Google Assistente recebe muitas novidades, agora conversa com o Maps
O Assistente é uma das principais funções do sistema Android, por se tratar de um assistente pessoal que usa inteligência artificial para executar tarefas no dispositivo, inclusive via voz. Com a CES 2019 e muitos novos produtos de tecnologia e smart home, muitas novidades chegaram à plataforma. Todos os detalhes estão a seguir.
Google Assistente no Google Maps
Agora, é possível usar o Google Assistente juntamente com o app Google Maps. Essa novidade é literalmente uma mão na roda para quem dirige, pois pode se concentrar mais na estrada e menos manuseando o smartphone.
Entre as novas funções, agora é possível chamar o Google Assistente direto do app Maps, sem tocar na tela, e fazer coisas como pedir o caminho para casa, o serviço ou para algum estabelecimento ou endereço. O Google já informa o tempo de chegada e o trânsito, já iniciando a navegação. Já funciona em português.
Também dá, além de mandar mensagens via SMS ou mensageiro, para controlar a música, pedindo novas faixas, um novo artista ou controlando a reprodução. É preciso ter escolhido um app padrão para músicas antes. Funciona em português, mas os resultados ainda são bem instáveis.
Por fim, já como enviar o seu ETA (Estimated Time of Arrival, Tempo Estimado de Chegada), para amigos, parentes e outros, apenas usando a voz. Esse recurso eu só consegui fazer funcionar em Inglês, e ele só envia quantos minutos faltam par a achegada, não o mapa para acompanhamento em tempo real.
Isso combina bastante com os novos dispositivos para carro que a Anker e a JBL lançaram na CES, que deixam seu carro "esperto" e sempre de ouvidos para o Google Assistente. Não deve chegar ao Brasil tão cedo (se chegar), mas não deve ser complicada a importação.
Google Assistente com a tela bloqueada
Característica exclusiva dos Pixels, agora é possível ativer o Assistente com a tela bloqueada. Quando eu tentava isso no meu smartphone, ele me mostrava a notificação de que antes a tela precisava ser desbloqueada, ou simplesmente desligava o Voice Match. Não mais.
De forma nativa, o Assistente pode, com a tela bloqueada, desligar e ligar alarmes, procurar estabelecimentos no Maps e outros. Se preferir, pode ativar também dados mais sensíveis, como dados de trânsito para o trabalho, calendário, entre outros. Deve chegar nas próximas semanas.
Modo Intérprete no Google Assistente
Se o Google Tradutor é o app que já ajudou muitas pessoas a viajar por aí mesmo sem dominar idiomas estrangeiros, o Assistente deve levar essa facilidade a outro nível. O modo intérprete permite a tradução de conversas em modo instantâneo.
Por enquanto, só estará disponível no smart display Google Home Hub, e poderá ficar em recepções de hotéis, por exemplo. Basta você chegar e dizer "Hey Google, seja meu intérprete de Inglês" em seu idioma, por exemplo, e o gadget começará a traduzir em voz alta, em tempo real, o que você está dizendo.
Ainda está em testes no Hub, mas deve ser tornar popular ainda esse ano, chegando em mais smart displays e dispositivos Home nas próximas semanas. Suporta vários idiomas, incluindo o Português.
Google Assistente ajuda com viagens
Uma função que ainda deve demorar para chegar ao Brasil é a ajuda com viagens. Ao perguntar "Ei Google, mostra o meu cartão de embarque", o Assistente dará informações sobre o trajeto, além de armazenar o cartão de embarque, avisar sobre a hora do check in (e fazê-lo, se falar "Ei Google, faça check in na minha viagem") e notificar atrasos das operadoras de vôo.
Google Assistant Connect
O Google Home já trabalha com 1.600 marcas e está em mais de 10 mil dispositivos. Agora no final de janeiro, atingirá a marca de 1 bilhão de aparelhos em que está presente. Com essa etapa de popularização cumprida, é hora de o Google facilitar as coisas para os desenvolvedores.
Essa não é a mesma coisa que a plataforma Android Things, feita para aparelhos de smart Home mais robustos, e sim uma plataforma para integrar o Google Assistente em dispositivos que, normalmente, não teriam acesso a isso. É para aparelhos mais simples.
O Connect é uma plataforma que deve justamente ajudar os que querem desenvolver utilizando o Google Assistente, facilitando o processo. A ideia é que o Assistente chegue a muito mais dispositivos, até os mais simples. Para a CES, o Google demonstrou um display em E-Ink que apenas mostra em texto informações do Assistente. Essa é a ideia.
Melhorias diversas no Google Assistente
Ainda sem previsão de chegar ao português, há funções como o Assistente ser capaz de entender suas pausas e usá-las como vírgulas e pontos ao mandar uma mensagem. E falando nelas, o Assistente funciona com mais mensageiros, como Facebook, Viber, Telegram e outros.
