Tudo o que você precisa saber sobre o fim da marca Motorola na linha Moto
O ano de 2015 será definitivamente lembrado como o ano do desaparecimento de uma das marcas que marcou gerações de pessoas. A fusão entre a Lenovo e a Motorola era algo certo desde 2014, quando a chinesa arrematou a empresa americana por 2,91 bilhões de dólares das mãos do Google. Agora, o que podemos esperar dos smartphones da linha Moto no futuro? Qual é a estratégia da Lenovo para a Motorola? Confira a seguir.
Uma vez Moto, sempre Moto!
Não se preocupem, vai levar um certo tempo até que a linha Moto seja rebatizada para outro nome, assim como aconteceu com as linhas Droid e RAZR num passado não muito distante. Na verdade, a estratégia da Lenovo é levar a linha Moto para países em que a Motorola ainda não tem uma presença tão forte, como na Ásia, por exemplo. No Brasil, podemos esperar por novos dispositivos Moto para este e o próximo ano; no entanto, dentro de até um ano, eles serão chamados de Moto by Lenovo.
Na verdade, o logo da própria Motorola passou por essa mudança, quando deixou de ser "a Google company" e passou a se chamar "a Lenovo company". No futuro, os smartphones da linha Moto também passarão por essas ligeiras mudanças visuais.
Abaixo, você confere o comunicado da Motorola enviado ao AndroidPIT:
A Motorola Mobility continua a existir como parte do grupo Lenovo, liderando as áreas de engenharia e design de todos os nossos produtos móveis. Como estratégia de marketing, a empresa segue globalmente com duas marcas em smartphones e wearables: Moto e Vibe. O nome Motorola não tem sido usado em seus produtos desde o lançamento da primeira geração do Moto X, em 2013.
A linha Moto será premium
O CEO da Lenovo já deixou bem claro sobre seu apreço pela Motorola, dizendo: “essa marca é o nosso tesouro. Nós planejamos não apenas protegê-la, mas torná-la mais forte”. Em entrevista ao canal CNET, o CEO da companhia revelou o desejo da Lenovo de tornar a linha Moto mais forte e premium em alguns países. E, na contrapartida, países como o Brasil serão contemplados com novos dispositivos da linha Vibe com preços mais acessíveis.
A linha Moto será mais forte em países onde a Motorola não tem muita presença.
Os dispositivos Moto ficarão mais caros?
Essa questão depende muito do cenário econômico do que a estratégia de ambas as empresas. Entre os anos de 2013 e 2015, vimos a Motorola sair da área do custo/benefício e explorar um nicho mais segmentado e com valores mais altos, como o Moto G, por exemplo, que passou de 600 para 1.500 em dois anos. Aliás, essa mudança no preço do Moto G a Motorola realizou enquanto pertencia ao Google e, mais tarde, pertencendo à Lenovo, os preços continuaram subindo.
Outro ponto envolve o time da Motorola que, ao contrário do que aconteceu com a Nokia, se manterá o mesmo. A equipe de engenheiros, desenvolvedores e marketing vai migrar para a Lenovo, ou seja, tudo poderá ser igual, desde o modo de comercialização dos produtos até o suporte e a assistência técnica.
Por fim, podemos dizer que a transição será menos dolorosa do que o esperado. Resta saber se a retirada da marca Motorola de circulação será uma boa ideia, visto que muitos usuários adquirem um produto pela marca. É difícil convencer usuários menos experientes, por exemplo, que a Xiaomi é uma empresa chinesa mas que desenvolve ótimos produtos. Acredito que o maior desafio da Lenovo será se posicionar como uma marca popular ao nível da Motorola no Brasil até que ocorram os primeiros lançamentos da linha Moto by Lenovo.
E aí, qual é a sua opinião sobre essa mudança?
Tomara que não acabem com o Android puro da linha Moto pois Android bom é Android puro!!!
AFF preferia que a marca continuasse pq e uma das melhores fabricante de smartphone do mercado afff 😖😖😖
#MotorolaNovamente
#GoogleCompraMotorola
#MotorolaNexus
#Compartilhem
meu comentario está mais abaixo..e confirmando oq eu tinha dito lá..acabei de ver uma noticia q confirma..nela diz:
"De acordo com o vice-presidente sênior da Lenovo, Chen Xudong, os smartphones da linha Moto em 2016 terão algumas características em comum e serão direcionadas para o mercado mais top de linha (a família Lenovo Vibe vai cuidar dos consumidores de entrada ou intermediários)."
"Por fim, Xudong confirmou que as interfaces Vibe UI e a personalização quase pura da Motorola para o Android serão mescladas em uma só em 2017, virando o padrão para toda a linha."
q ódio...odiei ..segue o link: http ://www .tecmundo. com.br /motorola/92837-lenovo-promete-sensor-biometrico-telas-5-pos-motorola.htm
Xii que treta heim.
Se isso for verdade, ai sim dou motivo para os Fanboy da Motorola começarem a ficar loucas da vida.
Se acabarem com o Android puro da Motorola irão perder muita venda.
Espero que essa definição "premium" não encareça mais ainda a linha moto...
ja vai tarde pacaramba
Seu Moto by Lenovo vai vir com adware instalado, como nos pcs Lenovo com Windows.
quem quiser Android puro agora pode juntar grana e importar um nexus que moto g com Android puro já era
já sabia que isso ia acontecer , só não esperava ser tão rápido assim!!! adeus Motorola ;(
Investi caro no moto maxx e agora já era de verdade resta um dia guarda de lembrança pois nem compensa vender
grande Cabral abrs
E eu com moto maxx, tinha esperanças... Só me resta ver navios, para atualizações e etc... Pi pi pi pi (choro do Chaves)
Então agora ao invés de ficar MOTO G, vai ficar LENO G?
moto G by Lenovo
Não, cara! Motorola vai deixar de existir, mas a linha MOTO não! Os produtos ainda vão se chamar Moto G, Moto X, etc.
Eu ia. Comprar outro motorola, mais com o preço se elevando , vou procurar outra marca..!!
nao gostei nem um pouquinho dessa ideia sabendo q ainda é um grande misterio sobre questões como android puro e eficiencia nas atualizações .
o objetivo da motorola sempre foi trazer dispositivos de custo beneficil com preços acessiveis e agr eles querem transformar os dispositivos em uma lina premium..(legal)...onde eles vao colocar juntos para vender os dispositivos ja feitos pela lenovo.
a motorola reina em países emergentes como aqui, virando premium vai deixar de chamar atenção (principalmente dos mais leigos) fazendo com q os consumidores se voltem para a lenovo, afinal, vao passar a ser a mesma marca, porém cada dispositivo com as características que marca cada empresa (já que eles querem "proteger a marca"), oq nao desagradavel aos consumidores fiés e amantes a marca e modelos moto.
é uma estratégia interessante pra empresa atingir todos os olhos e crescer, mas que pode deixar e ja deixou varios consumidores bravos como eu
Tudo questão de marketing :v o século 22 está chegando perto todas as empresas farão mudanças sendo radicais ou n umas respeitam as tradições outras pensam em lucrar mais atrair a clientela etc com novos recursos novo design etc mas só espero q a motorola n mude o logo dela :v