Evolução da série Xperia da Sony: do Xperia Z ao Z5 Premium

Androidpit Xperia Z5 Premium 1
© nextpit

É verdade que o setor de smartphones da Sony não enfrenta um bom momento, até rumores de que a gigante japonesa deixaria de produzir smartphones surgiram. Entretanto, a fabricante não deu sinal algum de que deixará de lançar novos dispositivos. Fato que comprova isso é o recém anunciado Xperia XZ3.

Hoje, a Sony está em baixa em relação as outras fabricantes, tanto que ela nem figura a lista das que mais vendem smartphones no mundo. Porém, a Sony já teve seus dias de glória e um de seus grandes trunfos foi exatamente a linha Xperia Z que surgiu em 2013 e depois foi descontinuada em 2016 dando lugar a linha Xperia XZ. Convido a você, caro leitor, a acompanhar comigo toda a trajetória dessa linha Xperia Z.

Xperia Z, ZQ – Início promissor

Lançado em janeiro de 2013, o Xperia Z foi o primeiro smartphone da linha Z, chegando para travar uma disputa com o Galaxy S4 da Samsung e o LG G2 que seriam lançados em fevereiro e março. O Xperia Z tinha uma vantagem ao seu favor, a certificação IP57 resistente a água e poeira. O Xperia Z também foi o primeiro smartphone com tela Full HD.

Já o Xperia ZQ era praticamente um Xperia Z e foi lançado meses depois no Brasil com algumas modificações na parte visual, onde apresentava bordas finas e uma câmera frontal na parte inferior do dispositivo, algo semelhante ao que vemos no Xiaomi Mi MIX 2S. Lá fora esse mesmo modelo se chamava Xperia ZL, e teve o nome modificado aqui por conta de a Sony achar que poderiam ser feitas piadas envolvendo a zona leste em São Paulo.

O top de linha da Sony vinha equipado com processador Snapdragon S4 Pro quad core, 2 GB de memória RAM e 16 GB de armazenamento. O dispositivo ainda contava com câmera principal de 13.1 MP com flash e para selfies uma câmera de 2.2 MP. A bateria foi o ponto negativo, vindo com somente 2.330 mAh.

xperia z1 hero
Xperia Z / © Sony

Xperia Z1, Z1 Compact – O primeiro pequeno

Não é de hoje que vemos fabricantes como Xiaomi e LG lançarem dois topos de linha no mesmo ano, e a Sony já fazia isso. O Xperia Z1 foi lançado alguns meses depois do lançamento do Xperia Z, mais especificamente em setembro de 2013. O lançamento, pode-se dizer, foi mais um upgrade em relação ao Xperia Z do que algo realmente novo.

O dispositivo trazia um processador Snapdragon 800, 2 GB de RAM e 16 GB de armazenamento. A câmera traseira contava com 20.7 MP e flash, já a frontal tinha 2 MP. A bateria teve um salto para 3.000 mAh. Claramente a Sony melhorou o processador, as câmeras e a bateria. Ah, o Xperia Z1 também teve uma variante pequena, o Xperia Z1 Compact, o primeiro da série.

best compact smartphones sony xperia z1 compact
O Z1 Compact / © NextPit

Xperia Z2 – Foi o melhor modelo da linha Z?

Muitos consideram o Xperia Z2 o melhor modelo dentre todos da linha Z. Particularmente não acho, não sei vocês caros leitores. O modelo foi lançado em abril de 2014 e trouxe consigo grandes mudanças em relação ao seu antecessor. Na época, o smartphone rivalizou com o Galaxy S5 e o LG G3.

As melhorias ficaram por conta de seu hardware, que veio com 3 GB de RAM (Galaxy S5 e LG G3 tinham apenas 2 GB), 16 GB de armazenamento e processador Snapdragon 801. A câmera principal continuou com 20.7 MP, porém com uma abertura f/2.0, enquanto a frontal contava com 2.2 MP. A bateria teve um aumento de 200 mAh e ficou com 3.200 mAh.

Sony xperia Z2 back
Z2 / © NextPit

Xperia Z3, Z3 Compact e Z3+ – As coisas começaram a esquentar

Quando a linha Z chegou na terceira geração, grandes mudanças ocorreram. A primeira delas é o fato de a Sony ter lançado três modelos diferentes: Z3, Z3 Compact e Z3 Plus. A segunda mudança fica por conta das especificações diferentes entre os três modelos.

