Enquete da semana: quem diachos filma com o celular?

NextPit Apple iPhone 13 back
© nextpit

Ler em outras línguas:

A Apple e a Xiaomi deram muito destaque aos novos recursos de vídeo em seus novos celulares, o que levantou a dúvida: será que a comunidade NextPit realmente filma com seus smartphones? Na semana passada, fiz esta pergunta aos leitores na Alemanha, França, Brasil, Índia e EUA. Vamos aos resultados!

A gravação de vídeo é um dos melhores exemplos da inclusão digital. Tenho exatamente um único vídeo gravado da minha infância no interior da Alemanha: minha versão em miniatura com aproximadamente quatro anos olhando intrigado para uma enorme câmera VHS. Hoje em dia, lentes e câmeras estão em todos os bolsos, com uma qualidade muito superior às antigas fitas cassete.

Pensando nisso, quis saber se as pessoas realmente usam o recurso. Suspeitava que a grande maioria das gravações eram feitas nos aplicativos como WhatsApp ou Instagram para compartilhamento imediato, mas os resultados discordam bastante da minha teoria inicial...

Filmar com o celular é mais comum do que pensava

Para começar, a primeira enquete perguntou se você filma com seu celular. As respostas foram surpreendentemente diferentes nos vários países do NextPit. Enquanto na França e nos EUA e na Índia a maioria dos leitores disse que não filma com seus celulares, na Alemanha e no Brasil a resposta "Sim, mas nem sempre" foi a mais popular. Na Alemanha, também houve muitos votos a favor do "Sim, muitas vezes" e também encontrei muita coisa nos comentários sobre a praticidade da câmera do celular.

Voce filma com o celular
As respostas variaram bastante nesta semana! / © NextPit

Tivemos até alguns comentários mais exaltados, além de outros com pontos de vista intrigantes. Um deles destacou que o padrão de uso do recurso pode inclusive ter sido influenciado pela pandemia da COVID-19:

Benjamin - Você esta pensando no passado... A pandemia e as várias restrições resultantes levaram a um verdadeiro boom em séries ou filmes filmados com o smartphone, porque uma grande equipe de filmagem não era viável. - Roezal na comunidade alemã

A gravação de curtas-metragens também foi mencionada pela Apple e Xiaomi como uma utilização dos novos recursos de vídeo. E para estes casos, as novas funções parecem de fato oferecer um valor agregado. Portanto, as respostas à minha segunda pergunta são bastante esperadas.

Vocês gravam principalmente com o app de câmera nativo

O aplicativo de câmera pré-instalado geralmente oferece a melhor qualidade e é nele que são encontradas as novas funcionalidades lançadas pelas fabricantes. No entanto, eu imaginava que muitas pessoas preferissem gravar com as opções de vídeo integradas no WhatsApp e cia. Elas são mais rápidas de acessar e oferecem uma qualidade de imagem boa o suficiente. O resultado mostra, no entanto, que eu estava completamente errado.

Como voce costuma registrar fotos e videos
App nativo de câmera é o campeão de preferência da comunidade / © NextPit

A resposta "Usando o app de câmera do celular" liderou a segunda pergunta em todas as regiões, com direito a maioria absoluta. No entanto, o leitor francês Jerome69Paris deixou uma dica para em seu comentário:

De minha parte, uso o excelente aplicativo "OpenCamera" para gravar vídeos, pois ele traz uma característica que meu Xiaomi Mi Max 3 com o aplicativo de vídeo/foto original não tem, estabilização no modo 4k / 30fps. Estranhamente, o aplicativo original só estabiliza até 1080p / 60fps (embora você possa ativar a estabilização em 4k, ela não funciona), enquanto o smartphone tem claramente a capacidade de estabilizar perfeitamente em 4k / 30fps graças ao OpenCamera. - Jerome69Paris da comunidade francesa

Um leitor alemão também reclamou que a opção "Com uma câmera de verdade" não foi listada. Neste caso, a segunda enquete se aplicava apenas a quem respondeu "sim" para a primeira pergunta.

