Essas são as novidades que ainda podem chegar ao Android Q até seu lançamento
O Android Q será oficialmente apresentado durante o Google I/O, que começa no dia 7 de maio. Algumas versões betas do sistema devem ser liberadas até lá, trazendo novidades que foram vazadas em alguns momento mas que ainda não estão visíveis na atual beta 2.
Toque na tela estilo Force Touch, o Deep Press
Mais um item que pode chegar muito parecido com o iOS é o uso do Force Touch, ato de apertar a tela com mais pressão para obter mais funções na ação. Ainda não é um recurso que está disponível, mas já aparece bem documentado nos arquivos do Google. Deve se chamar Deep Press.
O código-fonte dessa função é visível e ainda não há mais detalhes sobre a forma como ela será usada no Android Q, se será algo no software ou precisará de hardware compatível para funcionar, como uma tela sensível a pressão.
Fim do botão voltar
Quem usa a versão stock do sistema sabe que, apesar da navegação por gestos do Android Pie, o botão de voltar aparece quando abrimos alguns aplicativo. A solução aqui será o 'voltar com deslizar para esquerda' como acontece com os aparelhos da Motorola que usam o trackpad integrado ao botão home. Outra mudança está na transição entre aplicativos, que acontece com uma sequência de "deslizes". As mudanças são:
- deslizar para a direita: alterna entre apps recentes
- deslizar para a esquerda: atua como botão Voltar
- tocar: volta à tela inicial
- tocar e segurar: ativa o Google Assistente
- deslizar um pouco para cima: abre o menu de multitarefa com os apps na horizontal
- deslizar bastante para cima: abre a gaveta de apps
A versão com essa função foi testada pelo pessoal do Fórum XDA, e você pode assistir o vídeo abaixo para conferir as novidades, embora ela tenha desaparecido nas betas mais atuais. É esperado que o botão voltar fique de fora mesmo.
Melhores microfones mesmo sem novo hardware
Com a API MicrophoneDirection encontrada no código do sistema, aventa-se que será possível mudar a direção em que o microfone capta o som. Dessa forma, mesmo sem um microfone, digamos, "bom", a gravação poderá melhorar, uma vez que o microfone poderá captar apenas na frente, se for um vídeo frontal, por exemplo. Essa função surgiu na enquanto o Android Q estava em estágio developer e ainda não está disponível.
Tema noturno em apps de terceiros
O tema escuro do sistema poderá ser aplicado manualmente ou automaticamente, com base no horário, ou seja, ele deve funcionar durante a noite. O usuário poderá também definir o horário, caso ele prefira que o mesmo funcione mais cedo ou mais tarde, como também em período integral. Alguns apps traziam compatibilidade com o tema automático na versão developer, até que tudo sumiu logo na beta 1.
Diversos aplicativos do Google apareceram com um tema escuro, como o YouTube o Google Notícias. Acontece que nem todos os apps de terceiros contam com essa opção, o que deve mudar com a chegada do Android 10, visto que alguns aplicativos que rodam na versão prévia do próximo sistema já contavam com suporte nativo ao recurso, como o Instagram, o Tumblr, o Groupon, o WhatsApp, Snapchat e SideDocks:
Downgrade de aplicativos
Embora não haja nenhum recurso visível no sistema, o código do Android Q traz menções a permissões de nome como "package_rollback_agent". Isso pode sugere que aplicativos pré instalados no aparelho possam gerenciar o downgrade de versões de aplicativo. Isso seria útil para voltarmos a uma versão sem problemas, quando necessário.
Mais controle sobre permissões
O Android Pie nos trouxe um nível extra de acesso a permissões, e o Android Q promete trazer não apenas mais controle, mas também maior facilidade de controle. O maior destaque fica para o fato de que será possível permitir o uso de algum componente do sistema apenas quando o aplicativo estiver em uso.
Dessa forma, será possível, por exemplo, permitir que o Facebook só utilize a câmera quando você estiver utilizando esse app propriamente dito. Sobre a facilidade, a visualização de quais permissões estão sendo utilizadas por quais apps melhorou, e será possível até mesmo filtrar por permissão o número de apps em uso.
Além disso, é provável que haja um bloqueio ao clipboard do Android. Atualmente, apps não precisam pedir permissão para ler o seu clipboard, e isso pode comprometer seriamente a segurança do usuário. É esperado para o Android Q uma permissão para esse recurso até a versão final.
Acesso a localização em segundo plano
Essa foi uma permissão retirada do Android há algum tempo, provavelmente para melhorar a duração da bateria do smartphone. Uma nova permissão chamada "android.permission.access_background_location" foi encontrada no Android Q developer com a descrição "O aplicativo sempre terá acesso ao local, mesmo quando você não estiver usando o aplicativo".
Em resumo, os desenvolvedores de aplicativos poderão usar essa permissão para restaurar o comportamento de segundo plano anterior do Android. Infelizmente, não é possível ter mais detalhes sobre essa função nas betas atuais e, segundo publicações de desenvolvedores no fórum do XDA, o recurso foi eliminado com a chegada da beta 2.
Gravação de tela nativa e Always On display colorido
A área de Desenvolvedor foi onde foram encontradas mais funções, embora não seja possível ainda dizer quais serão realmente apresentadas ao público final. Uma delas é uma interface ainda não terminada para gravação de tela de forma nativa, ativada ao se pressionar o botão de captura de tela por mais tempo.
Outra descoberta foi a Lock screen com wallpaper. Esse é o nome da função Always On Display nos Pixels, e na terceira geração é possível colocar um papel de parede nessa tela, gastando-se mais bateria, claro. Provavelmente, será uma opção aberta a todos. Mais coisas como um acesso ao SystemUI, a possibilidade de escolher os gráficos de um jogo e muito mais foi encontrado, mas nem tudo está funcionando.
Sensores desligados e SmartLock melhor
Uma opção na área de atalhos chamou a atenção. Ela diz apenas "Sensors off", ou sensores desligados, e provavelmente faz exatamente o que está escrito. Quando colocamos nossos smartphones em modo avião, nem tudo se desliga, como os sensores: acelerômetro, giroscópio, entre outros.
Essa opção provavelmente ajudará os que realmente querem economizar bateria ou simplesmente têm medo do que esse tipo de componente pode irradiar ou captar. Outra janela mostra a parte de bloqueio de tela e será possível estender o tempo em que o display fica aceso caso esteja com o SmartLock ativado e em um local confiável. Mas, cadê a função nas betas 1 e 2 do Android Q? Pois bem, sumiu.
Essas são algumas novidades que foram descobertas porém andam ocultas ou foram removidas das duas primeiras versões beta do Android Q liberadas até agora. Lembrando que essas mudanças são normais e que as novidades que estão disponíveis para testes você encontra no artigo abaixo e no vídeo que a Stella publicou lá no nosso canal do YouTube:
E aí, qual função você espera ver até a chegada do Android Q?
Caso estas funções sejam realmente implementadas será um avanço interessante sobre as funções já existentes em várias ROMs de fabricantes tradicionais
São recursos bem bacanas, gostei de quase todos, incluindo o botão voltar, sensores desligados, gravação de tela nativa e tema black para aplicativos de terceiros.