Porque o Windows Phone morreu? Cinco motivos e um bônus nacional

AndroidPIT e reading 0916
© nextpit

Recentemente, a Microsoft anunciou, de uma jeito pouco oficial — por meio da conta de Twitter de um executivo, Joe Belfiore — que o Windows Phone está, de fato, morto, e agora enterrado pela Microsoft. Conserto de bugs e atualizações de segurança estão garantidas enquanto existirem pessoas usando a plataforma e demandando deles, mas é só. Ou seja, nada de Surface Phone nos próximos anos. 

Isso me fez lembrar da notícia que escrevi em 2014 de que o Windows Phone era o segundo sistema operacional mais utilizado no Brasil, atrás do Android, é claro, mas na frente da Apple. Também, pudera, enquanto a estratégia da Apple foi sempre de apostar no premium, a Microsoft, junto da Nokia, estava no caminho certo de oferecer produtos com um bom custo-benefício. O que eles não imaginavam no início de 2014 é que aquele aparelho lançado pelo Google com a Motorola em novembro, o Moto G, impactaria não apenas na parcela Android do mercado, mas nele como um todo, e que logo esse discurso de custo-benefício seria incorporado por todas as fabricantes. 

Bônus: o efeito Moto G no Brasil

Você pode achar que eu estou exagerando, mas vale lembrar que o Moto G, primeira e segunda geração, foi o modelo mais vendido no ano seguinte, 2014, tanto no Brasil quanto na América Latina. Mas para além do Moto G aqui no Brasil, o que mais atrapalhou a Microsoft e seus aparelhos Nokia rodando Windows Phone? De certa forma, grande parte das boas decisões da Microsoft ou encontraram um obstáculo no caminho, ou foram feitas no tempo (ou melhor, timming), errado. 

Cinco motivos do fracasso do Windows Phone

PC no centro de tudo

Não, não podemos fizer que a culpa é do computador, mas que a demora da Microsoft em ver que o mundo estava se tornando móvel e que não estava apenas indo na direção dos notebook, laptop e tablet, é uma das razões do fracasso do Windows Phone, especialmente no que diz respeito a timming. Enquanto todas as fabricantes estavam se voltando para o Android e para seus smartphones, a Microsoft estava de olho no mercado de computadores, trabalhando apenas no Windows. O Android enquanto plataforma aberta e “grátis” do Google surgiu em 2007, o Windows Phone levou mais três anos para nascer, chegando apenas em 2010.

AndroidPIT e reading 0887
A Microsoft tentou levar o Mobile para o PC / © ANDROIDPIT

Nokia

A começar pela Nokia, não há dúvidas de que a Microsoft fez certo ao comprar uma companhia conhecida por seus aparelhos de qualidade fabril e uma marca forte em vários mercados. É a estratégia Apple de controlar hardware e software que também deu certo para Google e Motorola por um tempo. Porém, aquele vai e volta de chamar de Nokia ou de chamar de Microsoft não ajudou. Fora que durante muito tempo, a Microsoft tentou empurrar seu sistema operacional para fabricantes que trabalham com Android, sem sucesso. Era setembro de 2013 quando a Microsoft comprou a Nokia, um pouco tarde para quem já estava perdendo espaço. 

AndroidPIT e reading 0878
Ah, os Lumia / © ANDROIDPIT

Sistema operacional

Por vezes, é melhor fazer o feijão com arroz do que inovar, não é mesmo? Pois é. Desde sempre, o Windows Phone foi, no geral, um sistema operacional bastante elogiado, que conseguiu de fato se aproveitar do casamento hardware e software e que trouxe inovações como aplicativos que funcionavam como widgets, porém, desde sempre, a briga maior é em torno das plataformas, mas do que dos fabricantes. Pergunte a um usuário de iPhone porque ele não vai para o Android.

Você encontrará argumentos para todas as respostas dele — a da câmera é uma das mais fáceis de rebater —, mas quando ele disser que gosta do sistema, você terá perdido essa batalha. Não é impossível aprender a mexer em outro sistema operacional, mas ninguém efetivamente gosta de sair da sua zona de conforto. E mudar de sistema operacional é muito mais complicado do que mudar de marca de smartphone.

E foi aí que o Windows Phone se complicou: com Android consolidado com opção ao iOS, pouco espaço sobrava para a conquista de usuários para uma nova plataforma. E nesses momentos, ser uma plataforma muito diferente das outras disponíveis, parece mais atrapalhar do que ajudar, especialmente se você é paga e fechada e o concorrente “grátis”e aberta.

Aplicativos

Bom, essa é velha, mas vale a pena relembra. No início da corrida, o desenvolvimento era feito primeiro para iOS, depois para Android e por fim para Windows Phone. Com o passar do tempo, esse pódio até se inverteu, com alguns apps saindo antes para Android ou ao mesmo tempo que para iOS, mas para Windows Phone, por vezes nem saía.

