Esta nova função da Play Store promete aumentar o espaço livre no seu smartphone
A maioria dos celulares de baixo custo são vendidos com um espaço de armazenamento pífio de apenas 8 GB. Por incrível que pareça, algumas fabricantes ainda comercializam aparelhos com ridículos 4 GB de memória interna, suficiente apenas para o sistema e os aplicativos padrão. Assim, em pouco tempo o usuário não consegue instalar novos apps por falta de espaço livre. Mas a Google criou uma ferramenta que promete, ao menos, amenizar este problema.
A Play Store só pode ter uma rede de academias muito boa, pois os apps estão ficando cada vez mais "marombados". Não é raro um jogo ultrapassar 1 GB de tamanho. Até mesmo aplicativos “comuns” chegam a 200 ou 300 MB. Nessa pegada, até aparelhos com 16 GB, mais cedo ou mais tarde, ficam sem espaço.
A situação é ainda pior para aqueles celulares que não oferecem a opção de incluir um cartão MicroSD. Mas mesmo que haja o slot, não é todo usuário que está disposto a comprar um cartão de memória apenas para conseguir instalar novos aplicativos. A ferramenta criada pela Google trata-se de um gerenciador de desinstalação, que ajuda o usuário a desinstalar os apps que ele não precisa.
Você sabe como é, né? A gente vai baixando os apps e deixando a maioria deles encostado, ocupando espaço precioso nos chips de memória. Agora, quando você quiser baixar um novo aplicativo, mas não tiver espaço para ele, além de informar sobre a falta de espaço, a Play Store irá mostrar uma janela com uma lista dos apps que você menos usa e que podem abrir espaço para um novo software se removidos do aparelho.
Além disso, você poderá ver quantos megabytes precisa para conseguir instalar o aplicativo em questão. A lista de apps pouco usados também mostra a quantidade de espaço que eles ocupam em seu aparelho. Daí, é só marcar aqueles que você deseja desinstalar e tocar em “Continue”. Todos eles serão desinstalados automaticamente, abrindo espaço para novos apps.
Vale ressaltar que o usuário não tem controle sobre esta ferramenta. Ela só vai aparecer se você não tiver espaço suficiente para a instalação de um novo aplicativo. Para aqueles que possuem 32 GB ou mais, ou que são muito organizados, é provável que nunca vejam esta função em ação.
O update ainda está sendo enviado para os usuários e pode demorar um pouco para chegar até você. Para saber como ter a última versão da loja de aplicativos do Android, acesse nosso artigo com informações sobre a atualização mais recente da Play Store.
Penso que a ideia é bem interessante e entra para a série “Como não haviam pensado nisso antes”. Contudo, a função ainda pode ser melhorada. Já pensou se tivéssemos uma maior integração com outros produtos do Google, como o Drive e o Fotos e, além de mostrar uma lista de apps que podem ser desinstalados, sugerir salvar alguns arquivos na nuvem? O usuário poderia ganhar alguns gigas a mais no celular.
Você já passou pela frustrante situação de não poder instalar um app por falta de espaço? O que fez neste caso?
Via Android Police
Como saber a memória ou tamanho original de meu celular Lg?E como configurar a câmera para obter boas fotos?
Li em um post que existem aplicativos ótimos para desinstalar programas que já vêm com o celular e outro para remover coisas inúteis.Mas se tento no play store instalar um desses e ter mais memória,leio que não tem espaço.O que fazer?
.
até agora não meu moto Maxx tem 64 gb ent é meio difícil disso acontecer kkkkrs
Show de bola! Espero nunca utilizá-la. kk
Esse recurso é uma mão na roda, sensacional!!
Gostei da nova ferramenta, vai ser muito útil.
O problema é, será que as fabricantes vão permitir essa ferramenta em suas versões hiper alterada do Android?
Se permitir, será que nós vamos conseguir desinstalar os dois milhões de blotwares?
Até podem permitir... Mas duvido muito que dê para desinstalar blotwares.
Também penso dessa forma.
será que também desistala bowdware?
4 GB de memória interna já é sacanagem pelo amor de Deus
Espaço INTERNO é tudo que o smart quer pra trabalhar liso, tenha 2gb de ram e 100mega de espaço interno sobrando pra ver o engasgo, o meu mim disponibiliza 5gb, eu consumo 800mega com o celular lotado de app, como? Uso o kitkat, desinstalei tudo e instalei no cartão, linkei e troquei a memoria interna pela externa com um modulo do xposed o PR swap sd, vcs acredita que eu penso em abrir o app antes de encostar o dedo na tela ta lá o app aberto
Você já passou pela frustrante situação de não poder instalar um app por falta de espaço? O que fez neste caso?
Bom, eu ativei, no Sony Xperia Z3 a função ADOPTABLE MEMORY do Marsmallow! O único aplicativo "burro" do sistema que não entende a memória expandida pelo SD é o Backup e Restauração, que insiste em criar o arquivo temporário do backup na memória interna, que já está cheia, e dá erro!
Vc fez isso usando um computador ou fez isso pelo próprio celular? Tou perguntando isso porque um tempo atrás eu vir uma galera falando que a Sony não tinha incluido essa função na linha Xperia.
Cara me tira uma dúvida, eu utilizo essa função também no meu aparelho, porém os apps que eu movo para o cartão SD(que agora é memória interna) não permanecem lá após serem atualizados, quando vou conferir eles voltaram para a memória interna. Você também passa por isso?
Minha mãe tem um Moto E e mesmo com nenhum app não há espaço! Porque? Os App da Google tudo ocupando espaço.
Enquanto a Google não liberar essa opção.. Adianta nada isso aí.. Ficamos a mercê dos app deles não podendo por nada. Ou você clica novos ou atualiza.
Desativa... É o melhor que dá pra fazer, ao menos por enquanto.
Deveriam permitir a desinstalação de aplicativos do Google que só ocupam espaço.
São uns caras de pau!
Eu tenho um dispositivo com 8 GiB,mas com suporte ao SD o que ajuda muito,pois bem vejo com bons olhos as adições e melhorias na Play Store,sem dúvidas será útil este aviso.