O que é Gorilla Glass? Conheça as diferenças entre cada versão
Na hora de escolher seu mais novo smartphone, você com certeza percebeu o uso do termo Gorilla Glass com bastante frequência. Mas você sabe exatamente o que ele significa? Se você tem essa dúvida, continue por aqui porque o Nextpit preparou um guia especial com toda a história do Gorilla Glass, desde que a tecnologia chegou aos celulares em meados dos anos 2000 até a versão mais recente, batizada de Gorilla Armor.
A primeira coisa que você precisa saber é que o Gorilla Glass é uma marca de vidro temperado desenvolvida por uma empresa chamada Corning Inc. A fabricante produz outros tipos de vidro para diversos setores, não só para smartphones, dispositivos portáteis e vestíveis. Esses produtos, no entanto, não são comercializados sob a marca Gorilla Glass.
O que é o Gorilla Glass?
Desenvolvido pela Corning Inc., o vidro Gorilla Glass é feito de um material conhecido como alcalino-aluminossilicato, forjado a partir da junção de alumínio, silício e oxigênio. A fabricante começou a desenvolver a tecnologia em meados de 2005, projetada para tornar os smartphones e dispositivos portáteis mais resistentes a danos e arranhões, sendo leves e finos ao mesmo tempo.
O Gorilla Glass, no entanto, não foi o grande primeiro avanço da Corning no setor. A empresa, anteriormente, era conhecida como Chemcor e fabricava vidros resistentes usados em objetos domésticos, dispositivos oftálmicos, carros, aplicações aeroespaciais e farmacêuticas. Curiosamente, agora, a Corning é muito mais conhecida por produzir vidros para smartphones.
Mesmo que os dispositivos com o Gorilla Glass sejam menos suscetíveis a quebras e arranhões, vale lembrar que a tecnologia não é capaz de deixar seu smartphone ou tablet indestrutível. Como mencionamos acima, o vidro da Corning deve ser pensado como uma tecnologia que vai ajudar a aumentar a durabilidade do seu aparelho durante longos períodos de uso, o salvando de quedas acidentais.
Nos tópicos abaixo, você vai conhecer as diferenças entre as versões do Gorilla Glass. Vamos começar pela primeira variante, lançada entre 2006 e 2007 com o iPhone da primeira geração. Depois, seguiremos até o Gorilla Armor, que chegou ao mercado em 2024 com o Galaxy S24.
Diferenças entre as versões do Gorilla Glass
Gorilla Glass 1
A primeira versão do Gorilla Glass ficou pronta entre os anos de 2005 e 2006, mas a sua grande estreia aconteceu com o primeiro iPhone. O smartphone da Apple foi apresentado ao mundo em 2007 e, a pedido da própria empresa, a tela contava com 1,5 mm de espessura, além de um revestimento oleofóbico, ou seja, capaz de minimizar impressões digitais e manchas.
O iPhone foi o primeiro, mas não o único smartphone a ter a tela feita com Gorilla Glass. Na época, cerca de 250 dispositivos contaram com a tecnologia apenas em sua primeira geração.
Gorilla Glass 2
Em 2012, a Corning lançou no evento CES o Gorilla Glass 2. A resistência do vidro era a mesma, mas ele se destacava pela nova espessura, sendo 20% mais fino que o primeiro modelo. Em testes realizados em laboratório, o novo vidro suportava até 50 kgs de pressão sem apresentar nenhuma rachadura ou quebra.
No mesmo ano, 600 milhões de dispositivos foram fabricados com o Gorilla Glass. Como a nova versão era mais fina que a anterior, os fabricantes conseguiram desenvolver modelos de smartphones ainda mais leves e mais finos. Entre os aparelhos que receberam a tecnologia estavam o Nexus 4 e o Galaxy S3.
Gorilla Glass 3
O Gorilla Glass 3 chegou ao mercado com muito mais resistência, diferente da segunda versão que tinha a espessura como principal mudança. O novo vidro também apresentou a tecnologia Native Damage Resistante (NDR), que permitiu à tela suportar arranhões ainda mais profundos. Segundo a Corning, a terceira geração protegeu o vidro de arranhões em até 35%.
Como forma de comemorar o lançamento da versão 3 do Gorilla Glass, a Corning estipulou a meta de aumentar em três vezes a resistência do vidro em comparação com as versões anteriores, e isso foi possível graças a um novo processo de fabricação.
A terceira versão do Gorilla Glass foi lançada em 2013 na CES e chegou em modelos como o Galaxy S4, Moto G e Moto X.
Gorilla Glass 4
Já em 2014, a Corning apresentou o Gorilla Glass 4 com um novo objetivo, muito mais ousado. Depois de uma extensa pesquisa, a empresa descobriu que 70% dos danos causados às telas dos smartphones eram provocados por quedas, então o vidro precisava de um reforço.
