Review do Google Duo: agora com chamadas de voz
O Google Duo o é aplicativo do Google que chegou ao mercado para competir diretamente com serviços como Skype, WhatsApp, Facebook Messenger e Viber. Sete meses depois do anúncio oficial do aplicativo, a gigante das buscas resolveu integrar a opção de chamadas de voz começando pelo Brasil.
Google Duo - Baixar e Instalar
O Duo já está disponível para o download na Google Play Store desde o dia 16 de agosto. Depois de instalado, será necessário cadastrar o seu número de telefone, assim como no WhatsApp e o Telegram.
Google Duo: chamadas de voz
Na semana passada, a Google realizou um super evento em São Paulo, e apresentou algumas das propostas que a empresa vai trazer ao Brasil nos próximos meses. Entre elas tivemos o anúncio de que o Google Assistente em português deverá chegar em breve aos brasileiros, bem como o recurso de chamadas de voz ao Duo.
Este último faz parte do investimento em uma internet inclusiva, como resolveu chamar Mario Queiroz, VP de produto da Google. Os novos aplicativos para videochamadas e mensagens do Google são bastante populares por no Brasil. Aliás, estamos entre os países que mais utilizam ambos os aplicativos.
Assim, com o objetivo de incentivar o uso do Duo, em especial os usuários que usam conexões de internet lentas, o Google está adicionando ao app as chamadas de voz. Antes, apenas videochamadas eram permitidas.
Esse recurso é bem usado no WhatsApp e no Hangouts, e é bem-vindo ao Google Duo. A novidade começou a ser liberada na Play store no Brasil, e deve chegar em breve para Android e iOS em outras regiões.
Google Duo: interface minimalista
Uma das grandes vantagens do Duo perante a concorrência - ou a sua grande desvantagens na opinião de outros - é o fato do aplicativo ter poucas funções e uma interface do usuário minimalista. Com certeza, a UI é uma das mais intuitivas entre os aplicativos da gigante das buscas.
Logo que você abre o app, a tela aparece dividida entre a imagem capturada pela câmera frontal e os seus contatos. Estes últimos ou são pessoas para as quais você ligou ou de pessoas que ligaram para você. Ao deslizar o dedo na tela de cima para baixo, você irá expandir a tela com os seus contatos. Clicando no ícone da câmera, você inicia uma chamada, mas terá que inserir o contato a partir da sua agenda, ou ao adicionar o número de telefone.
Knock Knock
A função knock knock é uma novidade que apenas a Google possui em um app para videochamadas. Tal recurso torna possível ver quem está ligando previamente, antes de atender. Mas atenção: esta funcionalidade só aparece para pessoas cujo contato está na sua agenda. Caso contrário, funcionará como uma chamada comum.
Na hora da chamada, você será avisado sobre o fato do seu vídeo estar disponível para a outra pessoa, para evitar constrangimentos. Assim que a pessoa do outro lado da chamada atender, as telas serão substituídas e a sua imagem será minimizada no canto esquerdo inferior. Aqui, temos a chance de desligar no ícone vermelho e navegar entre as câmeras frontal e traseira. Isso faz todo o sentido, visto que você pode explorar muito mais do seu espaço e compartilhar muito mais detalhes do ambiente em que se encontra.
Outra boa característica em um app para realizar chamadas é a possibilidade de desligar o microfone em determinados momentos. Basta clicar sobre o símbolo correspondente e você ativa e desativa o mesmo. Essa função é realmente importante para quando você estiver em um lugar com muito barulho, assim, você escuta melhor a pessoa do outro lado.
E não, você não pode usar o speaker no modo privado, logo, todos ao seu redor irão escutar a sua conversa. Isso é realmente um contra em lugares públicos. Além disso, até o momento, não podemos fazer videochamadas em grupo ou mesmo cancelar o vídeo e usar apenas a voz. De acordo com os desenvolvedores da Google, a função de chamadas de voz está a caminho e deve chegar com a próxima atualização do app.
Google Duo: quanto do seu plano de dados o app consome?
O consumo do plano de dados por ligação é realmente alto. Usando a conexão 4G, em uma conversa de pouco menos de cinco minutos, 161MB do plano foram consumidos. Isso, sem o "limite de uso dos dados móveis" ativado.
