#TBT: Qual foi o seu primeiro smartphone? Este foi o meu!
Nesta semana, comemoramos 22 anos do lançamento do primeiro smartphone. Isso mesmo, 22 anos. Muita coisa mudou desde que o IBM Simon Personal Communicator foi anunciado em 16 de agosto de 1994. Pesando 500g e oferecendo uma caneta Stylus, este foi o primeiro "telefone esperto" de pelo menos 50 mil pessoas no mundo. E o seu, qual foi? O meu primeiro smartphone foi um Android!
- #TBT: O primeiro Moto G a gente nunca esquece?
- #TBT: Minha jornada com o Android começou com um Galaxy X
Assim como toda grande novidade, o IBM Simon não era considerado um smartphone na época do seu lançamento. Mas, devido ao fato de combinar mobilidade com funções que apenas computadores tinham na época, o aparelho é tido hoje como o primeiro smartphone já lançado no mundo.
Como o IBM Simon, o meu primeiro smartphone também tinha tela de toque, calendário, aplicativo para anotações, a possibilidade de enviar emails e mensagens e ainda podia ser carregado para cima e para baixo. Contudo, em vez de 500g, o meu gadget tinha 164g. O que, veja bem, foi uma boa evolução de 1994 à 2010.
IBM Simon e suas 500g de pura modernidade em 1994
Sim, meu primeiro smartphone foi comprado em 2011, e lembro que queria um iPhone 4, mas quando cheguei na loja me encantei mais pelo Android, e depois pelo preço dele! Se hoje em dia, esse tipo de dispositivo tende a ser caro, imagine em 1994. Em entrevista à BBC Londres, Charlotte Connelly, curadora da exposição que marca o 22º aniversário do IBM Simon, no Museu da Ciência de Londres, disse que o aparelho custava na época, 899 dólares. E o preço sugerido do meu primeiro smartphone foi de 425.52 libras. Nada barato também.
Além da adição das câmeras e inúmeras outras funcionalidades e melhorias de software, o aumento da capacidade da bateria de um smartphone da década de 90 para 2010 marcou a evolução dos dispositivos móveis, apesar deste ainda ser um mal que nos aflige diariamente. O IBM Simon oferecia apenas duas horas de uso do aparelho sem ter que carregá-lo. Já o meu primeiro celular inteligente entregava até 9h em 2G e até 5h30min em 3G. Apesar destes números, lembro que conseguia levar o consumo de energia na boa até chegar em casa à noite e ter que plugá-lo à tomada.
Meu primeiro smartphone não vinha com uma caneta Stylus, mas rodava com o Android,. Ele chegou com versão 2.2 Froyo de fábrica e, logo depois, recebeu o update para o Android 2.3 Gingerbread e ficou nele para sempre. Lembro de estar com um amigo, que também comprou o mesmo aparelho, e estávamos deslumbrados - essa era a palavra - com todas as possibilidades que teríamos dali para diante com o nosso primeiro smartphone.
Comprei o meu smartphone em uma decisão quase que irresponsável, por conta do valor do dispositivo, mas queria muito ter o aparelho para fazer vídeos em um festival de música. Na época, pensava em escrever sobre a cena musical de Berlim para revistas brasileiras. Contudo, logo percebi que 2011 ainda não era bem o ano para começar a usar smartphones para o streaming de vídeos em tempo real, pois minha expectativa havia se mostrado infinitamente maior do que a experiência de uso que tive com o meu primeiro celular inteligente.
O meu primeiro smartphone foi o HTC Desire HD
Meus celulares:
-Nokia 6180
-Nokia 3310
-Motorola C333
-Motorola C350
-Nokia 3100
-Sony Ericsson K300
-Sony Ericsson K550
-Samsung X480
-Sony Ericsson Z550
-Motorola RAZR V3M
-Motorola Moto Q (1° Smart)
-Nokia E62 (2° Smart, tenho até hoje)
-Nokia 6265
-Sony Ericsson W810
-Nokia E63
-Nokia X2 Xpress Music
-Samsung Galaxy Ace (1° Android)
-Samsung Galaxy Grand Duos
-Samsung Galaxy S3 Neo Duos
-Motorola Moto X
-Microsoft Lumia 532
-Microsoft Lumia 640
-Microsoft Lumia 640 XL
-LG G4
-LG G Flex2
Ufa... Acabei!
