Review do Lenovo Vibe K5: o intermediário que estava faltando no Brasil?
Ler em outras línguas:
Depois de estrear no país com o Vibe A7010, a Lenovo resolveu apostar em um dispositivo ligeiramente inferior, mas com preço competitivo. O Vibe K5 é o modelo que chega para disputar mercado com opções já consagradas, como o Moto G 2015 e o Quantum GO. Saiba o que nós achamos do telefone no review completo a seguir.
Prós
- Tela
- Bateria
- Acabamento
Contras
- Processador
- Interface do usuário
Lenovo Vibe K5 – Data de lançamento e preço
O Lenovo Vibe K5 foi anunciado durante o MWC 2016 e possui, no Brasil, as especificações da variante "Plus", lançada apenas na Índia. A Lenovo Brasil lançou o aparelho no dia 30 de março, através da sua loja online oficial e em varejistas parceiros. O dispositivo tem o preço sugerido de R$ 999,00 e está disponível nas cores preta, prata e dourado.
Ao final deste review, você poderá encontrar as melhores ofertas entre as lojas online para o Lenovo Vibe K5. Acesse a seção "Onde comprar" e fique por dentro.
Lenovo Vibe K5 – Desenho & Qualidade de Construção
Duas características do Vibe K5 me chamaram atenção: seu desenho e o acabamento. Com este aparelho, conseguimos ter uma noção sobre a filosofia de design da Lenovo, que prefere linhas mais retas ao redor e finalização ligeiramente mais anatômica na parte traseira.
Além disso, como parte da sua assinatura de design, o Lenovo Vibe K5 não possui botões virtuais de navegação do sistema, contando com os tradicionais capacitivos e sem retroiluminação. Questionei os executivos da Lenovo sobre essa ausência de iluminação, que pode confundir o usuário - somado ao fato de que os botões estão em ordem inversa da tradicional. Segundo eles, essa escolha se dá mais pela parte estética do que técnica do aparelho.
O acabamento do aparelho é refinado, basicamente, composto em alumínio e policarbonato. Embora o visual seja bem elegante, durante o manuseio do dispositivo não é perceptível uma pegada mais firme e sólida. Isso porque o alumínio do Vibe K5 é uma variação mais básica de outras séries mais avançadas, que compõem os smartphones Premium
Na verdade, temos um modelo que possui o corpo em policarbonato com revestimento em alumínio, como uma espécie de esmalte. Claro, se a tampa do Vibe K5 fosse totalmente em alumínio, ela entortaria a cada remoção.
A Lenovo acertou em quase tudo quando olhamos para os detalhes estéticos do Vibe K5. Os sensores estão bem posicionados, os botões físicos de volume e de energia são firmes e bem construídos, e todas as saídas do aparelho (USB, fone e speakers) estão posicionadas em lugares que não atrapalham sua usabilidade.
O manuseio do K5 é confortável e não incomoda quando depositado no bolso, devido ao seu tamanho ligeiramente compacto. O que é um pouco inconveniente são os botões capacitivos que, além de não contarem com retroiluminação, estão em ordem inversa do padrão do sistema.
Além disso, esse botões não respondem com muita facilidade, visto que, por diversas vezes, eu precisei clicar nos mesmos três vezes para que eles executassem os comandos no sistema.
A porta USB e a entrada para o fone de ouvido ficam posicionadas na parte superior do aparelho. Pessoalmente, não gosto dessa posição, pois ela incomoda em certos momentos e interfere na experiência de uso. Algumas vezes o cabo do fone de ouvido fica na frente do visor.
Lenovo Vibe K5 – Tela
O Lenovo Vibe K5 possui uma tela LCD com tecnologia IPS e resolução Full HD. O dispositivo é relativamente pequeno para um smartphone com 5 polegadas de tela, mesmo com os botões de navegação posicionados para fora da tela.
As cores são medianas, mas podem ser reforçadas com a ajuda de um utilitário de calibração que vem instalado no sistema. Sem essa calibração, elas ficam ligeiramente lavadas. No entanto, o ajuste deve ser feito com parcimônia, visto que as cores podem ficar saturadas demais. Posso dizer que o painel do Vibe K5 possui cores equilibradas, mas não vívidas ou intensas.
