10 dicas para economizar bateria no Moto E
O Moto E trouxe consigo o já famoso Android pouco modificado pela Motorola, e alguns ajustes são necessários para adequar o dispositivo veterano às necessidades de cada usuário quando o assunto é a autonomia. Aqui vão algumas dicas com as quais você pode economizar a bateria do seu Moto E.
1. Atualizar o software
Não custa dizer que cada atualização de firmware em princípio traz características que melhoram o rendimento do dispositivo e, sobretudo, otimizam o gerenciamento de energia principalmente com relação aos aplicativos do telefone. O Moto E está para receber o Android 5.1 Lollipop. Para conferir se o seu dispositivo já pode ser atualizado, vá até as Configurações > Atualizações do sistema para ver se há alguma pendente. E lembre-se, o Android 5.1 pode chegar a qualquer momento.
- Moto E começa a receber atualização para o Android 5.1 Lollipop! (soak test)
2. Desativar o Google Now
Talvez você ainda não saiba, mas o Google Now é um aplicativo assistente que realmente devora dados e precisa constantemente de conexão com a internet, o que afeta a bateria. Em vez de usá-lo, recomendo que você use a busca do Google quando precisar encontrar algo, e desative o Google Now. Para isso, abra a busca do Google e vá às Configurações (clique sobre os três pontinhos na parte inferior). Em seguida, desabilite a primeira opção, a do Google Now, movendo a barra azul para “Não” e confirmando a sua ação.
3. Desabilitar os launchers muito pesados
Aplicativos como o Go Launcher, Themer, etc., ocupam muita RAM, na maioria dos casos de forma desnecessária. Se quiser evitar a drenagem da sua bateria, recomendo escolher launchers mais enxutos como o Apex ou o Nova.
${app-com.teslacoilsw.launcher}4. Usar a sincronização de dados de forma seletiva
Isso é muito importante, sobretudo no que diz respeito ao armazenamento de fotos, por exemplo. Se tiver ativada a opção de sincronização automática, sempre que tirar uma foto, o aparelho fará o seu upload para a nuvem. Isso consome não apenas dados como energia, e muita. Recomendo que use com cuidado ferramentas como o Google Fotos. Para ter controle sobre isso, vá às Configurações > Contas > Google e verá as diferentes opções da sua conta.
5. Desabilitar a localização
Não é nenhuma surpresa que ter ativado o GPS constantemente vai devorar a energia do seu smartphone. Aplicativos como os de previsão do tempo, atualizações de tráfego, Google Maps, etc. o usam, mas a maioria não precisa do GPS o tempo todo. Além disso, é bem fácil ativar a opção de localização quando precisar dela. Você a encontra em Configurações > Localização.
6. Desativar a WiFi
Apesar de ser uma opção essencial em muitos momentos, a Wi-Fi continua sendo uma função que consome muita bateria no Moto E. A busca constante por uma rede disponível acaba esgotando o Moto E. É recomendável ativar a rede apenas quando for necessária, e desabilitá-la depois disso através das configurações rápidas.
7. Configurar o brilho manual
A tela, em todos os smartphones, é o componente que mais gasta energia. Quanto mais ela brilha, maior será o consumo da bateria do Moto E. Essa é uma regra básica, não apenas para o Moto E. Concretamente, neste dispositivo o mais recomendável é configurar o brilho para o modo manual e deixá-lo no mínimo para seu gosto. Para isso, vá às configurações rápidas, e na primeira opção você verá o brilho.
8. Modo de espera da tela
Muito bom quando não estamos usando o Moto E é deixar a tela em suspenso, ou então configurar a suspensão automática para 1 minuto ou menos. Para isso, vá até Configurações > Tela > Modo de espera. Aí você poderá configurar o tempo para que a tela se apague.
9. Plano de dados seletivo
Se não estiver usando a internet, para que gastar dados constantemente (e por consequência bateria)? Você pode configurar a conectividade 2G para chamadas e alternar para 3G quando quiser realizar outras funções. Basta ir às Configurações > Mais > Redes móveis > Modo de rede.
10. Greenify
Esse aplicativo ajudará a congelar e controlar os aplicativos que estão sendo executados em segundo plano, ou quando não estiverem em uso. Ele pode ser baixado gratuitamente na Google Play Store, mas requer root. Se quiser rootear o seu Moto E, recomendo este tópico do nosso fórum:
Conhece outras dicas para economizar a bateria do Moto E?
Greenify não é obrigatório o root.
Não recomendo desativar o gps, por conta de perder o celular, e tals...
Vdd
o moto g2 vai receber o 5.1 no final dese mês eu falei com a
motorola
Serio?
É memo? É nada!
como economizar ?
simples !
só não usar o celular!
Traduzindo: use o celular como peso de papel
Alguma notícia sobre a atualização do S5 mini para Lollipop?
da uma olhada na XDA e na sammobile, sempre aparece alguma rom oficial lá
gosto muito das materias do AndroidPit, só nao entendo o fato de dizer sobre tal smartphone, essas dicas valem pra qualquer um smartphone, nao só pro moto E
Exatamente o que eu pensei kk