OPPO está mudando o mundo dos smartphones para melhor
O último carro-chefe da OPPO foi apresentado em 2014. Quatro anos após o lançamento do Find 7, a fabricante chinesa está se expandindo para fora da China com o Find X, um smartphone topo de linha que consegue surpreender e que está provado que os smartphones ainda podem ser inovadores. Mas ainda há muitas perguntas não respondidas em torno do OPPO e do Find X e tentamos esclarecer algumas delas durante uma entrevista com a gerente de produto Venus Dang e o gerente de design Fan Xiaoyu.
Por que a OPPO está se internacionalizando agora?
Para alguns de vocês, o nome OPPO pode parecer novo, mas realmente não é. A empresa foi lançada na China em 2004 como parte do BBK Group, que inclui a OnePlus e a Vivo. Em 2009, a OPPO entrou no mercado internacional, de modo que quase dez anos atrás a marca chinesa pisou pela primeira vez fora da China.
A OPPO está pronta para receber os usuários através de um produto novo, maduro e inovador com o Find X.
"A OPPO está pronta para receber os usuários através de um produto novo, maduro e inovador com o Find X", disse Venus Dang durante a entrevista. Ao longo dos anos, a OPPO expandiu sua presença para se tornar a maior fabricante de smartphones da China em junho de 2016 e ficou em quarto lugar no ranking global de fabricantes de smartphones no final de 2017.
De acordo com a empresa de pesquisa Strategy Analytics, o primeiro trimestre de 2018 registrou uma queda global na distribuição de smartphones de 2%, com 345 milhões de unidades. O ranking ainda é dominado pela Samsung (22,6% do mercado), Apple (15,1%) e Huawei (11,4%). A Xiaomi ficou em quarto lugar (8%) e a OPPO caiu para o quinto lugar (7%).
Embora a OPPO não tenha ido para os Estados Unidos, seu retorno à Europa (por enquanto limitado à Itália, França, Espanha e Holanda) pode ajudá-la a subir no ranking novamente. Tudo vai depender dos dispositivos que serão colocados no mercado além do mais caro Find X. Uma nova série chegará em breve (rumores indicam que isso vai acontecer em julho) para mercados europeus selecionados.
Inovação em 1º lugar
O Find X foi apresentado como um smartphone inovador, mas você deve lembrar que a OPPO não é a primeira fabricante chinesa a introduzir algumas inovações interessantes. A OPPO sempre se concentra em suas câmeras, introduzindo opções estéticas no mundo da auto-descoberta e uma câmera rotativa que pode ser usada na frente e nas costas (lembra do OPPO N1 e do N3?).
Mas, além das câmeras, a marca também se entregou a outras novidades, como o painel sensível ao toque, chamado O Touch, e seu instituto de pesquisa continua focado no desenvolvimento de tecnologias relacionadas ao 5G, inteligência artificial e câmeras.
O Find X introduz o O Face, sistema de desbloqueio por reconhecimento facial 3D similar ao iPhone X, um display com uma relação tela/corpo de 93,8% e oferece sua tecnologia de carregamento rápido VOOC e Super VOOC (disponível apenas na Lamborghini Edition).
Alguns detalhes sobre OPPO Find X
O quão resistente é o módulo de foto?
Uma das perguntas que todos nos fazemos em relação ao Find X é: o módulo de foto retrátil vai resistir ao longo do tempo? É um sistema mecânico desenvolvido internamente pela OPPO com o objetivo de oferecer aos usuários uma tela quase sem bordas. Quando o smartphone está desbloqueado ou quando você inicia a câmera, o módulo da câmera aparece na parte superior do dispositivo (em 0,06 segundos, de acordo com a OPPO).
O mecanismo do módulo fotográfico deve ser capaz de garantir 5 anos de uso.
A OPPO diz que realizou vários testes de queda que garantem até 300.000 aberturas/fechamentos do módulo. Por meio de uma análise dos hábitos de um usuário comum, esses mecanismos devem durar. Mas o que acontece se você deixa cair o telefone? Venus Dang explica que o módulo se retrai automaticamente.
Onde está o leitor de impressões digitais?
Segundo a entrevista, a OPPO decidiu atender as demandas dos usuários, oferecendo a eles um sistema de desbloqueio mais rápido e preciso. Isso faz com que o dispositivo se pareça com um smartphone do futuro, com avançada tecnologia de luz estruturada em 3D em combinação com o 5G, que permite chamadas de vídeo em 3D, e que talvez mais tarde possa vir com projeções holográficas.
E o fone de ouvido?
Essa é uma opção de design: o Find X tenta oferecer um corpo limpo sem portas. Oferecer o conector de fone de ouvido contradiz esta escolha de design e, além disso, Fan Xiaoyu explica que os usuários podem confiar facilmente no headset Bluetooth sem limitar a experiência de áudio de qualquer maneira.
O Find X é resistente à água?
Seu smartphone não oferece certificação IP6x, portanto não pode ser imerso na água. No entanto, ele é protegido contra respingos (semelhante aos aparelhos da Motorola) para que você possa relaxar se estiver preso na chuva.
Por que não há suporte para carregamento sem fio?
O Find X oferece um corpo feito inteiramente de vidro 3D curvo nas bordas. No entanto, não suporta o carregamento sem fio. A OPPO acredita que essa tecnologia ainda não está madura e, acima de tudo, não é necessária para os usuários. Por estas razões, o Find X está limitado ao sistema de carregamento rápido VOOC Flash Charge, que é mais útil no dia a dia.