O brilho, por sua vez, é alto e torna a visualização do conteúdo mais fácil em ambientes com forte iluminação. Notei que os fundos brancos são ligeiramente mais amarelados do que o padrão em telas LCD, mas essa situação pode ser contornada com a ajuda do assistente de calibração de cores que mencionamos anteriormente.
Aqui fica uma observação importante com relação ao painel do Vibe K5: a resposta ao toque não é 100% precisa. Por diversas vezes tive que refazer o comando na tela para que o display pudesse entendê-lo. Talvez esse problema esteja ligado ao fato da tela ser muito suscetível a manchas, o que pode interferir na resposta ao toque.
Lenovo Vibe K5 – Software
Estranhamente, o Vibe K5 sai de fábrica rodando o Lollipop 5.1 e não o Android 6.0 Marshmallow. Segundo a Lenovo, o dispositivo receberá o update para o MarshMAllow, assim como o Vibe A7010, mas, ambos estão sem previsão oficial de liberação.
A Lenovo fez algumas modificações em sua interface do usuário, a Vibe UI. O launcher padrão dessa skin vem habilitado por padrão, mas o usuário pode optar pelo Google Now Launcher a qualquer momento. A Lenovo está chamando essa possibilidade de Dual Launcher.
De modo geral, a Lenovo misturou elementos do Android Stock - como a gaveta de apps na vertical - com refinamentos que já vimos no Vibe A7010, como uma barra de atalhos rápidos mais intuitiva.
Algumas modificações fazem sentido, enquanto outras parecem ter saído do Android 2.3 - reparem os botões que acompanham os aplicativos em multitarefa (ver imagem abaixo ou acima). O usuário pode contar com a loja interna de temas, opções de multitask e papéis de parede.
Essa incoerência na interface do usuário não deve atrapalhar os usuários mais experientes, mas, certamente, deixará aqueles menos familiarizados com o Android mais receosos. As animações do sistema não são coerentes, assim como os ícones do sistema, que não conversam entre eles. Nas configurações, no painel de notificações e na área inicial, os ícones do sistema são diferentes.
Lenovo Vibe K5 – Performance
O Lenovo Vibe K5 é embalado pelo processador Snapdragon 616 octa-core de 1,5 GHz, com 2 GB de memória RAM e 16 GB de armazenamento. A GPU gráfica do modelo é a Adreno 405. Podemos dizer, ao menos por suas especificações, que o aparelho possui um desempenho interessante. Mas, na prática, ele fica devendo um pouco.
O sistema roda de maneira bem estranha, com animações engasgando em determinados momentos e também com uma certa lentidão conforme o multitarefa aumenta. Claro, essa é a tendência em multitasks, mas, no caso, a lentidão é perceptível a partir do quarto aplicativo aberto em segundo plano. Além disso, jogos mais pesados como NFS No Limits e Dead Trigger 2 rodam com certa dificuldade, demostrando os limites da GPU gráfica que equipa o modelo.
A performance do Lenovo Vibe K5 não decepcionará aqueles que usam redes sociais e mensageiros instantâneos
Em uso cotidiano o Vibe K5 não decepciona, principalmente para quem usa redes sociais e comunicadores instantâneos. Por algum motivo que desconheço, os downloads de aplicativos são feitos de maneira muito lenta, principalmente aqueles baixados pela Play Store. Para baixar o Vellamo, por exemplo, que pesa cerca de 18 MB, foram necessários 9 minutos para transferência em conexão com uma internet de fibra óptica de 60 MB.
Talvez, o problema esteja no modem ou na taxa de leitura da memória flash do modelo, que pode ser mais lenta no Lenovo Vibe K5. Depois de baixados, os jogos e aplicativos rodam sem problemas, embora seja preciso ficar de olho no multitarefa em alguns momentos.
Abaixo, você confere os números do Vibe K5 de acordo com os principais testes de benchmark do mercado:
Lenovo Vibe K5 – Áudio
Assim como o Lenovo Vibe A7010, o Vibe K5 acompanha o sistema de áudio Dolby Atmos, que funciona como uma espécie de equalizador do sistema. O aparelho que foi enviado para testes não acompanha o fone de ouvido da JBL, que será vendido em uma edição especial do modelo.
