A Gear 360 é a melhor câmera da categoria que você pode ter neste momento
Um dos pontos negativos levantados pelo meu colega, Hans-Georg, no review da câmera Samsung Gear 360 foi o preço do dispositivo. No Brasil, o gadget chegou por um preço alto, mas você já parou para pesquisar o valor das concorrentes da Gear 360 no mercado?
Em uma conversa com o editor de vídeos do AndroidPIT, Robert D'Antoni, cheguei a conclusão de que, apesar do escasso suporte de software que ainda existe no mercado, a Gear 360 mostrou-se a primeira câmera acessível para consumidores, oferecendo qualidade de imagem e vídeo em 4k e 30fps.
No país, a Samsung Gear 360 tem o preço sugerido de R$ 2.599,00 e é uma das únicas câmeras, senão a única, que grava vídeos em 360º na resolução 4K e 30p abaixo dos mil três mil reais. As câmeras do mesmo gênero e com preço similar gravam apenas na resolução 1080p-1280p/30p. Levando em consideração que Gear 360 foi anunciada como uma opção para dispositivos que fazem uso de realidade virtual, o suporte para vídeos 4K faz todo o sentido nesta categoria, por entregar uma melhor experiência com tais aparelhos, como o Gear VR e o Óculos Rift. Afinal de contas, pior que não ter um óculos VR, é tê-lo e ver as imagens pixeladas.
Outro ponto levantado pelo profissional de vídeo do AndroidPIT é o fato da Gear 360 gravar vídeos em 2560x1280 e a 60fps. Por que isso é uma grande característica? Bom, porque essa é talvez a única câmera 360 que podemos comprar com suporte para 60p neste tamanho. E quanto mais quadros por segundo, melhor será a experiência de uso.
Os conhecidos padrões 24p e 30p ficaram conhecidos com os avanços da televisão e do cinema. Contudo, para filmes em 3D e conteúdo em 360º, vem sendo sugerido que altas taxas de quadros como 60, 72 e 96fps são os novos standards quando o assunto é qualidade de imagem.
Para se ter uma ideia, no mercado de produção de vídeo, para se chegar a esta alta taxa de quadros você precisa de dispositivos 360 mais caros (seis GoPro, por exemplo, unidas uma a outra), ou mesmo em jogos em tempo real, com uma poderosa placa gráfica.
Logo, enquanto a resolução 4K oferece uma ótima qualidade de imagem em fotos estáticas, capturadas com um tripé, quando um espectador precisa absorver e analisar uma cena em detalhes, uma resolução um pouco menor como 2560x1280 pixels e modo 60p é uma ótima opção para conteúdo em movimento, pois a nitidez da imagem não é o que falará mais alto na imersão do espectador na cena.
Quando o assunto é concorrência, a Gear 360 reina sozinha
Para se ter a experiência de câmera em 360º, temos hoje no mercado outras opções além da Gear 360. Muito usado na produção de vídeo, o GoPro 360 Freedom é um anel de plástico que serve para anexar seis câmeras GoPro e oferecer a mesma experiência de vídeo em 360º que a Gear 360. Colocando no papel o valor final deste dispositivo seria de 499,00 euros pelo anel, mais seis vezes o valor de uma GoPro, sendo que o modelo black com vídeos em 4K custa na loja da GoPro 529,99 euros. Bom não precisa transformar este valor em Real para saber que o custo é alto.
Outra questão aqui que deve ser levada em consideração é o fato de que, uma vez que gravamos um vídeo em seis máquinas diferentes, você precisa de seis cartões de memória e ainda colocar seis vídeos juntos usando o software "AutoPano Video". Este software custa outros 300,00 euros.
Olhando por este ângulo, a Gear 360 parece realmente o mais próximo que podemos chegar hoje de um dispositivo acessível para a captura de vídeos em 360º.
Por outro lado, você pode pensar no quão acessível e menor a câmera LG 360 CAM (R$ 1.799,00) pode ser em comparação à Gear 360. Contudo, nos nossos testes, este dispositivo da LG se mostrou inferior em qualidade (veja tabela). Muito disso também se deve ao fato de este gadget ser mais um módulo para o LG G5 e LG G5 SE que propriamente um dispositivo em si.
Contudo, a Samsung não será a única jogadora deste mercado em 2016. Em outubro, espera-se que a Nikon anuncie a sua KeyMission 360, que também deverá ficar abaixo dos mil euros. De acordo com os últimos rumores sobre essa câmera, teremos suporte para vídeos em 4K e extrema resistência física, visto que a KeyMission 360 deverá ter o estilo da GoPro, ou seja, uma action-camera, e deve ser à prova d'água e resistente a choques.
Se nesta câmera também tivermos a excelente linha de sensores Exmor CMOS ou BSI-CMOS, da Sony, como as câmeras DSLRs da Nikon, então a qualidade de imagem pode ser potencialmente melhor do que a das demais câmeras 360 para consumo. Mas até lá, a Gear 360 ainda será a melhor.
