O lado B da Samsung: hoje smartphones, amanhã carros

graphicstock car
© graphicstock

Empresas de tecnologia estão constantemente roubando a cena, e isso acontece porque dominam o conhecimento de software em combinação com determinado hardware. A Samsung, por exemplo, responde por smartphones, Smart TVs, eletrodomésticos inteligentes e agora... carros. Isso mesmo, podemos dizer que este "lado B" da fabricante sul-coreana pode incidir positivamente sobre a indústria automobilística e, dado ao peso desta gigante de tecnologia, no mercado tecnológico em geral.

Ainda não é oficial, mas, desde agosto, a Samsung e a Fiat Chrysler vêm estudando uma parceria, que envolveria a compra da Magneti Marelli, uma subsidiária da Fiat Chrysler especializada em peças, acessórios e componentes de alta performance.

Em entrevista à Bloomberg, o CEO da Fiat Chrysler, Sergio Marchionne, afirmou que a indústria de carros está mudando e que as empresas de tecnologia estão entrando no negócio de carros autônomos e elétricos. Logo, a posição da Fiat é a de que seria melhor ter uma parceria com tais empresas do que tentar imitá-las.

Samsung possui 510 patentes relativas a carros

Se olharmos para o mercado de automóveis autônomos, temos o Google e a Apple investindo nesta área há algum tempo. Aliás, a gigante das buscas possui um grande know-how neste setor, e a Samsung, sendo um dos maiores players no universo TI, também quer uma fatia nesse mercado. Contudo, engana-se quem acredita que este seria o primeiro passo para a desenvolvedora da série Galaxy investir em carros. De acordo com uma matéria publicada pela Forbes, a Samsung é a líder em patentes relativas a automóveis.

A Samsung e suas Patentes

Segundo a Forbes, a Samsung possui 510 patentes desse setor, isso um ano atrás. Depois da fabricante sul-coreana, temos a Google, com 308, a Microsoft, com 222, e então a Apple, com 83. O que coloca a Samsung à frente seria o desenvolvimento de peças, acessórios e componentes de alta performance. Aliás, a divisão exclusiva para baterias de íon-lítio, a Samsung SDI, oferece baterias para modelos verdes da BMW, por exemplo.

Aliás, quem acompanha o problema com o recall do Galaxy Note 7 já deve ter ouvido falar da Samsung SDI, a subsidiária que acabou errando a mão na fabricação das baterias para o novo modelo da série Note.

android auto connect smartphone
A Samsung pode abrir portas para outras fabricantes no setor automobilístico / © ANDROIDPIT

O que muda com a Samsung no jogo

A Samsung é uma empresa que investe em múltiplas tecnologias. Desde de 2015, a fabricante possui uma equipe de pesquisadores, desenvolvedores e especialistas trabalhando exclusivamente no setor de carros inteligentes. Além disso, a parcerias com algumas montadoras permite à companhia trazer tecnologias embarcadas em automóveis, tais como sistemas de entretenimento e controle de bordo.

Com a Samsung assumindo uma posição nesta indústria, ao lado das potência Apple e Google, outras grandes fabricantes terão uma porta aberta, tal como as gigantes do mercado chinês Huawei e Xiaomi, por exemplo.

Mais do que apenas ser parte do mercado de carros inteligentes, a Samsung está abrindo um bom precedente com clientes muito fiéis, o que ampliaria a propagação dos seus produtos com software exclusivo, como o Tizen. Aliás, já vimos a fabricante mostrar que quando combina software e hardware, seus produtos oferecem uma alta performance, como é o caso da sua linha de relógios inteligentes, que acaba de receber o mais novo integrante, o Gear S3.

Agora, voltando para o início deste artigo, concordo plenamente com o que disse o CEO da Fiat Chrysler: melhor ter uma parceria com empresas de tecnologia do que tentar imitá-las. Aliás, melhor ainda com a Sasmung, que possui um grande número de patentes relativas a carros.

E aí, será que as empresas de tecnologia de hoje serão as grandes jogadoras do mercado automobilístivco de amanhã?

Ir para o comentário (42)
Camila Rinaldi

Camila Rinaldi
Head of Editorial

Com mais de uma década de experiência em review de dispositivos, recentemente mergulhei no mundo dos wearables e desenvolvi uma paixão por inovações em saúde digital. Embora agora eu esteja profundamente imersa no ecossistema da Apple, meu entusiasmo pelo Android permanece forte. Anteriormente, fui editor-chefe do AndroidPIT e do Canaltech no Brasil, e agora compartilho minhas análises com o público dos EUA no nextpit. Além da tecnologia, valorizo muito minha coleção de vinis e acredito que a melhor maneira de conhecer um lugar é através da sua gastronomia. Junte-se a mim enquanto exploro a fusão da tecnologia e da cultura em nossa vida cotidiana.

