Snapdragon 820: processador será produzido pela Samsung

qualcomm logo
© nextpit

O Snapdragon 810 foi um processador muito aguardado, mas depois que os primeiros smartphones equipados com ele apareceram com problemas de aquecimento, muita gente passou a evitá-lo. Hoje (10/11), contudo, a Qualcomm anunciou o seu novo chipset que terá como missão deixar os erros de seu predecessor no passado. Além disso, o Snapdragon 820 foi lançado com a promessa de oferecer suporte para novas tecnologias e maior imersão em imagens e áudio 3D. Confira detalhes abaixo.

A Samsung fabricará o novo Qualcomm Snapdragon 820

Em um comunicado oficial em seu site, a Samsung declarou que já começou a produção dos novos processadores com sua tecnologia de 14 nanômetros FinFET. Estes processadores são: o Exynos 8 Octa e o Qualcomm Snapdragon 820, que chegará aos smartphones carros-chefe no primeiro semestre de 2016.

A Qualcomm está depositando toda sua confiança na Samsung para o sucesso do seu novo processador para 2016, depois do fiasco do Snapdragon 810. O melhor processador da Qualcomm de 2015 apresentou inúmeros problemas por superaquecimento. Estes problemas fizeram com que alguns fabricantes escolhessem trabalhar com outros processadores, como foi o caso da LG com o LG G4, e da Samsung, que optou por usar os processadores Exynos, da própria fabricante, o que resultou em um grande sucesso.

Snapdragon 820: Lançamento e disponibilidade 

O Snapdragon foi lançado no dia 10/11 em Nova York, Estados Unidos. O novo chip da Qualcomm foi desenvolvido do zero e oferecerá aos usuários um novo nível de experiência em som, áudio e câmera, segundo o discurso feito pelo CEO da empresa, TIM McDonough.

O novo chipset estará disponível no próximo ano entre os principais lançamentos do primeiro semestre, como o Xiaomi Mi5, além de outros dispositivos da Sony e HTC.

Especificações técnicas do Snapdragon 820

O Snapdragon 820 foi totalmente redesenhado pela Qualcomm, desde seu design até seus componentes internos, como a GPU e a CPU. A CPU Kryo promete o dobro de velocidade e eficiência energética em comparação com a geração anterior, enquanto a GPU Adreno 520 oferecerá imagens processadas com mais realismo e com sombras melhor renderizadas, além de maior detalhamento em diferentes texturas e detalhes exibidos entre imagens e cenários de jogos. A Qualcomm disse ainda que a nova otimização entre a CPU e a GPU resultará em uma economia de até 40% de energia.

O processador de sinal DSP, o Hexágono 680, também está otimizado com os demais componentes do processador. Segundo a Qualcomm, este processador entregará uma perfomance três vezes maior em comparação com a geração anterior e será dez vezes mais econômico energeticamente. No quesito câmera, o novo chipset suportará sensores de até 28 MP, com possibilidade de reproduzir e gravar vídeos em qualidade Ultra HD (UHD), além de oferecer suporte para monitores e telas 4K.

Além de controlar os sensores do dispositivo, o novo módulo será responsável também em auxiliar o IPS da câmera, analisando condições de luminosidade para que as fotos capturadas em baixa luz sejam mais equilibradas e legíveis mesmo sem o uso do flash.

Qualcomm Adreno 530 performance
GPU Adreno 530 é mais rápida e econômica! / © Qualcomm

Conforme havíamos antecipado anteriormente, a Samsung participou do processo de fabricação do novo chipset em parceria com a Qualcomm, o que nos faz acreditar que a empresa sul-coreana está realmente interessada em incluir o Snapdragon 820 em algumas variantes do Galaxy S7. A Samsung contribuiu diretamente para o novo processo de fabricação do chipset, que utilizará a tecnologia de montagem em 14 nanômetros FinFET. Segundo a Qualcomm, esse novo padrão de fabricação é o mais eficiente do mercado e o mesmo utilizado no Exynos 7420, da Samsung, eleito o melhor chipset de 2015.

Principais funções do Snapdragon 820

Quick Charge 3.0

A terceira geração da tecnologia de carregamento rápido é compatível com os seguintes processadores: Snapdragon 820, Snapdragon 620, Snapdragon 618, Snapdragon 617 e Snapdragon 430. Segundo a Qualcomm, a Quick Charger 3.0 está 38% mais veloz em comparação com a geração anterior, ou seja, aproximadamente 50% da bateria de um dispositivo poderá ser carregada em menos de 30 minutos. Além disso, o novo sistema é compatível com os conectores USB mais comuns, como o micro USB, USB Type-C e USB Type-A.