O som do Vibe K5 é excelente em modo viva-voz e, quando utilizado um fone de qualidade, é possível notar que o equalizador da Dolby faz toda a diferença.
O sistema de áudio Dolby Atmos faz toda diferença no Lenovo Vibe K5
O software da Dolby é configurável, possui modos ajustáveis, mas tem perfis pré-definidos. Se ajustado da maneira certa, o som que sai dos alto-falantes estéreos do Vibe K5 é mais cristalino, com graves equilibrados e sem distorções. Para ligações, o Vibe K5 não fica devendo, visto que o áudio reproduzido nas conversas é claro e alto.
Lenovo Vibe K5 – Câmera
A câmera principal do Lenovo Vibe K5 possui 13 MP e conta com recursos básicos, como foco automático e controle do flash de LED. Durante meus testes, pude notar que o software da câmera precisa de alguns ajustes para ficar mais funcional. Além de ser ligeiramente lento, o pós-processamento e o foco demoram demais para acontecer.
Ambientes com iluminação artificial tendem a ficar mais borrados, enquanto paisagens com iluminação natural ficam melhores, principalmente durante o dia. Além do software, é perceptível que o conjunto de lentes do Vibe K5 é mais simples, visto que, além da falta de controle da exposição, as fotos perdem em detalhes e até em coloração em determinados momentos.
O software de câmera do Lenovo Vibe A7010 está bem mais polido quando comparado ao Vibe K5. A câmera frontal possui 5 MP e, segundo a Lenovo, foi pensada para os usuários que gostam de tirar selfies. No entanto, além de um modo de embelezamento, o software da câmera não oferece ajustes adicionais, ou até mesmo básicos, como trocar a resolução padrão. O modo HDR faz seu trabalho de maneira satisfatória
Abaixo, compartilho com vocês algumas imagens que fiz com a câmera traseira do Vibe K5:
Lenovo Vibe K5 – Bateria
A duração da bateria é um dos pontos positivos do Lenovo Vibe K5. Consegui obter até um dia e meio em uso moderado, com 3G ligado, Spotify e streaming no Chromecast pelo YouTube. A bateria do Vibe K5, de 2.750 mAh, é uma das maiores em sua faixa de preço.
Também não notei nenhum tipo de superaquecimento em partes específicas do aparelho, como é comum em modelos com revestimento em alumínio - que propaga mais calor. O tempo de carga na bateria também é rápido, visto que é possível chegar aos 100% em menos de uma hora e meia.
Usando o 4G continuamente esse número cai para 9 horas, o que continua sendo uma marca interessante para um modelo que custa menos de mil reais. A bateria pode ser removida do dispositivo pelo usuário.
Lenovo Vibe K5 – Especificações Técnicas
Veredito Final
O Lenovo Vibe K5 é um modelo bom, mas com várias "poréns". O software de câmera precisa ser melhorado, assim como o sistema operacional, que necessita de uma otimização para funcionar de maneira mais fluida com o hardware. O conjunto de lentes pode deixar o usuário na mão em alguns momentos, principalmente aqueles que gostam de sacar o smartphone do bolso e capturar uma foto com rapidez.
Falta um modo de foco mais eficaz e atualizações pontuais para que a câmera consiga mostrar melhor desempenho. O conjunto de especificações surpreende no papel, mas deixa um pouco a desejar na prática. Usuários que gostam de instalar jogos mais pesados encontraram no Vibe K5 algumas dificuldades de processamento.
Vibe k5 é recomendado para quem busca um smartphone com boas características audiovisuais
Por fim, posso dizer que o Vibe k5 é recomendado para quem busca um smartphone com boas características audiovisuais. Assistir vídeos e ouvir música no aparelho são experiências bem interessantes. O som é cristalino e as cores do painel - desde calibradas - proporcionam uma imersão interessante.
Vale pagar R$ 1.000,00 pelo Vibe K5? Sim, se você procura por um smartphone para uso cotidiano e que seja capaz de rodar os apps mais populares de maneira satisfatória. Não, se você busca por uma experiência mais completa e otimizada com o Android. Neste caso, com relação ao software, vale a pena investir um pouco mais no Vibe A7010 ou no Moto X Play.
