LG: a evolução da série G até o LG G7

AndroidPIT lg g7 5280
© nextpit by Irina Efremova

A série de dispositivos topo de linha da LG foi introduzida em 2012, e chegou causando uma boa impressão logo com seu primeiro modelo. Os dispositivos da linha LG G sempre foram comercializados com valores abaixo de seus concorrentes, conferindo aos aparelhos da marca uma ótima relação custo/benefício. Após cinco anos da chegada do Optimus G, resolvemos elaborar este artigo que relembra a evolução da série G. Confira detalhes no artigo abaixo.

LG Optimus G

O Optimus G chegou ao mercado nacional durante o primeiro semestre de 2013 junto com o Nexus 4, fabricado pela LG em parceria com o Google. A tela True HD IPS+ com resolução de 1280x768p exibia excelente contraste, bom brilho e uma reprodução de cores bastante realista.

O design do dispositivo era elegante, e lembrava bastante o Sony Xperia ZQ, com linhas retas e decoração com um friso cromado estreito em suas laterais. A parte traseira abrigava um efeito tridimensional, que era perceptível apenas com o movimentarmos o aparelho contra a luz.

optimus g
LG Optimus G lançado em 2012 / © NextPit

O conjunto de especificações fazia do LG Optimus G um campeão. O dispositivo era um dos poucos que trazia 2 GB de RAM há cinco anos. Hoje em dia, nem mesmo os intermediários apresentam tal capacidade. A interface Optimus UI rodava fluidamente, e era exibida pela primeira vez em um dispositivo com tela de alta resolução.

O Optimus G foi um dos últimos dispositivos de gama alta da LG que recebia a nomenclatura Optimus. O LG Optimus G Pro, uma versão mais parruda do Optimus G com tela FullHD e 4G, foi o último dispositivo dessa geração.

optimus g pro
LG Optimus G Pro foi o último dispositivo da série Optimus / © NextPit

LG G2

Apenas quatro meses após a chegada do Optimus G no Brasil, a LG já anunciava o LG G2. No entanto, ele foi anunciado internacionalmente sete meses antes de começar a ser vendido no Brasil (nessa época, os aparelhos demoravam muito mais para chegar por aqui).

O G2 era bem mais avançado em todos os aspectos: a tela era muito melhor, o processador mais avançado, além de uma bateria mais duradoura e de uma câmera que fazia fotos com a tecnologia de estabilização óptica de imagem e ótimas fotos com baixa luz. Isso sem falar nos seus recursos extras.

lg g2 2
LG G2 visto de frente / © NextPit

Com o G2, a LG não teve medo de inovar e introduziu o Smart Button. Todos os botões físicos do dispositivo foram transferidos para a parte traseira, como o volume, energia, e um LED que piscava sempre que o usuário recebia chamadas ou quando o despertador tocava.

A escolha de tirar os botões das laterais fez com que a empresa se posicionasse à frente da concorrência por ter coragem de ousar e mudar a experiência do usuário com seus smartphones. Deu tão certo que foi seguida por outras empresas, como a Asus e o seu Zenfone 2.

lg g2
O Smart Button apareceu pela primeira vez no LG G2 / © NextPit

LG G3

Com a chegada do LG G3, a LG se mostrou mais preocupada com a experiência do usuário no que diz respeito ao software do dispositivo. O design do G3 era mais anatômico, mas a maioria das características visuais introduzidas pelo LG G2 se mantinham no novo top de linha. A interface havia passado por sua maior reformulação desde que foi introduzida em 2012, e obteve elogios de usuários e não adeptos da marca. 

lg g3
LG G3 visto de frente / © NextPit

O LG G3 foi o primeiro smartphone amplamente disponível com um display QHD (2560 x 1440 pixels, ou 2K), o que significa que sua tela exibia quatro vezes mais pixels que a tradicional resolução HD.

Além da aguardada resolução 2K, a LG trouxe o laser de foco automático para o dispositivo, que era capaz de focar um objeto em apenas 0,276 segundo. O LG G3 impressiona pelas suas qualidades técnicas, e recebeu o título de "melhor smartphone de 2014" durante os nossos testes.

lg g3 2
Laser de foco e Smart Button reformulado no LG G3 / © NextPit

LG G4

A quarta geração da série G manteve o foco na experiência do usuário, e recebeu sutis melhorias estéticas. Embora tenha mantido o mesmo aspecto visual, a LG optou por disponibilizar traseiras com acabamentos diferentes em versões de couro e resina.