Qualcomm Spectra camera ISP

A tecnologia Spectra da Qualcomm promete aumentar em muito a qualidade de imagens nos smartphones. Michael Mangan, gerente de produto de câmeras da Qualcomm, disse que, como os sensores estão cada vez menores, eles também estão captando menos luz. Por isso, o Spectra ISP é um sistema para melhorar a aparência do que foi captado. A nova tecnologia consegue reduzir interferências e ruídos nas imagens para oferecer cores mais nítidas e profundidade. Um novo algoritmo consegue reconhecer áreas escuras das fotos e clareá-las, além de ser possível, também alterar o foco da imagem. 

camera comparison 1 4
A tecnologia Spectra promete levar a qualidade de câmeras DSLR para os smartphones. / © ANDROIDPIT

O novo processador comporta agora até 3 câmeras simultaneamente: 2 traseiras e 1 frontal. Na prática, o usuário, por meio de software, poderia alterar o foco de um foto depois de tirada, já que cada câmera tiraria a foto com um foco diferente. Além disso, ela irá suportar até 25 MP de resolução.

Com respeito a vídeos, o novo processador é capaz de exibir imagens 4K a 60fps, mesmo se transmitidas por um cabo HDMI 2.0, ou 4K a 30fps se o conteúdo for transmitido wireless. A Qualcomm afirma que "será possível capturar imagens super claras e vívidas independentemente das condições de luz e movimento, e exibi-las com cores super fiéis à realidade", completa Tim Leland, vice-presidente de produtos da Qualcomm. A Qualcomm até promete imagens superiores a uma câmera DSLR, embora eles tenham forçado um pouco a barra nesse ponto.

Qualcomm Improve touch

Embora smartphones a prova d'água estejam na moda, vocês sabem que infelizmente ainda não dá para usá-los quando a tela está molhada, pois ela não consegue detectar corretamente os toques. Mas com a tecnologia Improve touch, a Qualcomm promete acabar com esse problema no Snapdragon 820. Embora o Snapdragon 810 já tenha compatibilidade, no Snapdragon 820 o aproveitamento será maior.

A empresa recentemente havia comprado uma outra empresa que tinha desenvolvido um sistema mais eficaz de toque, o qual seria capaz de reconhecer até toques em tela com respingos, graças ao algoritmo exclusivo. Além de melhorias em relação a canetas stylus ou uso de luvas, tudo isso sem aumentar o custo de produção.

Water hero
Improve Touch tornará a sensibilidade de telas molhadas melhor. / © ANDROIDPIT

Qualcomm Zeroth

A Qualcomm desenvolveu sua nova plataforma de computação cognitiva, a Qualcomm Zeroth. Ela é composta pelos seguintes elementos: Percepção visual; Reconhecimento de voz e áudio; Função Always-On (sempre ligado). A combinação desses três elementos através da Qualcomm Zeroth tornará a interação com o seu dispositivo mais inteligente e intuitiva, simplificando muitos aspectos dos smartphones de hoje. Como exemplo, a Qualcomm indica o aspecto de reconhecimento visual em colaboração com a câmera do smartphone.

Com a nova tecnologia os dispositivos móveis serão capazes de reconhecer e classificar cenas, imagens e inclusive rostos, reagindo de maneira apropriada sem precisar de comandos. No futuro, não será mais preciso organizar manualmente as imagens do seu Android.

Qualcomm Snapdragon Sense ID 3D - tecnologia de impressão digital

Segurança é uma das prioridades da Qualcomm, e suas novas tecnologias irão proteger melhor os dados dos usuários nos smartphones. O Snapdragon Sense ID 3D é um novo tipo de escaner de impressão digital já usado pelo governo dos Estados Unidos. A Snapdragon Sense ID 3D usa uma tecnologia de ultrassom para criar uma imagem tridimensional da impressão digital, garantindo um reconhecimento mais preciso, mesmo quando as mãos estiverem sujas ou com creme.

A Qualcomm já usa padrões bem estabelecidos como o FIDO (Fast IDentity Online) e o UAF (Universal Authentication Framework), para otimizar a operabilidade entre diferentes aparelhos. Além disso, o sensor é capaz de escanear através de diversos materiais, como vidro, plástico, alguns metais e cristal de safira, possibilitando a livre escolha de materiais por parte das fabricantes de smartphones.

qualcomm snapdragon sense id 3d ultraschall 02
O sensor produz, com a ajuda da tecnologia de ultrassom, uma imagem detalhada da impressão digital. / © Qualcomm

O que você achou do Snapdragon 820? 

