Fujitsu apresenta smartphone com desbloqueio por leitura da íris
A Fujitsu não é uma marca muito conhecida no mundo dos smartphones, mas isso pode mudar. No MWC 2015, a companhia japonesa apresentou o primeiro protótipo de dispositivo móvel com sistema de leitura de íris.
Vídeo Hands-on do protótipo da tecnologia de reconhecimento de íris da Fujitsu
O máximo de segurança
Essa novidade tem outras funções, mas a principal é a segurança, já que será uma nova forma de desbloquear o smartphone, ou que a íris seja a senha para efetuar pagamentos com o seu smartphone.
O dispositivo será capaz de ler instantaneamente a sua íris e a Fujitsu acredita que isso seja fundamental para a nova geração de smartphones. Poderíamos nos esquecer dos padrões, senhas ou qualquer outro sistema de segurança, pois o desbloqueio estaria sempre seguro conosco.
É importante dizer que a íris é como uma impressão digital, algo próprio de cada indíviduo e que é extraordinariamente difícil, para não dizer impossível, de ser reproduzido, tornando esse sistema de desbloqueio, em teoria, quase infalível.
A companhia assegura que ele é muito melhor do que o sensor de impressão digital, mais propenso a falhas como vários vídeos do YouTube não cansam de provar. Este novo sistema funciona graças à combinação de um LED infravermelho e uma câmera de infravermelho. O LED emite uma luz que o olho humano não é capaz de ver, mas que se altera na íris e a câmera é capaz de recolher essas mudanças e identificar a pessoa.
A Fujistu pretende lançar o primeiro smartphone com essa tecnologia no final do ano. Resta saber se na prática a tecnologia é mesmo tão eficiente.
Excelente, mesmo para um protótipo!
Não há necessidade de Leds, nem nada para iluminação em ambientes escuros.
Este tipo de tecnologia possui "visores de visão noturna" em grande maioria.
Bastam ser adaptados corretamente, como este mais comum está sendo.
Esperando pra ver essa belezinha adaptada próximo aos sensores na parte superior dos smartphones logo logo!
coisa de japonês
O Fujitsu e muito massa ele eu queria ter um desse ai. Eu achei que essa impressa vai crescer muito no Brasil 😊😊
Em minha opinião, foi a unica inovação realmente importante para o mundo mobile nos últimos meses.
Por se tratar de um protótipo é obvio que o dispositivo é passível de erros, muito há que se trabalhar, inclusive tem que se pensar no desbloqueio noturno (um possível led com ajuste de intensidade que não prejudique os olhos, assim fazendo com que a leitura da iris seja funcional em ambientes escuros).
Vi alguns reclamando da aparência, mas não leram que era um protótipo? Protótipos geralmente não possuem um design elaborado.
Infelizmente se esse tipo de tecnologia se tornar acessível no Brasil, os ladrões vão roubar seu Smartphone e seu olho junto.
sinto meu watzap mais seguro agora kkkkk
otimo
A Fujistu inovando
Uhm, boa inovação
aeee isso sim é inovação. parabéns pela matéria.
isso e inovaçao.
Os mainframes deles são bons
Legal
Realmente inovador ...Mais se vc for pensar o reconheciment facial n funciona a noite na rua ou seja n funciona em lugares escuros e esse ai vai ser a msm coisa...Precisamos d algum q funcione Sempre.
leitor de digital manda lembranças
Esse é diferente do reconhecimento facial.
Reconhecimento facial é uma das coisas mais porcas inclusas nos smartphones. Qualquer pessoas com traços parecidos pode desbloquear teu aparelho, ou nem isso, às vezes.
Sem contar que a tecnologia usada neste leitor, pode muito bem possuir um modo de "visão noturna" como já existe em diversos equipamentos de segurança.
Ele funciona sempre por usar um leitor infra-vermelho.
Feio, muito feio!
Off topic , parece que o próximo Nexus sera fabricado pela Huawei .
e a radiação?