E não tem nada mais frustrante do que ter um smartphone, mas não ter como baixar aquele app do momento que está todo mundo testando. Vamos lembrar aqui do Instagram, que demorou séculos para chegar descendentemente à plataforma da Microsoft. E não necessariamente é culpa da Microsoft, a gente sabe que eles investiram até dinheiro para trazer mais apps e mais rapidamente à loja, mas uma comunidade de desenvolvedores não chama assim por acaso, é ela que de certa forma dita o passo do desenvolvimento de novos aplicativos e versões. 

Usuários 

Esse, na verdade, é o motivo número pelo qual o Windows Phone não deu certo. Nada sobrevive sem usuários usando a plataforma, exigindo melhorias e mais aplicativos disponíveis. Nesse tópico os culpados podem ser muitos, inclusive o marketing, que pode ter faltado aqui, mas a verdade é que sem crescimento na base de usuários, nada sobrevive, nem o Orkut, não é mesmo?

E você, lembra de mais algum motivo para o fracasso do Windows Phone?

Notificação por push Artigo seguinte
85 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • 1
    paula 22/09/2018 Link para o comentário

    Vou pedir indemnização á microsoft, por enganar clientes. É como entrarem pela nossa casa e retir-nos aquilo pelo qual pagamos.


  • 1
    paula 22/09/2018 Link para o comentário

    Quero ser ressarcido! Tenho um smartphone com WP e a microsoft desativou muitos apps, e não foi isso que comprei!


  • Tenente Zureta 33
    Tenente Zureta 16/10/2017 Link para o comentário

    Faltou citar o "mau-olhado" dos antigos usuários do Symbian, que viram o nome da Nokia afundar de vez, ao atrelar o nome da gigante finlandesa ao Windows Phone... Brincadeiras a parte, não fará tanta falta.

    CAV


    • CAV 57
      CAV 18/10/2017 Link para o comentário

      Na verdade, o Windows Phone era impulsionado justamente por causa da Nokia.
      As coisas desandaram justamente quando os Lumias pararam de estampar a marca "Nokia".

      Conta desativada


  • 26
    KARALBPIN 12/10/2017 Link para o comentário

    Eu ainda tenho guardado na caixa e um Lumia 1520. De vez em quando eu o tiro da caixa e tiro umas fotos com ele.


  • CAV 57
    CAV 12/10/2017 Link para o comentário

    "Enquanto todas as fabricantes estavam se voltando para o Android e para seus smartphones, a Microsoft estava de olho no mercado de computadores, trabalhando apenas no Windows. O Android enquanto plataforma aberta e “grátis” do Google surgiu em 2007, o Windows Phone levou mais três anos para nascer, chegando apenas em 2010."

    Ok, mas você desconsiderou que a Microsoft tinha um projeto para o mercado mobile, que era o Windows Mobile, que entre 2008 e 2010, estava na versão 6.x.
    Tudo bem que isso não invalida o argumento (que na verdade, é um fato, que o próprio CEO reconheceu recentemente) de falta de timming, já que o Windows Mobile 6 ainda tinha a mesma pegada do BlackBerry OS e do Symbian 9.3 (S60v3), mas é importante destacar isso pra não cometer injustiça.


  • CAV 57
    CAV 12/10/2017 Link para o comentário

    "Porém, aquele vai e volta de chamar de Nokia ou de chamar de Microsoft não ajudou."

    Mas que vai e volta?
    Quando a Microsoft colocou sua marca em um Lumia, ela nunca mais usou a marca da finlandesa em um aparelho da mesma série.
    Você confundiu com a Lenovo, que não sabia se removia a marca da Motorola ou não.


  • CAV 57
    CAV 12/10/2017 Link para o comentário

    "não há dúvidas de que a Microsoft fez certo ao comprar uma companhia conhecida por seus aparelhos de qualidade fabril e uma marca forte em vários mercados."

    Sim, há dúvidas.
    A qualidade fabril, a mão de obra, as patentes por si só não eram garantias de que o Windows Phone seria beneficiado. A marca "Nokia" em meio a tudo isso era mais determinante. Tanto é que as coisas começaram a dar errado quando, no selo de garantia, ao invés de aparecer "Produced by Nokia Corporation" aparecia "Produced by Microsoft Mobile Oy". E desandaram ainda mais quando o Lumia 435 era um modelo com a marca "Microsoft" e não com a marca "Nokia". Pra começar, a verdadeira Nokia não nomeava um modelo com a inicial "4" porque era uma superstição dela, e na primeira oportunidade, a Microsoft mudou isso.
    Se o acordo não previa o uso permanente da marca que ajudou a levantar o Windows Phone, então não dá pra dizer que essa compra foi a coisa certa, sabendo o que deu 3 anos depois.

    Conta desativada


  • Victor Lima 78
    Victor Lima 12/10/2017 Link para o comentário

    eu gostava muito do Design deles só que a a loja de apps era muito pobre e isso dificultou muito o Progresso do sistema fora que muitos aplicativos não funcionavam direito nele


  • Nivaldo Cavalcante 39
    Nivaldo Cavalcante 11/10/2017 Link para o comentário

    Sem apps, sem usuário... simples assim!

