MWC 2014: O que esperar do Mobile World Congress de Barcelona
Uma das maiores feiras de tecnologia do mundo está prestes a acontecer. O Mobile World Congress (MWC) deste ano reserva uma quantidade bem grande de surpresas. Uma delas é lançamento de um dos dispositivos mais aguardados de 2014, o Galaxy S5. Com a Samsung levando o seu unpacked para o centro de eventos da feira, o MWC retorna ao palco mundial como o divisor de águas do mercado mobile. Abaixo, você confere uma lista com aquilo que podemos esperar do Mobile Wold Congress 2014.
O MWC acontece entre 24 e 27 de fevereiro, em Barcelona, na Espanha, e servirá de plataforma para que os principais jogadores da cena mobile anunciem seus novos smartphones e tablets. E, levando em consideração os recentes rumores, veremos o Samsung Galaxy S5, o Sony Xperia Z2 e o HTC One 2 (M8) se tornando realidade.
Além destes esperados lançamentos, o evento também estará repleto de novos e inovadores smartphones, tablets e tecnologias de comunicação. Levando em consideração o que nos foi apresentado durante a CES 2014, a tendência dos smartwatches e outros dispositivos wearable, pode ser que muitas outras empresas tragam novidades neste sentido.
Samsung
Como mencionei acima, a Samsung optou por uma nova estratégia para o lançamento do Galaxy S5. Em vez do unpacked ser um evento exclusivo, agora fará parte do MWC e está agendado para às 20h da próxima segunda-feira (16h de Brasília). Na realidade, o scanner de digital e não ficou livre dos botões físicos. O aparelho também contará com uma pasta secreta onde aplicativos e dados poderão ser escondidos.
Sem querer desmerecer qualquer outra grande fabricante participante da feira, o lançamento do Samsung Galaxy S5 será a grande estrela do show. Talvez com ele, a Sammy torne pública a segunda geração do seu smartwatch Galaxy Gear e, quem sabe, um novo aparelho de telefone rodando com o OS da Microsoft.
Além disso, veremos também no estande da Samsung na feira o recém lançado Galaxy Note 3 Neo, uma versão menor e de baixa resolução do Note 3 original. Com ele, também estará o Galaxy Tab 3 Lite, anunciado em forma de comunicado de imprensa mais cedo.
Sony
Depois de apresentar o Xperia Z1 durante a IFA 2013, e o Xperia Z1 Compact na CES 2014, a Sony parece não ter espaço para outro carro-chefe, certo? Errado. Muitos rumores estão pipocando na rede sobre um possível novo smartphone high-end de codinome "Sirius".
De acordo com especificações que vazaram, o smartphone será o câmera de 20,7 Megapixels do seu antecessor.
Mas caso a Sony não desembrulhe este novo brinquedo, uma coisa é certa, a segunda geração do seu tablet de 10 polegadas vem por aí. Aparentemente, o tablet possui o codinome "Castor" e os rumores sugerem que ele virá com um processador Qualcomm Snapdragon 800 e nas versões 4G e Wi-Fi.
LG
A LG lançou o seu carro-chefe de 2013 em agosto, em tempo para apresentá-lo durante a IFA 2013. Por isso, seria um tanto preciptado da parte da fabricante coreana colocar um novo dispositivo da linha G no mercado agora. No entanto, é certo que veremos o LG G2 mini, anunciado hoje em um comunicado à imprensa. O G2 mini é um forte concorrente para dispositivos como o Sony Xperia Z1 Compact e o HTC One mini... e o Galaxy S4 mini passa longe desta competição.
Outro aguardado smartphone da LG que dará as caras no MWC é o recém anunciado LG G Pro 2. Com uma tela de 5,9 polegadas e um processador Snapdragon 800, o aparelho aproveita 77% da frente do dispositivo e é um possível concorrente do Note 3, da Samsung.
Além do G Pro 2, a LG vai mostrar a sua linha de dispositivos de gama média e baixa atualizada. Os novos modelos da L Series III não são lá "uma Brastemp", mas servem de aparelhos de entrada para muitos usuários Android.
Por curiosidade, alguns sites especializados estão divulgando que é possível que a LG apresente o tablet Nexus 10 versão 2014, em parceria com a Google. E, para contradizer esta parceria, a companhia pode trazer um concorrente do Google Glass, chamado de "GLASSTIC".
Por fim, depois de lançar a pulseira Lifeband Touch durante a CES 2014, a LG deve apresentar agora um relógio inteligente denominado LG G Arch. O dispositivo wearable pode ser compatível apenas com smartphones da própria LG.
Motorola (&Lenovo)
Da Motorola esperamos muito pouco. Entretanto, é sabido que a fabricante possui um evento oficial na feira, agendado para o dia 25 de fevereiro, às 20h. A princípio, o evento seria liderado pelo ex-CEO da Motorola, Dennis Woodside. Porém, o mesmo já não assina mais pela empresa. O que se espera é que algumas perguntas sobre a venda da Motorola para a Lenovo sejam respondidas, mas isso só saberemos na data.
