iOS 13 vs Android 10 Q: cada vez mais perto
Apple anunciou a nova versão do iOS, o 13, que chegará no outono e as notícias certamente não são poucas. Como isso vai diferir do Android 10 Q? Como eles serão semelhantes?
Modo Escuro
iOS 13 (Julius)
Apple introduziu-o no Mac com MacOS Mojave, mas até agora o iOS tinha apenas uma possibilidade rudimentar de o alterar: em opções de acessibilidade. Isto parece estranho, especialmente com algumas aplicações.
Com o iOS 13 vem o Dark Mode para todo o sistema, como oferecido pelo Android Q. Ele pode ser ativado na configuração do sistema ou através do Control Center. Desta forma, todo o sistema usa cores escuras, incluindo aplicações (pelo menos aquelas que suportam o modo escuro). É muito provável que pelo menos as grandes aplicações o façam antes do lançamento de Setembro.
Android Q (Luca)
O Google mostrou-nos o seu modo dark durante o Google I/O, pronto para agir no Android Q. No entanto, muitas aplicações do grande G já incluíam esta função na configuração da própria aplicação, incluindo o YouTube. Agora, no entanto, o Modo Escuro será introduzido ao nível do sistema, permitindo aos utilizadores alternar entre temas light e dark em todas as aplicações.
Por enquanto (com sua versão Beta 3) o desenvolvimento parece apontar na direção certa. Infelizmente, como muitas das outras alterações de design feitas ao Android nos últimos anos, ele não pode ser adotado por desenvolvedores externos. Esperemos que a história desta vez não vai se repetir.......
Privacidade e Notificações
iOS 13 (Julius)
O Android Q centra-se nas novas definições para proteger os seus próprios dados. Mas muitas dessas novas funcionalidades estão no iOS há muito tempo. No iOS 12, por exemplo, você pode ajustar se um aplicativo tem permissão para acessar sua própria localização enquanto em uso ou se nunca tem permissão para fazê-lo.
Com alguns aplicativos, como o Apple Maps ou o Google Maps, há também a opção de acessar constantemente os dados de localização. Mesmo que a aplicação esteja sendo executada em segundo plano.
Você também pode perguntar individualmente se os aplicativos podem acessar os contatos ou a câmera. A maioria dos pedidos solicita os direitos necessários para o seu funcionamento a partir do primeiro momento, mas por vezes não é necessário atribuir todos eles. É bom que você agora tem controle semelhante no Android.
Android Q (Luca)
Android também seguiu o exemplo de outro recurso que está no iOS há anos e que, francamente, eu não estou fazendo muito bem. No Android Q você não pode mais remover notificações rolando da direita para a esquerda, mas apenas da esquerda para a direita. No primeiro caso, será apresentado um menu onde poderá escolher a frequência e a forma de receber estas notificações. Um pouco como o menu de contexto de notificação do iOS.
Mas o que o Google também fez foi implementar ações rápidas diretamente nas notificações. Se você receber, por exemplo, uma notificação que contenha um link, você será solicitado a abrir esse link diretamente abaixo da notificação; se você receber um endereço, serão propostos mapas e assim por diante..........
Gestos
iOS 13 (Julius)
Quando se trata de controle por gestos, o iOS tem sido muito poderoso por muito tempo. Você pode navegar para a direita com um dedo. O que foi muito estúpido foi a maneira de desfazer um gesto. Até ao iOS 12, o dispositivo tinha de ser abanado.
Isto pode ter sido divertido no passado, mas agora é muito mais fácil de resolver, com um gesto de três dedos para trás. Infelizmente, só está disponível para iPad que é adicionado a outros gestos, como o quatro dedos, para entrar na visão multitarefa do tablet.
Android Q (Luca)
O sistema de navegação por gestos foi introduzido pelo Google no Android 9.0 Pie para substituir a barra de navegação. Infelizmente, não foi uma mudança muito bem aceita pelos usuários, também porque não elimina a necessidade de reservar uma parte da tela para a barra de navegação.
Com o Android 10 Q há um novo sistema de gestos praticamente idêntico ao iOS para casa e multitarefa. O botão voltar foi implementado com um gesto lateral que eu tenho certeza que vai causar vários problemas com todos os chamados menus de hambúrguer (aqueles que são abertos deslizando o dedo no lado esquerdo da tela para nos entender) e que vai deixar os desenvolvedores loucos. Claro, não imediatamente, quando o Android Q atinge pelo menos um punhado de smartphones no próximo ano......
Obviamente, os novos recursos do iOS 13 e Android Q não terminam aqui. Iremos informá-lo de todas as novidades em breve!
não importa o quão bom fique o sistema Android, se eles não melhorarem a fluidez dos apps vai continuar sendo uma porcaria, eu tinha um iphone 7, e fiz a cagada de comprar o s9, apps como instagram, facebook, twitter sempre dando problema, lerdos, engasgam, esse é o problema do android...
Estou utilizando "Android Q" desde o ano passado e não sabia, kkk.
A Samsung já tem isso que foi falado desde o Android 9 Pie (2018).
Tema escuro, gestos com opções diferentes para cada lado nas notificações, gestos aprimorados em todo o sistema. Como sempre, Google e Apple sempre atrasados em relação ao "Android da Samsung".
Aparelhos da Samsung, se nao me engano, tinha modo noturno desde Galaxy S3
Na verdade, Rogério S, foi desde quando a Samsung decidiu incluir opções de temas, e posteriormente uma loja de temas.
Isso foi um pouco depois, na época da família Galaxy A 2015.
Antes disso, o máximo que tinha era um fundo preto, mas isso basicamente desde o primeiro Galaxy (GT-I7500) tinha.
Se for levar ao pé da letra, essa questão de tema escuro em um Samsung é algo ainda mais antigo, ainda na época dos feature phones de 2007, ou mesmo dos smartphones com Symbian ou Windows Mobile.
Então a Xiaomi foi precursora nos temas. Comprei um Xiaomi para minha filha em 2013 e já tinha como instalar temas. Lebrando que o Android, até a versão 4.4.4 era escuro. O Prada da LG de 2007 também tinha tema escuro. Tudo é muito relativo.
Tem razão, tenho um Note 8 e já utilizo o modo noturno, desde o ano passado. Os smartphone's top de linha da Samsung
(S e Note) sempre estão a frente das inovações. Google e Apple correndo atrás da Samsung.
Na verdade, Rogério S, foi desde quando a Samsung decidiu incluir opções de temas, e posteriormente uma loja de temas.
Isso foi um pouco depois, na época da família Galaxy A 2015.
Antes disso, o máximo que tinha era um fundo preto, mas isso basicamente desde o primeiro Galaxy (GT-I7500) tinha.
Se for levar ao pé da letra, essa questão de tema escuro em um Samsung é algo ainda mais antigo, ainda na época dos feature phones de 2007, ou mesmo dos smartphones com Symbian ou Windows Mobile.
mas ta bom e você concegue mecher molhor nele ou no Samsung se os dois são diferente me fala como consegue mandar mansagen e mecher nos apps
Realmente, estão bem parecidos mesmos. Cabe ao Big G, desenvolver recursos exclusivos e interessantes para o Android e assim, poder se diferenciar do sistema da marca da maçã mordida.
Mesmo assim ela copia depois.
O sistema Swype do iOS foi magistralmente copiado do BB OS
Obrigado por continuarem a por notícias \0/
não são eles é o Androidpit da Alemanha que está traduzindo suas matérias para o português para não nos deixar sem conteúdo
Antes essas matérias porcamente traduzidas do que nada né amigão...