Google I/O 2017: Assistente vai falar português e outros anúncios
No palco do Google I/O 2017, a conferência anual para desenvolvedores da Google, tivemos anúncios interessantes. Alguns deles trazem benefícios diretos aos usuários do Android e dos serviços da Google no Brasil, outros têm uma cobertura global. Abaixo, você confere o que foi anunciado hoje no palco da apresentação principal.
Os anúncios feitos hoje estão muito mais voltados para a comunidade de desenvolvedores do que para os usuários. Contudo, o que sabemos até o momento sobre as funções do Android O, você encontra abaixo:
Google I/O 2017: Google Assistente
O Assistente está evoluindo e quase 70% das respostas é baseada em conversação natural e não apenas palavras-chave. O Google Assistente definitivamente vai usar o Google Lens para algumas tarefas, como apontar a câmera para o cartaz de um filme e o assistente deverá adicionar diretamente na sua agenda, assim como vimos no Google Now a um Toque, lembra?
O Google Assistente finalmente chega aos usuários do iOS, através de um aplicativo dedicado. Contudo, não substituirá a Siri. A princípio, o app estará disponível apenas nos EUA, mas ainda assim é um grande anúncio, visto que o iOS é o segundo maior sistema operacional em uso.
E maior do que isso, o Google Assistente poderá ser incorporado a qualquer dispositivo inteligente.
Assistente em português do Brasil: em março, a Google realizou um grande evento em São Paulo, no qual ficamos sabendo que o Google Assistente terá suporte para português. Agora, foi confirmado que a partir do verão (hemisfério norte), teremos suporte para o nosso idioma, que até o momento podia ser usado apenas no Allo.
Google I/O 2017: Android Go
O Android Go não deve ser lançado em conjunto com o Android O, mas em breve, o novo sistema poderá estar presente em qualquer versão do Android. Os pré-requisitos para seu funcionamento são os modelos que contam com 512MB ou 1GB de memória RAM.
A plataforma é otimizada de diversas formas, receberá uma versão mais leve da Play Store com aplicativos de tamanhos menores, com até 10MB. Todos os detalhes sobre o Android Go estão no artigo abaixo:
Google I/O 2017: Android O
A versão alpha do Android O foi anunciada oficialmente no dia 21 de março, e está disponível especialmente para desenvolvedores e usuários com interesse em testar as novidades. Hoje, a primeira versão beta está disponível através do site android.com/beta. Eis alguns destaques do novo OS:
Modo PiP (picture in picture video): para visualização de dois vídeos ao mesmo tempo. Este recurso já havia sido lançado pela primeira vez para Android TV rodando com Android Nougat. Com ele, você poderá usar um vídeo em um janela que permanecerá aberta em qualquer tela, quase como uma janela múltipla. Lembra aquilo que temos hoje dentro do app do YouTube.
Pontos de Notificação (Notification Dots): são pontos nos ícones dos aplicativos, nos quais, quando pressionamos longamente sob um ícone, as notificações aparecem.
Otimizações da máquina virtual: isso significa melhor performance, o que esperamos ver em todas as novas versões do OS. De acordo com a Google, a máquina virtual do Android estará até 2x mais rápida (de acordo com alguns benchmarks).
Mais você confere no link que segue:
Google I/O 2017: Google Lens
O Google Lens trabalha em conjunto com a câmera do seu smartphone, e chega primeiro ao Google Fotos e ao Google Assistente. Assim, apontando a câmera do smartphone para um flor, a tecnologia poderá reconhecê-la e dar informações sobre a planta, o mesmo pode ser feito com a configuração de uma rede Wi-Fi, por exemplo. Me lembrou o Bixby Vision, da Samsung, que também usa computação visual para entregar informação.
Google I/O 2017: Google Home
O Google Home foi anunciado no I/O do ano passado, apenas nos EUA, e hoje chega para outras regiões, mas o Brasil ainda não está entre elas: Reino Unido, Canadá, Austrália, França, Alemanha (oba) e japão.
Uma das mais aplaudidas funções apresentadas hoje foram as ligações com mãos livres. Frustrante que ainda não existia! Você poderá usar um número específico para o seu Google Home ou mesmo o seu telefone.
O Home também foi desenvolvido para ser uma ótima caixa de som, certo? Agora a Google está oferecendo planos gratuitos com Spotify e a possibilidade de conectá-lo via Bluetooth ao seu dispositivo. Pena que não podemos usar toda essa tecnologia no Brasil ainda.
durante a apresentação, o Google Home, em funcionamento conjunto com o Google Assistente, funcionava bem fluido, mas claro que teremos que testar o dispositivo para podermos falar mais sobre a experiência. Contudo, a conversação entre humano e máquina pareceu muito convincente.
