Cinco coisas para você fazer depois de comprar seu novo smartphone
Aquele momento maravilhoso. Seu smartphone novo acabou de ser entregue, ou você acabou de sair com ele da loja. Novinho, cheiroso, rápido, sem porcarias instaladas, nenhum risco ou sujeira. Lindo. Mas e agora? O que você pode fazer para ter a melhor experiência com seu novo aparelho? Vamos dar algumas dicas.
Kit do usuário feliz
Apesar de você já ter gasto dinheiro comprando seu novo smartphone, indico aqui um kit de acessórios extras que vão melhorar sua experiência de uso com o aparelho. Acredito que com menos de 150 reais você já consiga esse kit:
- Case e película: nem todos gostam de usar, mas a verdade é que esses dois itens ajudam a preservar o aparelho e garantem que ele dure mais tempo e tenha melhor valor de revenda. Películas de vidro entregam a mesma experiência do vidro do aparelho e uma case protegerá de riscos e até de quedas. O investimento é baixo e vale a pena.
- Cartão de memória: se o seu novo aparelho tem menos de 64 GB de espaço anunciados na caixa, um cartão de memória do tipo microSD pode fazer a diferença. Procure um que seja, no mínimo, classe 10 e de 32 GB, para que ele não atrapalhe o desempenho do hardware. Assim, você pode armazenar muito mais fotos e arquivos, inclusive alguns apps.
- Bateria externa: por mais caro que seja um smartphone, praticamente nenhum consegue uma duração decente de bateria, e isso significa talvez ficar na mão no meio do dia. Uma bateria discreta, de 5000 mAh, já pode ajudar, mas o ideal é uma de 10000 mAh.
Transferir os dados do outro aparelho
Traga tudo o que você tinha no outro celular para sua nova compra (ou presente), assim não terá o trabalho de lembrar quais apps tinha antigamente. Você também não precisa passar, manualmente, fotos e vídeos para o novo smartphone.
O sistema Android já tem recursos ótimos para passar todas os seus dados e informações sem muito esforço. Confira abaixo nossos tutoriais que explicam isso passo-a-passo.
- Como transferir seus dados para um novo celular Android
- Como transferir dados do iPhone para o Android
Aproveite a faça uma boa limpeza. Jogue fora as imagens e vídeos inúteis que você recebe em seus grupos no WhatsApp, delete fotos que ficaram desfocadas ou que sejam repetidas. Não instale apps que você já não estava mais usando e recomece com o pé direito e mais espaço interno.
Configure o bloqueio de tela
Para proteger suas informações, é essencial configurar um bloqueio de tela. Você pode até pensar que suas informações não são muito valiosas para os outros, mas pense nos contatos que tem, conversas íntimas que podem ser expostas a conhecidos ou colegas de trabalho e até fotos comprometedoras.
Com o objetivo de não ter dor de cabeça, configure essa função. É certo que vai ser mais demorado destravar seu aparelho sempre que for usar, mas vale o esforço. Se quiser gastar o menor tempo possível, obtenha um aparelho com sensor biométrico, assim basta encostar seu dedo no sensor e o aparelho estará livre para o seu uso.
Caso não tenha essa opção, o bloqueio através de padrão na tela pode ser prático, mas você ainda pode contar com o PIN (quatro números) ou ainda com uma senha comum, com letras e números. Smartphones mais modernos contam com desbloqueio facial ou por íris.
- Qual padrão de bloqueio de tela é o mais seguro para o seu Android?
- Isso é o melhor que você pode fazer para manter seu smartphone seguro
Guarde o IMEI e a nota fiscal
Nunca se sabe quando você pode ter problemas em relação ao seu novo aparelho, e por isso é melhor se prevenir com uma pequena dica. Guarde o número do IMEI do seu aparelho. Esse é o número de identificação global único para cada telefone celular.
Você pode pegar o número do seu aparelho na etiqueta disponível na caixa. Se ele for Dual SIM, guarde os dois números. Caso não tenha a caixa, geralmente digitar *#06# no app de telefone do seu aparelho faz com que o número seja mostrado.
Com ele, você pode bloquear o aparelho para futuro uso, caso ele seja roubado. Sim, sabemos que há maneiras de burlar isso, mas pessoas mal intencionadas com menos conhecimento terão problemas.
A nota fiscal também é um item muito importante. Guarde a versão física da sua enquanto possuir o aparelho e, se possível, mantenha uma versão digital também. Ou tire uma foto ou guarde a que o site enviar. Nota fiscal tem bom peso na venda do aparelho e também pode servir em problemas relacionados a roubo.
Configure o Gerenciador de Dispositivos Android
Mais uma das primeiras coisas que você deve fazer ao pegar seu aparelho em mãos. O Gerenciador de Dispositivos serve para diversas coisas, e a principal delas é encontrar seu smartphone perdido. Ele pode ser sido roubado ou furtado, mas também pode ter se perdido pela casa ou você pode ter esquecido ele na casa dos amigos.