Os recursos de câmera servem para as fabricantes se "exibirem"?

Por último, mas não menos importante, expliquei um palpite sobre a motivação por trás do modo cinema da Apple e Cinemagic da Xiaomi do ponto de vista das fabricantes. Será que eles foram pensados simplesmente para mostrar do que os novos processadores e câmeras são capazes? Suas respostas foram bastante claras.

Modos de video sao projetados para demonstrar a performance de novos celulares
Demonstração de força ou não, quem ganha são os consumidores / © NextPit

Em todos os países, os leitores tenderam a concordar com a minha suposição. Alguns dias depois da enquete, me pergunto se isto é algo negativo. Se uma fabricante quer apenas se exibir com um novo recurso de vídeo, mas ele é interessante e impressionante, então no final há um valor agregado para o público. E no final das contas isso é basicamente o que todos nós queremos, não?

Muito obrigado por todas as respostas às respectivas pesquisas e, é claro, pelos inúmeros comentários. Então, até a próxima!


Artigo original

Aparentemente, Apple e Xiaomi perceberam uma necessidade nos celulares que pessoalmente ainda não vejo, com os recursos de vídeo em destaque nos últimos lançamentos das empresas. Isto levanta a questão: quem usa o celular em filmagens, e caso usem, será que realmente usam o aplicativo nativo de câmera para isso? Vamos à enquete da semana do NextPit.

Você acompanhou os lançamentos da Apple e da Xiaomi nas últimas semanas? Caso contrário, vou fazer um resumo rápido: a Xiaomi apresentou o 11T e o 11T Pro e também ressaltou às funções "Cinemagic" para filmagens com o celular.

Por melhores que sejam os recursos, fiquei com a pulga atrás da orelha: quem realmente filma com o celular? Não me refiro à gravação de vídeos curtos para os amigos no WhatsApp ou seguidores no Instagram. E sim a vídeos elaborados com o aplicativo de câmera integrado no qual o fundo tem que ser embaçado ou você precisa de um efeito Vertigo à la Alfred Hitchcock.

Você filma com seu celular?

Então vamos começar com a pergunta principal: você grava vídeos com seu celular? Pergunto especificamente de gravações feitas para ficar na memória do aparelho ou serviço na nuvem e que foram tiradas com o aplicativo de câmera. Em outras palavras, as gravações em que você aproveitaria as novas funções de vídeo da Apple e Xiaomi.

Você filma com o celular?

Pessoalmente, eu gravo vídeos assim mais para testar novos celulares. Em nossos reviews, no entanto, os recursos de vídeo são geralmente algo que tendemos a negligenciar. Mas talvez isso mude se descobrirmos que a comunidade NextPit é formada por aspirantes a diretores.

cinematic mode iphone hero
O modo cinema parece ter requisitos de hardware realmente altos / © NextPit

Você usa o aplicativo nativo da câmera?

Durante uma visita à fabricante de scooters Unu para o NextPit, publiquei um pequeno stories no Instagram. Assim, de bate pronto, é muito mais fácil gravar lugares ou produtos usando a opção de vídeo integrada no aplicativo de rede social. O mesmo acontece se você quiser apenas registrar uma lembrança para o grupo da família no WhatsApp, Telegram ou Snapchat. Por isso, minha pergunta a seguir:

Como você costuma registrar fotos e vídeos?

Por último, mas não menos importante, gostaria de registrar uma breve opinião sobre a aparente importância dos recursos de vídeo nos celulares. Esta teoria será testada na próxima segunda-feira (4) — e é claro que estou interessado em ver sua opinião sobre o assunto.

Tese: recursos de vídeo servem como demonstração de desempenho do celular

É possível que as fabricantes de smartphones não estejam sequer respondendo a uma necessidade com seus novos recursos de vídeo. O hardware dos aparelhos já é tão poderoso que dificilmente pode ser levado ao limite no uso diário. Isso acontece no máximo com os games ou funções de vídeo. O novo modo cinema da Apple, por exemplo, é (supostamente?) tão exigente que a empresa não pode oferecer o recurso em iPhones mais antigos porque o desempenho deles não dá conta.

