ficam falando do preço e Bla bla Bla. todos sabem que o preço cai bastante logo logo. parem de implicar com coisas bestas. vocês sabem que o preço sempre cai!
ainda bem que tem a concorrencia.
Até último trimestre cai 50% desse preço.