Com um acesso ao site da Google, você encontra a localização do aparelho, faz ele tocar em volume alto e até mesmo pode travá-lo, apagá-lo ou deixar uma mensagem para quem o encontrar. Mais uma solução simples para evitar dores de cabeça.
Configure o básico do sistema
Na gaveta de aplicativos, procure por Configurações ou Ajustes, e passe por cada uma das opções para deixar o funcionamento básico do aparelho do seu jeito.
Entre as coisas mais importantes, podemos citar a seção Tela, onde você escolherá por quanto tempo quer deixar o display ativo e o nível de brilho. Isso influencia muito na bateria. Em Notificações você escolhe quais apps poderão enviar avisos a você, e alguns são bem chatos quanto a isso.
Na seção de Bateria, você configura as funções de economia de bateria, em qual nível serão ativadas e qual o comportamento do aparelho nessas situações. Idiomas e entrada também vale uma olhada, pois lá estão as configurações do teclado, com dicionários, corretores, altura do teclado e muito mais.
Com esses pequenos detalhes, você já está pronto para aproveitar seu celular com muito menos dor de cabeça. Ele vai estar no ponto para que você instale seus apps preferidos e saia tirando fotos legais. Aproveite e faça o melhor com seu aparelho.
Quais são suas dicas para uma pessoa que acabou de comprar um smartphone?
Já comprei a capa original do meu futuro S8 no Black Friday por um desconto de mais de 60%...
Agora tenho que esperar ele abaixar bem preço (Black Friday 2018 ou 2019 rsrsrs) ou ter coragem pra dar mais de dois mil reais num celular kkkkk
"Kit do usuário feliz" foi muito bem mandado! kkkkkkkkkkk
Todo celular que compro ja incluo o case e a pelicula logo de cara, cartao de memoria de 32GB (só nao é classe 10)eu ja tenho desde o S4! E bateria externa o meu é de 5500mAH, bom isso me deixa meio feliz
E depois ja faço um tour nas configs pq tem opções que eu defino e nem mudo mais e ai é so curtir o aparelho!
Uso no meu A9 um case transparente da Samsung super discreto. Quase não dá pra ver o case. Mas película eu não uso.
primeira coisa... saboreie tirar ele da caixa... melhor coisa que tem kkkkk
Certa vez li um comentário de um engenheiro de uma empresa renomada dizendo que não era recomendável o uso de case e película no celular por causa de 'dissipação de calor'.
Enfim, estou usando case no meu atual dispositivo, daqueles construídos em vidro, frente e verso. É muito escorregadio, não tem como não usar.
Já, a película não uso não!
Já tinha visto esse comentário airton, inclusive ele avisou sobre a questão de recarregar o aparelho com case ou capa é prejudicial também.
Muita gente fala que usar Case em celular vai tirar o design isso e aquilo, que fica feio e tudo, já eu discordo basta comprar uma case Transparente, não tem pra que comprar aquelas capas cheia de frescurinhas aqui e ali, uma transparente já resolve tudo, e na minha opinião não tira o Design do aparelho. Película eu só uso por ter "Mão de Manteiga".
Película e case eu não uso, é um erro grave mas não consigo, perde todo o design do aparelho, claro que se cair já era, mas corro o risco.
Dispenso o cartão de memória e bateria externa. De resto é fato/óbvio que tem que ser feito.
Sempre somos crianças. O que muda é o valor dos brinquedos. Boa sensação a de abrir a caixa de um smartphone zerinho zerinho. As dicas são muito boas. O conselho que adiciono é também cuidar do smartphone que vai ser substituído. Já vi alguns casos que a pessoa passa para algum parente e/ou vende sem formatar o aparelho antes. Isso pode dar muita dor de cabeça.
Não uso cases nem películas nos meus aparelhos. As demais ações faço sempre.
Como morador do Rio de Janeiro, tenho que garantir que o celular possua nota fiscal, pois assim é coberto pelo seguro que meu banco me proporciona contra roubo e/ou furto. Além disso, é bom verificar se o valor do aparelho está dentro da margem de cobertura do seguro.
Quanto à película, recentemente abandonei. Uso um Galaxy S7 Edge e não há película boa no Brasil. A tal HPrime é um lixo caro, pois descola à toa nas bordas. Somente uma que comprei na China funcionou, mas ficou velha e precisei tirar. Aguardo a chegada da nova. Enquanto isso, sigo sem película. Estou há um mês assim e dá pra perceber que a tela é resistente. Somente não posso deixar cair o celular.
Tem bastante coisa mas eu no maximo config o tipo de bloqueio kkkkkkkkkk da lista acima eu so faço isso
De todas as coisas e dou sempre prioridade em comprar uma case e película visto que sou muito desastrado. Exelente texto Stella!
se não fossem essas dicas eu nunca pensaria em nada disso. puxa.
Ri alto !!!
Que bom ^^
Galera esquece q no site tem mtt leigo ... Esse publico tbm precisa de suas publicaçoes guys ninguem nasce sabendo
Pois é Franco. Tem muita gente que pensa que se ele sabe, todos sabem. O famoso: Só olha para o próprio umbigo.
Verdade , ironiza a materia nao ajuda em nada