Em outra experiência, usando o Galaxy S7 e o Nexus 5X, em uma chamada sem este modo de economia ativado, o gasto foi de 20MB por minuto. Já com a opção de limite de dados, o gasto foi de 8MB por minuto. Sim, a qualidade do vídeo é afetada neste caso.
Google Duo: qualidade de imagem
Apesar da promessa do Google de que o Duo funciona em conexões boas e ruins, a experiência com o app em conexões com problemas é péssima. E isso é realmente frustrante. Eu esperaria tal marketing da Apple, mas não de uma empresa como o Google, que investe em serviços que possam otimizar o uso da internet. Agora, quando você estiver conectado em uma rede WiFi de qualidade, a sua videochamada será excelente.
Contudo, é o plano de dados que nos oferece suporte em viagens e mesmo no deslocamento para casa, quando temos tempo para começar uma conversa por horas. Neste sentido, o Duo ainda funciona como o concorrente FaceTime, da Apple, presente de forma nativa nos iPhones.
Será que o Duo deveria ser um app nativo do sistema?
O Google Duo é simples de usar, intuitivo, mas ainda não é eficiente. O consumo de dados é alto, a qualidade dos vídeos depende diretamente de quão boa será a sua conexão com a internet. Logo, se você possui um plano de dados econômico, poderá gastá-lo em poucos minutos de uso do app. No entanto, adicionando a opção de realizar chamadas via internet apenas por voz, sem a necessidade de vídeos, ele poderá se tornar uma ferramenta mais funcional.
Durante o Google I/O 2016, a equipe de Sundar Pichai anunciou o Allo, um mensageiro no estilo Facebook Messenger, que faz o uso de chatbots para entregar informações rápidas aos membros de uma conversa. Até o momento, o Allo ainda não foi lançado oficialmente, mas estou realmente curiosa para ver como este app de mensagens e o Duo poderão coexistir.
Se você me perguntar se o Duo, assim como o FaceTime, da Apple, deveria ser uma aplicativo nativo do sistema, neste momento, diria que isso significaria ter mais um bloatware do Google no meu Android que um aplicativo funcional e eficiente!
Você usa o Google Duo? Agora que as chamadas de voz foram integradas ao app, você baixaria o serviço?
O Duo e o Allo é o hangouts dividido. Como a big G da um tiro no pé depois de tanto tempo de mercado?
Poderia ter reformulado o hangouts, adicionado serviços q ele n tem e pensando em um bom plano de marketing.
Dessa forma, n vai nem incomodar os concorrentes.
qualidade de audio esta otima no 3G, tudo bem claro, alto e n tive atrasos ou quedas, fiquei mto surpreso. ja uso a 1 semana
Só faltou a nota de estrelinhas no review!
Funciona em 2G mesmo? Nossa! Se for mesmo ficou bem interessante!
seria bom se alguém dos meu contatos usasse o duo pq eu sou o único parece
eu gosto do Duo...ele é simples da forma que tem que ser é muito bom em chamadas
Eu uso mais o hangout, pelo fato dele rodar bem no computador, e ficar ancorado na tela do gmail.
Eu uso bastante o Duo para videochamadas, será bem vinda a chamada por voz, mas tem que ver como vai ser esse consumo de dados e a qualidade das chamadas, pra videochamadas só consigo usar o app 100% no Wifi, mesmo no 4G a qualidade não é tão boa (ao menos na minha região). Quanto ao Allo não me agradou, não vi nenhum diferencial que me fizesse usar o app diariamente.
Ainda não usei, mas acho que usaria se o Google Duo fosse integrado ao Allo...
Concordo plenamente.
Isso mesmo Cláudio Sensei!
Isso aí brother Neri Pit bull 👍
kkk...
Essa é a Moa, pertence a namorada!
Artigo atualizado com novidades sobre a chegada da função de chamadas de voz ao Duo no Brasil.
boa!
Mais um App nativo... Isso é alguma praga? Não chega de Apps que não se podem desinstalar?Os Plays todos , Hangutts etc.
Ele não é nativo.
Camila, ainda usa o Z2?
A Google anunciou que o Duo será nativo? Acho que não! Então espera isso pra chamar de lixo (na sua opinião) que vem instalado!
Só acho que não devia vir instalado nativamente, como o amigo abaixo disse, ele pode ser útil para uns e o inverso para outros. Logo, eu não gostaria de ter que ficar desativando o app toda vez que for configurar um novo sistema.