Review preliminar do HTC U Ultra: uma nova era
Para aqueles que acreditavam que a HTC já tinha jogado a toalha e abandonado de vez o mercado de smartphones, vocês estavam errados. A fabricante taiwanesa acaba de anunciar a série U e rompe com suas tradições na busca por uma nova identidade. Tivemos a chance de testar o novo U Ultra e aqui você confere nossas primeiras impressões sobre o novo aparelho da HTC.
HTC U Ultra – Data de lançamento e preço
A HTC tem um pouco de pressa. O HTC U Ultra estará disponível antes mesmo do Mobile World Congress. A sua nova série chega ao mercado europeu em fevereiro. Em primeiro lugar, teremos o HTC U Ultra com 64 GB de memória interna e nas cores preto e azul. Em março, chega o U Ultra com 128 GB de armazenamento interno e uma tela de cristal de safira.
O HTC U Ultra com 64 GB tem o preço sugerido de 750 dólares (R$2.411,55 em uma conversão direta), enquanto a versão com 128 GB e o tela de safira chega por 898 dólares (R$2.887,43 em uma conversão direta).
Estes dispositivos não serão comercializados no mercado brasileiro.
HTC U Ultra – Desenho & Qualidade de Construção
Esqueça tudo o que sabe sobre a HTC. A fabricante disse adeus ao seu tradicional corpo unibody metálico com à série U. Durante anos, a HTC se manteve fiel a este tipo de design em seus smartphones.
O representante da HTC na Alemanha, Fabian Nappenbach, nos disse no lançamento do HTC U Ultra, que o novo design levou dois anos para ser desenvolvido. A razão disso foi o desenvolvimento de um método que produzisse as bordas arredondada no vidro. E, por outro lado, também houve a necessidade de se produzir um cristal de safira para que a HTC pudesse usar neste formato.
Entre a parte da frente e a traseira, temos uma estrutura de alumínio em torno do HTC U Ultra. Nas laterais, apenas o botão para ligar e desligar o aparelho, os de volume, a entrada USB Type-C e a grade do alto-falante na parte inferior. Isso mesmo, não temos a entrada para os fones de ouvido.
No geral, o HTC U Ultra deixou uma boa impressão. A pegada é muito boa, bem como a qualidade de construção.
Olhando com mais atenção para o HTC U Ultra, rapidamente notamos quatro microfones utilizados para o controle de voz e cancelamento de ruído. Cada um destes microfones é omnidirecional, similar aos da Amazon Eco ou Eco Dot. Dentro de um raio de dois metros, o U Ultra é capaz de reconhecer comandos de voz de forma confiável graças a estes microfones. Infelizmente, o software não é definitivo ainda, então não pudemos testar a função.
Outra característica especial é encontrada na parte da frente, assim como no LG V20, a HTC incluiu uma segunda tela no U Ultra.
HTC U Ultra – Tela
A tela principal do HTC U Ultra tem uma diagonal de 5,7 polegadas e oferece uma resolução QHD (1440 x 2560 pixels). A densidade de pixels atinge a mesma quantidade de 515ppi como no LG V20. A segunda tela se localiza no topo da tela principal, ao lado da câmera frontal, e possui uma resolução de 160 x 1040 pixels.
Tal como no V20, a informação na segunda tela também depende do contexto em que o usuário se encontra. O HTC Sense Companion é a inteligência artificial que alimenta esta tela, que também traz informações de aplicativos usado recentemente.
Por exemplo, se a bateria tem 50% e você possui um voo longo programado para este mesmo dia, o assistente da HTC vai lembrá-lo de carregar a bateria do aparelho. A HTC acredita que a IA é uma boa tecnologia e simplifica a vidas dos usuários.
HTC U Ultra – Software
A HTC oferece de fábrica o U Ultra com Android 7.0 Nougat, em conjunto com a própria personalização da interface HTC Sense. O Sense Companion vem como um software extra instalado no aparelho em forma de aplicativo. Nós ainda não sabemos se o Sense Companion que estará na versão final do software do HTC U Ultra será um aplicativo. De acordo com Fabian Nappenbach, a equipe de desenvolvimento está considerando várias possibilidades de otimizar essa aplicação.
HTC U Ultra – Performance
As especificações técnicas do HTC U Ultra não são de última geração, mas não são ruins. O U Ultra tem muitos componentes que já vimos no Google Pixel e Pixel XL, que em última análise também forma produzidos pela HTC. O processador é um Qualcomm Snapdragon 821, com 4GB de RAM e 64GB ou 128GB de memória interna. O aparelho oferece suporte para cartão microSD e pode ter a memória expandida até 2TB.
Uma vez que o hardware é semelhante ao do Pixel XL, assume-se que o desempenho vá se comportar de forma semelhante. De qualquer maneira, para falar mais sobre a performance do novo aparelho da HTC, vamos precisar de mais tempo com o aparelho.
HTC U Ultra – Áudio
O HTC U Ultra não poderia deixar de contar com a tecnologia de som BoomSound, mesmo que sua concepção seja completamente nova. Aqui a HTC monta o mesmo sistema que já conhecemos do HTC 10 Evo e HTC 10. O alto-falante principal fica virado para baixo, enquanto o segundo está escondido no alto-falante de chamadas telefônicas.