Meu primeiro Esperto-fone foi o Xperia E em 2013x travava mais q tudo, mas era lindo kk
meu primeiro celular foi um LG MG220 , meu primeiro smart foi um xperia x10mini em 2010 ( amava ele *--* ) paguei caro com força na época kkk.
meu primeiro celular foi um Motorola V3 em 2007 e meu primeiro Android foi um Galaxy Y kkkkkk
O meu primeiro "smartphone", pois se tinha Symbian S60 era um "telefone esperto", foi um Nokia 3650.
Foi o primeiro e último celular que comprei top de linha (para a época) - caro pra dedéu :), investimento que na época valeu pois era algo que não existia e eu sempre fui ligado não no must-have, mas meu estilo geek de explorar a fundo o potencial dos aparelhos (quando o $$$ permite adquirir ou ter um para review) pedia um.
Fiquei sonhando com o Nokia 6600 que ela lançou algum tempo depois, mas acabou que demorou um tempão até que pude adquirir um Nokia N76, que alias até hoje está na gaveta e funcionando!
Com ele fiz o coordenador do curso de graduação babar ao ver eu navegar entre os slides da minha apresentação de TCC.
Também na mesma apresentação fiz ele babar sobre o tema Domótica, automação residencial/comercial e sobre o uso de um smartphone para isso.
Ah, antes de smartphones eu já tive vários PDAs desde o Palm m100, terminando num HP iPaq (pois é, até o "i" a Apple copiou rsrs).
O meu primeiro celular foi um Siemens A56
Já o primeiro smartphone foi o Nokia Lumia 520
O meu primeiro celular foi "Nokia 6160"
o meu foi ym Nokia Asha 501.
Nokia 5530 xpress music. Rodava synbian e tinha uma canetinha stilos pra usar na tela resistiva. Tinha 50mb de memória interna e rodava todos os apps muito bem.
O meu foi um Xperia não sei o modelo. era Sony Ericsson ainda é o Android era o 2.1.1 ecclair
Meu primeiro smartphone? Samsung Corby? Ou LG GW550?
Primeiro smartphone com Android? Galaxy Ace Duos!
Até que, dado a minha pouca experiência (portanto, pouca exigência) com smartphones, até que foi um smartphone bacana.
O meu primeiro foi um Nokia E63 com Sybian. E o tenho até hoje. Hoje lógico, uso outro. Tenho um Z3+ e um Zenfone 2 32 gb.
Nokia 6210 Navigator
iPhone 2g
iPhone 3g
iPhone 4
Motorola Razr i
Nexus 4
Xiaomi Red Mi 2
Nexus 6P
Até 2011 eu tinha um Sony Ericsson, laranja!!! Daí minha namorada me presenteou com um Galaxy Y. Foi meu primeiro smartphone.
Samsung Galaxy S3 (2013 - 2013)
LG G2 (2014 - hoje)
Smart é tudo!
Todos os meus aparelhos até o momento foram android, pois ainda não surgiu um concorrente que me fizesse mudar de ideia, em menos de 6 anos nessa plataforma mudei de aparelho 8 vezes:
1°_Galaxy 5
2°_Razr D1 Sem TV
3°_Galaxy S3 Mini
4°_Moto G 4G 1° Geração
5°_Galaxy S3 Neo
6°_Galaxy S4 (Usado)
7°_Moto E 1° Geração (Reserva)
8°_Nexus 5 (Atual)
Meu primeiro smartphone Android foi o Motorola Defy+.
1° Moto E (2014/2015)
2° Moto G 3° Geração (Atual)
Meu primeiro foi um Xperia X10 mini pro em 2011 que ainda funciona. Depois um galaxy note 1 em 2012 que foi roubado e em 2013 o galaxy note 3 que uso atualmente.