Review do Night Sight no Pixel: enxerga no escuro
O Night Sight ou Visão Noturna foi um dos destaques na apresentação do Pixel 3 e do Pixel 3 XL, mas não estava disponível no lançamento dos dois smartphones. Agora, o Google está lançando a aguardada função em uma atualização especial. Nós o testamos no Pixel 2 e também no Pixel 3 XL, e o comparamos com concorrentes como o Mate 20 Pro, o Galaxy Note 9 e o iPhone XS.
Esse novo modo está sendo lançado também para as gerações mais antigas de smartphones Pixel, e funciona de maneira semelhante ao da nova câmera Huawei Mate 20 Pro. Entre 6 e 15 fotos com diferentes tempos de exposição são tiradas e depois combinadas para completar a imagem final.
Ele tem uma vantagem sobre o smartphone Huawei – onde a foto noturna da Huawei pode levar até 20 segundos para ser feita, fotografar com o Modo Noturno do Google nunca dura mais do que 6 segundos. O número de fotos tiradas depende das condições de iluminação e do quanto o fotógrafo balança o telefone. Se o smartphone for colocado em um tripé, o Pixel grava seis fotos com um segundo de tempo de exposição cada.
Modo Noturno em comparação com a concorrência
O que a câmera do Pixel 3 conseguiu capturar durante o nosso teste do modo noturno foi realmente impressionante. O alcance dinâmico e a fidelidade de cores são convincentes em nossas fotos de uma movimentada rua de Berlim. Mesmo as cores que não podem ser vistas a olho nu são reproduzidas pela câmera. Até mesmo junto a alguns modelos de DSLR, câmeras profissionais, o Pixel 3 faz bonito.
Uma comparação direta com a competição mostra que apenas o Mate 20 Pro, que também oferece um modo noturno especial, pode acompanhar o Night Sight. O Galaxy Note 9 e até mesmo o iPhone XS não ficam tão bons nesta cena relativamente bem iluminada. Especialmente no smartphone da Apple, a foto parece bem sem graça em comparação.
E então houve luz!
Queríamos ver o que a Visão Noturna do Google realmente tem a oferecer, então criamos uma cena de estúdio com quase nenhuma iluminação, e as diferenças se tornaram ainda mais evidentes. Como referência, o adesivo na banana era praticamente visível a olho nu, mas não era legível. O Pixel 3 (XL) oferece uma imagem brilhante, detalhada e colorida.
O Mate 20 Pro também traz luz para a cena, mas oferece uma imagem muito mais incolor. Quando você tira uma foto com o Galaxy Note 9, os detalhes se perdem e o ruído fica nitidamente perceptível. Os iPhones XS da Apple nos deixam sentados no escuro e dificilmente mostram mais do que já vimos a olho nu e o misturam com ruído e pequenos detalhes.
Sem o laser, o foco é cego no escuro
Por último, mas não menos importante, temos uma cena que era invisível a olho nu. Infelizmente, isso não melhora em nada para o Galaxy Note 9 ou o iPhone XS, já que ambos os smartphones não conseguem iluminar a cena.
Infelizmente, o Modo Noturno no Pixel 3 (XL) destaca um problema que o Google não pôde consertar com o software, uma vez que ele não possui o hardware correto. Comparado com a segunda geração do Pixel, o foco do laser na geração mais recente desapareceu. O resultado: quanto pior as condições de iluminação, mais problemas o foco automático tem.
Isso é especialmente evidente nessas imagens porque, embora elas sejam impressionantemente brilhantes e coloridas no Pixel 3, estão sempre embaçadas e fora de foco. A opção de foco de close-up no Modo Noturno também não ajudou muito com a curta distância. O Mate 20 Pro oferece imagens mais escuras e maçantes, mas elas ainda são nítidas.
Com luz também há melhorias
No caso de situações em boa luz, a Visão Noturna também pode melhorar suas fotos. Com um Pixel 2, testamos fotos em boa iluminação e os resultados são bem legais. Como você pode ver abaixo, o Night Sight melhora a tonalização e equilíbrio de cores, e até um pouco na intensidade das imagens, substituindo bem o HDR+ em algumas ocasiões.
Porém, em fotos durante o dia com iluminação boa do sol, as diferenças não serão relevantes o suficiente para que você tire fotos que demoram 6 segundos para ficarem prontas. Porém, basta um pouco de diferença na iluminação para que o modo noturno ajude novamente.
Conclusão: fator wow com poucas desvantagens
É realmente impressionante o que o Google oferece com o Night Sight. Graças ao software, o Pixel 3 está algo melhor do que o novo Mate 20 Pro e destrói todos os seus outros concorrentes. O que também é particularmente impressionante é o que o Google alcança em condições de pouca luz. A câmera literalmente traz luz para a escuridão. Nossas fotos tiradas com o Pixel 3 (XL) podem ser encontradas nesta galeria:
- Galeria de fotos tiradas com o Google Pixel 3 e 3 XL
No caso do Pixel 2, que também testamos, fica claro que o update com esse modo, além do update de câmera como um todo, trouxe a sensação de que temos em mãos um novo smartphone, com uma nova e melhorada câmera. Isso com certeza faz do Pixel 2 uma ótima compra ainda nos dias de hoje, pois o software fez com que essa linha do ano passado fique a par dos lançamentos de 2018.
- Galeria de fotos tiradas com o Google Pixel 2
Curiosamente, o Google erro algumas coisas em termos de hardware e o software supostamente preenche a lacuna. Felizmente, o problema é limitado a tirar fotos de objetos muito próximos em condições de pouca luz. Isso não muda o resumo: o Google demonstrou mais uma vez que o software se tornou muito mais importante do que o hardware quando se trata de tirar fotos incríveis com seu smartphone.
