Um ano usando o Huawei P20 Pro: envelhecendo como um bom vinho
Um ano se passou desde o lançamento do Huawei P20 Pro e seu sucessor já está no mercado. Mas como o P20 Pro se compara aos novos concorrentes? Veja a resposta no resultado de nosso teste de longo prazo, após um ano com o smartphone.
O Huawei P20 Pro ainda é bonitão
De um ano para o outro, o design dos smartphones pode mudar bastante. No entanto, este não é o caso se olharmos para os aparelhos apresentados no início deste ano. Em termos de design, materiais e acabamento, o Huawei P20 Pro não faz feio frente à concorrência e mantém o estilo.
O P20 Pro tem um sensor de impressão digital na frente e não sob o display, como em aparelhos mais recentes, mas ainda é atraente com sua tampa traseira brilhante e colorida e boa ergonomia. Não é um smartphone compacto, mas comparado a alguns dos modelos mais recentes, parece ser quase compacto nas mãos.
Entre as desvantagens estão as impressões digitais que se acumulam facilmente sobre a carcaça e a câmera saliente que faz o smartphone dançar quando colocado sobre uma superfície plana. O P20 Pro sofreu alguns pequenos arranhões ao longo do tempo, principalmente visíveis ao longo das bordas, mas dadas as muitas quedas que sofreu em um ano, posso dizer no geral que o P20 Pro é um smartphone durável.
A Huawei manteve o software atualizado
O Huawei P20 Pro veio com Android Oreo e EMUI 8.1. Hoje, roda tanto o Android Pie quanto a EMUI na versão 9.0. A atualização para a versão mais recente do Android ocorreu no final de 2018, e isso é normal para um carro-chefe. Em alguns casos, a atualização causou alguns pequenos problemas com aplicativos, que foram corrigidos posteriormente. Até o momento, os patches de segurança são entregues mensalmente.
O P20 Pro ainda é ágil e não decepciona quando você abre aplicativos, abusa da multitarefa e no uso diário. O Kirin 970, apoiado por 6 GB de RAM, não parece ter diminuído o ritmo e o tempo de resposta ainda é excelente. Você não vai sentir falta do novo Kirin 980!
Uma ótima câmera
O Huawei P20 Pro tem um conjunto de câmera composto por três sensores (um sensor de 8 megapixels, outro de 40 megapixels e um sensor monocromático de 20 megapixels) que continua sendo um dos melhores do mercado. Tirar boas fotos com o P20 Pro é fácil mesmo para usuários que não sabem usar os ajustes especiais no modo manual.
As imagens são boas, o aplicativo da câmera é intuitivo e rápido e o auxiliar de IA (inteligência artificial) pode ser desligado se você preferir mais controle. Entre os destaques estão os excelentes resultados em condições de baixa luminosidade, os retratos com efeito bokeh e as fotos em preto e branco.
O P20 Pro não possui a lente grande angular encontrada no Mate 20 Pro e P30 Pro, mas ainda oferece uma ótima câmera que faz frente à concorrência. Se você olhar para o números do DxO Mark, site especializado na análise de equipamento fotográfico, verá que entre os smartphones o placar é liderado pelo Huawei P30 Pro com 112 pontos, seguido pelo Mate 20 Pro, P20 Pro e Samsung Galaxy S10 +, todos com 109 pontos.
Como vai a bateria do Huawei P20 Pro?
A bateria de 4.000 mAh ainda pode manter meu P20 Pro vivo por um dia. E se eu usar meu smartphone um pouco menos para vídeo ou fotografia, ele dura ainda mais. Considerando a capacidade da bateria de seu sucessor, que dura dois dias com uma bateria de 4.200mAh, o P20 Pro parece pior, mas ainda é bom comparado a muitos outros smartphones.
Testei a bateria novamente no PC Mark, onde tive um resultado de 12 horas e 46 minutos. A atualização para o Android Pie melhorou um pouco o desempenho.
Vale a pena comprar o Huawei P20 Pro em 2019?
Minha resposta é sim, vale a pena. Se você está procurando um bom smartphone, ergonômico, bem feito e capaz de ter um bom desempenho a qualquer momento, você não irá errar. O preço de cerca de 500 Euros (cerca de R$ 2.100) deve cair devido o recente lançamento do P30 Pro.
Se a câmera é um recurso importante para você, saiba que o P20 Pro ainda é um dos melhores nesta categoria no mercado. Ele custa um pouco mais do que o Xiaomi Mi 9, mas este não consegue acompanhar a câmera.
Você terá que fazer concessões, como aceitar o notch e o sensor de impressões digitais na frente, que rouba muito espaço que poderia ser usado pela tela, e ausência da entrada P2.
Você terá que fazer concessões, como aceitar o notch e o sensor de impressões digitais na frente, que rouba muito espaço que poderia ser usado pela tela. E se você usa fones de ouvido com fio, terá de se acostumar com a falta de um conector para eles, mas isso já é comum na classe de luxo.
Para todo o resto, você tem um smartphone em suas mãos que é bonito de se ver, confortável de usar e tem recursos úteis como dual SIM e NFC. E se você gosta da interface EMUI da Huawei, o Huawei P20 Pro não irá decepcionar.
E você, tem interesse em algum smartphone da Huawei? Deixe sua opinião nos comentários.
A bateria do meu dura 2 dias. Um dia cheio de uso intenso e ao final do dia ainda tem 30 40%...Se usar pouco, chega de noite com 50 a 60% o que da mais um dia de uso moderado. Celular com a melhor bateria que já tive, e olha que já tive um moto maxx.
Não deve em nada pra essa bosta de iphone que é uma merda o leitor de digital. Sensor do huawei vc pode ta com o dedo cagado que ta lendo a digital, simplesmente funciona.
Alguém aqui já comprou na Notetec? Recomendam?
Um ótimo review, estou com o meu há quase um ano também. Mas tenho uma dúvida, meu último patch de segurança do Android foi de Janeiro. Desde la não recebo nenhuma atualização sequer. Sabe o que poderia ser? Há um meio de mudar isso?
ML mais barato, 3.700..
Onde achou por 2.100??
Amigo o celular é importado entao ele coloco o preço de outro pais tipo china.
Foi em Euro, então seria um valor baseado na Europa.
Mesmo assim, achei por 2.400..!
Esse valor é em conversão direta sem impostos, não reflete no valor final de venda ou revenda.
Bingo!
Ótimo smartphone, pena aqui no Brasil custar um rim
Qualquer high end do ano anterior da caldo em qualquer intermediário do ano , não existe a menor necessidade em trocar .
Os Tops de linha estão sendo atualizados (EMUI 9.1 já). No entanto os intermediários demoram uma eternidade. Mate 20 lite e P20 lite ainda estão no 8.1 mesmo após 7 meses de lançamento do EMUI 9.
O dispositivo é sensacional em todos os aspectos, o entretanto, é que a entrada P2 foi retirada como ainda ouço muita música via fone, ainda fico com os tops da Samsung, que manteve este recurso. Mas, segundo a fabricante da linha Galaxy, o modelo Note 2019, já virá sem a entrada 3.5 km.
Estou esperando ansiosamente a volta da Huawei ao Brasil.
No final de 2018 quase adquiri o P20 Pro, mas optei por esperar para pegar o P30 Pro.