O Xperia Z3+ vinha equipado com processador Snapdragon 810 e aí é que o problema veio. O smartphone superaquecia, chegando a temperaturas acima dos 55 graus, o que o tornava impossível segurá-lo na mão. Depois, saíram algumas atualizações que amenizaram um pouco o problema, mas ele ainda esquentava.

androidpit sony xperia Z3 1 7
Xperia Z3 / © NextPit (captura de tela)

Xperia Z5, Z5 Premium – Fim da linha

Talvez você não saiba, mas não temos um Xperia Z4, pois ele foi lançado exclusivamente no Japão. Porém, na verdade, era um Z3+. Sendo assim depois do Z3, o novo modelo foi o Xperia Z5 e suas duas variantes Z5 Compact e Z5 Premium. 

O Xperia Z5 Premium foi o primeiro smartphone da Sony com acabamento espelhado – que por sinal ficou muito bonito –, chamando assim a atenção de muitos. Outro diferencial foi sua tela, onde pela primeira vez tivemos um smartphone com resolução 4K. Na época, foi algo bem revolucionário.

Androidpit Xperia Z5 Premium 10
Xperia Z5 / © NextPit (captura de tela)

Esses foram os últimos smartphones da linha Z, pois no ano seguinte, em 2016, a Sony anunciou que acabaria com a linha Z para dar lugar a linha Xperia XZ, que perdura até os dias atuais. Atualmente, os modelos dessa nova família são; Xperia XZ Premium, Xperia XZ1, Xperia XZ1 Compact, Xperia XZ2, Xperia XZ2 Compact, Xperia XZ2 Premium e Xperia XZ3.

O que esperar da Sony agora?

A linha Xperia Z foi sem sem dúvidas muito importante não só para a Sony, mas também para todo o setor de smartphones. Agora, só o futuro dirá o que vai acontecer com a gigante japonesa quando o assunto é smartphone. Espero muito que a Sony se recupere e que seja tão forte assim como é com o Playstation 4.

E você, qual modelo da linha Xperia Z mais gostou?

Notificação por push Artigo seguinte
49 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • 1
    frederico rodrigues 18/10/2020 Link para o comentário

    Tou com um Z2 desde 2014!!! Zero problemas até hoje... Máquina


  • Emerson Morais 35
    Emerson Morais 24/09/2018 Link para o comentário

    tive o Z2, e até o momento, ainda é um dos melhores que já tive, quase tudo nele era excelente, acabamento, qualidade da tela, câmera, interface limpa e é de longe foi o único aparelho que já tive com mais atualizações do android, porém também tinham alguns problemas, a tampinha de acesso ao micro USB, esquentava mais que uma chaleira, a traseira de vidro eternamente marcada de dedos, e é claro, a politica de preços absurdos da Sony, aliás, esse ultimo quesito foi o principal motivo para eu ter migrado para outra marca depois


  • Samara Santos 1
    Samara Santos 23/09/2018 Link para o comentário

    Olá gostaria de saber se é verdade que a Sony vai parar de trazer seus produtos para o Brasil é também os celulares? Quero comprar um estou querendo um XA1 Plus, XA2 ou XZ2 qual vocês me indicam?


  • Frankson Da Silva Nascimento 2
    Frankson Da Silva Nascimento 22/09/2018 Link para o comentário

    COM CERTEZA O Z2 É O MELHOR DA SÉRIE Z, ATÉ HOJE RODA LISO, NUNCA PRECISEI TROCAR A BATERIA QUE DURA O DIA INTEIRO, E EU USO O DIA INTEIRO, TELA FULL HD ESPETACULAR, DA PAU EM MUITAS NOVAS QUE EU VEJO, USO COMO TELA PRO PS4 AS VEZES PERFEITO, VISUAL LINDO, E ATÉ HOJE FILMO DEBAIXO DE ÁGUA O ÚNICO DEFEITO É A PORTINHOLA PRA CARREGAR QUE TIVE QUE TROCAR, ATÉ HOJE COM USO INTENSO NÃO ME DEIXA NA MÃO E RODA TUDO COM LOUVOR, PELOS ANOS QUE TEM É IMBATÍVEL.

    Leandro


  • 1
    Brunno Souza 22/09/2018 Link para o comentário

    Tive o z2 (tá com minha sogra hj - 4 anos na ativa) e tenho tbm o Z5, ambos excelentes! Porém, o z2 me surpreendeu mais em desempenho na época, tanto é que roda liso até hj. O Z5 trouxe de novidade o leitor biométrico... Bacana. Levando em consideração cada época, fico com o Z2.


