É por isso que nunca vou comprar um Galaxy Note 7
Uma vez que outros grandes carros-chefe do ano já foram apresentados em 2016, a Samsung está com os holofotes só para ela e o seu mais novo top de linha, o Galaxy Note 7. Mas, depois de analisar o aparelho, cheguei a conclusão de que não vale a pena comprá-lo. Eis aqui os meus motivos.
Mas, antes de expor meus argumentos, quero deixar uma coisa bem clara: essa é a MINHA opinião. Inclusive, alguns de meus colegas aqui do AndroidPIT discordam de mim com veemência e isso é uma coisa boa, que denota uma das principais qualidades do site: pessoas diferentes, com pensamentos diferentes sobre o mesmo assunto têm o mesmo espaço no site.
Também é bom frisar que não tenho nada contra a Samsung, que é uma empresa que respeito muito. Mas quem disse que ela acerta todas?
1. O preço certamente vai afugentar muita gente
Não devemos fechar os olhos para algo paradoxal: o que fará as pessoas comprarem o Galaxy Note 7 é, essencialmente, seu preço de 850 euros (R$ 4.299 no Brasil). Enquanto encontramos outros top de linha custando 500 euros na concorrência, a Samsung insiste em oferecer smartphones a preços exorbitantes. E faz sentido: afinal, os iPhones são muito caros e as pessoas continuam comprando. Logo, a fabricante sul-coreana faz o mesmo, porque funciona.
"É a lei da oferta e da procura", você me dirá. E é verdade. Se há clientes comprando, não há motivos para a Samsung não explorar a bonança. Mas não me interpretem mal. Eu não rotulo pessoas que estão dispostas a pagar altos valores pelo modelo Note 7, até porque eles certamente gostam da experiência que o dispositivo proporciona.
O problema aqui é que as fabricantes criam e exploram necessidades. Uma vez que isso acontece e o usuário é convencido de que precisa comprar um telefone "especial", ele não se importa em pagar o que for. E eu apenas acho que a Samsung deveria encontrar um equilíbrio sobre isso, a fim de manter seus clientes (e atrair novos): bons aparelhos a preços que os consumidores não precisem vender o baço para conseguir pagar.
Meu ponto aqui é que eu não quero investir 850 euros em um smartphone, um valor que considero excessivo seja para qual dispositivo for. Eu sinto que as empresas se esforçam demais para fazer você comprar tudo o que é novo, mais recente. Estão no papel delas, claro. E, dito isso, as pessoas são livres para fazer o que quiser.
Afinal, alguns usuários só querem se divertir ao comprar um "super smartphone". O que nos leva ao segundo ponto.
2. A proposta do Galaxy Note 7 supera as minhas necessidades
Ao ler reviews sobre o Note 7, muitos provavelmente pensaram que o design e as especificações do dispositivo justificam o seu preço. Em termos absolutos, é verdade. O dispositivo é excelente em vários aspectos e eu tenho que admitir que a experiência que ele proporciona em alguns quesitos é bastante interessante. Ainda que no quesito performance o modelo tenha diversos pontos que estão abertos a críticas, como citou o jornalista Eric Hulse, em um artigo no site XDA (em inglês).
E eu, absolutamente, não questiono o interesse tecnológico do Note 7. O que me incomoda é que para a maioria dos usuários (incluindo eu), ele é muito mais do que eu preciso. Senão vejamos esse estudo da consultoria alemã GfK, que traz resultados bastante interessantes:
- 22% do tempo gasto em um smartphone é dedicado à diversão (vídeos, músicas, surfar na internet, jogos)
- 22% do tempo é dedicado à mensagens instantâneas
- 22% do tempo é dedicado à telefonia (ligações)
- 10% do tempo é dedicado às rede sociais
- 10% do tempo é dedicado a e-mails
Naturalmente, trata-se de uma amostra, ou seja, não representa 100% das pessoas. Mas isso mostra uma coisa importante: o dia-a-dia de uma pessoa não envolve o uso prolongado do smartphone. Claro que precisamos ter um bom dispositivo para rodar o que precisamos com fluidez, mas é necessário ter um Note 7 se um dispositivo menos poderoso (e bem mais barato) faz a mesma coisa?
E que fique claro: isso não inclui apenas o Galaxy Note 7, e sim todos os top de linha, mas isso está associado ao primeiro ponto. No meu caso, eu uso o meu smartphone principalmente para telefonar, ouvir música, enviar mensagens e rodar alguns aplicativos. Logo, em termos de desempenho, eu não tenho grandes expectativas e, realmente, não preciso de um carro-chefe. Ter um scanner de íris e uma caneta eletrônica podem ser bons argumentos de venda, mas, para mim, eles não têm muita utilidade.
Além disso, ainda que eu aprecie telas um pouco maiores, já que o seu uso é mais agradável, um display de 5.5 polegadas está bom demais para mim. Logo, o painel de 5.7 polegadas é um pouco demais para mim. Dito isso, vale citar que os chineses amam grandes telas (algumas com mais de seis polegadas), logo, não me surpreenderia se as fabricantes continuassem a oferecer modelos com dimensões gigantes para um telefone.