Para o perfil do autor
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
ÚLTIMOS ARTIGOS
Notificação por push Artigo seguinte
42 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • 3
    Gustavo Visentini 18/09/2016 Link para o comentário

    Que lindo, os carros da Samsung super aquecendo e explodindo com as pessoas dentro, travando as rodas, as portas, o ar condicionado, etc., depois de um ano, nas versões populares ou ainda, fazendo litros por quilometro, pela "cara nova" que eles vão querer dar ao carro, enchendo de opcionais desnecessário e sem falar claro, dos vários e inúmeros modelos que sairão de linha em pouco tempo e que ficarão sem peças e sem oficina rápido rápido.


  • Douglas A. 7
    Douglas A. 16/09/2016 Link para o comentário

    Vai que esse carro tenha recebido o espírito do Galaxy Note 7? Deus me livre!


  • Mateus Lucas 11
    Mateus Lucas 16/09/2016 Link para o comentário

    Imagina que louco vc está a 80km/h e se depara com algo inusitado e precisa usar o freio aí na hora de pisar aparece uma mensagem : "o system. freio parou" qq


  • Douglas Charles Cunha 41
    Douglas Charles Cunha 16/09/2016 Link para o comentário

    A Samsung já produz veículos, há anos, em parceria com a Renault.


  • Rodrigo J. B. Duarte 19
    Rodrigo J. B. Duarte 15/09/2016 Link para o comentário

    Se um Galaxy S7 Edge custa R$ 3.199,00 eu suponho que um automóvel da Samsung custe em torno de R$ 999.999,000

    Douglas A.


  • 14
    Jefferson 15/09/2016 Link para o comentário

    vai e explodir o carro kkkkkkkk

    Henrique P.jhon tales


  • André C. 21
    André C. 15/09/2016 Link para o comentário

    A pesquisa pra esse post foi fraquinha, fraquinha.
    O conhecido Renault Fluence não passa do Samsung SM3 lançado em 2009 e esse nem é o primeiro carro Samsung.

    Douglas Charles Cunha


  • Jefferson Silva 25
    Jefferson Silva 15/09/2016 Link para o comentário

    Samsung já foi dona de uma empresa que hoje é chamada Renault.


  • Bruno Pro 8
    Bruno Pro 15/09/2016 Link para o comentário

    Fiat e Samsung= Retorno do Marea Turbo, explodindo desde o século passado.

    Gabriel S.


    • Gabriel S. 18
      Gabriel S. 16/09/2016 Link para o comentário

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


  • Muraque O. 37
    Muraque O. 15/09/2016 Link para o comentário

    AI MEO DEOS!!! AGORA VAI..


  • 35
    Maicon Bruisma 15/09/2016 Link para o comentário

    Vai competir com o HB20 pra ver qual será mais bombástico.


  • 85
    Conta desativada 15/09/2016 Link para o comentário

    Muito bom, a Samsung teve uma excelente parceria com a Renault e essa com a Fiat tem tudo para dar certo. Só espero que até essa parceria render frutos, um smartphone não esteja custando o mesmo que um carro hahahaha


    • Bruno Pro 8
      Bruno Pro 15/09/2016 Link para o comentário

      É pra voltarem a fazer o Marea, e transforma-lo em uma explosão de vendas


  • Victor Lima 78
    Victor Lima 14/09/2016 Link para o comentário

    Samsung em carro ??? eita porra carro bomba pra explodir a bateria...


    • 85
      Conta desativada 15/09/2016 Link para o comentário

      explode não, ela já fábrica carros há quase 20 anos...


  • 15
    Conta desativada 14/09/2016 Link para o comentário

    Sinceramente não vejo como novidade. Apenas vejo um movimento natural de integração de indústrias especialistas cada uma em seu ramo de atuação.
    Bom para o mercado automobilístico e melhor ainda para o mercado mobile/wearable. De um lado teremos carros mais inteligentes e de outro maiores capacidades de integração da Indústria mobile com funções dos carros.
    De. Modo geral ganham todos!!


  • 63
    José Luís Silva Martiniano 14/09/2016 Link para o comentário

    Não, ainda tem muito chão pela frente, não é por que eu detenho a tecnologia que vou sair fabricando tudo, e quem agiu assim, caiu no esquecimento e foi a bancarrota.


  • Phelipe Breves 67
    Phelipe Breves 14/09/2016 Link para o comentário

    A questão é, essas patentes todas querem dizer que a Samsung vai entrar no mercado ou que ela está dando uma de "malandra" para gerar lucro com suas patentes?

    Conta desativada


    • 85
      Conta desativada 15/09/2016 Link para o comentário

      Ela já entrou no mercado faz tempo, O Samsung SM3 é a versão coreana do Fluence da Renault...

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.