  • Kerssy Jhonnes Wistherpon 32
    Kerssy Jhonnes Wistherpon 21/09/2018 Link para o comentário

    Cadê o Xperia Z Ultra primeiro smartphone da época com tela de 6.4 polegadas, que era um colírio para os meus olhos.


  • Tiago Garcia 1
    Tiago Garcia 21/09/2018 Link para o comentário

    Ainda tenho o k5.....arrependido...apos atualizar o andróide....não conecta mais no USB. E não há nada que possa resolver isso..de.tanto tentar acabei me cansando...e estou com ele ainda.fazer o que.. abraços.


  • 41
    Conta desativada 21/09/2018 Link para o comentário

    "Lá fora esse mesmo modelo se chamava Xperia ZL, e teve o nome modificado aqui por conta de a Sony achar que poderiam ser feitas piadas envolvendo a zona leste em São Paulo."

    Este trecho não me fez nenhum sentido, visto que a zona leste em si não tem relação nenhuma com um smartphone, né, mas... Enfim...

    Um argumento interessante da minha parte entre o Z3+ e o Z5: ambos vinham EXATAMENTE com o mesmo Snapdragon 810 (4X2.0GHz A57 +4X1.5GHz A53), o mesmo chipset de RAM DDR3 com 3GB e a mesma escalonação, acompanhando a GPU Adreno 430. O módulo frontal dos dois é exatamente o mesmo, tanto que a tela de um é 100% compatível com o outro, e atributos em si que resultam em 85% de semelhança entre dos dois modelos. Porém, o pico de calor do Z3+ no teste de estresse foi de 103ºC, enquanto o Z5 apontou 69ºC. Abri os dois modelos e vi que a Sony trabalhou muito bem no isolamento térmico da placa lógica do Z5, mesmo sabendo que a LG isolou muito bem o G Flex e o G4 posteriormente.

    Concluindo, é de se notar que a Sony apressava muito os seus lançamentos sem se atentar aos detalhes, entregando o Z5 no fim das contas como o melhor aparelho de toda a linha em quase 3 anos de fabricação.


  • Thiago Chamberlain 1
    Thiago Chamberlain 21/09/2018 Link para o comentário

    Nem esqueceram do Xperia Z ultra ne 🤷🤦


  • João Adeilsom Rodriguês 1
    João Adeilsom Rodriguês 21/09/2018 Link para o comentário

    Tive um 2, z3+e atualmente um xz e também gostei muito da linha z, estou muito feliz com o xz e espero que a Sony continue forte.


  • Márcio Miranda 4
    Márcio Miranda 21/09/2018 Link para o comentário

    Tive o z1 e o aparelho era sensacional, ruim era a tela tft que tinha cores lavadas e baixo ângulo de visão, fora isso foi um dispositivo sensacional.
    O z2 foi o melhor da linha na minha opinião, na época a Sony conseguiu consertar o problema da tela mudando de tft pra ips melhorando demais a qualidade do visor, pena que a linha parou no tempo e a nova linha xz está cada vez mais inexpressiva, a Sony tinha potencial nos smartphones...🤔

    Deivis Schuman


  • Paulo Ricardo 31
    Paulo Ricardo 21/09/2018 Link para o comentário

    Eu tive o primeiro Z. Lembro que quando ele lançou, eu e um colega de serviço nos apaixonamos por ele, era lindo, tinha proteção contra água e uma tela fantástica, porém, como não seria comercializado no Brasil, somente eu tive coragem de importa-lo, e posso dizer que adorei usá-lo por 3 meses antes dele dar curto numa peça que era ligada à bateria. Infelizmente a Sony negou suporte e as autorizadas não podiam conserta-lo pois ele era o primeiro de sua geração e não havia peças no Brasil. Posso dizer que mesmo tendo comprado outro aparelho, eu ainda passei vários meses seguintes revirando fóruns e comunidades buscando uma forma de conserta-lo, mas foi em vão. Tenho até hoje ele guardado aqui, morto na caixa original com a Dock de carregamento sem fio que acompanhava ele.
    Eu guardo ele porque tenho um carinho especial por esse aparelho, foi a minha primeira grande paixão no mundo dos smartphones.

    Deivis Schuman


  • Junior Fornazi 45
    Junior Fornazi 21/09/2018 Link para o comentário

    dá linha Z tive o Z1... no começo era bom, depois de meses tomei raiva kkkk

    Deivis Schuman


  • José Augusto 19
    José Augusto 21/09/2018 Link para o comentário

    Matéria mal feita.
    Cheia de erros e informações não ditas.
    Parece que fizeram na preguiça.