3. TouchWiz...
Nesse caso, é puramente uma questão de gosto. Eu não sou um grande fã da interface de usuário da Samsung. Dito isso, é válido dizer que o TouchWiz evoluiu. Você se lembra do Galaxy 5 e sua cor azul berrante? Naquela época, a UI do TouchWiz era horrenda, com uma mistura de cores totalmente desperdiçada.
Felizmente as coisas mudaram e o TouchWiz ganhou muitas melhorias. Nós já podemos ver as diferenças nos Galaxy S6 e S7 e as coisas ficaram ainda melhores no Note 7. Graficamente, ele está mais bonito de se olhar, com um menu reformulado e muito mais agradável de manusear.
O esforço está lá, mas, para mim, o TouchWiz continua a ser o...TouchWiz. As associações de cores são sempre estranhas (um ícone branco sobre um fundo amarelo brilhante? Sério?) e sempre há os aplicativos pré-instalados (cuja quantidade diminuiu, verdade seja dita). Além disso, não espere o Android Nougat 7.0 por um tempo, a menos que a Samsung resolva liberar a atualização com mais rapidez do que ela está acostumada.
Por todas estas razões, acho que o Galaxy Note 7 é tecnologicamente interessante, mas, claramente, não é um smartphone para mim.
E você? Pretende comprar o Note 7? Se sim, diga-nos porquê.
Bom texto, também penso um pouco dessa maneira.
Eu concordo em gênero, número e grau com o autor. Penso da mesma forma. Depois de conhecer a UI da Lenovo (tenho um A7010) nunca mais vou querer um samsung com a sua "maravilhosa" (sqn) Touchwizz
A parte mais legal de ler os comentários é ver as pessoas comparando smartphones com veículos, principalmente motos, e outros falando que quem compra quer ostentar. Só esquecem de analisar o aparelho em si. Eu não sei, mas acho que opinar sobre o aparelho e se as funções dele são úteis pra um ou pra outro é válido, agora essa ladainha de valor é irritante, sabemos que o valor é alto, e mais alto ainda por estarmos no Brasil. Então compra quem quer, quem acha legal, quem pode, quem vai sofrer pra pagar, quem vai pagar a vista e até quem quer ostentar. Isso não é da conta de ninguém.
TouchWiz não é mais a mesma mudou demais a partir do s6 o único ponto negativo que tive no s6 e a bateria que não dura o esperado
Mais em relação ao note 7 compraria na hora o único impedimento mesmo e o preço abusivo da Samsung com o top de linha fora isso compraria na hora linha note da Samsung na verdade e a melhor
depende do quanto estiverem pagando por um rim.
Essa piada já foi usada 4.527.228 vezes no AP
Foi usada, e se reclamar vai ter mais ainda.
Que bom que é a sua opinião.(=
Eu não compro devido ao valor elevado, havendo melhores alternativas através da importação, o que é ruim no caso da importação é se der algum problema a assistência é complicada ao achar novas peças
Eu compraria um note 5, que ainda vai ser excelente por muito tempo e com a chegada do 7 aqui vai cair mais de preço...
A única coisa que me impede de comprar o Note 5 é a falta de slot para SD
Terrível essa parte Steven...
realmente, concordo que o touchwiz melhorou muito, mas ainda é uma das coisas que me faz descartar a samsung quando pretendo escolher um novo android
As opiniões aqui do articulista são muito bem vindas porque espelham a realidade do que realmente ocorre no nicho elevado dos SmartPhone de Luxo. A maioria das pessoas que adquire este tipo de produto por um preço mercenário é porque gosta muito de OSTENTAR (é o que eu faria se tivesse uma árvore de dólares). Alguns pouquíssimos é porque precisam de um produto com todos esses recursos e podem pagar o preço da necessidade. O mortal comum, por seu lado, que se atreve a fingir que pertence a esse nicho de consumidores não se importa de ficar 12 meses pagando quase o dobro do que custa o sonho de consumo dos muitos ricos. Muitas vezes a manutenção do nosso ego a todo custo costuma cobrar um preço alto na frente que se chama "inadimplência" e "arrependimentos" tardios quando tiver que enfrentar o pós venda fora da garantia, quando então "haverá choro e rangeres de dentes..." .
A touchwiz deixou de ser um ponto defeituoso no galaxy s6, ali ela se mostrou outra coisa muito diferente do que existia até então. Como citado, os temas são muitos, eu uso um com preto total o que economiza bateria. O que a samsung tem entregado nos seus tops de linha é algo muito bom, acima de Sony e LG por exemplo.
Mas a linha note nunca foi para todo mundo, por mais que eu admire e até deseje sei que não é para mim, para começar pela tela, não consigo nada acima de 5, 5,5' é demais imagina 5,7 ._.
quando voce falar de bateria nao fale de S6 porque a bateria do S6 e um lixo.
Caramba, você odeia mesmo a Samsung. Sempre entra nos artigos que citam ela para fazer comentários desse tipo, além de touchwiz e etc. Como perde tempo na vida.
verdade e para ser dita,entao compre o s6 e o s6 edge e pior puxa saco nao e comigo.
Se tudo o que você diz é verdade, uma barata no esgoto vale mais que um aparelho da Samsung.
eu so falei da bateria que realmente e verdade.