O lado B da Samsung: hoje smartphones, amanhã carros
Empresas de tecnologia estão constantemente roubando a cena, e isso acontece porque dominam o conhecimento de software em combinação com determinado hardware. A Samsung, por exemplo, responde por smartphones, Smart TVs, eletrodomésticos inteligentes e agora... carros. Isso mesmo, podemos dizer que este "lado B" da fabricante sul-coreana pode incidir positivamente sobre a indústria automobilística e, dado ao peso desta gigante de tecnologia, no mercado tecnológico em geral.
Ainda não é oficial, mas, desde agosto, a Samsung e a Fiat Chrysler vêm estudando uma parceria, que envolveria a compra da Magneti Marelli, uma subsidiária da Fiat Chrysler especializada em peças, acessórios e componentes de alta performance.
Em entrevista à Bloomberg, o CEO da Fiat Chrysler, Sergio Marchionne, afirmou que a indústria de carros está mudando e que as empresas de tecnologia estão entrando no negócio de carros autônomos e elétricos. Logo, a posição da Fiat é a de que seria melhor ter uma parceria com tais empresas do que tentar imitá-las.
Samsung possui 510 patentes relativas a carros
Se olharmos para o mercado de automóveis autônomos, temos o Google e a Apple investindo nesta área há algum tempo. Aliás, a gigante das buscas possui um grande know-how neste setor, e a Samsung, sendo um dos maiores players no universo TI, também quer uma fatia nesse mercado. Contudo, engana-se quem acredita que este seria o primeiro passo para a desenvolvedora da série Galaxy investir em carros. De acordo com uma matéria publicada pela Forbes, a Samsung é a líder em patentes relativas a automóveis.
A Samsung e suas Patentes
Segundo a Forbes, a Samsung possui 510 patentes desse setor, isso um ano atrás. Depois da fabricante sul-coreana, temos a Google, com 308, a Microsoft, com 222, e então a Apple, com 83. O que coloca a Samsung à frente seria o desenvolvimento de peças, acessórios e componentes de alta performance. Aliás, a divisão exclusiva para baterias de íon-lítio, a Samsung SDI, oferece baterias para modelos verdes da BMW, por exemplo.
Aliás, quem acompanha o problema com o recall do Galaxy Note 7 já deve ter ouvido falar da Samsung SDI, a subsidiária que acabou errando a mão na fabricação das baterias para o novo modelo da série Note.
O que muda com a Samsung no jogo
A Samsung é uma empresa que investe em múltiplas tecnologias. Desde de 2015, a fabricante possui uma equipe de pesquisadores, desenvolvedores e especialistas trabalhando exclusivamente no setor de carros inteligentes. Além disso, a parcerias com algumas montadoras permite à companhia trazer tecnologias embarcadas em automóveis, tais como sistemas de entretenimento e controle de bordo.
Com a Samsung assumindo uma posição nesta indústria, ao lado das potência Apple e Google, outras grandes fabricantes terão uma porta aberta, tal como as gigantes do mercado chinês Huawei e Xiaomi, por exemplo.
Mais do que apenas ser parte do mercado de carros inteligentes, a Samsung está abrindo um bom precedente com clientes muito fiéis, o que ampliaria a propagação dos seus produtos com software exclusivo, como o Tizen. Aliás, já vimos a fabricante mostrar que quando combina software e hardware, seus produtos oferecem uma alta performance, como é o caso da sua linha de relógios inteligentes, que acaba de receber o mais novo integrante, o Gear S3.
Agora, voltando para o início deste artigo, concordo plenamente com o que disse o CEO da Fiat Chrysler: melhor ter uma parceria com empresas de tecnologia do que tentar imitá-las. Aliás, melhor ainda com a Sasmung, que possui um grande número de patentes relativas a carros.
E aí, será que as empresas de tecnologia de hoje serão as grandes jogadoras do mercado automobilístivco de amanhã?
Que lindo, os carros da Samsung super aquecendo e explodindo com as pessoas dentro, travando as rodas, as portas, o ar condicionado, etc., depois de um ano, nas versões populares ou ainda, fazendo litros por quilometro, pela "cara nova" que eles vão querer dar ao carro, enchendo de opcionais desnecessário e sem falar claro, dos vários e inúmeros modelos que sairão de linha em pouco tempo e que ficarão sem peças e sem oficina rápido rápido.
Vai que esse carro tenha recebido o espírito do Galaxy Note 7? Deus me livre!
Imagina que louco vc está a 80km/h e se depara com algo inusitado e precisa usar o freio aí na hora de pisar aparece uma mensagem : "o system. freio parou" qq
A Samsung já produz veículos, há anos, em parceria com a Renault.
Se um Galaxy S7 Edge custa R$ 3.199,00 eu suponho que um automóvel da Samsung custe em torno de R$ 999.999,000
vai e explodir o carro kkkkkkkk
A pesquisa pra esse post foi fraquinha, fraquinha.
O conhecido Renault Fluence não passa do Samsung SM3 lançado em 2009 e esse nem é o primeiro carro Samsung.
Samsung já foi dona de uma empresa que hoje é chamada Renault.
Fiat e Samsung= Retorno do Marea Turbo, explodindo desde o século passado.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
AI MEO DEOS!!! AGORA VAI..
Vai competir com o HB20 pra ver qual será mais bombástico.
Muito bom, a Samsung teve uma excelente parceria com a Renault e essa com a Fiat tem tudo para dar certo. Só espero que até essa parceria render frutos, um smartphone não esteja custando o mesmo que um carro hahahaha
É pra voltarem a fazer o Marea, e transforma-lo em uma explosão de vendas
Samsung em carro ??? eita porra carro bomba pra explodir a bateria...
explode não, ela já fábrica carros há quase 20 anos...
Sinceramente não vejo como novidade. Apenas vejo um movimento natural de integração de indústrias especialistas cada uma em seu ramo de atuação.
Bom para o mercado automobilístico e melhor ainda para o mercado mobile/wearable. De um lado teremos carros mais inteligentes e de outro maiores capacidades de integração da Indústria mobile com funções dos carros.
De. Modo geral ganham todos!!
Não, ainda tem muito chão pela frente, não é por que eu detenho a tecnologia que vou sair fabricando tudo, e quem agiu assim, caiu no esquecimento e foi a bancarrota.
A questão é, essas patentes todas querem dizer que a Samsung vai entrar no mercado ou que ela está dando uma de "malandra" para gerar lucro com suas patentes?
Ela já entrou no mercado faz tempo, O Samsung SM3 é a versão coreana do Fluence da Renault...