Abaixo, você confere uma tabela comparando a Gear 360 com a LG 360 CAM e a Ricoh Theta S:
Samsung Gear 360 | LG 360 CAM | Ricoh Theta S | |
---|---|---|---|
Qualidade de imagem (Max.) | 30mp (7776 x 3888 pixels) | 16mp (5660 x 2830 pixels) | 14mp (5376 x 2688 pixels) |
Qualidade de vídeo (Max.) | 4K (3840 x 1920) @30p; 2K (2560 x 1280) @60p | 2K (2560 x 1280) @30p | 1080p (1920 x 1080) @30p |
Sim, a Gear 360 requer mais esforço sem o suporte de um Galaxy
Se você nunca usou uma Gear 360, precisa saber que pode usá-la sozinha, sem a necessidade de conexão com outros dispositivos. Contudo, você terá mais opções ao usá-la em conjunto com um smartphone da Samsung que ofereça suporte para o aplicativo companheiro Gear 360. O uso conjunto da câmera 360 e este app, oferece acesso às configurações como o balanço de branco, ISO e compensação da exposição, bem como as opções de lapso de tempo (time lapse).
Agora, se você não tiver um smartphone da Samsung como suporte, terá que usar um software dedicado para a edição de vídeos em 360º no seu PC. Para tanto, você realmente terá que investir um pouco mais de energia. Transferir vídeos da Gear 360 para o computador via USB oferecerá duas imagens esféricas não agrupadas. Para tê-las no formato 360, você terá que utilizar o software da Samsung, disponível no site para desenvolvedores da fabricante.
Essa instalação requer um número de série que vem na caixa da Gear 360. Sem este número e este software, não existe outra maneira de converter essas duas imagens em algo visual para o PC. Logo, não extravie este número de série.
Além disso, mesmo que a câmera não tenha um tempo limite para as gravações, o sistema de arquivos internos da câmera divide os segmentos de vídeos em pastas de 2GB. Assim, um longo vídeo pode conter vários arquivos.
Depois de montado, o vídeo poderá ser compartilhado no Youtube, no Facebook e no Google Fotos. O reconhecimento do vídeo será feito automaticamente pelo Facebook. Já no YouTube, você precisa adicionar um metadata na hora de fazer o upload do vídeo, o passo a passo você confere aqui.
Por fim, a Gear 360 é um bom negócio
O mercado de câmeras 360 para o consumo, ou seja, fora da área de produção de vídeo e cinema, ainda é muito limitado. Contudo, a Samsung deu grande passo com a Gear 360 quando uniu ótimas especificações a um preço acessível para a categoria. A grande limitação acaba sendo ainda o mídia usada para usufruirmos da experiência em um ângulo de 360 graus.
Se você não possui um óculos de realidade virtual, poderá ver vídeos e imagens neste formato apenas quando interagir com os mesmos usando o mouse do PC, a função touchscreen do celular ou apenas movê-lo. E, para quem já teve muita experiência em ambas as situações, posso dizer que usar o Gear VR com a Gear 360 é muito mais rico que apenas ver as imagens no Google Fotos ou no YouTube.
Sim, a Gear 360 chegou por um preço bastante alto no Brasil quando comparamos o valor dela no exterior, porém, ainda é o melhor custo benefício que você pode encontrar agora se realmente pensa em investir neste produto.
E aí, a Gear 360 pode ser uma opção para você? Por quê?
JÁ COMPREI A MINHA NO MERCADO LIVRE, ESTOU ESPERANDO CHEGAR AMANHÃ, MAS AINDA NÃO SEI SE VAI FAZER O QUE EU MAIS QUERO COM ESTA CÂMERA, QUE É FAZER STREAM AO VIVO EM 360... NO MAS EU JÁ FAÇO FOTOS HÁ MAIS DE 33 ANOS E FOTOS 360 GRAUS HÁ UNS 6 ANOS OU MAIS... QUANDO ELA CHEGAR VOLTO AQUI E DEIXAREI LINK PARA MEU PRIMEIRO VÍDEO TESTE COM ELA E MINHA IMPRESSÃO GERAL.
São apenas os primórdios de uma nova era, brevemente o tempo deixará tudo isso bem mais simples e acessível a todos! Rsrs Abraços... rsrs
Pra quem faz o uso, é sim. Eu mesmo não faria.
O preço realmente está um pouco acima, salgado... Mais enfim, esta olho de peixe não deixa a desejar... Xonei. :)
Mesmo com todas essas funções, não vale pagar mais de 2.500,00 em uma câmera desse tipo, prefiro trocar de aparelho e me sobra uma grana ainda pois não sou um usuário que exige muito do Smartphone.
2.5k pra nada? Tá doido
Poderia, né?
Hoje peguei uma câmera dessa nas mãos. Fiquei fascinado por seu tamanho, mas o preço realmente não é nada convidativo!
pelo preço não teria
O dispositivo é sensacional, o problema (sempre tem um) é o preço, que assusta.