E você, o que achou do Lenovo Vibe K5?
Lenovo Vibe K5 – Onde comprar
Abaixo, você pode conferir algumas lojas que vendem o Vibe K5 com preços abaixo do sugerido pela Lenovo, de R$ 999,00. Confira:
O meu K5 Qusando entro em informações do aparelho aparece que tem 1 GB de ram... alguém sabe me explicar isso? Pq na caixa aparece 2GB e achei meio lento demais o aparelho. .. inclusive o vídeo de demonstração que veio não roda por completo somente 18 segundos. .. será que comprei com defeito?
Comprei um K5 após o "dono" levar meu Moto X2, e confesso que estou gostando do aparelho. Como foi dito no review, existem alguns engasgos na execução de tarefas e no multitask, mas nada que incomode muito. A bateria está sendo bastante satisfatória pra mim, uma vez que o X2 (que era bem mais potente e com bateria menor), mal aguentava 1 dia de uso intenso (chegava em casa às 14h com ele pedindo socorro). Por enquanto, sem o Android 6.0, ele está me suprindo bem. Fiquei entre ele e o Zen3 Max, mas optei por ele pelo preço (R$ 799,00).
Esperava mais desse Vibe-K5. É típico exemplo em que números não dizem tudo. Parece carro com motor 1.4 com mesmo desempenho de 1.0. Isso que dá mexer no Android.
Glr vcs sabem me informar se o k5 vai ter atualização pro android 6.0 M? To querendo comprar um k5, mais queria saber se ele receber a atualização...
a atualização para o Android 6.0 começou a ser exibida a partir de hoje o site oficial da Lenovo agora é esperar a via OTA
vale apena inverti no vibe k5?
Comprei o meu a 1 dias,
se utilizar a localizador e o dados ao mesmo tempo o celular esquenta muito, chega ser até desconfortável segurar ele.
O de vcs também é assim?
Comprei um Lenovo Vibe K5 e não consigo mudar do chip 1 para o 2 alguém pode me ajudar??
Ao pessoal a fim do V I B E K 5 :
É altamente recomendável conferir a data de fabricação antes de comprar. Os primeiros lotes têm o problema do armazenamento interno superLENTO . . .
Ver detalhes e números conhecidos dos lotes aqui neste post, na matéria dos melhores smartphones: http://www.androidpit.com.br/melhores-smartphones-android?c=2187079#comment2187079
minha única duvida sobre o aparelho é de quando vai chegar a atualização pra o android 6.0 alguém sabe??? No mais, quem está reclamando desse aparelho, junta mais dinheiro e compra um mais caro, paguei R$740,00 no meu está ótimo muito melhor que o Galaxy A3 que quando comprei paguei R$1.100,00
Não tive problema nenhum com o aparelho. Para um smartphone nessa faixa de preço, tá ótimo. Quando chegarem as atualizações ele deve melhorar no desempenho.
CORRAM DESSA TRANQUEIRA, NÃO SEI ONDE ERRARAM, O CELULAR É HORRÍVEL EM TODOS OS ASPECTOS.
O meu aparelho vibek5 com problemas nas chamadas da como desligado.
Boa noite o meu aparelho fica sem receber chamadas tenho que reiniciar resolve na hora mais logo volta o problema,alguém pode me ajudar.?
Oi Eliane. Esse problema considero como grave. Conseguiu resolver?
Gostei do meu K5. Porém as vezes o telefone está tocando. Mas não parece na tela a função de atender. Simplesmente o telefone toca e não aparece nada em relação a essa função. Alguém pode me ajudar?
Pessoal, eu ví que estão pregando o pau na câmera, eu não quero pra jogos, somente pra mensagens instantâneas e redes sociais - apesar que Instagram é foto né.
Vocês acham que quando sair a atualização para o Android 6 essa questão da câmera pode ser resolvida? Pelo que eu entendi o software é fraco, sendo assim se atualizar o software pode melhorar - o hardware é bom?
Aguardo o retorno de vocês, valeu!
Não confie muito não, dei sorte e consegui vender.
Quero comprar um smartphone até mil reais, qual a melhor opção ?
Boa tarde!
Meu k5 não encontra meu wifi,alguém pode me ajudar?