A câmera do LG G4 foi a maior aposta da empresa, com abertura focal f/1.8 e o estabilizador de imagem OIS 2.0. Mais do que qualquer outra fabricante, a LG fez com que a câmera do G4 oferecesse um bom modo manual para quem realmente queria tirar mais proveito do hardware.

lg g4
LG G4 visto de frente / © NextPit

O LG G4 era um dispositivo muito bom e trazia as melhorias necessárias em termos de desempenho, qualidade da câmera e da tela, o que o tornou um sucessor digno do LG G3. O G4 podia não dispor de recursos inovadores ou revolucionários, mas ainda assim foi um dos melhores dispositivos de 2015.

lg g4 2
LG G4 trouxe novas opções acabamentos para a parte traseira / © NextPit

LG G5

Com esse lançamento, a LG se lançou também na polêmica. O ano de 2016 era o de novidades externas nos smartphones, e o Projeto Ara de um smartphone modular do Google estava entre os maiores assuntos. Algumas empresas resolveram apostar nisso, e a LG foi uma delas. Seu topo de linha foi então o primeiro aparelho modular para o mercado de massa.

Porém, as coisas não saíram como planejado, e o mercado não aprovou a ideia de modularidade apresentada pela empresa. O G5 era lindo, com a parte de cima da tela ligeiramente curva para melhorar a navegação, tinha um tamanho ideal e ficava bem na mão, com um sensor biométrico na traseira e o primeiro do Brasil com câmera dupla atrás.

  • Xi... LG terá lançamentos mais espaçados de smartphones
androidpit lg g5 2
Ótimo tamanho e design super acertado / © NextPit

Era muita inovação, mas os módulos eram muito caros e difíceis de serem usados. Para trocar um módulo por outro, era preciso desmontar um pedaço do smartphone, que ainda por cima levava junto a bateria do aparelho. Muito bom para quem queria um topo de linha com bateria removível (algo raro hoje em dia), mas ter que ficar desligando tudo para trocar um módulo, os LG Friends, não era nada prático.

androidpit lg g5 3
A ideia modular da LG não agradou / © NextPit

A polêmica só aumentou no Brasil, onde ele chegou com processamento menor para que não custasse demais, e foi denominado LG G5 SE. Com módulos como de som, fotografia e bateria custando muito alto, o aparelho acabou fazendo menos sucesso ainda por aqui, mesmo que com uma interface arrumadinha, melhor que a do G4, e que ainda receberá o Oreo esse ano.

LG G6

Mais um ano e mais uma vez a LG conseguiu trazer novidades para o seu smartphone. O G6 foi um dos primeiros no mundo (e o primeiro no Brasil) a contar com uma tela 18:9 e que, junto com o sensor biométrico já na traseira, deixava sua frente quase que toda para o display.

Um aparelho sóbrio, elegante e com boa construção, que não deixava nada a desejar no quesito design. Suas fotos com a câmera dupla também eram muito interessantes. Porém, ainda difícil de se livrar das polêmicas, a LG mais uma vez foi criticada por trazer um processador do ano passado a seu topo de linha.

lg g6 back colors
Cores disponíveis do LG G6 / © NextPit

Por causa de uma parceria com a Samsung, a Qualcomm não poderia liberar seu mais poderoso chip de 2017, o Snapdragon 835, tão cedo, e para ser lançado antes do Galaxy S8 a LG trouxe seu topo de linha com o Snapdragon 821, e isso não foi visto com bons olhos pelo mercado.

AndroidPIT LG G6 MWC 2017 hands on
Pega essa tela que em no comecinho de 2017 já tinha tela que pegava a frente quase toda / © NextPit

Um aparelho muito bonito, muito bem feito e que rodava liso tropeçou injustamente por causa do processador (que rodava tudo, afinal de contas) e por ter chegado com o mesmo preço do S8 por aqui. 

LG G7

Chegamos ao topo de linha de 2018, recém lançado. Dessa vez a LG não conseguiu aproveitar nenhuma inovação, e seguiu algumas tendências como o notch e a chegada da realidade aumentada. O aparelho continua seguindo a linha de sobriedade e beleza que a LG adotou com o G6, as bordas da tela estão menores e ainda contamos com o sensor biométrico na traseira.

AndroidPIT lg g7 5302
Esse é o novíssimo LG G7 / © NextPit

Seu nome agora vem acompanhado do termo ThinQ, já utilizado no recapeado V30, indicando a presença de inteligência artificial. São diversos recursos que incluem um assistente virtual feito em parceria com o Google e também melhorias em foto, com direito a identificar informações de placas, lugares e rótulos com o software de câmera.