    Bora lá, vou fazer o trabalho bem feito.

    Esqueceu de informar que o Z1 veio com IP68, e após ele, todos vieram com IP68 também.
    Tinha tela LCD TFT (ainda) de 5 polegadas.

    Esqueceu de informar que o Z2 trocou a tela LCD TFT 5" do Z1 por uma LCD IPS 5.2 polegadas ()que agradou muito mais). E trazia som estéreo frontal.

    Errou em dizer que o Z3 veio com snapdragon 810. Ele veio com 801. A diferença lembro até hj, o 801 do Z2 tinha clock máximo de 2,3 GHz e o 801 do Z3 tinha 2.5GHz. Igualmente ao Galaxy S5 e LG G3.
    Esqueceu de dizer que o Z3 é o Z2 mais fino. Com 100mAh a menos de bateria. O que deixou o aparelho mais leve e ergonômico na mão.
    E substituiu as saídas de áudio frontais, das bordas (Z2) para saídas mais interiores das bordas superiores e inferiores. Continuando estéreo.

    Sony lançou o Z4 no Japão, mas aqui no Brasil, chegou com o nome de Z3+.
    Ou seja, se não entendeu, Z3+ é o Z4.
    Ele sim veio com o snapdragon 810.
    Praticamente era o Z3 com o processador substituído.
    Porém esse processador vinha com falha de super aquecimento.
    E a Sony fez um mal trabalho de otimização.
    Veio com menos bateria de novo. menos de 3000mAh.

    No Z5, a Sony voltou finalmente a atualizar o aparelho novamente.
    Veio com o snapdragon 810 novamente. Mas agora fizeram excelente trabalho de otimização. Tanto que foi o recordista no AnTuTu com snapdragon 810. A frente dele somente o S6, mas este utilizava Exynos.
    A Sony construiu um dispositivo interno de dissipação do calor. O que ajudou muito o desempenho e a não super aquecer com o 810 como o Z4 ( ou Z3+)
    Finalmente atualizou a câmera traseira. Deixando o sensor ExmorRS de 20.7mp para um ExmorRS de 25mp que possuia um autofoco super rápido.
    Dando um UP! na qualidade fotográfica na Sony.
    Sony Z5 teve uma das melhores câmeras no seu ano, a frente de muitas concorrentes que estavam a sua frente.
    Veio com menos bateria de novo. com 2900mAh.

    É isso.
    DE NADA!!!

    Marcio S.LeandroMatheus BadineConta desativadaFelipe de CarvalhoEduardo Oliveira


    • Felipe de Carvalho 35
      Felipe de Carvalho 21/09/2018 Link para o comentário

      Achei bastante rude o tratamento, mas de grande valor nas informações.


      • Marcio S. 33
        Marcio S. 24/09/2018 Link para o comentário

        nenhum valor nas informações, porque não falar sobre os smartphones atuais do que ficar desenterrando informações que já existem aqui no AP? Aliás, está passando diversas informações erradas.


    • 9
      Conta desativada 21/09/2018 Link para o comentário

      Cuidado que aqui você não pode dizer que os artigos do "brother" tem erros, sejam lá quais forem. Você tem que elogiar acima de qualquer coisa.


    • 1
      Matheus Badine 21/09/2018 Link para o comentário

      Achei que só achei tinha achado essa matéria com pouquíssimas informações. E o z3 pra mim foi um dos melhores smarts que ja tive... Cheguei a fazer 2d12h com modo stamina! Era absurdo pro celular de 3100mah! Até o dia que veio uma mancha branca na tela e a garantia me mandou um z3+, oh celular ruim! Travava e a bateria não aguentava meu uso! Vivia recarregando...


  • Roberto Alves 2
    Roberto Alves 21/09/2018 Link para o comentário

    Sempre tive celular da Sony e nunca tive problemas, ultimamente estou com o Xperia Z5 Premium, acho ele o máximo.

    Deivis Schuman


  • Soterio Salles 57
    Soterio Salles 21/09/2018 Link para o comentário

    Muita gente acha que a Sony tá na pior por não vender smartphones em quantidades expressivas... Mas já tá claro que o foco da empresa é outro. Eles estão lucrando muito mais com semicondutores para smartphones, sensores de câmera principalmente. Alguns analistas dizem que esta é a segunda maior fonte de lucro da Sony ficando atrás apenas do Playstation.
    É uma pena que essa mudança de foco da empresa esteja deixando os aparelhos dela atrás da concorrência, eles ten potencial mas não querem usar...

    Deivis SchumanEduardo Urbaneja

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.