Assim, minha teoria é que as funções de vídeo são uma forma das fabricantes criarem uma demanda por novos dispositivos, mesmo que modelos mais antigos ainda possam exibir a maioria dos aplicativos e jogos sem problemas. Eles legitimam o uso de processadores cada vez mais poderosos, maiores opções de memória e mais gigabytes de RAM. Você concorda?

Modos de vídeo são projetados para demonstrar a performance de novos celulares?

Antes de ouvir um "Corta!", ou seja "cancelado" como estão dizendo por aí, deixo aberto o espaço para sua contribuição (e críticas!) nos comentários desta semana. Nos vemos na segunda-feira, quando publicaremos os resultados desta pesquisa.

Ir para o comentário (4)
Benjamin Lucks

Benjamin Lucks
Product Reviewer

Benjamin works as a freelance journalist and is always on the lookout for special features that make new cell phones, headphones and gadgets interesting for the reader. If he doesn't succeed, he comforts himself by writing short stories and using his digital camera.

Para o perfil do autor
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
ÚLTIMOS ARTIGOS
Notificação por push Artigo seguinte
4 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Lucas N. 9
    Lucas N. 02/10/2021 Link para o comentário

    Em 2019, eu utilizava o meu S7 edge para gravar as aulas práticas do meu curso técnico (curso radiologia). E era impressionante a quantidade de detalhes que o software nativo do aparelho captava com uma lente de 12MP. Inclusive, possuo fotos de tecidos anatômicos reais e até hoje eles me encantam pela riqueza em detalhes.
    Porém, com esta questão da pandemia e as aulas se tornando digitais, acabei por nunca mais gravar mais nada. Mas isso vai mudar em alguns dias: vou usar o meu S10 para fazer um clipe completo de quase dez minutos em resolução 4K (até posto o resultado se vocês quiserem ver), também utilizando a câmera nativa. A única ressalva é que não conheço nenhum editor de vídeos que seja bom o suficiente para o Android e como haverá envolvimento com Motion Graphics., precisarei mesmo terceirizar a edição.

    Mas em relação à gravação de vídeos x desempenho, eu acredito que recursos como "modo cinema" sejam apenas marketing e autopromoção, pois aparelhos praticamente defasados como o iPhone 5s e diversos Android como o próprio Galaxy S7, LG G6 e uma leva de dispositivos Xiaomi dão conta muito bem de produzir conteúdo rico em qualidade com as especificações que possuem. Claro que a otimização de cena no iPhone é superior, mas muitos modelos possuem capacidade mais do que suficiente de produzirem conteúdo com detalhes visíveis.

    Ilan E.Rubens EishimaDouglas Charles Cunha


  • Soterio Salles 57
    Soterio Salles 02/10/2021 Link para o comentário

    Recentemente tive de usar o meu celular pra filmar uns treco para os clientes... Apesar de já ter uma certa idade os resultados das filmagens foram muito bons. Fiquei surpreso com a estabilização principalmente, achava que o vídeo sairia tremendo...
    Mas é bem raro eu filmar algo, sou mais de fotografia mesmo.

    Douglas Charles Cunha


  • Penskemen 28
    Penskemen 02/10/2021 Link para o comentário

    Sejamos coerentes, aqueles aqui que possuem na sua casa uma boa máquina fotográfica digital, que filma com qualidade bem superior a maioria dos smartphones, não a usam no dia a dia. O fato do celular estar no bolso o tempo todo e a praticidade, acabou por canibalizar as boas máquinas digitais. Eu sou contra isso, mas o fator peso e a recomendação de uso de tripé para boas filmagens, apenas para registros casuais, acabamos privilegiando o smartphone...


  • 73
    Jairo rios 02/10/2021 Link para o comentário

    Sinceramente não me recordo da última vez que usei a função vídeo no celular , fotos sim , tiro com frequência , principalmente quando estou viajando.

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.