Dessa vez o processador é o mais atual possível, Snapdragon 845, modelo com 4 GB e 6 GB, contra o de 4 GB do Galaxy S9 e todo o possível para ser um ótimo topo de linha. E realmente é, tirando a parte em que ele chega custando mais caro do que o concorrente da Samsung. 

AndroidPIT lg g7 5289
A traseira ainda lembra o LG G6 / © NextPit

Ele ainda não lançou no Brasil, então ainda não dá para saber quando virá custando. A aposta é que ele chega por aqui em junho, e você poderá acompanhar as novidades pelo link abaixo:

Por fim, olhando para a evolução da linha LG G percebemos uma melhora constante da série a cada novo dispositivo lançado e uma vontade grande de chegar com inovações e pioneirismos, mesmo que isso signifique sofrer com críticas do mercado. São inovações que acabam sendo seguidas pelos concorrentes. Nos últimos anos deixou isso um pouco de lado e está tentando reencontrar sua identidade. Torcemos por ela!

E aí, qual dispositivo da série LG G é o seu favorito?

Ir para o comentário (72)
Stella Dauer

Stella Dauer
Editora

Editora no AndroidPIT, criadora do EuTestei. Ama pombos, cães, animais em geral e absorve tecnologia no dia a dia. Usa smartphones desde quando a Nokia reinava.

Para o perfil do autor
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
ÚLTIMOS ARTIGOS
Notificação por push Artigo seguinte
72 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • RODRIGO BATISTA 20
    RODRIGO BATISTA 16/05/2018 Link para o comentário

    Como diria um dos alunos da escolinha do professor Raimundo cujo nome não me recordo: há controvérsias:
    Tive um Lg G4 por um ano... E o mesmo não apresentou nada de irregular... pelo contrário sua câmera e ótima e os controles manuais são os mais completos....

    Alguns tiveram o Lg G5se... Mas quem teve ou tem o G5 Europeu concordará que o aparelho é TOP.
    Também tive o Lg V20... camera espetacular podendo mexer com todos os parâmetros tanto pra fotos como na hora de filmar. Isso sem falar no áudio em HD que sinceramente é bem melhor que o s9
    É como eu disse Há controvérsias... ;-)


  • Luiz Gustavo lgubarbosa 24
    Luiz Gustavo lgubarbosa 15/05/2018 Link para o comentário

    Não tenho mais confiança na marca,não tive um da linha G mas tive um que deu muita dor de cabeça,em 2012, de la para cá nunca mais tive coragem de arriscar. E eu vi tantos relatos de problemas que desanima,não indico.


  • Ronaldo 45
    Ronaldo 15/05/2018 Link para o comentário

    O LG G7 está bonito, mesmo com essa tela notch que eu desaprovo.


  • Francisco Israel da Silva 12
    Francisco Israel da Silva 14/05/2018 Link para o comentário

    Só tive o G4 e não recomendo mais LG pra ninguém, foi muita trapalhada pra um celular só misericórdia.


  • 41
    Conta desativada 13/05/2018 Link para o comentário

    Optimus G e LG G2

    Se sobressaía no mercado na época, superando o Galaxy SIII. Knock On era uma novidade nunca vista, e a Optimus UI 3.0 se tornou mais enxuta, focando no desempenho. O LG G2 não era o que diziam, e mesmo com Smart Buttons, a ausência de uma slot para MicroSD foi a pedra no seu caminho. Após três semanas, tinha voltado ao mais influente na época...

    LG G3

    Tela excepcional, Optimus UI 4.0 sobre o KitKat o deixando muito ágil, som maravilhoso com alto-falante de 1W, e oito dias depois, uma sobrecarga elétrica frita a placa do aparelho. E nos fóruns espalhados por aí, problemas gravíssimos de placa e bateria. Foi substituído por um Moto X 2014 logo após.

    LG G4

    Dizem que o Snapdragon 808 condena o aparelho em menos de 6 meses de uso, não é?
    Muito bonito, por sinal.

    LG G5

    Uma palavra o resume: capado. Não durou um mês comigo.

    LG G6

    Um dos melhores trabalhos da LG, sem dúvida, apesar da pressa em querer competir com a Samsung. O teria de novo, com certeza. Mas, acabei com um 3T na mão por ele.

    A linha começou a pegar má fama no lançamento do G3, com milhões de usuários alegando má fabricação por parte da LG. Conforme a evolução caminhava muito lentamente, a LG aprendia a caprichar nos seus dispositivos, e mesmo sem nenhuma inovação válida, se permitiu ganhar experiência. Basta aguardar pelo desfecho com o G7 ThinQ para se ter uma noção do quanto a fabricante amadureceu.


