Anderson Souza
Antonio Silva
Instalei a rom CM14.1 mas após varias atualizações ainda sinto o moto g lento e instavel, posso fazer alguma coisa ou volto para a cm13?
Apenas um relato da minha percepção de uso diário (uso o celular o tempo todo, para diversas finalidades, incluindo trabalho e lazer). A primeira versão da CM 14.1 que instalei achei excelente ( nightly 11/11, muito fluida e rápida, apesar de alguns pequenos bugs). De lá pra cá venho percebendo uma sensível queda de desempenho (aumento de lag, pequenos congelamentos do sistema e travamentos repetidos em aplicações específicas). Apesar de parecer um cenário bastante desfavorável, ainda assim consigo usar o celular numa boa e ainda acho a experiência melhor do que quando eu usava a stock 5.1 (Lolipop). Óbvio que não podemos esquecer, trata-se de uma versão em desenvolvimento, sujeita a todos problemas descritos acima. Portanto tudo dentro da normalidade e perfeitamente tolerável.
Prezados, preciso fazer uma correção ao meu relato, em respeito ao excelente trabalho realizado pela equipe da Cyanogemmod. Ontem me detive em tentar identificar o que estava derrubando tanto o desempenho do meu celular. E como todos sabem o "calcanhar de aquiles" do falcon é principalmente seu 1GB de memória RAM (muito pouco para os dias atuais). Pois bem, descobri que alguns aplicativos estavam iniciando junto ao sistema, e ficando residentes, o que gerava um consumo constante de mais de 90% da minha memória RAM, e por consequência levava à lentidão. Então fui na configuração do CM 14.1, opção memória, e desabilitei em vários aplicativos as seguintes funcionalidades: iniciar com o sistema, manter acordado e executar em segundo plano. Alterei também no modo desenvolvedor o limite padrão de serviços em segundo plano, passando para desabilitado. Deixei as animações e efeitos de transição em 0,5x. Por enquanto, o único efeito colateral (já esperado) é um pequeno atraso para abrir os APPs, já que não mais os mantenho em memória, ou seja todos os APPs são realmente fechados quando perdem a foco. Até então, sem outros efeitos colaterais. Em contrapartida, o celular ficou muito mais rápido e fluido, reduzindo consideravelmente os lags no uso normal. Após todas essas alterações resolvi dar uma nova chance ao Pixel Launcher, e como suspeitei a lentidão anterior não era culpa dele. Com o Lik2sd "converti" o Pixel Launcher para aplicativo de sistema o que me habilitou, após o reboot, o Google Cards a esquerda, exatamente como funcionava no Google Now Launcher. Espero que esse relato (corretivo) possa ser útil a alguém. Att.
Conteúdo editorial recomendado
Com o seu consentimento, o conteúdo externo é carregado aqui.
Ao clicar no botão acima, concorda que o conteúdo externo poderá ser-lhe exibido. Os dados pessoais podem ser transmitidos a fornecedores terceiros no processo. Pode encontrar mais informações sobre isto no nosso Política de Privacidade.