O Super VOOC permite que você carregue totalmente seu smartphone em 35 minutos.
A versão feita em cooperação com a Lamborghini dá um passo à frente integrando o Super VOOC, que permite recarregar o seu smartphone completamente em cerca de 35 minutos. Se você está se perguntando por que não foi integrado ao modelo padrão, é a escolha estratégica da marca. Venus Dang explicou que cada linha é caracterizada por traços especiais e atende a diferentes necessidades e orçamentos. Ter certas tecnologias disponíveis não significa oferecê-las em qualquer dispositivo.
Agora todos vocês ouvirão sobre a OPPO
Se até agora a OPPO era uma marca da qual você nunca ouviu falar, pode começar a ouvir sobre isso agora. O lançamento de um dispositivo como o Find X é a melhor maneira de entrar em um mercado lotado e competitivo.
É um dispositivo excepcional e um smartphone que tenta fazer com que você esqueça o Samsung Galaxy S9, o Apple iPhone X e o Huawei P20 Pro. Um smartphone que tenta (e consegue) surpreender e atrai holofotes. O preço alto manterá os usuários em potencial afastados? Não tenho certeza se esse é o ponto.
O Find X é voltado para os nerds tecnológicos que não resistem à inovação e simplesmente querem mostrar à concorrência que a OPPO chegou e que a marca é capaz de fabricar smartphones de ponta. Alguns de vocês provavelmente irão importar o Find X.
Os dispositivos de médio porte que devem ser mais acessíveis aos usuários provavelmente chegarão em breve ao mercado. Afinal, o OPPO R15 já inesperadamente nos impressionou. Pessoalmente, acho que é um ótimo smartphone e mal posso esperar para testá-lo.
- 13 aplicativos que transformam seu Android em uma câmera (quase) profissional
- Vivo: cinco curiosidades sobre a marca chinesa que é a queridinha do momento
Em suma, como os smartphones Huawei, Honor, OnePlus e Xiaomi, os dispositivos OPPO provavelmente se tornarão mais e mais comentados e dominantes nos mercados ocidentais. Todo o potencial está lá. Veremos se a marca conseguirá atender às necessidades dos usuários com dispositivos de alto desempenho que não são muito caros e são bem aceitos.
Você já ouviu falar da OPPO? E quanto ao Find X?
parece legal esse smartphone mesmo
Sensacional smartphone, espetacular mesmo.
Também acho (título)
Acho o notch uma coisa horrível. Mas também não gosto desse negócio de celulares com partes retráteis ou móveis. Não acho que isso seja uma evolução, mas sim um retrocesso. E acredito que a solução usada pela Samsung na série S e Note para maior aproveitamento de tela por enquanto é a melhor idéia: pequenas bordas na parte inferior e superior.
E quanto a atualizações? É só o que falta pra migrar!
Imagina se tudo isso viesse com um S.O próprio deles.
Gostei mas passo por algum que ainda tenha porta P2.
''Esse é o CELULAR''
Particularmente, não curti. Não sou mto fã desses lances transformer.
E sem entrada de p2, meu boicote é eterno.
Há quem goste. Não eu.
As marcas chinesas estão mais focadas em inovações do que as demais,isso é muito bom para o mercado, eu gostei muito do que ele disse: "Venus Dang explicou que cada linha é caracterizada por traços especiais e atende a diferentes necessidades e orçamentos. Ter certas tecnologias disponíveis não significa oferecê-las em qualquer dispositivo." É isso ai.
N entendo essa importancia q a galera da pra entrada de fone de ouvido, comprei recentemente uns fones USB-C, funciona na boa. E tem os adaptadores pra quem n quer se desfazer dos fones antigos, por mim se tirar a entrada de 3.5mm e colocar 100mAh a mais de bateria já vale a pena
Problema é que tiram a entrada de fone e reduzem bateria.... Linha Moto Z Play fica aí de exemplo.
Eu também não sinto nenhuma falta de uma stylus pen num aparelho, nem por isso sou a favor da samsung retirar nos notes.
Uma opção a mais NUNCA será uma vantagem. É uma equação simples.
Pra mim esse Find X só pecou mesmo em dois quesitos, não ter leitor de digitais que poderia ser na tela e o sistema em si, ele é muito copiados do iOS, não só o launcher mas até menus e apps são muito iguais.
Não sei se dá pra melhorar isso com temas que acredito eu a interface deles tem suporte.
No mais é um aparelho lindo e caro... Não dá pro meu bolso kkkkkkkkkkkkkkkkkk
As empresas chinesas inovando , quem diria
um monte de youtuber brasileiros que tem iPhone X e macbook estão desdenhando do Find X..
pessoal la de fora que botou a mão no bicho estão alucinados pelo jeito que ficou bom . bonito e sem treco na tela
Realmente teve um YT barbudo que deu até pena a crítica dele, principalmente no mecanismo de câmera , eu o questionei se ele já usou ,ele respondeu que não precisava usar para saber que o sistema é ruim , o negócio dele é Apple e Asus e seus links de venda patrocinadas
Brother Jairo, qual o nome do canal dele, para ver se sou escrito, se eu for apago a minha escrição na hora.
É esse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=mjcW4ejx3PA
O cara acha que é inteligente nos vídeos e tem um monte de gente que o idolatra.