Notificação por push Artigo seguinte
250 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Flavio Rampazzo 26
    Flavio Rampazzo 15/01/2016 Link para o comentário

    Impressionante o poder de fogo da Samsung, estão se tornando a personificação da mega corporação, fabricam de alfinete a foguete.


  • Paulo César Filho 17
    Paulo César Filho 15/01/2016 Link para o comentário

    A Samsung sempre dominando, daqui um tempo os CEO da Samsung vão estar se candidatando pra ser presidente dos EUA e etc.


  • David CD 80
    David CD 14/01/2016 Link para o comentário

    Pode ter sido uma boa escolha, pois está um pouco distante dos processadores da apple e da samsung, precisa agilizar para não ficar muito atrás das duas.


  • Junior Fornazi 45
    Junior Fornazi 14/01/2016 Link para o comentário

    samsung só dominando.... parece q esta para fechar a compra de uma empresa de telas OLED tb.....


  • Deivis Schuman 124
    Deivis Schuman 14/01/2016 Link para o comentário

    Tomará que ele não seja esquentadinho igual ao seu irmão 810!


    • Tiarles N. 46
      Tiarles N. 14/01/2016 Link para o comentário

      Esquentadinho que foi mais usado pelas fabricantes em 2015 do que as versões anteriores (801 805 e 808).

      Espero que a Qualcomm tenha aprendido com o erro do 810

      Thays Santos


    • 2
      Sergio Kraemer 10/02/2016 Link para o comentário

      Muito pouco provável por 2 pontos:
      1o será feito pela Samsung
      2o utilizará a litografia 14nm aprimorada da própria Samsung (Exynos 8 Octa é 15% mais rápido e 15% mais econômico que a 7 Octa. O 820 será feito na base dessa 2a geração)


  • Eduardo Rocha 37
    Eduardo Rocha 14/01/2016 Link para o comentário

    O Snapdragon 810 foi a treva de 2015! Aguardo muitas melhorias pra esse 820.


  • bryant36 33
    bryant36 14/01/2016 Link para o comentário

    Espero que não seja um fiasco igual foi o snap 810


  • 14
    Gislane Rodrigues 14/01/2016 Link para o comentário

    Só acredito vendo!

    Gilmar LuizFelipe Dourado


  • 85
    Conta desativada 14/01/2016 Link para o comentário

    Realmente em processadores a Samsung faz um trabalho impecável, alto desempenho com baixo consumo de energia. Essa parceria com a Qualcomm tem tudo pra ser perfeita....

    Denys M.


  • Victor Lima 78
    Victor Lima 14/01/2016 Link para o comentário

    a Samsung pode pecar na touchwizz... mas uma coisa ela faz certo... processadores... os exynos deram um banho nos qualcomm ano passado

    Denys M.


  • 1
    Geancarlos Helmer 14/01/2016 Link para o comentário

    Bits Tecnologia é um blog das noticias do mundo da tecnologia, as quais são trazidas até você de uma maneira simples, clara e objetiva www.bitstecnologia.com.br


  • 24
    Flávio 14/01/2016 Link para o comentário

    Daqui a pouco aparece algum querendo atenção e falando que o chip vai vir travando ou pesado 👍a tosquisse n tem limite

    WandersonDenys M.


  • 13
    Conta desativada 14/01/2016 Link para o comentário

    Provavelmente vou comprar meu próximo aparelho com o processador Qualcomm Snapdragon 820, para falar para os meus amigos que o meu aparelho é mais rápido.


  • Hipopótamo Roxo do Mal 41
    Hipopótamo Roxo do Mal 14/01/2016 Link para o comentário

    Já posso compra meu próximo smartphone com snapdragon 820 para falar pros meus amigos que meu aparelho é mais rapido 😂😂

    "desnecesauro" sim eu disse "desnecesauro"


    • Marcio S. 33
      Marcio S. 14/01/2016 Link para o comentário

      vou me esforçar da próxima vez..... mas continue procurando, a graça está por aí.....


      • Hipopótamo Roxo do Mal 41
        Hipopótamo Roxo do Mal 14/01/2016 Link para o comentário

        Não desista foco que você consegue ")


  • 26
    Christofer Braga 14/01/2016 Link para o comentário

    801 805 e 808 foram muito bons 810 foi um fiasco vamos ver o 820.


  • Leonardo Alves 56
    Leonardo Alves 12/11/2015 Link para o comentário

    "Levar qualidade de câmeras DSLR para os smartphones" é tão tosco quanto dizer "Mobile é o futuro dos jogos".

    Quanto ao chipset, esperemos que vingue o irmão menor.

    Marcio Jonas Ferreira

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.