Review do Samsung DeX Pad: um passo à frente, mas ainda um longo caminho a percorrer
A Samsung não quer desistir de sua popularidade. Os clientes empresariais são seu alvo e a Sammy não quer que outros fabricantes roubem a cena. A Huawei tentou o seu caminho com o Easy Projection, e a Samsung tem sua estação DeX. A segunda geração de estações de acoplamento da marca coreana é chamada de DeX Pad e esteve em nosso escritório editorial para uma revisão abrangente.
Prós
- Ótimo para o escritório
- Mais compacto que a primeira geração DeX
- Seu smartphone pode ser usado como um touchpad
- Suporta resolução superior a FullHD
- Conecta dispositivos via USB
- Sistema de arrefecimento ativo
Contras
- Sem saída para display
- Sem porta ethernet
- Nem todos os aplicativos funcionam em tela cheia
Ok, o preço está interessante
O DeX Pad já está disponível para compra online e nas lojas. A estação de encaixe Samsung que pode transformar seu smartphone em um PC é vendida oficialmente a um preço de R$ 480, mas você já pode encontrá-lo por preços menores em outros varejistas.
Design simples e conexões suficientes
O preto é a única cor disponível e, dado o destino profissional para o qual o produto é destinado, o dispositivo não me surpreende . Ao contrário de seu antecessor, o DeX Pad é um pequeno retângulo de plástico opaco com cantos arredondados.
Na parte inferior, você encontra a porta USB Type-C, onde é possível conectar seu smartphone, enquanto na parte superior há uma tira de borracha que ajuda a manter o smartphone no lugar.
Cerca de metade do comprimento do dispositivo é uma grade que serve de entrada de ar para o ventilador interno. Esta ventoinha retira o calor do seu smartphone e o empurra para fora através dos orifícios localizados sob o DeX Pad.
Na parte superior do DeX existem várias portas: uma USB Type-C para alimentação, uma HDMI e duas portas USB tipo A para conectar um mouse e teclado (mas não limitado a isso).
Não há porta Ethernet e nem uma DisplayPort, o que é útil em um ambiente de escritório em que normalmente cada estação possui sua própria rede com fio e os monitores são conectados a PCs por meio da DisplayPort. Mas o usuário comum não notará essas deficiências.
Uma única saída de vídeo que faz o seu trabalho
Como já mencionado, a única conexão possível para um monitor é via HDMI . Não há DisplayPort nem USB Type-C/Thunderbolt. Portanto, não é possível conectar mais de um monitor ou obter uma resolução maior que 2160 x 1440 pixels a 60 Hz.
O hardware apresenta uma limitação, já que o smartphone não consegue gerenciar a saída de vídeo em 4K e a porta USB Type-C gerencia a transferência de dados. Isso não é ruim, considerando que a resolução máxima suportada é mais que suficiente para o propósito do dispositivo.
A presença de uma (ou mais) portas USB Type-C poderia talvez ter sido uma escolha melhor do que a Type-A. Com um adaptador simples (dongle), seria possível usar uma conexão à Internet com fio ou uma saída de vídeo, dependendo das necessidades do usuário. Eu não consegui experimentar um adaptador USB Tipo A/Ethernet, embora eu ache que funcione: afinal, o Android suporta esses tipos de acessórios.
Mouse e teclado são tão 2017...
Ao contrário do Samsung DeX que pudemos experimentar no ano passado, usar o DeX Pad é mais fácil e direto, pelo menos no que diz respeito ao hardware extra que de você vai precisar. Basta conectar um monitor e você está pronto para a ação. Mouse e teclado agora são suportados, mas são acessórios desnecessários .
O smartphone em si agora funciona como o touchpad de um laptop e também suporta gestos com dois dedos para percorrer o conteúdo. Usando o ponteiro, você pode usar o teclado na tela, por mais terrível que seja a experiência. A Samsung prometeu uma atualização para permitir a digitação diretamente na tela do seu Galaxy, mas no momento a opção não está disponível.
Limitações de software são visíveis em todos os lugares
O ambiente de área de trabalho apresentado pelo DeX Pad não é tão diferente daquele a que você está acostumado se você usa um PC com Windows ou o Chromebook.
Na parte inferior da tela, você encontrará quase todos os principais comandos e informações do smartphone. À esquerda, há um botão para abrir a gaveta de aplicativos e os três botões Multitarefa, Home e Voltar. Imediatamente à direita, você verá os ícones de aplicativos abertos. No lado direito do display, há a data, a hora, o nível de carga do smartphone, a intensidade do sinal Wi-Fi e a força dos dados da rede.
Existem também 4 teclas de atalho que permitem tirar uma captura de tela, ativar ou desativar o toque do smartphone, abrir o teclado virtual ou realizar uma pesquisa local no telefone. Claro que há uma área dedicada a notificações.
Nem todos os aplicativos podem ser usados em tela cheia, e muitos deles (como o Instagram ou alguns jogos) são exibidos em uma pequena janela que não pode ser redimensionada. Felizmente, os aplicativos mais úteis, como o Office Suite, o aplicativo de e-mail e o Google Chrome, têm essa capacidade.
O Chrome, no entanto, usa a interface do smartphone (mesmo se as páginas da Web exibidas estiverem no modo de área de trabalho), o que complica um pouco a experiência. Mas a Samsung oferece uma seção dedicada a aplicativos otimizados para DeX em sua Loja de Aplicativos Galaxy.