De acordo com estudos feitos em laboratório, a quarta versão do Gorilla Glass conseguiu ser duas vezes mais resistente que a anterior. Entre os modelos que vieram com a nova tecnologia estão o Galaxy Note 5 e o ZenFone 2.
Gorilla Glass 5
A quinta geração do Gorilla Glass foi lançada dois anos depois, em 2016. A nova versão do vidro se concentrou em entregar muito mais resistência a quedas, proporcionando quatro vezes mais força que a versão anterior. A Corning ainda revelou que, segundo testes de laboratório, o Gorilla Glass 5 consegue sobreviver a quedas de até 1,6 metro.
A nova versão da tecnologia também se tornou menos suscetível a rachaduras, mesmo se o smartphone caísse em superfícies extremamente duras. O Gorilla Glass 5 chegou em dispositivos como o Samsung Galaxy Note 20 e o Moto G 5G.
Ainda em 2016, a Corning anunciou o seu primeiro vidro para wearables, o Gorilla Glass SR+.
Gorilla Glass 6
Em julho de 2018, o Gorilla Glass 6 chegou como um avanço considerável em relação à quinta geração. Durante o lançamento, a fabricante revelou que testes novos e mais rigorosos foram aplicados na nova versão da tecnologia. Como resultado, o vidro se tornou forte o suficiente para suportar 15 quedas consecutivas em superfícies duras. Vale pontuar que a altura usada era de 1 metro. Então, o Gorilla Glass 6 foi classificado como duas vezes mais resistente que o 5.
Gorilla Glass DX/ DX+
Ainda em 2018, a Corning lançou também o Gorilla Glass DX e DX+, ambos projetados para serem usados em relógios inteligentes e rastreadores de condicionamento físico. A nova tecnologia, além da durabilidade e resistência a arranhões, ganhou uma melhoria na visibilidade em ambientes externos.
Gorilla Glass Victus
Em julho de 2020, a Corning anunciou o lançamento do Gorilla Glass Victus, dedicado a smartphones, tablets, notebooks e wearables. Com esse produto, a fabricante deixou de lado o esquema de numeração das versões.
O novo Gorilla Glass Victus teve um ótimo desempenho em testes práticos, oferecendo uma proteção contra quedas ainda maior: em vez de 1 metro, agora o dispositivo pode cair de uma altura de 2 metros e sair ileso. Além disso, o vidro é 2 vezes mais resistente a arranhões do que seu antecessor, e 4 vezes mais do que tecnologias concorrentes.
Gorilla Glass Victus 2
O sucessor do Gorilla Glass Victus, o Victus 2, chegou ao mercado em 2023 na linha Samsung Galaxy S23. A principal melhoria do vidro é a resistência a queda em superfícies mais ásperas, como concreto e asfalto. Como elas contam com pedras afiadas irregulares e areia, podem provocar mais danos na tela do que superfícies planas.
Segundo a Corning, o Gorilla Glass Victus 2 é capaz de sobreviver a uma queda de um metro em um piso de concreto sem rachaduras. As marcas concorrentes oferecem resistência de apenas meio metro.
Gorilla Armor
A versão Gorilla Armor do vidro foi lançada com o Galaxy S24 Ultra, em janeiro de 2024. A nova tecnologia conta com resistência parecida com a do Gorilla Glass Victus 2, mas usa um novo material capaz de reduzir o reflexo no vidro em 75%. Com essa mudança, a legibilidade do dispositivo é significativamente maior.
Gorilla Glass 7i
O Gorilla Glass 7i chegou em 2024 e, ao contrário do Victus 2, é feito de vidro aluminossilicato de lítio. A fabricação deste material é mais barata em comparação com a dos vidros de aluminossilicato puro.
A nova tela foi desenvolvida para fazer parte de smartphones de baixo custo e de médio porte, oferecendo um design mais robusto além da ótima proteção. Com isso, ele se torna mais resistente a arranhões do que o Gorilla Glass 6 e pode sobreviver a quedas de um metro em superfície de asfalto.
Meu smartphone tem Gorilla Glass?
Grande parte dos fabricantes menciona qual é o tipo de Gorilla Glass sendo usado no dispositivo, então basta dar uma rápida olhada nas especificações para descobrir a informação. Porém, outras marcas não especificam com clareza qual versão do vidro está sendo usada.
Nesses casos, talvez você precise pesquisar a fundo a fabricação do aparelho para descobrir qual variante do Gorilla Glass é usada. Você pode até conferir no site oficial da Corning a lista de produtos que usam a tecnologia em suas telas. Dê uma olhada na lista aqui.
