iPhone 16e: Quais Recursos Ficaram de Fora


A Apple revelou uma nova opção de entrada da sua família de smartphones, o iPhone 16e, que também é o modelo mais barato atualmente vendido pela empresa californiana no lugar do iPhone SE. Isso significa que foi necessário economizar em algumas áreas para chegar a esse preço e, ao mesmo tempo, permitir recursos úteis, como o Face ID. Saiba quais foram os sacrifícios do novo iPhone basicão para não se arrepender.
iPhone 16e: Onde a Apple cortou gastos
Embora a Apple tenha dado ao iPhone 16e um design razoavelmente atualizado, uma olhada na comparação direta revela rapidamente alguns pontos que podem causar frustração ao tomar uma decisão. O entalhe e o Dynamic Island são principalmente uma diferença externa. Mesmo que as atividades ao vivo pareçam mais atraentes na pequena pílula da tela. Na vida cotidiana, no entanto, a falta do MagSafe provavelmente pode ser mais irritante.
A redução para Qi1 significa que o carregamento sem fio só é possível com um máximo de 7,5 watts. Ao mesmo tempo, a Apple não integrou nenhum ímã ao iPhone 16e. Portanto, você dependerá de capinhas terceirizadas que, com sorte, terão o pequeno anel magnético. Só então você poderá usar acessórios magnéticos para fixá-lo de forma conveniente no carro, por exemplo. No entanto, o carregamento rápido com até 25 watts - como no iPhone 16 ou 16 Pro normal - não tem como improvisar de volta.
Outra mudança, que você encontrará principalmente na parte traseira, são as cores disponíveis. O iPhone 16e está disponível apenas em preto e branco. A Apple não oferece mais uma caixa vermelha, que você ainda pode escolher com o iPhone SE 2022.
De acordo com as especificações oficiais da Apple, também há diferenças entre o iPhone 16e e seus irmãos mais caros no que diz respeito à tela. O "brilho máximo típico" do novo smartphone é de apenas 800 nits. Os modelos mais caros atingem 1.000 nits.
A situação é semelhante quando se observa as propriedades HDR. O iPhone 16e atinge um pico de brilho de 1.200 nits, enquanto os dois irmãos atingem 1.600 nits. A Apple não fornece nenhuma informação sobre o pico de brilho em ambientes externos ou o brilho mínimo do celular mais recente.
Limitações da câmera
Ao analisar os recursos da câmera do iPhone 16e, também fica claro rapidamente que é preciso viver com compromissos: ele tem apenas um sensor na parte traseira. Não há câmera grande angular e teleobjetiva separadas. Isso significa que não é possível fazer fotos macro, fotos espaciais ou vídeos.
O modo retrato permite apenas o controle de profundidade. O iPhone 16 e o 16 Pro também oferecem controle de foco. O mesmo se aplica aos modos ação e cinema, que não existem no iPhone 16e. Vídeos no formato ProRes ou com registro também não são possíveis.
Recursos ausentes: Uma olhada nas especificações
No entanto, ainda há vários recursos que você pode considerar como detalhes menores. Por exemplo, o iPhone 16e não tem o chip de banda ultralarga (UWB). Isso é útil em conjunto com a rede "Onde está?", por exemplo, e permite a localização precisa de AirTags. No setor de casas inteligentes, a falta de suporte para redes Thread pode levar a possíveis limitações no futuro para quem mergulhou no smart home.
Em um futuro um pouco mais próximo, a decisão da Apple com relação aos padrões Wi-Fi provavelmente será prejudicial. Embora o 16 e o 16 Pro sejam compatíveis com Wi-Fi 7 e 6E, o iPhone 16e é compatível "apenas" com Wi-Fi 6. O Wi-Fi 6E e o 7 têm a vantagem de que os dispositivos podem transmitir na banda de 6 GHz, o que permite conexões muito mais rápidas, entre outras coisas.
Outra mudança pode ser encontrada no chip A18 embutido. Isso tem a ver com menos núcleos de GPU no iPhone 16e. Em vez de uma GPU de 5 ou 6 núcleos, apenas 4 núcleos estão ativos no novo smartphone. Portanto, os aplicativos e jogos com gráficos intensos podem rodar um pouco mais lentos.
O primeiro modem interno da Apple, conhecido como C1, ainda é um grande ponto de interrogação. Teremos que esperar por testes que nos mostrem como o desempenho se compara às soluções da Qualcomm. No entanto, a Apple já declarou que funções como DC-HSDPA estão ausentes. Além disso, o mmWave não faz parte do iPhone 16e nos EUA, por exemplo.
Recursos especiais do iPhone 16e
No entanto, a Apple deu ao seu novo smartphone um recurso especial. O iPhone 16e não tem o novo controle de câmera, ou seja, o botão separado ao lado do botão lateral. No entanto, o botão de ação no outro lado do aparelho permite que você use a Inteligência Visual, um recurso da "Inteligência da Apple". Por exemplo, você pode apontar a câmera para um pôster para extrair compromissos da imagem e salvá-los no seu próprio calendário.
Isso coloca o iPhone 16e ligeiramente à frente dos antigos 15 Pro e Pro Max. Esses smartphones a partir de 2023 também têm apenas o botão de ação, mas até o momento não contam com inteligência visual. Não está claro se a Apple lançará uma atualização de software no futuro para adicionar essa opção aos modelos antigos.
Devido à falta de alguns recursos em combinação com o chip C1 de economia de energia, o iPhone 16e tem outro truque na manga. De acordo com a Apple, o novo telefone celular agora oferece até 26 horas de reprodução de vídeo em vez de 22. No entanto, ele não consegue acompanhar o modelo Pro. De acordo com a Apple, o topo de linha dura entre 27 e 33 horas.
E aí, achou que os sacrifícios valem os R$ 5.800 pedidos pela empresa? Ou esperava mesmo era a volta do modelo mini? Deixe sua opinião nos comentários!
Fonte: Apple