Outra limitação do DeX Pad é bastante desagradável: o Assistente do Google não pode iniciar no smartphone quando você o estiver usando no dock e a assistente da Samsung, Bixby, também não funciona. A única vantagem é que ninguém sentirá falta de Bixby.
Uma pequena nota: o método de desbloqueio usado em seu smartphone será o mesmo no DeX. Isso significa que, se você usar um padrão, precisará digitá-lo usando o ponteiro para desbloquear o DeX, o que é uma experiência terrível, especialmente se você não tiver um mouse e usar seu smartphone como touchpad.
Ser capaz de usar uma senha DeX dedicada ou um método de desbloqueio biométrico seria mais conveniente. Talvez com o Galaxy S10 você possa aproveitar o leitor de impressões digitais na tela, mas nada parecido é possível no momento.
Samsung DeX Pad – Especificações Técnicas
Veredito Final
Este acessório da Samsung é dedicado a um círculo muito pequeno de usuários. O DeX Pad não é adequado para substituir completamente um laptop ou uma estação de trabalho no dia a dia. Ele pode fazer algumas coisas muito bem e a Samsung não falhou totalmente aqui. Os aplicativos para Android não são adequados para a tela grande, mas já sabíamos disso nos Chromebooks.
A ideia é fantástica, e depois de muitas tentativas frustradas (Ubuntu Touch, Windows para telefones e mais), ver que a indústria não está desistindo da idéia de convergência é maravilhoso. Um dia, não precisaremos de um laptop ou PC de mesa, mas apenas de "vazios" de entradas e gabinetes, onde você poderá inserir smartphones muito poderosos para aumentar a produtividade. Este futuro ainda está longe, e você sentirá os limites do Samsung DeX Pad.
Se você já possui um smartphone compatível, é bom para ter uma estação na qual possa sentar e ler e-mails em seu escritório ou em casa, e esse acessório pode evitar que você gaste várias centenas de dólares em um PC. Você só precisa de um monitor e um DeX Pad.
Se sua idéia é substituir um laptop real ou um PC comprando um S9 e a estação DeX, eu recomendo não fazer isso. Pelo mesmo custo, você pode facilmente comprar um smartphone de médio a alto desempenho e um laptop ou um Chromebook de qualidade decente que pode fazer muito mais do que esse par de dispositivos fará.
Parece uma boa ideia.
o Dex anterior é muito melhor, o conector fica protegido na base e da segurança ao smartphone, esse modelo novo pra mim ficou uma porcaria, ficou muito frágil exposto demais, sem proteção, uma bela merda de design além de terem retirado a porta RJ45, o Dex é uma idéia ótima mas o custo que a Samsung cobra pelo uso do sistema é proibitivo tornando a plataforma em relação a um notebook ou PC completamente sem lógica tornando-a desnecessária, pois o usuário sempre vai depender de um Monitor ou TV prara que o sistema funcione, apesar deles terem embutido o Dex dentro do Note 9 e lancarem por 5499 no Brasil não a vantagem alguma em adquiri-lo pensando nisso, com esse valor se tem uma excelente DSLR um ótimo Samatphone Top e um tremendo Notebook ou Ultrabook.
Pra mim a melhor utilização do Dex é num tablet, felizmente a Samsung percebeu isso e colocou um modo no Galaxy Tab S4...
Pra quem ainda usa um laptop para tarefas simples e mobilidade é uma alternativa e tanto... Problema é só o preço, sabemos que o Galaxy Tab S4 não virá barato pra cá.
Eu uso o Sentio desktop launcher ou o leena launcher no meu tablet e smartphone, ligo na tv pelo miracast, ligo um teclado Bluetooth com touchpad junto, e pronto. As vezes ligo um controle de videogame Bluetooth tb e ja era. as vezes ligo no meu projetor tb, mas ele não tem miracast, ai só com um cabo. Com o Sentio desktop acho a dex dispensável. A unica vantagem é usar o smartphone como touchpad, mas meu teclado com mouse foi uns 70 reais hahhaaa , então prefiro ele.
Tenho a primeira versão e não consigo entender o que essa versão tem de melhor, até porque é mais barata que a versão anterior ...
O tamanho e o fato de poder usar o celular como touchpad, dispensando o mouse. Basicamente, é isso. Se você já tem o primeiro, não vale o upgrade, mas pra quem não tem, vale a pena ir no novo.
Na versão anterior está habilitado o uso do touchpad também. O problema é que a versão anterior o smart fica na diagonal, impossibilitando seu uso de forma confortável.
Quando digo que o Dex é limitado recebo críticas ferrenhas dos "Sammys", mas é a realidade. É hoje um quebra galho interessante, impraticável seu uso como substituto definitivo de um PC convencional.
Eu acredito que a proposta nunca foi substituir completamente um PC convencional. Me parece mais voltado a ser um quebra galho pra quando você não está em casa e precisa de uma tela maior pra trabalhar em algo simples. Daí basta plugar numa TV qualquer.
Tenho o primeiro modelo da estação dex e uso diariamente. Realmente existem algumas limitações, mas nada que algumas atualizações não resolvam.
Em relação a biometria não procede a informação do autor, eu utilizo o desbloqueio por íris e digital para acessar a tela inicial no modo dex.
E o navegador da Samsung ainda é o melhor nos smarts dela com o exynos.
Gadget de nicho , não compraria