Aprenda a escolher o melhor cartão microSD para o seu Android
Atualmente já é possível encontrar smartphones com 1 TB de espaço na memória interna, mas a maioria dos modelos vem com 32 GB ou 64 GB de armazenamento, e parte deste espaço é ocupado pelo sistema operacional. E se você gosta de encher seu aparelho de fotos, vídeos e jogos, já deve ter percebido que o restante "vai embora" rapidinho. E agora, o que fazer?
Uma solução rápida, fácil e barata é, além de fazer uma faxina geral e jogar fora arquivos inúteis, investir em um bom cartão microSD para adicionar alguns gigabytes extras ao seu smartphone. Mas com tantos modelos de marcas e capacidades variadas, como saber qual o melhor? Foi por isso que elaboramos este guia com dicas, ofertas e informações úteis para você que está procurando por um bom cartão de memória para o seu Android.
A maioria dos smartphones (com exceção dos iPhone e alguns Android "High-End") tem um slot para cartões micro SD, e muitos aceitam cartões de até 512 GB, o que já excede em muito a necessidade da maioria dos usuários. Porém, o que precisamos saber antes de comprarmos um cartão MicroSD? Qual modelo é ideal para o seu perfil de usuário? Veja agora a resposta para estas e outras perguntas.
O meu aparelho é compatível com cartões MicroSD?
A maioria dos smartphones aceita a cartões de memória, porém, há alguns modelos (especialmente os "topo de linha" que já tem muita memória interna) que abriram mão dessa função. Para ter certeza de que o seu aparelho possui um slot para cartões, faça o seguinte:
- Analise o seu celular e procure pela inscrição SD ou MicroSD ao lado de algum slot ou portinhola. Ela indica onde fica o slot para cartões de memória de seu aparelho.
- Consulte o manual e veja se ele possui uma seção sobre cartões de memória. Lá, ele mostrará onde a entrada está, como inserir um cartão e quais os tipos de cartões são aceitos;
- Veja no site do fabricante as especificações técnicas do seu aparelho. Elas informam a existência ou não de um slot para cartões microSD.
- Consulte sites especializados, tais como o AndroidPIT. Nós sempre mantemos as fichas técnicas dos celulares brasileiros e estrangeiros.
Alguns smartphones dual-SIM tem slots "híbridos", ou seja, ou você pode usar, ou dois SIM Cards para telefonia, ou um SIM Card e um cartão micro SD. Consulte o manual de seu aparelho para saber qual dos slots é o híbrido e como posicionar o cartão.
Os cartões microSD podem ser classificados quanto à sua capacidade de armazenamento e velocidade de transmissão. Cartões classificados apenas como SD (sigla para Secure Digital) possuem capacidades que vão de 1 MB a até 4 GB. Hoje em dia você quase não irá encontrá-los nas lojas, mas talvez tenha mais sorte no fundo de uma gaveta ou dentro de um gadget antigo.
Já os cartões SDHC (Secure Digital High Capacity) possuem modelos que vão de 4 GB até 32 GB, e são os mais populares, pois oferecem boa capacidade e baixo custo. Os SDXC (Secure Digital Extended Capacity) vão de 64 GB a 2 TB. Por sua vez, os cartões SDUC (Secure Digital Ultra Capacity) podem chegar a até 128 TB.
Já no quesito velocidade de escrita, os cartões são classificados por “Classes” (Class). Temos as seguintes classes: 2, 4, 6 e 10, além da UHS 1 e 3. Abaixo você confere a velocidade mínima de transmissão de dados para cada Classe:
Diferenças entre os cartões MicroSD
Classe | Velocidade mínima de transmissão de dados | Velocidade de gravação | Recomendação |
---|---|---|---|
UHS 3 | 30 MB/s | Alta | Gravar vídeos em 4K e 2K |
UHS 1 | 10 MB/s | Média | Gravar vídeos HD, FullHD e fotos contínuas (Burst Shooting) |
Classe 10 | 10 MB/s | Alta | Gravar vídeos HD, FullHD e fotos contínuas (Burst Shooting) |
Classe 6 | 6 MB/s | Média | Gravar vídeos HD e FullHD |
Classe 4 | 4 MB/s | Média | Gravar vídeos HD e FullHD |
Classe 2 | 2 MB/s | Mínima | Gravar vídeos em HD |
Cartão microSD acelera meu smartphone?
De certa forma sim, cartões melhores podem ajudar no desempenho do aparelho. O sistema não ficará mais rápido, mas as atividades que dependem dos dados armazenados no cartão, como abrir fotos, músicas e vídeos ou carregar apps instalados nele, sim. Mas tenha em mente que raramente um cartão microSD será mais rápido que a memória interna, especialmente em smartphones topo de linha que usam interfaces de memória interna mais modernas, como a UFS.
Cartão microSD de baixa qualidade pode prejudicar o meu smartphone?
Mais uma vez, a resposta aqui é sim. Cartões falsificados ou muito lentos podem comprometer a performance do aparelho como um todo, já que o smartphone terá de ficar "esperando" pelos dados do cartão, o que caurará lentidão geral no sistema. Além disso, cartões de baixa qualidade podem apresentar uma grande quantidade de erros de leitura, o que pode causar travamentos no smartphone.
Muito pior, um cartão de baixa qualidade pode corromper ou causar a perda definitiva de arquivos importantes como fotos e vídeos pessoais, e você com certeza não quer isso. Algumas dicas para não cair em ciladas: compre cartões em grandes varejistas, desconfie de promoções milagrosas (um cartão de 64 GB pelo preço de um de 8? "É cilada, Bino!") e evite marcas desconhecidas. Sempre peça a nota fiscal da compra e guarde a embalagem para acionar a garantia (ou o Procon) se necessário.