  • Eduardo Reis 18
    Eduardo Reis 12/05/2018 Link para o comentário

    Apesar de toda crítica e de realmente vários (vai, muitos) aparelhos terem dado problemas, meu G4 está completando 2 anos sem nenhum problema! Ótimo aparelho, ótima câmera (excelente modo manual) e fluidez. Rodando Android 7...
    Quanto aos problemas a LG assumiu os erros no projeto e quem teve problemas com bootloop teve o aparelho consertado, ou trocado, ou ainda reembolsado! E a tampa de couro é um charme a parte!

    João


    • Francisco Israel da Silva 12
      Francisco Israel da Silva 14/05/2018 Link para o comentário

      A Lg pode até ter assumido erros e tentado fazer "algumas" coisas pra tentar se redimir, mas não se esforçou tanto assim não. O meu LG G4 deu bootloop, burn-in e superaquecia demais, trocaram a placa e só. Quando questionei sobre o superaquecimento e burn-in, eles simplesmente me falaram que era normal o aparelho se aquecer após algum tempo de uso, recomendaram que eu desse uma pausa no uso. Foi quando eu questionei se era normal o telefone se superaquecer com 3 minutos ou menos de uso de apps como facebook, whatsapp ou instagram. E eles não me responderam mais.


  • 10
    Marcelo Bier de Mattos 11/05/2018 Link para o comentário

    Negócio agora é ter bicóte


  • Ralf Alencar 34
    Ralf Alencar 11/05/2018 Link para o comentário

    A LG traçou um bom caminho, apenas se complicou no G5

    JoãoRenato Lima


  • Anderson de Assis Nunes 7
    Anderson de Assis Nunes 10/05/2018 Link para o comentário

    Eu fui um feliz proprietário de um LG G2 durante três anos e confesso que gostei bastante do aparelho.

    LeandroJoão


  • Diego Tobias 19
    Diego Tobias 10/05/2018 Link para o comentário

    Eu cogitei comprar vários LGs nos últimos anos, mas nunca adquiri nenhum...

    Pareciam bons aparelhos, mas sempre há opções melhores...

    Renato Lima


  • Nivaldo Cavalcante 39
    Nivaldo Cavalcante 10/05/2018 Link para o comentário

    Se fosse falar da evolução da LG em relação ao cliente, seria triste!


  • Kerssy Jhonnes Wistherpon 32
    Kerssy Jhonnes Wistherpon 10/05/2018 Link para o comentário

    Começou no caminho certo e perdeu o foco.


  • 26
    KARALBPIN 10/05/2018 Link para o comentário

    Tive G2, G3 e G4 e gostei muito dos aparelhos. Nunca tive nenhum problema com nenhum desses aparelhos, mas o meu predileto foi o G3. Numa época em que não se falava em bordas pequenas ele tinha um aproveitamento de tela muito legal.


  • rafa penson 6
    rafa penson 10/05/2018 Link para o comentário

    Melhor q a linha g da Motorola

    João


  • Cláudio Rocha 16
    Cláudio Rocha 10/05/2018 Link para o comentário

    Desde o LG G3, a LG não foi mais a mesma... Na minha opinião, LG, caiu para a "2ª divisão" dos tops! Hoje ela não consegue mais disputar com Samsung, Apple, Motorola... Inclusive, está perdendo mercado para os importados, como: Xiaomi, Oneplus, Huawei e etc.


  • Lucas 9
    Lucas 10/05/2018 Link para o comentário

    sou tão contra esse notch, orrivel , não consigo apreciar isso aí.


  • 19
    job Marques 10/05/2018 Link para o comentário

    tive um LG que possuía .processadores da Texas Instrumentos ,comprei exatamente por isso este ineditismo , a experiência não foi ruim , fora a linha Nexus mesmo um top de linha da marca sofre muita rejeição, há uma enormidade de aparelhos no mercado de semi novos ou usados que custam a vender , a linha Q mesmo com a proporção 18:9 e um pouco mais de memória RAM ,não chegou a empolgar . A empresa necessita de um modelo de impacto como foi o moto G pra crescer no mercado brasileiro.

    CAV


    • CAV 57
      CAV 16/05/2018 Link para o comentário

      Se ela tivesse trazido o Q8 pra cá...


  • 42
    Conta desativada 10/05/2018 Link para o comentário

    A Evolução da LG é igual da humanidade.

    Conta desativadaBruno A.Conta desativadaCláudio Rocha

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.