O contexto de frases também está sendo melhorado. Com o exemplo que o Google deu, consegui saber a idade de um ator e de sua esposa em apenas uma frase. Também está melhorando o entendimento da voz em ambientes barulhentos, e isso é algo que realmente é necessário.
Google Assistente em português sai do Beta e chega também ao Google Home
Chegando primeiro aos Pixels, há muitos meses o Google Assistente em Português estava chegando devagar a mais smartphones Android. Ainda em Beta, as funções do assistente podiam ser misturadas a outro idioma, para completar os usos que não existiam em nosso idioma.
Aparentemente, agora é oficial a chegada do Google Assistente em Português, e agora ele pode ser acessado de qualquer smartphone que tenha suporte a essa função disponível, em diversas versões do Android.
Existem inúmeros comandos que podem ser executados através do Assistente, que substitui o Google Now a um Toque. Logo, basta dizer "Ok, Google" para que o mecanismo reconheça sua voz e execute os comandos. Temos uma matéria só com essas dicas:
Além disso, a surpresa maior chega par ao Google Home, que ganha suporte quase completo em nosso idioma. Apesar de não ser vendido oficialmente aqui, qualquer dispositivo da linha que você adquira, seja no exterior ou no Brasil (em sites como Amazon e Mercado Livre), já contará com muitos comandos em Português.
Em nossos testes, o Google Assistente em um Google Home mini respondeu e interagiu perfeitamente em todos os comandos nativos do sistema, e apenas não performou bem quando questionado sobre assuntos relativos a produtos de terceiros, como lâmpadas inteligentes. Essas, entretanto, continuam funcionando em Inglês se você misturar os dois idiomas.
Como usar o Google Assistente em português
Para deixar o seu Google Assistente em Português, pressione o botão home, que costuma acionar essa função. Quando aparecer o Assistente, toque na bússola que aparece no canto superior direito, e logo após vá no menu de três pontos no canto superior direito, escolhendo Configurações.
Toque em Assistente, e depois em Idiomas. Escolha Adicionar um Idioma e selecione Português (Brasil). Recomendamos que escolha também o idioma Inglês para melhorar buscas nessa língua.
E aí, conseguiu usar o Google Assistente em português no seu Android?
O objetivo deste artigo é reunir em um só lugar todas as informações sobre o Google Assistente. Desta forma, a atualização e republicação desta matéria se fará necessária com o tempo.
Fonte: Google Blog
Meu Google Home parou de interagir na Língua Portuguesa. Participo do programa de teste e tenho a versão Beta, Alguém sabe o que está ocorrendo?
Não sei se tem haver, mas atualizei o meu Android do celular e adquiri o Google Home Max e mais um mini Google Home.
Obrigado
Estou meio frustrado. Meu Google Home Mini estava falando português de boas. Do nada parou de falar, não entende mais nada e só dá feedbacks em espanhol... Parece que retiraram o Português-BR.
Aconteceu comigo também. Estava muito bom na Língua Portuguesa e de repente parou. Se souber do que está ocorrendo favor me dar um toque.
Abraços
Essas funções de viajem do Google Assistant são os comandos de voz? Ou não tem em português?
Porque meu celular está em inglês. E uns dias atrás eu fui viajar e ele informou de manhã por notificação que o voo estava atrasado, sendo que o voo era anoite.
Além de ter posto no calendário é por meio do inbox e do Google assistant dava para ver as informações do voo junto com o cartão de embarque.
Bela evolução , parabéns Google
Muito boa essa iniciativa, de integrar, um aplicativo com outro.
A única coisa que nunca chega ou volta, era a opção de traduzir tudo o que tinha na tela =\ Saudades do Now On Tap.
isso realmente faz falta. o assistente não reconhece mais nada do que está na tela
Se você precisar desse recurso, basta ativar o Assistente no botão home e clicar em O que está na minha tela. Não é igual mas pode ajudar. :)
No meu não funciona.
Era só o que estava esperando para poder comprar. E acabei pegando hoje nas Americanas.
A vontade de comprar só aumenta.
Ótima notícia! Aqui já estava em português e eu nem sabia kkkkk
Isso pq voce estava usando a beta.
Alguém com J5 2015 JA conseguiu ativar????
O vernee Thor Android 7.0 funciona o assistente apesar de as vezes ele encrencar com a interface do sistema, o novo Feed personalizado do Google também está operante nesta semana. Será que existe alguma custom Room para este modelo?
No meu J5 2015 com Android 6.0.1 ainda nao chegou o Google Assistente, tem alguma previsão de quando vai ser liberado?
Também gostaria de saber... J5 2015 nada até agora..
noi meu moto g2 titan eu consegui atraves do pacote de Gapps mini e da custom rom AOSP 7.1.1, instalei tudo atraves da TWRP 3.1
quem quiser saber mais, converse cmg
http s://fb.com/halves2 <<<<tire o espaço no "S"
Como posso instalar essa room no J5 2015, pra ter Android 7?