Quais Fones de Ouvido Sem Fio têm a Melhor Qualidade de Chamada?
Todos os fones de ouvido sem fio têm uma coisa em comum: a qualidade do microfone costuma ser ruim quando se trata de chamadas em áudio ou vídeo. Mesmo nos modelos topo de linha, a qualidade do microfone mal supera a de um smartphone. Testamos e comparamos o Sony WF-1000XM4, o Apple AirPods Pro 2 e o Sennheiser Momentum TW 3 para descobrir quais destes fones de ouvido sem fio têm realmente a melhor (ou a menos pior) qualidade de microfone para chamadas.
- Relacionado: Os melhores fones de ouvido sem fio com ANC em 2023
A qualidade de áudio é o principal critério a ser considerado ao comprar um par de fones de ouvido sem fio. Isso faz todo o sentido. No entanto, usamos os fones de ouvido tanto para ouvir música e assistir a filmes, quanto para fazer chamadas. Seja para ligações de voz ou em vídeo, a qualidade do(s) microfone(s) é igualmente essencial.
Há vários motivos para isso. Os microfones estão localizados bem longe de sua boca. A conexão Bluetooth nem sempre é estável em determinados ambientes, como quando você está em algum tipo de transporte público ou andando na rua. Por fim, os fones de ouvido são bem pequenos, o que naturalmente limita o tamanho dos microfones dentro deles.
De qualquer forma, a menos que você esteja planejando andar por aí com um headset saído diretamente de um call center, terá que se contentar com o que temos. Nesta comparação, testamos um trio de modelos de ponta no mercado: o Sony WF-1000XM4, o Sennheiser Momentum TW 3 e o Apple AirPods Pro 2.
Aviso: considerando que o nextpit é um portal internacional, os áudios foram gravados em inglês na versão original deste artigo. Pensamos que isso não deve interferir na proposta deste artigo, por isso mantivemos os áudios originais.
Pegue um atalho:
- Quais são os critérios para uma boa qualidade de microfone em fones de ouvido sem fio?
- Comparação da nextpit sobre a qualidade do microfone de fones de ouvido sem fio
Quais são os critérios para uma boa qualidade de microfone em fones de ouvido sem fio?
A qualidade do microfone para chamadas com fones de ouvido sem fio depende tanto do hardware quanto do software. Logo, os fones de ouvido sem fio são, por definição e design, inadequados para oferecer uma qualidade de microfone decente.
Design do fone de ouvido
Apenas para reiterar, todos os modelos começam com uma desvantagem séria: os microfones estão localizados longe de sua boca. Os fabricantes precisam “compensar” essa distância não apenas para conseguir captar a voz de maneira adequada, mas também para filtrar o ruído ambiente que pode interferir nas chamadas.
Isso é muito comum no caso de fones de ouvido circulares ou earbuds. Esses modelos com design de “secador de cabelo” e haste aproximam fisicamente o microfone da sua boca.
O número de microfones
A forma mais fácil de saber se seus fones de ouvido podem proporcionar uma boa qualidade de chamada é consultar suas especificações técnicas, além de verificar o número de microfones disponíveis em cada lado.
A maioria dos modelos topo de linha incorpora, pelo menos, dois microfones em cada fone de ouvido. Um é usado para transmitir sua voz, enquanto o outro analisa o ruído ambiente para neutralizá-lo melhor.
Isolamento de voz
Cada vez mais fones de ouvido oferecem recursos de redução de ruído, e não apenas para áudio, mas também para seus microfones. A tecnologia mais usada é conhecida como cVc (clear voice capture), ou captura de voz clara na tradução literal.
Assim, algoritmos incorporados ao software podem usar os microfones para isolar sua voz do ruído ambiente, mas isso também permite que os fones de ouvido captem melhor a voz e a aprimorem caso esteja muito fraca.
Em geral, a melhor solução é equipar os fones de ouvido com um chip dedicado à redução de ruído. As ofertas da Sony e da Apple vêm equipadas com eles.