E você, curtiu o Noght Sight?
Realmente um puta recurso, na primerádio cena o iPhone ainda conseguiu uma foto com baixíssimo ruído.
Impressionante
Os OP6 e 6T TB tem um night mode ... É tão bom quanto ?! Valia uma comparação coms os pixel hein !!!!
Sensacional esse recurso.
A Google faz um trabalho excelente no software.
to esperando um gcam estável pra testar no meu mi8 o modo noturno.
Uma coisa que não bateu: com 6 segundos, todos os carros se moveriam, e no local dos faróis, estariam faixas luminosas. Ou as fotos foram tiradas com os carros parados, ou não levaram este tempo todo.
Fiquei positivamente impressionado , com apenas uma lente os pixels deram um banho na concorrência, o conceito de cameraphone mudou , sai a força bruta de quanto mais câmeras melhor e entra a IA e pôs processamento, muito bom.
É fantástico o uso e o resultado da visão noturna na mão de um fotógrafo amador.
Realmente o feioso do Pixel 3XL mantém a tradição de entregar fotos de qualidade se valendo mais de software do que hardware,apesar de que eu achei umas poucas fotos do Mate 20 mais interessantes mas no geral não tem competição o Pixel leva com facilidade.
Agora quem te viu quem te vê heim Apple... O iPhone não é ruim de câmeras mas essas fotos são bem decepcionantes.
Achei meio injusto por que o s9 e Mate 20 também tem modos noturnos, porém não são automáticos, são ajustes manuais de ISO e exposição. Entretanto a Google inovou no âmbito de tirar várias fotos de 1 segundo de expo, os outros 3 não tem isso e evita a imagem ficar borrada, sendo necessário um tripé para o s9 e o mate 20 para que o "modo noturno" deles não fique borrado. Utilizando meu mi5 lançado em 2016 consigo resultados parecidos apenas ajustando o ISO e a exposição disponível no próprio App de câmera.
O triunfo da Google é fazer vc conseguir fazer uma longa exposição de 6s segurando o celular na mão. No modo pro segurando na mão tu não consegue nada além de uma imagem borrada.
Caraca, que feio para o iPhone, hein. A sorte da Apple é que tem sua parcela fixa de fãs, senão...
Consegui uma boa melhora no Pixel 2Xl, a Google vem cada vez mais se consolidando como solução mais simples e eficiente na hora de dar um click num Smartphone.
Compara com o Mi8, por favor
É a prova de que um smartphone não precisa ter 4 ou 5 câmeras para tirar fotos boas.
O que o Mate 20 Pro não faz com três, o Pixel faz com uma só.
No Mate 20 Pro, temos 3 câmeras.
Uma wide angle convencional;
Uma super-wide-angle;
Uma telephoto, para zoom ótico 3x.
A pergunta é: Onde vc tirou a Huawei dizendo que ela usa 3 câmeras para tirar melhores fotos? Vc acha que nesses cliques destas fotografias, o Mate 20 Pro, estava com as 3 câmeras abertas?
E mesmo que ela abrisse os três sensores, são 3 distâncias focais, 3 campos de visão diferentes, 3 aberturas de lente diferentes (até bem menores que do sensor principal até). Como tu vai fazer 3 imagens totalmente diferentes em uma?
Claro que usa somente a convencional.
Então no uso, era 1 sensor da Google X 1 sensor da Huawei.
As câmeras da Huawei é para diversificar o seu uso de câmera.
E não acho que vc deveria estar falando tanto mal da Huawei, afinal depois da Google, ela é melhor utilizando o software da câmera, coincidentemente, também é que está mais apostando em Hardware.
Se apostar muito no software traz tanto benefícios como a Google nos mostra, ela ainda erra em não ter investido mais em Hardware, erro que a Huawei não está fazendo.
No mais, uma empresa conseguiu melhor otimização e resultados no software que outra. Mas ambas estão na mesma corrida. Não se deve culpar a Huawei por a Google ter se saído melhor.
A Huawei está fazendo duas tarefas de casa, a Google somente uma.
É óbvio que o Mate não usa as três lentes simultaneamente. Eu não disse isso. Eu só quis dizer que um smartphone não pre cisa ter mais que uma câmera.
E eu também não culpei a Huawei pelo Google ter se saído melhor. E nem acho que as câmeras usadas por ela são ruins. Só disse que o Pixel faz fotos melhores sem a necessidade de ficar inventando moda com várias lentes em um celular.
Eu entendi o seu raciocínio...Só que você está associando a quantidade de câmeras à qualidade final da imagem e não é isso! Mesmo em fotografia profissional, lentes diferentes entregam imagens com objetivo bem diferente.
O Mate 20 Pro possui 3 lentes.
Uma principal com distância focal convencional (igual a do Pixel 3);
Uma lente grande angular;
Uma lente telefoto.
Aí vem a questão. Imagine você num local bem apertado. Você está com alguns amigos e quer fazer uma foto. Sem a grande angular, como você vai enquadrar todo mundo na mesma foto? Com o Pixel 3 é impossível fazer isso porque ele não possui lente para tal, já com o Mate 20 Pro você faz.
Cenário 2: Você quer tirar foto com zoom, sem perder qualidade. O Mate 20 Pro tem zoom de 5x, o Pixel 3 não tem...Ou seja, o Pixel não conseguiria sequer ser concorrente nestes 2 cenários...