O som dos fones de ouvido HTC USonic são fornecidas com o dispositivo.
HTC U Ultra – Câmera
Os smartphones da HTC são questionáveis desde o HTC 10 quando o assunto é câmera. Mesmo que os Pixel e Pixel XL tenham mostrado que a HTC e a Google aprenderam com o passado na escolha de módulos para suas câmeras. O HTC U Ultra é construído em conformidade com o mesmo módulo da câmera do Pixel XL.
O sensor da câmera captura fotos com até 12MP e vídeo em resolução de 4K. Com quatro microfones, o aparelho pode gravar vídeo com áudio em 3D. O tamanho do pixel é grande, possui 1,55μm e também deve fornecer boas fotos mesmo com pouca luz. O foco é muito rápido em qualquer situação, uma vez que consiste em três modos: laser, contraste e de fase. Ao contrário de Pixel, a HTC colocou uma lente com estabilizador de imagem ótico, felizmente.
A câmera frontal tem um sensor de 16 megapixels, enquanto os vídeos são Full HD. Tem um modo de redução de ruído em condições de baixa luminosidade, o modo de Pixel Ultra, mas não pudemos testar porque o software não é a versão final.
Além do modo Ultra pixel, existe também um mode panorâmico para selfies. Se você se inclina para a esquerda ou para a direita durante a foto pode ter maior campo de visão.
HTC U Ultra – Bateria
A bateria do U Ultra tem exatamente 3.000mAh. De acordo com a HTC, a bateria do U Ultra possui uma autonomia de até 26 horas conectados às redes 3G/4G e em espera pode durar até 13 dias. Sabemos também que o HTC Sense Companion está sempre no modo de espera e consomem um máximo de apenas 1%.
HTC U Ultra – Especificações Técnicas
Veredito preliminar
A HTC está se reinventando com a série U. Seu hardware cada vez mais rápido e tela com resolução cada vez maior podem atrair usuários que querem ter um smartphone com a capacidade de deixar o dia-a-dia mais fácil. Em teoria, o HTC Sense Companion em conjunto com a segunda tela é uma aposta muito interessante para alcançar este objetivo. Sob o slogan "simplesmente brilhante", o novo U Ultra terá que comprovar isso em nosso review final.
E aí, você queria ver este dispositivo no Brasil?
Camila, faz uma avaliação do U11 Plus 😉
Apostou no Kit Basicão, pegou tecnologias de outros flagships e lançou, jogou verde pra colher maduro. Certa ela, não estava muito bem das pernas, apostando assim ela volta a faturar
Acho que poderiam ter colocado o 835 e uma bateria melhorzinha.
Anos de desenvolvimento pra ficar igual ao S7 e o V20???? E com uma bateria razoavel? Nao depreciando o aparelho, HTC é sinonimo de otima qualidade, mas achei ULTRA "padrão igual comum".
Só eu acho essa segunda tela desnecessária e feia?
Engraçado que a THE VERGE julgou o aparelho de forma exatamente OPOSTO ao Android Pit:
"HTC’s U Ultra is a member of that unfortunate breed of device that results from companies putting together various random pieces without having a singular cohesive vision. It’s a collage of historic failures, glued together with an unconvincing message about design experimentation and innovation. Not even the sprinkling of magic AI dust can help this misjudged, mistimed smartphone."
E, como eu mesmo já tinha dito anteriormente, o HTC novo não passa de um Frankestein sem qualquer tipo de identidade.
O.o
É interessante quando uma fabricante abre mão de seu design tradicional,mas, francamente,dois anos pra sair a cara dum samsungão!?!?
bateria deixou a desejar, celulares apartir de hoje tem que ter no mínimo 4.000
Você sabe o que é caviar... nunca vi nem comi só ouço falar...kkk
Apenas um porém...... a bateria de 3000mah pra uma tela de 5,7 QHD, sei não viu.
Um super e interessante dispositivo!!!
Meio grandalhão demais e.... nunca teremos no Br.
nossa...caro hein HTC
Prevejo mudança breve no design dos aparelhinhos da maçãzinha mordida. Dai vão achar lindo, inovador, único...
Mas as fabricantes do Android que estão a copiar a "maçazinha mordida". Apple retira o P2... todas retiram também. Tem nada de inovador nesse HTC aí... é um Frankenstein montado a partir de ideias de outras empresas.
Historicamente a Fabriqueta de Cupertino copia descaradamente o design da HTC. A proposito não só isso como várias "inovações" da maça são apenas copias de tecnologias já lançadas. O que pega é que ficam idolatrando como se fosse dela as ideias. A Google copia várias coisas para seu OS, mas não divulga como "tecnologia inédita e exclusiva".
Apple tirou primeiro o p2 ? Já ouviu falar de Motorola ?
HTC já lançou muitos smartphone bons, mas hoje em dia deixa a desejar bastante, principalmente no preço.
Bem, acho inviável pra maioria dos consumidores brasileiros. Apenas o valor em dólar já é caro, e ainda tem o risco da taxação ser alta... Difícil.