Google I/O 2017: Google Fotos
O time da Google fez questão de mostrar quão avançado está o aprendizado da máquina no serviço. Hoje, são mais de 500 milhões de pessoas usando o serviço e a empresa otimizou muito o reconhecimento de imagens. Um exemplo disso, é o recurso "Suggested Sharing", no qual o Google Fotos vai criar uma notificação lembrando quais imagens você deveria compartilhar com seus amigos, com base, isso mesmo, nos seus dados! Que medo, não?
Essa função vai estar disponível em todos os dispositivos com Google Fotos, Android e iOS. Além disso, será possível compartilhar automaticamente imagens com um dos seus contatos, e mesmo selecionar filtros, como "apenas imagens com a minha mãe" ou "apenas imagens com minha esposa". Logo, a Google diz querer ajudar você a compartilhar mais imagens, mas me parece que para tanto, você vai entregar muitos dos seus hábitos, como melhores amigos ou pessoas importantes para você, bem como a sua localização.
O Photo Books é uma espécie de "momentos", mas em vez de digital, poderá ser impresso por 9.99 dólares nos EUA, ainda não temos informações sobre este recurso no Brasil.
O Google Lens também será integrado ao Google Fotos. O objetivo é obter informações sobre as imagens mais tarde.
Google I/O 2017: Realidade virtual (VR)
Um ano atrás, tivemos o anúncio do Google Daydream e desde então sua evolução no mercado vem sendo bastante tímida. Porém, as coisas vão melhorar daqui para frente, ao que tudo indica. A Google está trabalhando em conjunto com as fabricantes para expandir ainda mais o Daydream, tal como a Samsung, que vai trazer o suporte para a tecnologia aos novos Galaxy S8 e Galaxy S8+ com a próxima atualização do sistema operacional.
A Google está realmente trabalhando em um dispositivo de realidade virtual que funciona independente de smartphones e computadores. O nome, que havia vazado mais cedo, é Worldlenses. A Qualcomm está trabalhando em conjunto coma Google.
A conferência de desenvolvedores da Google acontece entre os dias 17 e 19 de maio, no Shoreline Amphitheatre, em Mountain View, na Califórnia.
Qual anúncio você gostou mais?
O objetivo deste artigo é reunir em um só lugar todas as informações sobre o Google I/O 2017. Desta forma, a atualização e republicação desta matéria se fez necessária com o tempo.
Alguma previsão para atualização do Google home em PT Brasil?
Só não venha falar de delação lava-jato... E também Odebrecht, pq não se fala outra coisa a não ser essa porcaria.
O que mais me empolga e o.assitente e o google lens acho particularmente interessante ansioso para experentar ambos.
Sem falar e claro no Android O como pessoal ja disse espero mudancas de verdade e nao cosmeticas.
Espero que, o impossível, aumentem o prazo de atualização do sistema novo, de até duas vezes para pelo menos três vezes.
esse Android Go... interessante
O Google Assistente por enquanto tem a mesma função do Duolingo para mim, praticar o inglês :p
"Assistente vai falar português e outros anúncios"
Acho que essas funções já deviam ser lançadas na língua nativa do país, não dou ponto ao Google por essa notícia.
Eis que surge o Android Go!
É Mara!!!
Google Home (Show.. Não vivo sem!)
Google Assistant (Perfeito)
Google Fotos (Ficou muito top)
You Tube (Muito mais criativo e Interativo)
Android O .. Estou gostando da prévia!!
Já vi que o que vai ter de Google Home sendo importado vai ser festa.
continuaremos acompanhando kkk
Tá massa o evento. O mais bacana até agora foi o Google Home, mas o atrativo principal vai ser em breve. Quem sabe, sabe.
Espero dormir e acordar daqui 2 anos formado, rico e morando em Londres em alguma mansão....
Todo ano tem muita expectativa em cima da Google I/O, mas no final pouca coisa que é anunciado como tendência e inovação é colocado em prática. O Android está precisando de uma boa reformulação e entra ano e sai ano, a Google não aperta o cerco contra as fabricantes e o sistema continua cada vez mais fragmentado....
Espero que o Android tenha um jogo mais legal do que esse do gato faminto....
Há uma expectativa muito grande a respeito do que será desenvolvido pela empresa do Big G e do que será colocado no mercado.
A empresa do "Big G" é a própria Big G UEHEUEHEUEHEUEHEUEUEUEU
será? c tá de brincadeira né..... meus deuses..... kkkkkk
que venha logo o Google Assistent em PT-BR.... o Android O é certeza q vão falar algo
vou ver se baixo o app