    Conta desativadaConta desativadaConta desativadaConta desativadaConta desativadaConta desativada


  • André Pereira 25
    André Pereira 11/10/2017 Link para o comentário

    Minha mae tinha um Windows Phone, o pouco que mexi nele eu ate que gostei do SO, mas acho que boa parte do fracasso foi pela escassez de apps em sua store. Um exemplo simples: Candy Crush Saga ate aparecer no store do Windows levou mais de 3 anos (o tempo que minha mae teve um Android que jogava isso e depois foi pro Windows Phone), imagino outros apps... Nao adianta nada ter um smart que nao tem aquele app que vc precisa

    Conta desativadaConta desativada


  • Roberto Oliveira 32
    Roberto Oliveira 11/10/2017 Link para o comentário

    'Eu teste o Windows Phone e gostei' - GOSTEI MESMO. Jamais cogitei ter um, embora ainda fique boquiaberto com a qualidade da camera de alguns, ANOS DEPOIS!
    Num mundo onde so existisse ios e WP, eu ficaria com WP.

    VitoConta desativada


  • 10
    Lucas Marcos 11/10/2017 Link para o comentário

    Eu era um usuário do Lumia 730. Quando o sistema surgiu, achei ele muito promissor. Queria experimentá-lo. Quando surgiu o Windows 10 Mobile, a expectativa de que houvesse uma reviravolta no sistema ainda existia, mas aí vieram as decepções. A começar pela primeira atualização oficial do Windows 10 Mobile. A Microsoft simplesmente abandonou a série X30 e X40, liberando uma versão gambiarra, onde faltava otimizações e atualização de firmware (que só atualizaram nos X50). Quem usou viu que a câmera, após a atualização, ficou péssima. Esperei que a Microsoft repensasse na segunda att, mas foi a mesma coisa. Um sistema pouco otimizado, onde ficava na tela CARREGANDO com frequência. Outro ponto é que sempre acompanhava notícias do sistema, e via que ela trazia novos recursos somente ao Desktop, e no Mobile só correções de bugs, mas corrigia um e aparecia dois. Vendo que se não vendesse meu aparelho logo, ele seria totalmente desvalorizado, passei ele logo para frente e adquiri o LG G3. Vi que foi uma das minhas melhores decisões. Não digo que o sistema não era bom, mas estava na cara que a Microsoft não dava atenção ao seu próprio sistema, principalmente na questão de seus aplicativos.

    Conta desativadaConta desativadaConta desativadaConta desativadaAlexandre Abreu


  • Fernando N. V. 30
    Fernando N. V. 11/10/2017 Link para o comentário

    Tenho um lumia 930 guardado numa gaveta. E sério, acho um aparelho sensacional, mesmo para os dias de hoje. Super moderno, sólido, poucas bordas, camera decente, não trava e é rápido. Pena que os aplicativos não chegaram no windows mobile, e o sistema caiu no esquecimento. É um bom sistema.

    Conta desativada


  • Lígia B. 31
    Lígia B. 11/10/2017 Link para o comentário

    Acho uma pena, porque a usabilidade era boa. Mas entre outras coisas, só ter meia duzia de apps no store acho que acabou sendo um golpe fatal...

    CAVConta desativadaNeto Castro


    • CAV 57
      CAV 18/10/2017 Link para o comentário

      E é o que derrubou Firefox OS, webOS, BlackBerry, Symbian, MeeGo, Ubuntu Phone.
      E é o que vai derrubar o Sailfish OS, o Tizen e o Plasma Mobile.


  • Deivis Schuman 124
    Deivis Schuman 11/10/2017 Link para o comentário

    A Microsoft criou e matou o Windows Phone!
    Um sistema que tinha muito potencial, pois era muito fluido e bem feito. Tive um Lumia 640 XL que era muito bom!

    CAVConta desativada


    • CAV 57
      CAV 18/10/2017 Link para o comentário

      Mas até chegar a essa morte, houve um conjunto de responsáveis: OEMs, desenvolvedores e usuários acomodados.

      Deivis Schuman


      • Deivis Schuman 124
        Deivis Schuman 18/10/2017 Link para o comentário

        Exato brother CAV


    • 3
      Diego Mariano 21/02/2019 Link para o comentário

      Eu tive o Lumia 620 e achava muito bom. Comprei ele no limite do que eu podia pagar em um celular à época e não havia nenhuma opção com Android nessa faixa de preço que chegasse perto. Tirando a duração de bateria sofrível e a escassez de apps a usabilidade dele era ótima. Volume alto, câmera boa pra um intermediário da época, teclado virtual muito confortável e com uma previsão incrível (até hoje não encontrei um tecado que chegasse perto do que ele tinha). Tempos depois, quando já estava bem melhor das finanças e pude fazer um upgrade de celular analisei celulares de todas as marcas e fiquei entre o Xperia Z1 e o Lumia 930, com especificações e preço parecido, acabei indo pro Z1 pois quis dar uma nova chance ao Android após experiência ruim com um Galaxy. Mal sabia que tinha a feito a melhor escolha da minha vida com um celular excelente que me serviu extremamente bem (melhor que os que tive depois) por quase 3 anos, enquanto que logo depois disso o WP só foi ladeira abaixo.

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.