Mi 9 supera iPhone Xs Max, mas perde para o Galaxy S10+ em teste de câmera
O Mi 9 e o Galaxy S10 foram lançados no mesmo dia, e ainda continuam rendendo e disputando a atenção dos usuários. O primeiro teste de câmera do famoso site DxO foi feito no smartphone da Xiaomi, que obteve boa pontuação e posicionou o modelo na terceira colocação, abaixo somente da Huawei. Em menos de 24 horas, contudo, o Mi 9 perdeu uma posição para o S10 Plus.
A câmera do Mi 9 é tripla, formada pelo seguinte conjunto: 48 MP com abertura f/1.47 (Sony IMX586), 16 MP lente ultra-wide (f/2.2) e 12 MP ente telefoto (f/2.2). Existe um sistema que combina os pixels entre os sensores para gerar uma única imagem de 12 megapixels que tenta eliminar distorções e quaisquer outros problemas durante a captura. Nos testes do DxO, o Mi 9 marcou 107 pontos e passou o iPhone Xs Max, que até então ocupava a terceira posição.
Segundo revelado nos testes, o modelo se destacou pelo equilíbrio das cores, baixo nível de ruído, velocidade no autofoco e exposição controlada. Os pontos negativos foram o baixo alcance dinâmico e a ausência de detalhes finos em detalhes de texturas. Pouco tempo depois, contudo, o site fez o mesmo teste no Galaxy S10 Plus, que alcançou uma posição melhor, de 109 pontos.
O Galaxy S10, agora em terceiro lugar, está empatado com os Huawei P20 e P20 Pro respectivamente, todos com 109 pontos. A diferença entre os três primeiros modelos para o Mi 9 é de dois pontos, assim como a distância que separa o aparelho da Xiaomi do iPhone Xs Max (105 pontos).
O que tirou pontos do Mi 9 foi o tal alcance dinâmico, que é melhor no Galaxy S10 Plus, com mais detalhes em áreas menos iluminadas e de sombra. O site destaca que a exposição e as cores são ainda melhores no aparelho da Samsung, sendo o efeito bokeh, o modo retrato, sendo descrito como o "o melhor já testado no DxO". O autofoco também se sobressaiu.
- Hands-on Samsung Galaxy S10 e Galaxy S10 Plus
- Hands-on Samsung Galaxy S10e
- Hands-on Samsung Galaxy S10 5G
As críticas ficaram por conta do pó-processamento que leva parte dos detalhes finos em texturas, mesmo problema do Mi 9. O zoom óptico de 2x com ajuda da lente telefoto é bom, mas ainda não bate o P20 Pro da Huawei, que dá zoom de 3x sem perdas de detalhes.
Vale lembrar que Apple, Huawei, Samsung e Xiaomi são as principais marcas do top 10 do DxO, cada uma com dois aparelhos no ranking atual. A HTC é a única a contemplar um modelo diferente na sexta posição, com o U12+.
Fonte: DxO Mark
Uma pena que essas pontuações só existem para fotografia. Smartphone tem muito onde evoluir em quesito vídeo ainda.
Acho que não sabe, mas o DxO faz a pontuação de vídeo e fotos, a pontuação de 109 do Galaxy s9 ou do Huawei p20 pro é a média da pontuação de vídeo e fotos do celulares
As câmeras de smartphone evoluíram bastante, estão quase no mesmo patamar de profissionais, e cada vez mais estão a níveis ótimos, o que é excelente para os consumidores.
Claro, os smartphones estão passando por cima das leis da física e igualando as capacidades técnicas de câmeras com sensores muito maiores e lentes com construção ótica bem superior...
Eu particularmente sou um péssimo fotógrafo , no meu caso nem S10 ou outro qualquer , só uma IA dedicada mesmo-)
A única diferença é que vc terá fotos ruins de alta qualidade...rsrsrs
Indiferente dos resultados de câmera estou tentado a pegar um Xiaomi Mi 9... Eu ia comprando o Xiaomi Mi Mix 3 mas parei a compra depois de ver o Mi 9... Considerando que ele é mais barato que um Mix e tem hardware mais atual vou esperar pela ROM Global.