Como é de praxe, a Google não deve ter uma grande participação na feira, visto que sempre opta por eventos próprios e já possui o Google I/O, a sua conferência anual para desenvolvedores. Porém, é claro que estará presente na feira através do nosso querido OS Android. Além disso, como mencionado acima, é possível que a nova geração do Nexus 10 faça, finalmente, a sua aparição.
HTC
Ao contrário do ano passado, quando a HTC preferiu lançar o seu carro-chefe em um evento exclusivo, este ano pode tornar novamente o MWC o palco para o anúncio do HTC One Two (só eu acho este nome estranho?). O novo carro-chefe, atualmente conhecido pelo codinome HTC M8, pode vir com uma tela full HD de 5 polegadas e resolução de 1080p, um processador Snapdragon 800 e rodará com Android 4.4.2 combinado com a nova interface HTC Sense 6.0.
Nokia
É previsto que a Nokia apresente um par de novos dispositivos no MWC, tais como o Lumia 1020 e o tablet Lumia 2520. Porém, o que nos chama mesmo a atenção é o rumorado Nokia X (ou Normandy), que pode ser o primeiro smartphone da fabricante a rodar com o OS Android.
Com relação às especificações deste dispositivo, já sabemos que terá suporte para dual-SIM, uma tela de 4 polegadas, processador Snapdragon dual core de 1,0 GHz. A memória RAM é um pouco frustrante para um gadget divisor de águas na Microsoft, apenas 512 MB.
Huawei
Bom, da Huawei podemos esperar tudo depois do vídeo teaser divulgado para o MWC. Era esperado que a fabricante chinesa apresentasse uma atualização do Huawei Ascend P6 na feira, mas como a empresa lançou a variante Huawei Ascend P6S silenciosamente em um comunicado de imprensa, descartamos o anúncio. O que sabemos de fato é que três novos dispositivos vêm por aí.
Um deles é um tablet com uma bateria de longa duração, cuja carga pode durar dias, conforme afirma a companhia. Outro dispositivo é um smartphone que tem entre os destaques uma uma câmera frontal "de impressionar". E, por fim, um tablet multimídia com suporte para 4G.
ZTE e Tizen
A ZTE parece interessada em manter uma tradição no MWC: lançar dispositivos com OS alternativo. No ano passado, a companhia chinesa anunciou o ZTE Open rodando com o Mozilla Firefoz e, este ano, os rumores sugerem que trará o primeiro smartphone com Tizen, o OS da Samsung. Aparentemente, o Tizen OS rodará no smartphone ZTE Geek v975, embalado por um processador da Intel. Nos resta aguardar para ver se, finalmente, teremos a chance de ver o sistema operacional da Sammy rodando em um dispositivo móvel.
AndroidPIT
Bom, e para trazer todas as informações relativas aos dispositivos relacionados acima e outras novas tecnologias apresentadas no MWC 2014, o AndroidPIT terá uma grande equipe: eu, Isabel Valencia, Toni Jularic, Andreas Seeger, Quentin Ducreux, Johannes Wallat, Stephan Serowy e Kris Carlon.
Por isso, sinta-se livre para enviar suas perguntas e sugestões relacionadas ao MWC 2014. Você pode começar respondendo qual dos dispositivos acima você está ansioso para ver despontar na feira?
A grande novidade da MWC desse ano nem é o Galaxy S5, pq o que todos nós sabemos é que eles se inspiram na Apple e nunca muda o visual dos dispositivos, mas se eles largarem a TouchWiz ou modificarem ela deixando-a mais leve, aí sim seria um pouco mais interessante. Mas depois que a Huaweii postou aquele vídeo no YouTube brincando com a Apple e a Samsung, é de se esperar que os dispositivos apresentados causem inveja aos concorretentes, deixando-os pra trás nos quesitos de câmera frontal, bateria, design, processador, tela... Tudo! Vem com tudo Huaweii.
o mais esperado é o S5, mas dependendo de preço eu penso em pegar o Z2 aparentemente as configurações são quase que as mesmas do S5 e a GPU adreno parece melhor que a mali, se a Samsung não mudou a GPU do S5.
eu qro ver se vai valer apena upgrade de s4 para s5...
Tou a espera de ver as diferenças do s5 para o s4
Nokia x e s5
Estou muito ancioso pelo lançamento do HTC ONE 2. Com certeza vai ser o grande lançamento da feira e o grande concorrente do Galaxy S5
Sem dúvida o galaxy s5.
tô ansioso para ver o s5 u.u muinto foda . sammy é foda.
Quero ver é LG G2 mini detonando geral...hehehe