E a corrida pela AI? Facebook vai encerrar M, sua assistente virtual
M, a assistente virtual baseada em texto que usou humanos para treinar seu sistema de inteligência artificial, será desligada de seus serviços após dois anos e meio. A versão melhorada de M, que estava disponível através de um bot no Facebook Messenger, ficou disponível para não mais que 10 mil pessoas que vivem na Califórnia, nos EUA, e agora chega ao seu triste fim. O último dia da assistente virtual M será 19 de janeiro, disse o Facebook.
Apresentada ao mundo pela primeira vez em agosto de 2015, a M não morre por completo, apenas a parte que recebia ajuda de humanos. Parte do recurso vai continuar funcionando no Messenger, como aquele que sugere pagamentos inteiramente automatizados, ajuda você a fazer planos e eventos e sugere adesivos para você enviar aos seus amigos. Quando foi lançada, o Facebook descreveu M como um “beta” e sugeriu que a assistente feita com a ajuda humana chegaria para mais usuários com o tempo, mas nunca o fez. Agora o Facebook a descreve como uma experiência.
"Nós lançamos esse projeto para saber o que as pessoas precisavam e esperavam de um assistente, e nós aprendemos muito", disse a empresa em um comunicado que o The Verge recebeu. "Estamos levando essas ideias úteis para impulsionar outros projetos de AI no Facebook. Continuamos a ficar muito satisfeitos com o desempenho de M com as sugestões no Messenger, impulsionado por nossas lições a partir deste experimento".
M: inteligência mais humana que artificial
Segundo a Wired, que também noticiou o fim da M, a assistente virtual foi um sucesso entre aqueles que experimentaram. Ela ajudava a fazer reservas em restaurantes, alterar vôos, enviar presentes e muito mais. Para aqueles que tiveram acesso, M foi um privilégio fantástico. Mas para o Facebook, era um centro de custo.
Isso porque a maioria das tarefas cumpridas por M exigia pessoas. O objetivo de Facebook com M foi desenvolver tecnologia de inteligência artificial para automatizar quase todas as tarefas. Mas, apesar dos vastos recursos de engenharia do Facebook, M ficou aquém: uma fonte familiarizada com o programa e citada pela Wired estima que M nunca chegou a 30% de automação.
Foi fácil para os líderes da M ganhar apoio interno e recursos para o projeto em 2015, quando chatbots eram novos e cheios de possibilidades. No entanto, na medida em que ficou claro que M sempre requereria uma força de trabalho considerável de seres humanos caros, a ideia de expandir o serviço para um público mais amplo tornou-se menos viável.
Outro problema central da M: o Facebook não colocou nenhum limite no que M poderia ser convidada a fazer por seus usuários. Logo, quando M conseguia completar as tarefas, os usuários voltavam e pediam para ela ajudar em tarefas progressivamente mais difíceis. A M totalmente automatizada teria que fazer coisas muito além das capacidades da tecnologia de aprendizado de máquina existente atualmente.
Por um tempo, o Facebook conseguiu automatizar parte do trabalho de seu exército de empreiteiros trabalhando sob o disfarce de M, mas agora esse experimentou chegou ao fim e seus funcionários irão para outras áreas ligadas à inteligência artificial dentro do Facebook.
Será que o Facebook fica longe do jogo da AI por muito tempo?
eu lembro apenas do kayak......
Se os apps do Facebook já são tudo bugada, imagina a inteligência artificial, deve ter demência.... 😂
devia desativar era o messenger todo .
o que é isso ?
Chouriço 😂
Sinceramente, não sei, nem sabia que existia.
fui pego de surpresa... mas sei não viu
Que legal, poderiam usar a força de trabalho para otimizar o app pra android que consegue travar em dispositivos high-end.
Era tão M... que quase ninguém sabia da sua existência ksksks
Precisa é arrumar o app isso sim!
Ao invés de ficar perdendo tem com assistente virtual que já nasceu morto!
Desconhecia a existência desse assistente "M"... Não irá fazer falta...!!!
Era M de Morto, de Merda ou de Medíocre.. Eis a questão... 🤔
Esse M é do que eu penso que é? Kkkkkkkkkk
Eu uso o Google Assistant, parece besta no começo mas quando vai aproveitando algumas funções fica muito prático. Gostaria de testar o Bixby mas a Samsung não libera em português brasileiro...
M de morto
nunca ouvi falar
Nem eu! ^^
Já é o começo do fim dos assistentes?
Eu particularmente acho que o único nicho que eles podem ocupar com eficiência na vida das pessoas (no Brasil não claro) e através do Google home/Amazon echo etc, pois no celular não caiu no gosto, pois não me vejo e as outras pessoas "conversando com o celular" por aí, por questões de privacidade senão todoundo saberá o que vc tem no telefone.
Já em casa seria diferente, até eu uso a digitação por voz do Gboard quando estou em casa.
Na verdade eu até uso, mas quando estou no carro. Ajuda bastante.
Já eu estou na falta de carro mesmo
kkkkkk