Novo Malware Vasculha Suas Fotos no iPhone e Android
![Novo Malware Vasculha Suas Fotos no iPhone e Android NextPit Google Play Store 2022](https://fs.npstatic.com/userfiles/7715851/image/NextPit-Google-Play-Store-2022-w810h462.jpg)
![Holger Eilhard](https://fs.npstatic.com/user/21/45/852145-w155h167.jpg)
Ler em outras línguas:
Foi descoberto um novo malware nas App Stores da Apple e do Google que vasculha sua galeria de fotos e rouba as informações que encontra. Para os usuários do iPhone, essa é a primeira vez que um malware desse tipo é distribuído na App Store.
Os smartphones são o principal eletrônico de muitos usuários atualmente. A maioria das tarefas diárias é realizada em um telefone celular Android ou iPhone. Não é incomum que detalhes importantes sejam salvos em uma captura de tela na biblioteca de fotos. É exatamente desse fato que o malware descoberto pela Kaspersky se aproveita. Ele foi encontrado em aplicativos da App Store e da Play Store, sem distinção de marca.
Aplicativo pode estar xeretando suas fotos
Como escreve o MacRumors em referência ao relatório dos especialistas em segurança, o malware conhecido como "SparkCat" usa um scanner OCR para analisar suas imagens. Esse reconhecimento de texto tem como objetivo principal a busca de frases de recuperação para carteiras de criptografia. Elas podem ser usadas para obter acesso ao Bitcoin e às moedas do usuário.
Depois que o malware detecta uma captura de tela, o código é enviado para os invasores. De acordo com a Kaspersky, no entanto, não são apenas os proprietários de criptomoedas que estão em risco. O scanner também pode procurar por senhas.
Para obter acesso à sua biblioteca de fotos, um aplicativo comprometido deve continuar a solicitar sua autorização para acessá-la. Portanto, você deve prestar muita atenção aos aplicativos que autoriza. A Kaspersky também aconselha a não manter fotos ou capturas de tela em sua biblioteca que contenham senhas.
Não são mais apenas PCs e Android que são afetados: O malware também está na App Store
A Kaspersky escreve que o malware vem causando estragos desde março de 2024. Um software semelhante foi descoberto em PCs e dispositivos Android em 2023. Os aplicativos infectados foram baixados mais de 242.000 vezes na Play Store. A descoberta de um "ladrão" desse tipo na App Store da Apple é inédita. Os aplicativos afetados incluem ComeCome, WeTink, ChatAi e AnyGPT.
De acordo com o relatório, os usuários da Europa e da Ásia estão entre os principais alvos. Em uma atualização datada de 6 de fevereiro, os especialistas em segurança também mencionam que a Apple já removeu os aplicativos afetados.