O Galaxy S10 tá show mas não tenho como pagar tanto no aparelho. Vou ficar na vontade mesmo kkkkkkkkkkkkkkkkkk
vc vai importar em qual site? e o valor? compensa, mesmo sendo taxado? tbm estou afim de pegar um xaumi mi 9
Geralmente compro no AliExpress mesmo. Sempre com as lojas FANTACY e Eternal Team que pelo menos pra Xiaomi entregam tudo perfeito e por um bom preço.
Eu ia pagando 2100 no Mi Mix 3 com uma Mi Band 3 junto e frete. Considerando taxas que quase sempre ficam em torno dos 220 reais era um bom preço.
O Mi 9 ainda não está à venda mas nos anúncios de pré venda da Eternal Team ele tá saindo por 2300 a versão com 6GB de RAM e 128GB de armazenamento.
Estou muito afim de pegar o mi 9 tbm, mas nunca importei nada, vc já comprou o seu??
Em dúvida ainda se vou de S10e ou S10.
Pelo preço do S10 e do Mi9, e pela diferença entre as câmeras dos dois, fácil o Mi9..
Esse tipo de coisa da pra resolver com alguns updates. E a diferença é tão minima que o usuário final não vai perceber. Então no final das contas tudo vai depender de quem tira a foto e não do aparelho
Importante sempre lembrar, nós "usuários médios", não somos capazes de aproveitar todo o potencial fotográfico desses aparelhos, logo, independente de qual deles tivéssemos, ainda não teríamos boas técnicas de aproveitamento de luz, manuseio das ferramentas manuais e etc. Então, é aquele ditado... "tanto faz".
Além, é claro, que via de regra o envio das fotografias para redes sociais (Instagram, Facebook e etc) resulta em razoável perda de qualidade. Logo, por melhor que seja o resultado final da fotografia, ao realizar o upload, já perdeu um pouco da qualidade.
Felipe, bom dia.
Vi na página do DxO Mark que eles usam a câmera na configuração original de fábrica, sem modificações. Então eu entendo que eles ligam o celular, colocam no modo foto e saem disparando seus cliques (que acontecem em ambientes de laboratório e externos).
Então seu eu não estiver enganado, a entrega da qualidade de fotos para o usuário será igual aos do testes.
Eu mesmo tenho um S9+ e faço fotos ótimas apens no modo automático da câmera.
Bom dia Rodrigo. Talvez não me expressei bem, o que eu quis afirmar, é que independente de qual aparelho é superior no ranking, talvez isso não represente efetivamente nas melhores fotos, mesmo que utilize o aparelho no modo automático.
Sem técnicas adequadas de aproveitamento da luz natural (contra e a favor), utilização adequada do efeito bokeh (não é só desfocar, há como identificar bem a composição de luzes e cores ao fundo, em harmonia com a imagem principal), a utilização do ZOOM (óptico e/ou digital, que quase sempre mata boas fotos), além de outras questões básicas como posicionamento de pessoas e objetos, distribuição dos elementos visuais dentro da área perceptível, além de uma infinita variedade de detalhes a serem observados que eu não sou capaz de listar.
Comparando um profissional com nós leigos, o mesmo consegue extrair fotografias muito melhores de um Galaxy S7 do que nós com um S10, mesmo que ambos aparelhos estejam no modo automático.
É ai que entra o Modo de inteligência artificial, independente de tu ser um expert ou não, a AI ou IA, vai escolher a melhor configuração, que seja boa o suficiente para não perder detalhes que um usuário comum não conseguiria configurar. Por isso que a inteligência artificial tem tido tanta dedicação por parte das fabricantes.
Salvo engano, não Thiago. O que as inteligências artificiais tem feito, é principalmente unir múltiplas fotos de um mesmo sensor, ou múltiplas fotos de vários sensores, e assim forma uma única imagem de melhor qualidade. Em alguns casos identificar o quê está sendo fotografado e aprimorar algumas configurações. Mas regular configurações como exposição de luz, foco, ISO e etc., de forma geral isso sempre foi feito.
Nunca pararam para pensar, que se fosse tão fácil, não precisava de um curso e muita experiência para ser um fotógrafo profissional? Ou acham que basta pagar R$ 5.000,00 numa Canon ou Nikon, mais outros R$ 10.000,00 em lentes especiais e pronto, já pode ir para a Europa fotografar casamentos?
Entendi seu ponto de vista, Felipe. Realmente o aproveitamento no nosso caso nunca será 100%.
Mas já conseguiram testar .......estranho.