Tipos de conexão Bluetooth
Uma conexão Bluetooth estável é, obviamente, essencial para fazer chamadas, e os modelos mais recentes são compatíveis com o padrão Bluetooth 5.3.
Além da qualidade do microfone, ter uma conexão Bluetooth 5.3 com capacidade multiponto facilita o recebimento ou a realização de chamadas de vários dispositivos, sem precisar desconectar ou desemparelhar.
Isso também nos proporciona uma melhor experiência como ouvinte, deixando a nossa voz mais clara possível. O codec de áudio também é outro elemento importante a ser considerado. Isso não é explicado com frequência nas reviews, mas ele afeta a qualidade do microfone. O codec SBC padrão fornece apenas a qualidade mínima de chamada.
Codecs mais HD, como aptX, LDAC ou LHDC, oferecem melhor qualidade, desde que você tenha um smartphone compatível e uma conexão estável.
Comparação da nextpit da qualidade do microfone do fone de ouvido sem fio
Para este teste, usamos diferentes cenários de áudio para analisar o desempenho de cada modelo. Começamos com um teste genérico em ambientes internos e externos, mas também incluímos cenários mais específicos.
Você pode ouvir os clipes de áudio de cada modelo nesta comparação. Para cada cenário, gravamos cada modelo um após o outro durante a mesma sessão, no mesmo smartphone e usando o mesmo aplicativo de gravação. Também gravei cada cenário usando o microfone do meu smartphone para te mostrar a diferença de qualidade em comparação com os microfones de fone de ouvido.
Se você quiser saber mais, veja as avaliações de cada modelo usado nesta comparação:
Qualidade do microfone dos fones de ouvido sem fio em ambientes internos
Nesse cenário, eu estava simplesmente sentado em uma sala fechada e silenciosa, sozinho em nosso escritório. Não havia ruído de fundo e nem vento que fizessem eu me preocupar.
Esse é o melhor cenário possível e serve como referência para avaliar a clareza na qual os fones de ouvido podem reproduzir e transmitir sua voz sem qualquer interferência.
|
|
|
|
Descobri que o AirPods Pro 2, da Apple, foi o vencedor aqui. Com ele, minha voz foi a mais clara e nítida entre os demais fones de ouvido. O Sennheiser Momentum TW 3 é um pouco inferior, mas fiquei especialmente surpreso com a qualidade catastrófica do Sony WF-1000XM4.
Atualizei o firmware de cada modelo nesta comparação. No entanto, tenho a impressão de que, em todos os cenários, a oferta da Sony tentou abruptamente atenuar minha voz, como se a identificasse como um zumbido parasita. É realmente estranho, e vou verificar por mim mesmo se esse resultado medíocre se deve a um erro de minha parte.
De qualquer forma, nenhum fone de ouvido conseguiu se igualar ao som do microfone do meu smartphone.
Qualidade do microfone do fone de ouvido em ambientes externos
Dessa vez, gravei minha voz ao ar livre, andando pela rua aleatoriamente. Havia carros passando, uma rajada de vento ocasional e pessoas caminhando e conversando ao meu redor.
Esse é o cenário mais comum em que a qualidade do microfone dos seus fones de ouvido será colocada à prova. E é nesse momento que você precisa de uma qualidade decente, pois a interferência geralmente é inevitável.
|
|
|
|
Em ambientes externos, os AirPods Pro 2 não foram tão eficazes quanto no cenário anterior. Eles mal atenuaram o ruído ambiente, e minha voz foi totalmente abafada por tudo o que estava acontecendo em minha volta.
O Sennheiser Momentum TW 3 foi muito mais eficiente, pois minha voz ficou bem isolada do resto e palavras ficaram nítidas. O Sony WF-1000XM4 fez um bom trabalho de atenuação do ruído ambiente, mas também atenuou minha voz, o que não é o ideal.
Qualidade do microfone do fone de ouvido com ruído ambiente
Esse cenário é bastante semelhante ao anterior. A única diferença? O ruído ambiente foi gerado "artificialmente". Para isso, reproduzi uma gravação do ruído do escritório no PC ao meu lado com o volume no máximo.
