4G no Brasil finalmente vira uma rede: Oi, TIM e Vivo começam a compartilhar antenas
O compartilhamento e a reciclagem de antenas de rede celular é uma prática muito comum em diversos países, inclusive no Brasil. Agora, o país passará a contar com uma melhor cobertura do 4G graças ao acordo firmado entre as operadoras Oi, Tim e Vivo, que já podem compartilhar suas infraestruturas com o objetivo de cobrir 136 municípios até o final de 2015. Confira detalhes a seguir.
Enquanto o reuso das antenas de TV e rádio analógicas que atuam na faixa de 700MHz não é possível, as principais operadoras do país encontraram no compartilhamento de suas infraestruturas a saída para ampliar a cobertura do 4G. A TIM, que já cobre mais de 300 municípios através do reaproveitamento da frequência de 1.800MHz, acaba de entrar em um acordo aprovado pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) que prevê o compartilhamento de antenas entre a Vivo e a Oi, correspondente a faixa de 2,5 GHz.
A meta do novo acordo é que 136 municípios sejam cobertos pelas três operadoras até o final do ano - o que para meio entendedor é o mesmo que daqui há 3 semanas. A Claro, que possui acordo de compartilhamento similar com a Vivo, não faz parte deste novo acordo, no entanto, a operadora é líder em cobertura 4G no país, cobrindo aproximadamente 47% da população.
Aproximadamente 200 mil habitantes serão beneficiados com o novo acordo de compartilhamento de antenas 4G.
Os usuários que ainda não possuem cobertura 4G em suas cidades ganharão com o novo acordo acesso à rede de alta velocidade sem custo adicional. Além disso, cidades que enfrentam problemas de latitude com determinada operadora poderão receber um sinal mais uniforme e menos congestionado com o auxílio da antena da operadora concorrente.
Para quem não se lembra, a meta de cobertura do LTE já foi redefinida pela Anatel três vezes, sendo que a primeira delas cobrir parte da população antes do início da Copa do Mundo de 2014, meta não atingida e que mais tarde foi limitada as cidades que iriam receber os jogos do mundial.
Você acredita que essas três operadoras irão cobrir todos esses municípios até o final do ano?
Fonte: G1
Criei uma petição para estorno de toda cobrança de internet na rede 4g abaixo de 0,02mb. Toda vez que conecta gasta algo então esse seria um valor baixo e anularia grande parte ou todas reclamações sobre a cobrança de 4g. O que acham??
https://secure.avaaz.org/po/petition/VIVOCLAROOITIMANATEL_Fim_da_cobranca_por_conectar_na_rede_4g_utilizando_ate_002mb/?preview=live
migrando pra TIM só por causa do TIM BETA.
Ta muito na hora de eu dar um pé na bunda da claro...
Vejo com bons olhos esse acordo. Acredito que assim a condição precária do 4G mude, pelo menos um pouco, de figura.
Otimo. Agora a única que salvava en conexão de dados boa que era a Vivo vai ficar horrível como a Tim e a Oi. Sinceramente...
Se a Tim não invadir a Vivo e roubar nossos créditos e dados móveis de todos...aí beleza
Agora sim estamos Lasca..s, se uma só já faz como quer, imagina juntas kkkkkkk isso tudo vai virar 5G kkkkk
Nem 3g da Tim pega onde eu moro quero ver isso
Onde está a lista das cidades que vão ter o 4G compartilhado? Faltou..
Chegou uma mensagem da TIM no meu celular dizendo que o 4G já está disponivel na minha cidade e pedindo pra eu trocar de chip para usá-lo. Nem 3G funciona direito aqui, quanto mais 4G hahahahaha
Cara, experimenta pra ver... a rede 4G é totalmente diferente da 3G
aqui onde eu moro não tem cobertura pra 3G da oi, agora o 4G funciona perfeito. funciona até dentro de casa e no talo! agora o 3G nem na rua da sinal!
são duas redes distintas
Comigo foi a mesma coisa, na minha região o 3G direto mudava pra 2G, E, ou sumia. Agora 4G fica sempre 4G, e o download dela é sem noção (nos meus testes chegava a fazer download a 3,4Mb/s), já na rede 3G não passava de 100Kb/s).
Sobre a matéria, eu tenho medo de sobrecarregar a rede de uma única operadora (Vivo) e detonar os seus usuários.
Não Acredito !
As empresas sempre compartilharam suas redes, mas mesmo não sendo novidade, ainda continua ruim fora dos grandes centros. Para cidades pequenas, a 3g ainda é a precária solução.
200 mil beneficiados em 136 municípios?
Este número está certo ?
Achei pouca gente.
Aqui em Petrópolis/RJ, a Oi começou os testes esta semana. Cheguei a incríveis 42 M de velocidade. Mas duraram poucas horas. Pelas informações que tive, até o final do ano, vai operar normalmente.
Moro em SP... ZONA OESTE... Confesso que estou surpreendido com o 4G DA OI... Sou Pre Pago e uso rede 4G, perfeitamente bem, dando toda a velocidade prometida.
Espero que melhores mesmo a cobertura.
Até onde eu li por ai isso foi apenas aprovado e foi ontem (14/12/15) ... acho que eles ainda não começaram a compartilhar, como a chamada da matéria diz... ou vocês tem certeza que o compartilhamento já começou? Se sim aonde?
Mas isto é ótimo! Finalmente as operadoras chegaram a um bom consenso. Só o nosso governo é uma bagunça generalizada que só sabem cobrar impostos abusivos. E essa grana dos impostos que não é aplicada na infraestrutura da mesma, pra onde mesmo?!