Como escolher os melhores cartões?
Agora é a parte principal: como escolher os melhores cartões de memória. Vamos usar dois critérios aqui, capacidade e velocidade. Se você pretende comprar um cartão apenas para salvar músicas e documentos, mesmo um de menor capacidade dá conta do recado.
Pode ser um de 16 GB ou 32 GB. Porém, se a sua intenção é armazenar muitas fotos e vídeos, quanto maior a capacidade de armazenamento, melhor. Neste caso, o fundo do seu bolso é o limite, já que cartões com grande capacidade de armazenamento costumam ser bem mais caros.
- Como conectar um Pen Drive OTG no Android e expandir seu armazenamento interno
- Como recuperar vídeos apagados do celular
Ainda sobre capacidade, antes de comprar fique atento à capacidade máxima suportada pelo seu smartphone. A maioria dos modelos atuais deve suportar sem problemas cartões de 32 GB, embora alguns aparelhos mais sofisticados sejam compatíveis com cartões de 256 GB ou até 512 GB.
Colocar em seu aparelho um cartão com capacidade maior do que a suportada é uma loteria: ele pode simplesmente não ser reconhecido, pode funcionar sem problemas ou pode funcionar, mas com uma propensão maior a erros. Evite "exagerar", para não jogar dinheiro fora. E em caso de dúvidas, entre em contato com a fabricante do smartphone.
Agora, falando a respeito de velocidade, se você pretende instalar aplicativos no cartão de memória, recomendamos que compre um com uma boa velocidade de escrita, como um Classe 10. Se pretende fazer vídeos em HD ou Full HD, cartões Classe 6 e 4 são os mais recomendados.
Não indicamos a compra de cartões Class 2 por serem muito lentos. Portanto, sempre que puder, adquira um cartão Class 4 ou superior. No final das contas, o que vai dizer qual o melhor cartão MicroSD para você é a sua necessidade e o seu bolso.
Para os smartphones que já gravam vídeos em 4K e fazem fotos com controles manuais, entre outros, a recomendação fica para um microSD Classe U1 no mínimo. O tamanho mínimo recomendado é 64 GB, mas em uma viagem talvez um de cartão de 128 GB seja uma opção melhor.
Conclusão
Como você pode perceber, existem alguns cuidados que devemos ter na hora de comprar um microSD. Um bom cartão de memória durará por anos, não prejudicará seu aparelho e lhe servirá de diferentes formas. Recomendamos que você procure por marcas mais conhecidas e que prestem algum tipo de assistência no país, como SanDisk, Kingston e Samsung, por exemplo.
Você usa cartões microSD no seu celular? Já teve problemas causados por cartões ruins? Compartilhe sua experiência nos comentários abaixo.
Qual a capacidade máxima expansível com micro SD do moto g5s?
Segundo o manual do modelo, até 128 GB Dante:
https://motorola-global-portal-pt.custhelp.com/app/product_page/faqs/p/30,6720,10306/
Desde que os smartphones vieram com a opção de expandir memória (alguns até vinham com), que utilizo micro sd. E depois disso, não me vejo sem. O recurso slot para micro sd num dispositivo era fator de primordial importância na hora de comprar um telemóvel. Dos muitos que tive, apenas 3 não tinham, o LG G1, tinha 32 gb interno, o Motorola Moto Maxx, que vinha com 64 e o atual (gostei tanto do smartphone, que deixei de lado o slot para expansão e a entrada P2) que é o Note 10 da Samsung, que vem com 256 GB (235 livres para usuário). Contudo,
tenho um segundo dispositivo, que é o M31, que mesmo vindo com 128 (112) já tenho um micro sd de 256 para colocar os ficheiros, músicas, vídeos e fotos. Recentemente, comprei num site dois pares de micro sd da Xiaomi (nem sabia que ela produzia, assim também como, já vi até da Huawei) com 512 GB. Só que eles não tem essa capacidade toda, ao passar os dados do antigo telemóvel, um Asus Zenfone 4, SD 660, de 64 GB, este travou que nem desligar era possível. Então, a saída foi deixa-lo descarregar por completo para que pudesse voltar a funcionar, apos fazer a recarga. Depois, fiz a transmissão para um micro sd de 128. Descobri que estão adulterando estes mecanismos de armazenamento, um de 8 gb pode se transformar em 128, um de 16, 256 e um de 64, 512. Tem que se tomar cuidado para não cair nestes golpes .
Tive uma experiência muito ruim mas não por conta do microSD mas por conta do aparelho (LG k10 power), que permite apenad transferência de arquivos multimídia. Resultado com 2 anos de uso a memória do aparelho ficou comprometida e não pude transferir
nehum app. 30G do celular ocupado e apenas 1G no cartao... Agora estou pesquisando o máximo possível para trocar. Mas não vi nenhuma informação sobre essa questão os fabricantes so informam expansível até xG.
Atualmente estou comprando celular com a capacidade alta ou compatível com meu uso, tive uma experiência ruim com cartão SD supostamente da Samsung, comprei no ML e era praticamente idêntico o original, mas nenhum aparelho em que eu inseri ele reconheceu, cartão de 32GB depois de muita pesquisa e uma consulta a um amigo de TI, ele descobriu que era falso.
Devido a facilidade de poder armazenar vídeos, fotos etc na nuvem , não utilizo cartão SD a uns 3 anos , mas para quem possue gadget com pouca memória interna um bom SD é imprescindivel