Vale observar que a Corning não é a única empresa do ramo de vidros reforçados e resistentes para smartphones. Sua principal concorrente é a Asahi, que recentemente mudou de nome para AGC. A empresa fabrica seus vidros resistentes sob a marca Dragontrail.
Conseguiu descobrir qual versão do Gorilla Glass seu smartphone usa?
Boa copilação sobre a estoria do Gorila Glass
Galera q tá falando mal é pq não conhece a tecnologia, meu doogee s60 é GC5, é praticamente indestrutível, e não uso película nem capa anti-shock e pra piorar sou metalúrgico, o bixo fica exposto a pó d ferro toma pancada e martelada, já caiu do bolso na moto e passei por cima 2 vezes e está intacto a tela e funcionando perfeitamente, e o melhor paguei 860,00 reais
vi um s7 edge cair no chão e por ser tela arrendodada trincou.Altura do bolso. Vai entender. Para ele não tem película de vidro devido as bordas
tudo que as empresas de celular que e que quebre mesmo o seu telefone, pra voce ir e compra outro....
Empresa que ganha dinheiro as custas de enganação,
Coloquei seu Smart no bolso com as chaves juntas ou derrube ele da altura de seu bolso e tenha uma enorme dor de cabeça e no bolso
Eu não confio nisso não! Eu nunca derrubei um celular. Sempre compro película de vidro e capinha e taco por cima. E mesmo assim. Cuido no largar, não jogo o celular, não bato, largo em superfícies macias. Não sou rico, zelo pelas minhas coisas.
Meu Xiaomi Redmi 3S veio já com protetor em cima do Gorilla 2 que é praticamente indestrutível
Melhor mesmo é colocar a película de vidro e uma capa protetora, melhor do que quebrar a tela.
Quando voce tem um smartphone com Gorilla Glass na frente, o primeiro a fazer é comprar uma capa reforçada e uma película de vidro certo?
No meu caso o cuidado é dobrado... Gorilla Glass 4 na frente e atrás tampando um tijolo pesado com uma tela de 6 polegadas e uma bateria de 5K, rodeado em alumínio, só pra aumentar o atrito... Imagina caindo no chão sem proteção? Estrago dobrado, na frente e atrás do aparelho...
Aí a Corning diz que o GG4 é resistente, então faz um teste de drop no Galaxy A9... Se não quebrar vou usar o meu sem capa até ele se tornar obsoleto.
Em relação aos riscos, eu não uso película, e está arranhado na frente e atrás... Resumindo não há proteção nenhuma... A única proteção são meus cuidados.
Sim brother Nanderson, falou e disse tudo!
A melhor proteção é o cuidado.
Sensacional esse artigo, muito esclarecedor sobre o recurso Gorilla Glass
Pra mim tecnologia de impacto eficaz é sempre ser cuidadoso com o smart, independente de qual versão do gorila Glass eu tenha não abro mão das películas de proteção.
Não a Gorilla Glass que me faça dispensar a boa e velha película de vidro.
Gorilla Glass infelizmente não chegou, ainda, ao nível do Moto ShatterShield.
Meu Moto X Force já tomou casa tombo que deixaria qualquer um infartado.
Meu Maxx, com 3 anos de uso e a tela não tem UM arranhão sequer. Uso de película e indispensável, mas ja fiquei semanas sem.
Mas agora ces me desculpem, mas PUTA DESCUIDO derrubar o celular tanto, como vi em alguns comentários.
Acidentes acontecem, claro, mas isso e falta de cuidado, descaso. Eu posso contar nos dedos quantas vezes derrubei o meu...
Me da agonia ver como algumas pessoas (como minha namorada) sao tao displicentes com o celular. =/
Concordo com vc Roberto, meu note 2 esta comigo a 5 anos e não possui um arranhão na tela, não utilizo película mais só o carrego em uma bolsa de cinto e tomo todo o cuidado no manuseio do mesmo.
Queria q tivesse uma proteção de pelo menos proteger contra arranhões na tela, pra assim descartar o uso de películas pra essa finalidade. Meu s6 edge evito ao máximo qualquer contato de outros matérias na tela e mesmo assim possui 2 pequenos arranhões na tela. Vou continuar sem usar película visto que a grande maioria não se adapta a tela curva, ficando descolando ou aumentando consideravelmente os reflexos na tela.
Melhor mesmo é não ter que testar a eficiência do Gorilla Glass kkkkkkk
GG4 aqui Embora por min poderia ser inquebrável porém jamais testarei, ou abandonarei medidas protetivas, da mêsma forma que não mergulho um samrtphone prova d'água.
uma amiga minha comprou um xperia m4 aqua, foi inventar de mergulhar e perdeu o celular