Moto Z: saiba como aumentar a velocidade do processador para 2,2GHz
Já faz algum tempo que uma polêmica em torno do Moto Z veio à tona, e ela estava relacionada ao clock do processador da versão brasileira do Moto Z. Isso porque apenas o Moto Z Droid Edition, o Moto Z vendido pela operadora norte-americana Verizon, possui o processador Snapdragon 820 rodando a 2,2 GHz, enquanto o modelo nacional roda a 1,8GHz. Mas é claro que sempre podemos modificar alguns aspectos do hardware de nossos aparelho através de procedimentos mais técnicos, como o que ensinaremos neste artigo.
Este é um processo avançado, portanto, recomendamos que você faça o backup de todos os seus arquivos e informações pessoais antes de iniciá-lo:
Lembre-se também que o desbloqueio do bootloader implica na perda da garantia pelo fabricante, como informa a página de suporte da Motorola. Para esse processo, você precisará ter o bootloader do Moto Z desbloqueado e, felizmente, a Motorola oferece suporte para que você possa fazer esse procedimento de forma oficial. Para isso, clique no link abaixo e siga todos os passos informando os dados necessários:
Esteja ciente que a modificação da velocidade do smartphone implicará no aumento de sua performance e consequentemente aquecerá o aparelho, tornando a vida útil da bateria menor. O AndroidPIT não se responsabiliza por danos que venham acontecer a partir desse procedimento.
Pré-requisitos
- Baixe e instale os drivers da Motorola em seu computador:
- Baixe e instale o RSD Lite em seu computador (programa para instalação da ROM da Verizon).
Como aumentar o clock do processador do Moto Z
É um processo simples, e deve ser feito com o bootloader do aparelho desbloqueado. Você terá que baixar a ROM da operadora Verizon e executar alguns comandos:
- Baixe aqui a ROM da Verizon;
- Extraia a ROM que baixou e edite o arquivo:
<step MD5="976cc13981e34796a269a6f547a35ded" filename="bootloader.img" operation="flash" partition="motoboot"/>
- Depois de deletado as linhas salve o arquivo;
- Com modo desenvolvedor ativado, abra-o e ative a depuração USB.
Instalação
- Inicie o seu Moto Z em modo bootloader desligando o aparelho e o ligando segurando o botão volume (-) por alguns minutos;
- Conecte o telefone ao computador e abra o RSD Lite;
- Ele deverá reconhecer seu aparelho se os drivers da Motorola estiverem instalados corretamente;
- Clique nos 3 pontos ao lado do botão "Start";
- Procure a ROM no lugar onde você extraiu, e selecione o arquivo que editamos no passo acima;
- Depois de selecionada pressione "Start".
Aguarde a instalação. Se tudo der certo, o telefone irá reiniciar e seu Moto Z estará com o Android Nougat da Verizon, com processador desbloqueado e rodando a 2,2GHz. Lembre-se que a primeira inicialização demora um pouco.
Considerações sobre a instalação
A ROM da Verizon disponibilizada neste artigo é o Android 7.0 Nougat com o pacote de segurança referente ao mês de janeiro. Existem algumas limitações nessa ROM, como a impossibilidade de criar usuários alternativos para o sistema, além de uma quantidade de aplicativos da operadora e bloatwares em geral que vem pré-instalados:
Contudo, é perceptível o ganho de performance com o chipset rodando em clock máximo, e essa diferença pode ser notada quando um jogo mais pesado é aberto ou quando um app é carregado pelo multitarefa. Pode ser uma experiência interessante, mas leve em consideração todos os contras e alertas que descrevemos neste artigo, caso você esteja pensando em fazer esse procedimento.
E aí, ficou interessado em aumentar o poder de fogo do seu Moto Z?
Este artigo foi feito em parceria com o leitor Erickson Neves.
Uma coisa que eu nao havia entendido direito é: o Moto Z 'resto do mundo' tem EXATAMENTE o mesmo hardware que o americano, mas o processador fica abaixo somente por causa da ROM??
Isso. Hahahahaha
Que arquivos são esses para editar? Não entendi essa parte.
Tem como fazer no Z Play também ?
O Z Play só por custom ROM e custom Kernel.
Legal essas informações, porém o que tenho é o Maxx, e acredito que não possa fazer esse processo.
Mesmo instalando a ROM dá Verizon e o custom kernel na Stock, os apps não reconhecem os dois núcleos rondando em 2.15Ghz. Só aparece após a inicialização do sistema, depois eles dormem =/
Não sei se isso é um problema dos apps que não estão reconhecendo ou é um "BUG" no software dá Motorola - Lenovo. ?
Obs: Não estou tendo problemas com desempenho, muito pelo contrário, ótimo aparelho!
É normal... Esquenta não. É por causa do HotPlug da CPU.
Instalando a ROM da Verizon o kernel instalado é o Stock não um custom
Esse bug só acontece quando vc instala a stock brasileira e usa o custom kernel exemplo aquele Turbo Z Kernel postado no XDA
Motorola precisa renovar a linha Moto X logo
Que eu saiba não precisa desbloquear o bootloader para instalar rom via RSD Lite, e seria muito mais simples fazer root e fazer overclock no processador, e se caso não for possível com o kernel stock, basta instalar um custom kernel e pronto.
Uma solução que, em minha opinião, é melhor: colocar uma custom ROM e colocar um custom Kernel e assim fazer, até overclock nele.
Problemas das custom é que ainda não tem suporte para os Mods =(
O pessoal do Griffin (Moto Z) tava falando sobre o uso de Mods, tirando a dúvida sobre bugs, e tavam dizendo que funciona normal...
Na custom infelizmente não está funcionando, base no Xda =\
Sem contar que já testei a RR é o Lineage Os, nenhuma das duas está tento suporte para os mods no momento, vamos aguardar =)
Se tiver algum link indicando uma boa custom com suporte pros mods, compartilha ai por favor!
AOKP tá funcionando o JBL e o da bateria segundo o maintainer e alguns usuários. Tenta lá e ve se funciona o seu.
Blz, vou tentar e aviso caso não funcione!
Vlw amigo!
Se o problema é só se livrar daquela aparência pálida que o Android Stock tem, então é só dar acesso root e desinstalar o Google Launcher e instalar um launcher de sua preferência a nível de sistema. Dessa forma, eu creio que não perca essa compatibilidade que os módulos tem com o aparelho.
Agora se é uma questão de preferência por determinada ROM, aí, o jeito é esperar.
Que saudades de quando a Motorola era da Google.
Lenovo estragando o Android...