A ideia era reproduzir as mesmas condições para cada fone de ouvido e ter uma experiência menos aleatória do que a que você teria ao sair de casa.
A parte mais difícil é que a maioria das frequências aqui é altamente volátil. Vozes humanas e sons agudos são particularmente difíceis de atenuar porque flutuam. Isso é muito mais complicado de identificar e analisar em tempo real do que ruídos constantes, como o motor de um carro, por exemplo.
|
|
|
|
Os resultados foram os mesmos do cenário anterior. Os AirPods Pro 2 deixam passar muito ruído, enquanto o Sennheiser Momentum TW 3 se saiu melhor. O Sony WF-1000XM4 é uma bagunça, confundindo minha voz com o ruído ambiente e me deixando praticamente inaudível.
Não consigo descobrir qual é qual, mas fiquei pensando que havia feito uma configuração errada com o Sony. Acho difícil acreditar que a qualidade dos microfones seja tão ruim com esse par de fones de ouvido que provou ser excelente em todos os outros departamentos.
Qualidade do microfone do fone de ouvido com ruído de vento
Semelhante ao cenário anterior. Ainda em um ambiente fechado, mas, desta vez, usando um ventilador na potência máxima para soprar ar bem perto de mim.
A ideia é simular o ruído do vento em um ambiente mais ou menos controlado. Alguns fones de ouvido oferecem modos que foram especialmente projetados para atenuar o ruído do vento, e esse é o caso do Sennheiser Momentum TW 3.
A dificuldade é que, além do algoritmo que supostamente “cancela” as frequências, os fones de ouvido também precisam ser projetados para resistir às rajadas de vento, protegendo os microfones com filtros de malha.
|
|
|
|
Nesse cenário, achei que o dispositivo da Apple e o da Sennheiser estavam empatados na frente. Ambos conseguiram mais ou menos mascarar o ruído do vento gerado pelo ventilador. No entanto, achei minha voz um pouco mais clara com os Sennheisers. Por outro lado, me senti mais audível, em termos de volume puro, com os AirPods Pro 2.
Qualidade do microfone dos fones de ouvido com plosivas “P”
Aqui, nos concentramos apenas nos sons “P”. Estamos falando de consoantes oclusivas ou plosivas. Resumidamente, são sons cuja pronúncia começa com a boca fechada, seguida de uma liberação repentina. Idealmente, os microfones dos seus fones de ouvido devem ser capazes de limitar o “pop” quando vocês falam.
|
|
|
|
O Sennheiser Momentum TW 3 é o vencedor absoluto aqui. Não houve um único estalo na gravação.
Qualidade do microfone do fone de ouvido com assovios em S
Os sons de assovio em palavras com a letra S tendem a ficar na extremidade alta da faixa de frequência. As palavras em “S” ou “F” podem criar sons com sibilância, o que pode ser desagradável e cansativo para o ouvido.
Um bom par de fones de ouvido deve ser capaz de limitar esse efeito, de modo a não dar ao ouvinte a impressão de que você está falando a Língua das Cobras.
|
|
|
|
Neste cenário final, achei que nenhum dos três modelos conseguiu se destacar. O assovio do Sennheiser é muito agudo e irritou meus ouvidos. Com os AirPods Pro 2, a sibilância é um pouco mais suave, mas ainda é possível ouvir com clareza. É difícil dizer algo sobre a Sony, pois minha voz estava totalmente abafada.
Isso é tudo para esta comparação não exaustiva e experimental da qualidade do microfone de fones de ouvido sem fio. Não hesite em sugerir quais modelos você gostaria de ver em futuras atualizações deste artigo. Se você tiver ideias de novos cenários de teste para adicionar ao meu protocolo, também gostaria de ouvi-las.
Fanboys e fangirls da Sony, por favor, se acalmem. Se a qualidade medíocre dos microfones Sony WF-1000XM4 for parcial ou totalmente a consequência de um erro de minha parte, pedirei desculpas publicamente e atualizarei este artigo o mais rápido possível com novas gravações.
Para saber mais, dê uma olhada em nossa seleção com os melhores fones de ouvido com cancelamento ativo de ruído.